Hoje na AH vem um comparativo das versões mais recentes dos modelos mencionados:
- VW Golf 1.6 TDI Bluemotion 105cv
- Renault Mégane III 1.5 DCI Luxe 110cv
- Toyota Auris 1.4 D-4D 90cv Exclusive (com pack Sport incluído).
É interessante ver os resultados da solução Bluemotion aplicada ao famoso 1.6 TDI de 105cv. Em termos de acelerações é o melhor, perde nas recuperações como é já característica comum ao 1.6 TDI “normal”, sem ser mau (é um pouco mais lento apenas), mas a avaliar pelos consumos medidos, é no mínimo excelente!!!.
Média final de 4.6L aos 100, que é um alvo digno de registo. Se for de facto verdade, muito sinceramente que se lixe 1 segundo nas recuperações.
No caso do Mégane é também o que já se conhece. Boas acelerações, as melhores recuperações do trio (graças a uma caixa mais acertada), consumos moderados (apesar de serem os mais elevados). Um modelo já conhecido, sem “novidades” muito recentes para apresentar.
No caso do Auris, com restyling incluído, enquanto proprietário do antigo, confesso que comecei por detestar o novo, depois comecei a aprender a gostar, e agora, gosto mais face ao antigo, mas só em cinza claro e com pack sport (ainda assim o para-choques traseiro é qualquer coisa de incompreensível). Desempenho interessante, tendo em conta a cilindrada, a cavalagem, e as jantes de 17” com pneus 225/45!!! As piores acelerações do trio, recuperações piores que o Mégane mas melhores que o Golf, e consumos também entre o Mégane e o Golf. Qualidade melhorada face ao “antecessor”, embora pontualmente (como sempre, boa proposta, homogénea, equilibrada, sem ser excelente em nada em concreto, nem mau em nada).
Em termos de ranking, 1º Golf, 2º Mégane, 3º Auris.
Ponto negativo para o preço do Mégane (27 mil €). O do Golf é referido como excelente (25 mil €), mas acho que podia ser um pouco inferior. O mesmo acho do Auris, quase 24 mil € sem ESP (com ESP e PM vai para os 25 mil € como o Golf).
Do trio, com 25 mil € no bolso, olhando apenas para os carros em si, por ordem de escolha, Golf, Auris, Mégane. O Renault vem no final apenas por uma questão de gostos. Depois desta ordem, analisaria outros factores como IUC, preço do seguro e manutenção e pesaria tudo. Ainda assim provavelmente a ordem seria a mesma.
- VW Golf 1.6 TDI Bluemotion 105cv
- Renault Mégane III 1.5 DCI Luxe 110cv
- Toyota Auris 1.4 D-4D 90cv Exclusive (com pack Sport incluído).
É interessante ver os resultados da solução Bluemotion aplicada ao famoso 1.6 TDI de 105cv. Em termos de acelerações é o melhor, perde nas recuperações como é já característica comum ao 1.6 TDI “normal”, sem ser mau (é um pouco mais lento apenas), mas a avaliar pelos consumos medidos, é no mínimo excelente!!!.
Média final de 4.6L aos 100, que é um alvo digno de registo. Se for de facto verdade, muito sinceramente que se lixe 1 segundo nas recuperações.
No caso do Mégane é também o que já se conhece. Boas acelerações, as melhores recuperações do trio (graças a uma caixa mais acertada), consumos moderados (apesar de serem os mais elevados). Um modelo já conhecido, sem “novidades” muito recentes para apresentar.
No caso do Auris, com restyling incluído, enquanto proprietário do antigo, confesso que comecei por detestar o novo, depois comecei a aprender a gostar, e agora, gosto mais face ao antigo, mas só em cinza claro e com pack sport (ainda assim o para-choques traseiro é qualquer coisa de incompreensível). Desempenho interessante, tendo em conta a cilindrada, a cavalagem, e as jantes de 17” com pneus 225/45!!! As piores acelerações do trio, recuperações piores que o Mégane mas melhores que o Golf, e consumos também entre o Mégane e o Golf. Qualidade melhorada face ao “antecessor”, embora pontualmente (como sempre, boa proposta, homogénea, equilibrada, sem ser excelente em nada em concreto, nem mau em nada).
Em termos de ranking, 1º Golf, 2º Mégane, 3º Auris.
Ponto negativo para o preço do Mégane (27 mil €). O do Golf é referido como excelente (25 mil €), mas acho que podia ser um pouco inferior. O mesmo acho do Auris, quase 24 mil € sem ESP (com ESP e PM vai para os 25 mil € como o Golf).
Do trio, com 25 mil € no bolso, olhando apenas para os carros em si, por ordem de escolha, Golf, Auris, Mégane. O Renault vem no final apenas por uma questão de gostos. Depois desta ordem, analisaria outros factores como IUC, preço do seguro e manutenção e pesaria tudo. Ainda assim provavelmente a ordem seria a mesma.
Comentário