Nos últimos tempos tenho constatado que alguns dos dogmas deste fórum, continuam ou estão, até mais fortes do que nunca.
1 - Um deles é que a BMW é "A marca" quando se fala em dinâmica e do outro lado (dos alemães) temos a VW (os que fazem carros sem sal).
2 - Outro é que prazer de condução e até eficácia rimam com RWD e que FWD é sempre genericamente pior.
3 - Por fim a mania que muitos têm de caracterizar o motor 20d de 177 cv como muito melhor do que o 2.0 tdi de 170 cv, muito mais rápido e mais económico.
A propósito disto. Num teste feito pelo Auto Magazine aos concorrentes 120d e Scirocco, sairam os seguintes valores, que ajudam a desmistificar os 3 pontos anteriores :
Acelerações
---------------BMW-----VW
0-100 km/h---7,9------8,1
0-400 mts----15,8----15,6
0-1000 mts---28,8----29,2
Reprises
-----------------BMW-----VW
40 a 100 (3ª)---6,8------6,3
40 a 100 (4ª)--10,8----10,5
80 a 120 (5ª)---8,3------7,7
80 a 120 (6ª)--10,9----10,1
Consumos
------------------BMW-----VW
90/100-----------4,6------4,1
120/140----------6,1------5,2
Cidade-----------7,2-------7,2
Média------------6,5-------6,0
Travagem
-----------------BMW------VW
120-0------------55--------50
90-0-------------31--------29
Aqui é fácil constatar que o 120 d ganha nas acelerações, provavelmente fruto de ser RWD e conseguir melhores saídas da imobilidade, mas perde nas reprises, portanto e dado que as acelerações terão mais a ver com o tipo de tracção do que a com a diferença dos motores, podemos concluir que o 2.0 tdi não fica nada atrás, pelo contrário do 20d.
Os consumos é mais uma demonstração da mestria da BMW em homologar excelentes consumos, que na prática são bons mas menos do que a marca sugere. Vitória clara do 2.0 tdi.
A travagem apenas coloquei a titulo de curiosidade, a BMW faz excelentes carros mas anda a descurar muito este capitulo, face à concorrência.
Neste teste a pontuação da dinâmica é a seguinte:
------------------BMW-----VW
Condução---------6---------7
Conforto----------6---------7
Comportamento--7---------8
Acelerações------8---------8
Recuperações----7---------8
Travagem--------6---------8
TOTAL-----------40--------46
Sei que um carro é um todo que é muito para lá do que os números podem dizer-nos, mas não deixa de ser impressionante olhar para estes números, mesmo dando o beneficio da dúvida em relação aos aspectos mais qualitativos do 120d.
Será isto um massacre em termos dinâmicos ?
1 - Um deles é que a BMW é "A marca" quando se fala em dinâmica e do outro lado (dos alemães) temos a VW (os que fazem carros sem sal).
2 - Outro é que prazer de condução e até eficácia rimam com RWD e que FWD é sempre genericamente pior.
3 - Por fim a mania que muitos têm de caracterizar o motor 20d de 177 cv como muito melhor do que o 2.0 tdi de 170 cv, muito mais rápido e mais económico.
A propósito disto. Num teste feito pelo Auto Magazine aos concorrentes 120d e Scirocco, sairam os seguintes valores, que ajudam a desmistificar os 3 pontos anteriores :
Acelerações
---------------BMW-----VW
0-100 km/h---7,9------8,1
0-400 mts----15,8----15,6
0-1000 mts---28,8----29,2
Reprises
-----------------BMW-----VW
40 a 100 (3ª)---6,8------6,3
40 a 100 (4ª)--10,8----10,5
80 a 120 (5ª)---8,3------7,7
80 a 120 (6ª)--10,9----10,1
Consumos
------------------BMW-----VW
90/100-----------4,6------4,1
120/140----------6,1------5,2
Cidade-----------7,2-------7,2
Média------------6,5-------6,0
Travagem
-----------------BMW------VW
120-0------------55--------50
90-0-------------31--------29
Aqui é fácil constatar que o 120 d ganha nas acelerações, provavelmente fruto de ser RWD e conseguir melhores saídas da imobilidade, mas perde nas reprises, portanto e dado que as acelerações terão mais a ver com o tipo de tracção do que a com a diferença dos motores, podemos concluir que o 2.0 tdi não fica nada atrás, pelo contrário do 20d.
Os consumos é mais uma demonstração da mestria da BMW em homologar excelentes consumos, que na prática são bons mas menos do que a marca sugere. Vitória clara do 2.0 tdi.
A travagem apenas coloquei a titulo de curiosidade, a BMW faz excelentes carros mas anda a descurar muito este capitulo, face à concorrência.
Neste teste a pontuação da dinâmica é a seguinte:
------------------BMW-----VW
Condução---------6---------7
Conforto----------6---------7
Comportamento--7---------8
Acelerações------8---------8
Recuperações----7---------8
Travagem--------6---------8
TOTAL-----------40--------46
Sei que um carro é um todo que é muito para lá do que os números podem dizer-nos, mas não deixa de ser impressionante olhar para estes números, mesmo dando o beneficio da dúvida em relação aos aspectos mais qualitativos do 120d.
Será isto um massacre em termos dinâmicos ?
Comentário