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Dinâmica --- VW Scirocco vs BMW 120d --- Massacre ?

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    Dinâmica --- VW Scirocco vs BMW 120d --- Massacre ?

    Nos últimos tempos tenho constatado que alguns dos dogmas deste fórum, continuam ou estão, até mais fortes do que nunca.

    1 - Um deles é que a BMW é "A marca" quando se fala em dinâmica e do outro lado (dos alemães) temos a VW (os que fazem carros sem sal).

    2 - Outro é que prazer de condução e até eficácia rimam com RWD e que FWD é sempre genericamente pior.

    3 - Por fim a mania que muitos têm de caracterizar o motor 20d de 177 cv como muito melhor do que o 2.0 tdi de 170 cv, muito mais rápido e mais económico.

    A propósito disto. Num teste feito pelo Auto Magazine aos concorrentes 120d e Scirocco, sairam os seguintes valores, que ajudam a desmistificar os 3 pontos anteriores :

    Acelerações

    ---------------BMW-----VW
    0-100 km/h---7,9------8,1
    0-400 mts----15,8----15,6
    0-1000 mts---28,8----29,2

    Reprises

    -----------------BMW-----VW
    40 a 100 (3ª)---6,8------6,3
    40 a 100 (4ª)--10,8----10,5
    80 a 120 (5ª)---8,3------7,7
    80 a 120 (6ª)--10,9----10,1

    Consumos

    ------------------BMW-----VW
    90/100-----------4,6------4,1
    120/140----------6,1------5,2
    Cidade-----------7,2-------7,2
    Média------------6,5-------6,0

    Travagem

    -----------------BMW------VW
    120-0------------55--------50
    90-0-------------31--------29

    Aqui é fácil constatar que o 120 d ganha nas acelerações, provavelmente fruto de ser RWD e conseguir melhores saídas da imobilidade, mas perde nas reprises, portanto e dado que as acelerações terão mais a ver com o tipo de tracção do que a com a diferença dos motores, podemos concluir que o 2.0 tdi não fica nada atrás, pelo contrário do 20d.

    Os consumos é mais uma demonstração da mestria da BMW em homologar excelentes consumos, que na prática são bons mas menos do que a marca sugere. Vitória clara do 2.0 tdi.

    A travagem apenas coloquei a titulo de curiosidade, a BMW faz excelentes carros mas anda a descurar muito este capitulo, face à concorrência.

    Neste teste a pontuação da dinâmica é a seguinte:

    ------------------BMW-----VW
    Condução---------6---------7
    Conforto----------6---------7
    Comportamento--7---------8
    Acelerações------8---------8
    Recuperações----7---------8
    Travagem--------6---------8
    TOTAL-----------40--------46

    Sei que um carro é um todo que é muito para lá do que os números podem dizer-nos, mas não deixa de ser impressionante olhar para estes números, mesmo dando o beneficio da dúvida em relação aos aspectos mais qualitativos do 120d.

    Será isto um massacre em termos dinâmicos ?
    Editado pela última vez por v7; 26 March 2010, 17:02.

    #2
    Podem dizer o que quiserem, mas eu prefiro o Scirocco todos os dias.

    Não há aí algo de errado com a travagem? Os valores são em metros? Se forem a pontuação não devia ser ao contrário?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post

      Aqui é fácil constatar que o 120 d ganha nas acelerações, provavelmente fruto de ser RWD e conseguir melhores saídas da imobilidade, mas perde nas reprises, portanto e dado que as acelerações terão mais a ver com o tipo de tracção do que a com a diferença dos motores, podemos concluir que o 2.0 tdi não fica nada atrás, pelo contrário do 20d.
      Não te esqueceste das relações de caixa? Pró-VW?

      Comentário


        #4
        Scirocco 2.0 TDI 170 - 1320 Kg
        120d 177 - 1440 Kg (E81, 3p)*

        120 Kg de diferença.

        Relação peso/potência: Scirocco com 7,76 Kg/cv e 120d com 8,13 kg/cv.

        Mas siga mais um tópico v7iano até às 10 páginas e além mais

        *ou 1450 kg (E82, Coupé)

        Nada que uma pesquisa de 2min, não tivesse resolvido, diga-se.
        Editado pela última vez por Andre; 26 March 2010, 16:50.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
          Podem dizer o que quiserem, mas eu prefiro o Scirocco todos os dias.

          Não há aí algo de errado com a travagem? Os valores são em metros? Se forem a pontuação não devia ser ao contrário?
          Exacto, assim como nas recuperações!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Scirocco 2.0 TDI 170 - 1320 Kg
            120d 177 - 1440 Kg

            120 Kg de diferença.

            Relação peso/potência: Scirocco com 7,76 Kg/cv e 120d com 8,13 kg/cv.

            Mas siga mais um tópico v7iano até às 10 páginas e além mais
            E ainda mais esta. Palas?

            EDIT: Já para não falar na suposta dinâmica, referida no título, que não sei onde está. Tempos em pista, por exemplo não arranjas nesse teste espectacular V7?
            Editado pela última vez por mELIANTE; 26 March 2010, 16:52.

            Comentário


              #7
              V7, tu devias ser jornalista. és especialista em apresentar a informacao sem grandes factos de forma polemica, para gerar discussao.

              Quanto ao teste:
              o motor 20d nunca na vida faz 6.6l a andar entre 90/100km/h. So se for a subir. (ainda por cima gasta mais a 90/100 do que a 120/140)

              As reprises dependem muito das relacoes de caixa, e os BMW mais recentes tem tido relacoes bastante longas (nao sei neste caso em concreto, é uma hipotese).

              Quanto ao que interessa na parte dinamica - no comportamento o BMW ganha.

              Onde esta o massacre?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                Scirocco 2.0 TDI 170 - 1320 Kg
                120d 177 - 1440 Kg (E81, 3p)*

                120 Kg de diferença.

                Relação peso/potência: Scirocco com 7,76 Kg/cv e 120d com 8,13 kg/cv.

                Mas siga mais um tópico v7iano até às 10 páginas e além mais

                *ou 1450 kg (E82, Coupé)

                Nada que uma pesquisa de 2min, não tivesse resolvido, diga-se.
                Também é melhor pesar os condutores.
                120kg em carros de 35nm de binário? Se me dissesses 320kg aí tudo bem.

                Comentário


                  #9
                  Isso é apenas um teste a duas unidades específicas, com todas as variáveis subjacentes.

                  Os dados mais fiáveis continuam a ser os valores oficiais. E esses evidenciam uma significativa superioridade do 120d 3p em relação ao Scirocco 2.0Tdi 170.

                  Comentário


                    #10
                    Não vejo massacre nenhum, o BMW é mais pesado, RWD (tem maiores perdas) e mesmo assim anda taco a taco com o Scirocco ganhando nos 0-1000m.
                    Massacre? Onde?

                    Comentário


                      #11
                      Primeiros as erratas:

                      O 2.0 TDi tem 170cv e não 177cv e o consumo do 120d a 120km/h não pode ser inferior ao consumo do mesmo carro a rolar a 90km/h.

                      Mas sim concordo contigo, na prática o TDi 170cv não perde nada, ou quase nada, para o 20d, apenas e só em teoria. Nas acelerações o 120d é mais rápido pois é RWD e nas reprises o TDi é melhor porque a caixa é um pouco mais curta. Os TDi's sempre foram bons a reprisar enquanto que os 20d sempre foram bons é em altas.

                      Para mim não há novidades !


                      Depois temos ainda a questão do consumo homologado dos BMW's que é de facto engraçada.

                      Por exemplo um 118d (2.0 143cv diesel CR) anuncia 4.5l e um Ibiza FR TDi (2.0 143cv diesel CR) anuncia 4.6 mas na prática a 120km/h o 118d bebe mais 1l e em cidade bebe mais 2 Estes dois testes estão ambos na AH de à duas semanas salvo erro.


                      @Andre

                      120d:
                      km77.com . Ficha técnica

                      Scirocco 2.0 TDi 170:
                      km77.com . Ficha técnica

                      Diferença de peso de 45kg e a diferença em termos de caixa não é assim tão grande.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                        Isso é apenas um teste a duas unidades específicas, com todas as variáveis subjacentes.

                        Os dados mais fiáveis continuam a ser os valores oficiais. E esses evidenciam uma significativa superioridade do 120d 3p em relação ao Scirocco 2.0Tdi 170.
                        Já testei o meu(2.0tdi 170cv pd) com o 120d(177cv) dum colega meu e são completamente equivalentes..é taco a taco.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                          Não há aí algo de errado com a travagem? Os valores são em metros? Se forem a pontuação não devia ser ao contrário?
                          Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                          Quanto ao teste:
                          o motor 20d nunca na vida faz 6.6l a andar entre 90/100km/h. So se for a subir. (ainda por cima gasta mais a 90/100 do que a 120/140)
                          As correcções estão feitas.

                          Peço desde já as minhas desculpas pelas gralhas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Audi170 Ver Post
                            Já testei o meu(2.0tdi 170cv pd) com o 120d(177cv) dum colega meu e são completamente equivalentes..é taco a taco.
                            Como poderás imaginar, esse tipo de "testes" são tudo menos científicos. Os valores oficiais são homolgados com regras rígidas e com fortes penalizações para quem não as cumpre. Parecem-me ser, de longe, a fonte de informação mais fiável em relação à prestação dos motores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                              120d:
                              km77.com . Ficha técnica

                              Scirocco 2.0 TDi 170:
                              km77.com . Ficha técnica

                              Diferença de peso de 45kg e a diferença em termos de caixa não é assim tão grande.
                              Fiabilidade AH Têm o peso do Scirocco errado...

                              O que dizes do 118d é válido igualmente para o FR. Não percebo a celeuma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                Scirocco 2.0 TDI 170 - 1320 Kg
                                120d 177 - 1440 Kg (E81, 3p)*

                                120 Kg de diferença.

                                Relação peso/potência: Scirocco com 7,76 Kg/cv e 120d com 8,13 kg/cv.

                                Mas siga mais um tópico v7iano até às 10 páginas e além mais

                                *ou 1450 kg (E82, Coupé)

                                Nada que uma pesquisa de 2min, não tivesse resolvido, diga-se.
                                Vou-te fazer uma critica frontal.

                                Tu que me pareces um user bastante inteligente, fazes uma gestão subtil das tuas preferências e da sua defesa.

                                Ou seja defendes BMW (em particular serie 1) e PSD com unhas e dentes, mas dissimuladamente. A minha dúvida é se este processo é consciente ou subconsciente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                  Como poderás imaginar, esse tipo de "testes" são tudo menos científicos. Os valores oficiais são homolgados com regras rígidas e com fortes penalizações para quem não as cumpre. Parecem-me ser, de longe, a fonte de informação mais fiável em relação à prestação dos motores.
                                  Pois..mas eu não vou em dados "científicos",vou mesmo pela realidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais um daqueles tópicos a idolatrar a vaca sagrada VAG.

                                    É sim senhor é um massacre do carassas.

                                    Vejamos: o VW faz menos 0,2 segundos nos 400 metros: ou seja está a anos luz pelos padrões da F1

                                    Nas reprises faz menos 0,5 segundos, menos 0,3 segundos, menos 0,6 segundos e menos 0,8 sgundos em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª respectivamente. Grande massacre.

                                    Quando é que vamos parar com estas coisas?

                                    Ambos os carros são excelentes. O Scirocco pelo menos para mim tem um lugar especial, quanto mais não seja por ser um produto fabricado em Portugal, e ser bem bonito, mas acho que já é hora de pararmos de idolatrar determinadas marcas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                      Fiabilidade AH

                                      O que dizes do 118d é válido igualmente para o FR.
                                      Não não é pois estava a falar de testes práticos feitos pela mesma revista !!

                                      Expressei-me mal..

                                      O que queria dizer, e que ficou pouco explicito, é que o 118d gasta mais 1l a 120km/h do que o FR na mesma situação e quase mais 2l do que o FR em cidade.

                                      E neste caso as relações de caixa são iguais tal como os motores que são equivalentes. Ok o FR é mais leve mas ainda assim não deixa de anunciar mais uma décima...


                                      Além disto tens o exemplo deste tópico onde tens um carro que anuncia 5.3, o Sci TDi 170, a gastar menos do que um que anuncia 4.7, 120d

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na Auto Foco que tenho de há alguns meses atrás, tenho o mesmo teste e o VW Scirocco ganha igualmente...

                                        A dinâmica do Scirocco é elogiada sobretudo pelo baixo centro de gravidade, rodas bem no extremo da carroçaria e um chassis fantástico.

                                        Nunca conduzi o Scirocco neste motor, o E82 120d já e gostei muito. Duvido que gostasse muito menos do Scirocco...

                                        O que é certo é que o BMW tem mais status social e mesmo não desfrutando das vantagens dinâmicas do BMW, muito boa gente compra porque sabem que é um valor seguro neste aspecto da dinâmica. Na máxima: "Posso não usar mas os meus amigos não me acusarão de o meu não ser/ter isto ou aquilo..."

                                        Aliás tenho também o comparativo do Scirocco 2.0 TFSi a dar corda em pista ao Golf GTI!

                                        Eu prefiro o Scirocco na motorização 1.4TSI, em que ele é bastante competitivo economicamente. Nos diesel prefiro o E82, porque gosto mesmo mais da carroçaria! Nada a ver com dinâmica...
                                        Editado pela última vez por AMGfan; 26 March 2010, 17:13.

                                        Comentário


                                          #21
                                          v7, não me vejas na reflexão do teu espelho.

                                          As tuas conclusões sobre os valores que tu próprio apresentaste, como já te foi dito neste tópico por várias pessoas ALÉM de mim, não...fazem qualquer sentido.

                                          O que é típico. Não fosses tu conhecido por "apresentar a informacao sem grandes factos de forma polemica, para gerar discussao".

                                          É que o padrão já é conhecido de todos. Este tópico, não é o primeiro, nem será o último.

                                          Podes tentar pessoalizar a coisa dizendo que o user x, y ou z defende com unhas e dentes o que quer que seja.

                                          É um puro desvio clássico acusar os outros das...nossas características.

                                          Tens que superar o trauma que o 2.0 TDI não é melhor 2L diesel, lá porque o tinhas no Sportback e agora no Outlander. Não é, nunca foi, quando muito algum dia o será numa nova evolução quiçá
                                          Editado pela última vez por Andre; 26 March 2010, 17:14.

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                                            #22
                                            Se o vw pesa menos 100kgs, também tem de se lhe dar esse mérito, a bmw não o conseguiu.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Audi170 Ver Post
                                              Pois..mas eu não vou em dados "científicos",vou mesmo pela realidade.
                                              Pela tua percepção da realidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                V7, tu devias ser jornalista. és especialista em apresentar a informacao sem grandes factos de forma polemica, para gerar discussao.

                                                Quanto ao teste:
                                                o motor 20d nunca na vida faz 6.6l a andar entre 90/100km/h. So se for a subir. (ainda por cima gasta mais a 90/100 do que a 120/140)

                                                As reprises dependem muito das relacoes de caixa, e os BMW mais recentes tem tido relacoes bastante longas (nao sei neste caso em concreto, é uma hipotese).

                                                Quanto ao que interessa na parte dinamica - no comportamento o BMW ganha.

                                                Onde esta o massacre?
                                                Ignorar...
                                                Editado pela última vez por DonJuanZ; 26 March 2010, 17:16. Razão: erro - já vi os valores das caixas!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                  Mais um daqueles tópicos a idolatrar a vaca sagrada VAG.
                                                  Que não viesse o contra argumento do costume, vá la, como é contra um Bm não foram buscar o do status.
                                                  Não pode ser uma simples discussão entres dois carros, em vez de ir buscar a imaginária aurora de protecção de que o grupo Vag desfruta?

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                    Pela tua percepção da realidade.
                                                    Mas tens algum destes motores? Se não tens a minha realidade é bem mais realística que a tua acho eu..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não é um massacre mas certamente que muitos esperavam que o resultado fosse inverso e acho que é por isso que usas o termos "massacre"...um pouco para espicaçar...e um pouco para mostrar a "surpresa" pelo resultado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                        Não é um massacre mas certamente que muitos esperavam que o resultado fosse inverso e acho que é por isso que usas o termos "massacre"...um pouco para espicaçar...e um pouco para mostrar a "surpresa" pelo resultado...
                                                        Exacto. De massacre não tem nada pois 0,2 ou 0,3 ou 0,5 não é nada. Só mostra que são motores equivalentes nada mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          Tens que superar o trauma que o 2.0 TDI não é melhor 2L diesel, lá porque o tinhas no Sportback e agora no Outlander. Não é, nunca foi, quando muito algum dia o será numa nova evolução quiçá
                                                          Olha que o actual 2.0 TDi 143cv CR não perde em nada, excepto em consumos teóricos, para o 18d. Até é mais agradável de utilizar com as suas excelentes baixas, mais 20nm e na prática até consegue gastar o mesmo ou menos.

                                                          Já o 20d é ligeiramente melhor que o TDi 170cv CR mas não gasta menos, pelo menos na prática. Já o 2.0 TDi 170cv mas PD, esse sim gasta mais que qualquer 20d, seja 150, 163 ou 177cv.

                                                          Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
                                                          Não creio a caixa da BMW seja genericamente mais longa pois na faixa intermédia de aceleração (até aos 400 - o SCI mostra-se mais forte mas depois nas velocidades mais altas o BMW volta a ser mais rápido...certamente que não tem um caixa mais longa, pelo menos nas últimas relações...)
                                                          120d

                                                          Scirocco 2.0 TDI 170

                                                          54.4km/h por cada 1000rpm em 6ª para o 120d e 52.6 para o Scirocco.

                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          Na Auto Foco que tenho de há alguns meses atrás, tenho o mesmo teste e o VW Scirocco ganha igualmente...

                                                          A dinâmica do Scirocco é elogiada sobretudo pelo baixo centro de gravidade, rodas bem no extremo da carroçaria e um chassis fantástico.

                                                          Nunca conduzi o Scirocco neste motor, o E82 120d já e gostei muito. Duvido que gostasse muito menos do Scirocco...
                                                          Entre Scirocco GTD e 120d ficaria muuuuuuuuuuuuuito indeciso. Tão indeciso que tirava à sorte

                                                          Para mais equipamento e look Scirocco mas para diversão, RWD e tal 120d.

                                                          É complicado escolher..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                            A dinâmica do Scirocco é elogiada sobretudo pelo baixo centro de gravidade, rodas bem no extremo da carroçaria e um chassis fantástico.
                                                            Vamos é medir melhor as palavras.

                                                            Nem Scirocco nem Série 1 têm um chassis "fantástico", longe disso. São experiências de condução relativamente banais. Têm um grip enoooorme, e são incrivelmente estáveis a curvar...mas estão longe de terem o tacto de condução e a precisão da direcção que um desportivo a sério teria, forçosamente, de possuir.

                                                            Comentário

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