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    Projecto NDrive

    Os meus parabéns à ambição desta empresa portuguesa:

    Carros vão falar uns com os outros para evitar trânsito e acidentes

    O projecto Drive-IN vai custar um milhão de euros. Este ano começa a ser testado em 500 táxis na cidade do Porto

    Dentro de um ano, os carros que tiverem um navegador GPS da NDrive vão poder comunicar uns com os outros. Vão saber onde estão as filas de trânsito e quais são as melhores alternativas. Sem pagar um cêntimo nem accionar qualquer serviço. A tecnologia revolucionária que a NDrive vai utilizar será gratuita e universal.

    Eduardo Carqueja, administrador da empresa portuguesa, explica ao i que tudo está a ser desenvolvido com base no protocolo 802.11 p - isto é, uma nova geração de Wi-Fi, que conhecemos pelo acesso à internet sem fios. Este novo protocolo ainda está em fase de laboratório, mas quando estiver a funcionar permitirá aos carros enviar e receber informações até à distância de um quilómetro. O projecto, denominado "Drive-IN", vai custar perto de um milhão de euros e está a ser desenvolvido em parceria entre o programa Carnegie Mellon Portugal e a NDrive.

    "Há coisas evolutivas, mas esta é revolucionária", afirma Eduardo Carqueja, cujo objectivo é lançar os primeiros navegadores NDrive com esta tecnologia no início de 2011. Segundo o engenheiro, bastará ter 500 a mil carros equipados numa cidade inteira para que o sistema funcione na perfeição. E a gestão do trânsito será apenas a primeira de muitas aplicações do Drive-IN: a ideia é tornar os carros realmente inteligentes, capazes de prever acidentes e permitir jogos multijogador.

    Investigação O interesse da NDrive é sobretudo na tecnologia que pode incorporar nos seus navegadores GPS. Mas o Drive-IN é bem mais que isso. Michel Ferreira, o investigador que coordena o projecto, explica que a principal motivação do Drive-IN, que vem na sequência dos projectos internacionais de comunicação carro-a-carro, é a necessidade de aumentar a segurança nas estradas.

    "Quando é feita uma travagem de emergência, o carro imediatamente atrás apercebe-se e consegue travar. Mas o que está por trás deste já não", diz o investigador. Quando o Drive-IN estiver em pleno funcionamento, os carros saberão que vão chocar e vão trocar informações - quantas pessoas viajam dentro do carro, qual o seu peso e quantos airbags tem. Um segundo antes do embate, poderão accionar os airbags.

    Outra aplicação que está a ser pensada é entretenimento para os passageiros. Se têm ligação permanente com Wi-Fi, os passageiros podem jogar com pessoas dentro de outros carros sem estarem ligados à internet.

    O desafio é que esta tecnologia sem fios só funciona se houver uma massa crítica de utilizadores. Para já, o Drive-IN está a ser testado em meia dúzia de carros de alunos. Ainda este ano deverá ser instalado em cerca de 500 táxis na cidade do Porto, para ver se a qualidade das comunicações se mantém em larga escala. Só depois serão desenvolvidas aplicações mais complexas, até ao final do projecto, em Maio de 2012. Será ainda fundamental que o preço das "antenas" baixe (custam cerca de 2 mil euros cada), para que seja possível, dentro de poucos anos, que todos os carros venham do stand capazes de "falar" com os companheiros.


    in Jornal i

    #2
    Mais um passo em direcção à segurança rodoviária. Parabéns à NDrive.

    Entretanto quem estiver a pensar adquirir um equipamento actual poderá fazer um compasso de espera...

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      #3
      É com muito orgulho que possuo um GPS desta marca.

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        #4
        isto sim, parece ser um projecto com pernas para andar, desde que o estado nao se esqueça de comparticipar. o pior mesmo é que se incentiva, depois vai arranjar um esquema qualquer pra sacar mais algum, nem que seja a simples venda de aparelhos deste tipo.

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          #5
          Se for tão bom como os actuais GPS's é só para dar barraca.

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            #6
            Acho estranho como um GPS consegue adivinhar que o carro vai bater. Ora só porque trava de repente e de forma brusca não significa que vai bater, aliás, a ideia é exactamente não bater. Accionar os airbags a cada travagem destas é capaz de ser dispendioso...

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              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Acho estranho como um GPS consegue adivinhar que o carro vai bater. Ora só porque trava de repente e de forma brusca não significa que vai bater, aliás, a ideia é exactamente não bater. Accionar os airbags a cada travagem destas é capaz de ser dispendioso...
              não é difícil "fisicamente " falando, saber se há possibilidade de travar um carro a tempo para evitar o acidente. Basta para tal saber a posição velocidade, direcção, etc, tudo isso é possível saber através do GPS e comunicável com este Wi-fi.
              Agora a grande vantagem é exactamente evitar os acidentes, a imagem do sistema existente nos novos Mercedez, travando ou avisando do possível perigo em aproximação.

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                #8
                O que me faz confusão é eles acreditarem que uma marca como a Mercedes irá permitir a uma pequena empresa portuguesa uma alteração ao sistema de travagem ou de accionamento dos airbags dos carros...

                Sim porque usar um acelerómetro é fácil. Mas obrigar o carro q vem atrás fazer uma travagem com base num acelerómetro que transmitiu info via... wi-fi já me parece arriscado. É que em caso de erro de transmissão temos um carro em plena AE ou na rua do lado que pode travar sozinho . Ou mesmo abrir os airbags sozinho .

                Sonhar é bom e faz parte da vida. Mss essa notícia é marketing ndrive para venderem o produto deles. Ou melhor, para se venderem a eles próprios a qq investidor que acredite em contos de fadas.

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                  #9
                  Isso deve ser algo do género como o IQ routes do Tomtom.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                    Isso deve ser algo do género como o IQ routes do Tomtom.
                    o IQRoute são dados estatísticos recolhidos com as nossa viagens e enviados via Net através do TTHome que depois de tratados pela Tomtom são descargados para os mapas pelo mapshare, isto vai/quer/gostaria de ir mais alem e ser informação em tempo real, é mais tipo TT trafic mas sem assinatura mensal.

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                      #11
                      Isso faz-me lembrar o conceito VANET - Vehicular Ad-hoc network, já falado há uns tempos. Ainda tive para fazer um trabalho da universidade acerca disso. Algo bem interessante

                      Comentário


                        #12
                        isso de abrir os airbags por comando do gps é a maior idiotice que já ouvi.
                        este pessoal inventa umas patacoadas e quem não percebe nada do assunto até que fica impressionado e pensa que são uns iluminados

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                          #13
                          Engenheiro? Se não me engano é a mesma pessoa que começou o projecto depois de ter feito um trabalho de consultoria para uma empresa sobre o tema: FEP - Eduardo Carqueja

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                            #14
                            Aumentar a segurança:

                            -Abrir os airbags antes do embate apenas por causa da informação entre GPS's????? Isto é algum iluminado? Então abre 1 segundo antes do acidente, que no caso de uma velocidade de 100km/h são cerca de 30 metros! Se formos a 50 km/h será que é preciso airbag? E caso seja preciso é o GPS que decide? Então as marcas investem milhões no desenvolvimento do sistema de airbag e vem um GPS dizer que "eu é que sei"?
                            -Haver a possibilidade de jogar "em rede" com outros carros? É preciso dizer mais alguma coisa?
                            Editado pela última vez por air; 28 March 2010, 14:05.

                            Comentário


                              #15
                              Parece-me que não é esse o sentido do artigo. Naturalmente que os airbags dispararão, como agora, em função de toda uma série de factores informativos que já existem, em que a troca entre veículos via GPS será, e apenas isso, mais uma fonte de dados a processar pelo próprio veículo em vias de colidir, pertencendo-lhe sempre a decisão e execução...

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                                #16
                                À luz dos satélites de posicionamento civis bem como tendo em conta as actuais limitações dos chipsets domésticos(SiRF, HammerHead, Qualcomm, etc) utilizar um sistema deste género com vista a um sistema de segurança preventivo não tem cabimento em termos de utilidade real.

                                Com precisões máximas na ordem dos 2 a 5 metros face à posição original, bem como em termos de latencias geradas pelos sistemas de redução de sinal disperso(devido à refracção das ondas em objectos metálicos e em edifícios) que podem alcançar facilmente valores acima dos 500ms, originariam um sistema bastante impreciso e tardio na prevenção efectiva.

                                No entanto é de louvar o esforço de criar novos sistemas e ideias no que toca a esta temática.

                                Abraço

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                                  #17
                                  Tenho um Ndrive Touch com V9 e só tenho a dizer bem. Só espero que este não seja uma passo maior do que as pernas...

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                    Se for tão bom como os actuais GPS's é só para dar barraca.
                                    Tenho um GPS desta marca, dos mais baratos, e acho-o tão bom ou tão mau como outros, de preço similar, de outras marcas bem conceituadas no ramo.

                                    Tens essa opinião por experiência própria ou ouviste dizer?
                                    Já comparaste com outros?(ao mesmo tempo, na mesma hora, no mesmo dia e na mesma situação)

                                    Já tive oportunidade de andar com 3 GPS's ligados no mesmo carro ao mesmo tempo, um NDrive, um TomTom e um Garmin (por mera curiosidade) numa viagem feita por estradas secudárias e caminhos de terra pelo Alentejo com algumas povoações visitadas no caminho... as diferenças entre eles eram despresiveis e não davam vantagem obvia a nenhum, sendo que o Ndrive tinha sido o mais barato dos 3.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Além do mais Ndrive é Português, não quer dizer que seja melhor por isso, mas também não tem que ser pior.

                                      Não tenho ligado muito a novas tecnologias, mas parece-me que foi o primeiro a integrar imagens do Google Earth, que podem ser bastante úteis.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Tenho um GPS desta marca, dos mais baratos, e acho-o tão bom ou tão mau como outros, de preço similar, de outras marcas bem conceituadas no ramo.

                                        Tens essa opinião por experiência própria ou ouviste dizer?
                                        Já comparaste com outros?(ao mesmo tempo, na mesma hora, no mesmo dia e na mesma situação)

                                        Já tive oportunidade de andar com 3 GPS's ligados no mesmo carro ao mesmo tempo, um NDrive, um TomTom e um Garmin (por mera curiosidade) numa viagem feita por estradas secudárias e caminhos de terra pelo Alentejo com algumas povoações visitadas no caminho... as diferenças entre eles eram despresiveis e não davam vantagem obvia a nenhum, sendo que o Ndrive tinha sido o mais barato dos 3.
                                        Experiencia própra, Ndrive (go e em pda), tomtom (go 7xx e pda), route 66 (pda) e destinator (pda), agora só tenho tomtom e ndrive (ambos em pda, o ndrive só tenho mesmo por causa de ser o pda da tmn).

                                        Uns exemplos, sexta feira passada fui de Portimão a Sagres, rota calculada 61km e levou-me pela via do infante e 125, até aqui tudo bem, de Sagres a Portimão, rota calculada 80km....wtf?! rotas alternativas?....nada....NADA?! queria levar-me por meio de aldeias (isto com o pda).
                                        Um outro pequeno teste, há uns anitos com um ndrive go (não me lembro o modelo), numa distancia de 1km até minha casa, existem vários caminhos possíveis, 6 dos quais os mais lógicos, todos existem há muitos anos e como tal estão presentes no mapa do gps, mas apesar disso, o ndrive não me soube levar a casa, em vez disso queria que eu andasse ás voltas, isto para não falar das vezes que me perdi no Alentejo à pala do ndrive.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                          Experiencia própra, Ndrive (go e em pda), tomtom (go 7xx e pda), route 66 (pda) e destinator (pda), agora só tenho tomtom e ndrive (ambos em pda, o ndrive só tenho mesmo por causa de ser o pda da tmn).

                                          Uns exemplos, sexta feira passada fui de Portimão a Sagres, rota calculada 61km e levou-me pela via do infante e 125, até aqui tudo bem, de Sagres a Portimão, rota calculada 80km....wtf?! rotas alternativas?....nada....NADA?! queria levar-me por meio de aldeias (isto com o pda).
                                          Um outro pequeno teste, há uns anitos com um ndrive go (não me lembro o modelo), numa distancia de 1km até minha casa, existem vários caminhos possíveis, 6 dos quais os mais lógicos, todos existem há muitos anos e como tal estão presentes no mapa do gps, mas apesar disso, o ndrive não me soube levar a casa, em vez disso queria que eu andasse ás voltas, isto para não falar das vezes que me perdi no Alentejo à pala do ndrive.
                                          O meu é um simples Ndrive GO50, o 1º da campanha Via Verde, a funcionar com o V9 e funciona bem, até conhece imensos caminhos de terra.
                                          Papa bem os ficheiros do Google Earth o que dá algum jeito quando queremos planear previamente uma ida a algum local mais desconhecido... marca-se no Google Earth, salva-se e importa-se para dentro do GPS e ele leva-nos, ao local escolhido previamente, direitinho.
                                          Também há a questão da configuração... terias o teu bem configurado?
                                          Eu normalmente, quando não tenho pressa, configuro para o trajecto mais curto e não o mais rápido e selecciono sempre o modo "evitar portagens"... desta maneira, realmente, às vezes leva-me por uns locais mais "estranhos" e muitas vezes muito mais lentos... mas mais curtos.
                                          O problema é que para o software meio metro a menos já é ser mais curto e muitas esse meio metro a menos custa mais uma hora de viagem dependendo dos sitios e das distâncias.
                                          Quando não sabemos mesmo nada acerca do caminho e do destino que queremos o melhor é pré-visualizar a simulação com as várias configurações e perceber quantos Km e tempo cada uma indica.

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