Carro novo: Focus, C4 ou 308?

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  • Ford Focus 1.6 TDCI

    35 49.30%
  • Citroen C4 1.6 HDI

    9 12.68%
  • Peugeot 308 1.6 HDI

    27 38.03%
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Título: Carro novo: Focus, C4 ou 308?

  1. #1
    WM
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    Por Defeito Carro novo: Focus, C4 ou 308?

    De maneira a facilitar a discussão, criei este Topico novo, com uma sondagem nova, e titulo novo.

    Estou em vias de comprar um carro novo, as escolhas estão já delimitadas a 3 escolhas:

    Ford Focus 1.6TDCI
    Citroen C4 1.6HDI
    Peugeot 308 1.6HDI

    Ainda não foi decidido se serão versões de 90 ou 110 cv, depende das propostas que me sejam dadas.

    Uma das duvidas que tive nos ultimos tempos, é se valerá a pena pedir um carro com pack Titanium (caso da ford), ou pack vtr no caso citroen..

    A meu ver, a diferença entre 90 e 110 cv, nem é muito dinheiro, mas hoje em dia 1000, 2000 euros ainda custa, e so se for muito convencido das muitas vantagens que adquirir os 110cv e o pack cheio de coisas, é que irei ponderar.

    Entretanto foi-me oferecida a hipotese de adquirir um C4 110 cv, full extras de serviço, só hoje me dirão por quanto.
    Adquirir uma destas viaturas é um bom investimento? ou vêm todas batidas e usadas de uso abusado por parte da malta que as usa?

    Opiniões malta

    Obrigado a todos.

    P.S.: podem sugerir outras máquinas, ainda está tudo em aberto.


  2. #2
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    Por Defeito

    O Focus é um modelo em fim de vida, o 308 é superior ao C4 como já se disse.

    Eu acho o 308 1.6 HDI muito bom mesmo, o ambiente a bordo e conforto são exelentes para o segmento, o preço é competitivo, e nesta altura já deve ter resolvido muitos dos problemas de juventude.

    O C4 tem um design um demasiado sui generis para o meu gosto.

    Eu esperava pelo Giullieta

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
    De maneira a facilitar a discussão, criei este Topico novo, com uma sondagem nova, e titulo novo.

    Estou em vias de comprar um carro novo, as escolhas estão já delimitadas a 3 escolhas:

    Ford Focus 1.6TDCI
    Citroen C4 1.6HDI
    Peugeot 308 1.6HDI

    Ainda não foi decidido se serão versões de 90 ou 110 cv, depende das propostas que me sejam dadas.

    Uma das duvidas que tive nos ultimos tempos, é se valerá a pena pedir um carro com pack Titanium (caso da ford), ou pack vtr no caso citroen..

    A meu ver, a diferença entre 90 e 110 cv, nem é muito dinheiro, mas hoje em dia 1000, 2000 euros ainda custa, e so se for muito convencido das muitas vantagens que adquirir os 110cv e o pack cheio de coisas, é que irei ponderar.

    Entretanto foi-me oferecida a hipotese de adquirir um C4 110 cv, full extras de serviço, só hoje me dirão por quanto.
    Adquirir uma destas viaturas é um bom investimento? ou vêm todas batidas e usadas de uso abusado por parte da malta que as usa?

    Opiniões malta

    Obrigado a todos.

    P.S.: podem sugerir outras máquinas, ainda está tudo em aberto.
    Isso não existe.

  4. #4
    WM
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por D1S0RD3R Ver Post
    O Focus é um modelo em fim de vida, o 308 é superior ao C4 como já se disse.

    Eu acho o 308 1.6 HDI muito bom mesmo, o ambiente a bordo e conforto são exelentes para o segmento, o preço é competitivo, e nesta altura já deve ter resolvido muitos dos problemas de juventude.

    O C4 tem um design um demasiado sui generis para o meu gosto.

    Eu esperava pelo Giullieta
    Eu também esperava, no entanto so tenho este mês para arranjar carro.

    Que problemas apresentava o 308?

  5. #5
    WM
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    Como tinha dito no topico anterior,

    Numa citroen foram feitas as seguintes simulações:
    C4 1.6hdi 92cv modelo Basico -> 24 mil - 3500€ = 20500€
    C4 1.6hdi 92cv modelo VTR -> 25,5 mil - 3500€ = 22000€
    C4 1.6hdi 110cv -> 27 mil - 3500€ = 23500€

    Os 3500€ é da retoma do meu carro de 15 anos.

    O que acho um bocado puxado.

    Normalmente os stands mais pequenos são mais caros que os de maior dimensão, vice-versa, ou será tudo a mesma coisa?


  6. #6
    Jfs
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    Eu incluía o Mégane nas escolhas, é o meu preferido no segmento.

    Mas são todos muito equivalentes. Tens o C4, que não aprecio, e o Focus em final de carreira. Auscultava ainda preços para o Ceed, Leon e Astra. No final optava pelo melhor preço/equipamento.

  7. #7
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    Wink

    Eu metia na lista o novo renault clio.
    É melhor que outro clio mas mesmo assim ainda parece um bébe, preferia o clio willams. Se quiseres mais informações encontrarás neste site: 07-2009 - Novo Renault Clio GT 1.2 16v 75cv
    Última edição por Eltondrifter : 06-04-10 às 12:39:22

  8. #8
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    Por Defeito

    Entre esses modelos o focus parece-me o melhor.
    O c4 ganha no conforto, mas no meu ponto de vista nada mais que isso, é feio e enfadonho, aquele volante, enfim...
    O 308 é um carro que simplesmente não gosto, nunca consegui gostar.
    Voltando ao focus, sim é um modelo que vai ser substituído em 2011, mas... Mas levas um boa relação preço qualidade, um carro maduro, muito bem equipado, e com um comportamento dos melhores senão o melhor na classe.

    Em relação ao motor, como é tudo igual, mas eu ia pelo 90cv, chega é agradável e faz consumos bons... No focus o que compensa é comprar o titanium led. Mas experimenta, nisto dos carros o que eu digo, não tem valor algum depois de tu entrares num focus e te sentires melhor no c4, dado isso, escolhe o que mais gostares.

  9. #9
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    Tal como disse no outro tópico, tendo em conta os preços actuais do 308 seria essa a minha opção. Tenho a 308 sw 1.6hdi 110cv há 1 semana e até agora só tenho a dizer maravilhas. Quanto ao megane que tanto falam, é mais caro (também andei a ver quando comprei a 308) do que as alternativas apresentadas, têm estes problemas e acho-o bastante feio.
    Última edição por pcg2001 : 07-04-10 às 14:41:01

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Eltondrifter Ver Post
    Eu metia na lista o novo renault clio.
    É melhor que outro clio mas mesmo assim ainda parece um bébe, preferia o clio willams. Se quiseres mais informações encontrarás neste site: 07-2009 - Novo Renault Clio GT 1.2 16v 75cv
    Um carro do segmento B quando ele está a ponderar um carro do segmento C? para além disso tem família, pelo que um carro maior será sempre aconselhável. à conta dessa tive de trocar um Corsa 1.3cdti com 1 ano e 3 meses antes do que estava a contar. Os carros de segmento B são bons para malta jovem ou para quem tem família mas tenha um segundo carro familiar. Enquanto único carro familiar, não faz sentido, mas essa é a minha opinião.

  11. #11
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
    Entre esses modelos o focus parece-me o melhor.
    O c4 ganha no conforto, mas no meu ponto de vista nada mais que isso, é feio e enfadonho, aquele volante, enfim...
    O 308 é um carro que simplesmente não gosto, nunca consegui gostar.
    Voltando ao focus, sim é um modelo que vai ser substituído em 2011, mas... Mas levas um boa relação preço qualidade, um carro maduro, muito bem equipado, e com um comportamento dos melhores senão o melhor na classe.

    Em relação ao motor, como é tudo igual, mas eu ia pelo 90cv, chega é agradável e faz consumos bons... No focus o que compensa é comprar o titanium led. Mas experimenta, nisto dos carros o que eu digo, não tem valor algum depois de tu entrares num focus e te sentires melhor no c4, dado isso, escolhe o que mais gostares.
    dependendo do preço, o focus poderá ser o melhor value-for-money, de facto. O 308 tem a vantagem de ser recente e, com uma boa promoção, ficar a preços tão ou mais convidativos que o focus. depois é uma questão de gostos. Eu gosto de todos os modelos apresentados. Só os interiores do C4 é que não convencem muito (mesmo os do focus parecem-me demasiado simples). Mas isso são gostos. Eu sou uma pessoa prática, por isso, caso o preço me agrade e o carro não seja feio de todo (ex. megane ), vou para o que melhor value-for-money apresentar. Como tb disse no outro tópico, se o preço for certo, se calhar vem um focus lá para o fim do ano.

  12. #12
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    Pois eu também estou inclinado para o Focus, às vezes o coração fala melhor que a razão, e espero que a Ford me faça uma proposta boa para eu poder rejeitar as outras

    O 308 também me agrada, e vai daí o C4 tb

    Isto vai ser mm face ao que cada um oferecer face ao orçamento...

    O que é que o pacote de cenas Titanium traz em relação ao focus normal? É assim tão diferente?

    É desse e do c4 vtr, tenho que descobrir as diferenças entre as versoes normais e essas.

  13. #13
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    Apesar de ser um modelo em fim de vida, eu preferia o Focus.

    Acho-o um dos modelos mais equilibrados do segmento, bem equipado, com muito bom aspecto. Então com o pack Titanium X (não sei se é assim que se chama), fica 5*!

    Seja como for o C4 tá quase a ser substituído, o 308 não sei mas já tem uns 3 anos de mercado a vontade

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Seja como for o C4 tá quase a ser substituído, o 308 não sei mas já tem uns 3 anos de mercado a vontade
    O 308 tem pouco mais de dois anos e meio de mercado, foi lançado em Setembro de 2007.

    Entre as propostas, q eu também conheci quando comprei o meu carro, preferi o 308 e é esse q aconselho, ressalvando os gostos pessoais.
    O Focus ficou de fora por achar o interior enfadonho e datado, e a suspensão seca. Os dividendos em termos de comportamento não me seduziram ao ponto de se sobreporem aos "defeitos", ainda q reconheça q tem um comportamento muito interactivo. O facto de estar em fim de carreira pouco me diz, pois ainda é um carro com qualidades e equilibrado e agora joga com as reduções de preço por vir aí o seu (horrível) sucessor.

    O C4 sempre me seduziu pelo aspecto estético (tanto interior como exterior) mas o preço pouco ou nada me seduziu, ainda para mais sendo um modelo também em final de carreira. A qualidade do interior também me deixou um pouco de pé atrás. Não cheguei a fazer test-drive, mas encontras muita informação sobre ele nos diários de bordo.

    O 308 foi o q mais me cativou no interior, é acolhedor e moderno, muito luminoso e espaçoso. O comportamento é sólido e incute confiança, mas é algo filtrado. A suspensão controla muito bem a carroceria, mas é um pouco mais seca do q é normal na marca. A qualidade de construção parece-me irrepreensível e a quantidade de equipamento q traz na versão Sport foi mais uma das razões q me fizeram optar por ele.

    Aconselho a dar também uma olhadela ao Mazda 3, pareceu-me uma excelente proposta

  15. #15
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    Na minha opinião, Focus. É um modelo que brevemente será substituído e por isso a Ford está com campanhas excelentes no que a equipamento/preço diz respeito. Como é um modelo com mais que provas dadas e bastante competente, era a minha preferência.

  16. #16
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    Os C4 costumam ter uns belos descontos, não sei se os costumam meter em cima de um abate, mas eu quando comprei o meu em 2006, não tinha nada para dar ao abate e tive 3700€ de desconto, era um 110cv VTR, com sensores de luminosidade, de chuva, sensores de estacionamento traseiros e A/C automático bizona Gosto imenso do carro porque adoro a estética/design, o volante fixo (mas o meu é a versão anterior que ainda tinha o conta rotações no volante, não gosto muito de ver os novos com ele no painel central).

    Com os descontos vale a pena, o Peugeot 308 confesso que só gosto da carrinha, o carro é balofo como é costume destas últimas 2 gerações da Peugeot. O Focus não é do meu agrado, mas isto são gostos a falar

  17. #17
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    Vou ser sincero, não gosto muito do interior do C4 daí ser um carro que iria excluir logo à 1ª, mas isto são gostos pessoais.


    Dentro do 308 e do Focus, acho que iria ficar indeciso, são 2 carros que gosto, apesar de preferir o Focus exteriormente. O focus e um carro mais driver way, pois sente-se mais tudo, e tem uma suspensão mais rija(ao meu gosto). Mas o 308 tem um melhor interior.


    Por isso acho que o preferível é experimentar ver bem, e achar os que gostas mais de um e de outro e ver qual supera no teu coração, ou então vai pelo €€, apesar de achar que nem sempre boa ideia ir só pelo factor €€


    Como já disseram, já ponderaste o mazda3? Também acho o carro muito giro, e é muito louco de conduzir(pelo menos o modelo anterior)

  18. #18
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    Já vi uns cartazes em lisboa a promover a 308 sw navtech que dizem na versão hdi custar menos de 20000€... De certo é o motor de 90 cv mas o equipamento não me parece nada mau. Não sei é se também há na versão de 5 portas pois no site da peugeot ainda não há informação

  19. #19
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    Desses 3 escolheria sem qualquer duvida o Focus...

    O 308 pode até ganhar ligeiramente no que se refere ao conforto a bordo, mas o Focus é um dos poucos modelos que oferece uma carroçaria com suspensão multilink atrás, o que juntamente com a restante afinação do chassis lhe dá um comportamento referencial.. O motor é idêntico.. E ao contrario do 308 o Focus é bonito...

    Que me desculpem os proprietários do Peugeot, mas eu não consigo engraçar com o carro de maneira nenhuma.. A traseira é horrível.. A frente segue o design já datado do Peugeot 206, mas que ao longo do tempo se tem tornado desproporcionado e feio.. Com aquela grelha enorme que mais parece a boca da Manuela Moura Guedes.. De traseira a coisa não é muito melhor.. Acho que não encaixa bem... Para compor o ramalhete... Ao contrario do C4 e do Focus que têm um aspecto relativamente esguio visto de perfil, o 308 parece alto demais.. O que seria óptimo se ainda usássemos todos cartola..

    Pronto... Já destilei o meu desagrado com o 308.. Continuando....

    Além de tudo o mais o Focus por ser um modelo já maduro e que já teve o seu restiling deverá estar agora no topo da fiabilidade e os pequenos problemas normais nos novos modelos já devem ter sido todos corrigidos por agora..


    Mas isto é a minha opinião se restringires apenas a esses 3. No mercado existem outras boas alternativas...
    Última edição por mundano : 06-04-10 às 21:45:59

  20. #20
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    Alentejo, esse grande deserto!
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    Citação Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
    De maneira a facilitar a discussão, criei este Topico novo, com uma sondagem nova, e titulo novo.

    Estou em vias de comprar um carro novo, as escolhas estão já delimitadas a 3 escolhas:

    Ford Focus 1.6TDCI
    Citroen C4 1.6HDI
    Peugeot 308 1.6HDI

    Ainda não foi decidido se serão versões de 90 ou 110 cv, depende das propostas que me sejam dadas.

    Uma das duvidas que tive nos ultimos tempos, é se valerá a pena pedir um carro com pack Titanium (caso da ford), ou pack vtr no caso citroen..

    A meu ver, a diferença entre 90 e 110 cv, nem é muito dinheiro, mas hoje em dia 1000, 2000 euros ainda custa, e so se for muito convencido das muitas vantagens que adquirir os 110cv e o pack cheio de coisas, é que irei ponderar.

    Entretanto foi-me oferecida a hipotese de adquirir um C4 110 cv, full extras de serviço, só hoje me dirão por quanto.
    Adquirir uma destas viaturas é um bom investimento? ou vêm todas batidas e usadas de uso abusado por parte da malta que as usa?

    Opiniões malta

    Obrigado a todos.

    P.S.: podem sugerir outras máquinas, ainda está tudo em aberto.
    Por mim ia para o focus, sem dúvida!
    Prefiro carros em fim de vida porque todos os problemas resultantes de defeito de projecto já foram resolvidos, e fazem-se melhores negócios!

    Como possuidor de um citroen que tem uma electrónica de fugir, não te aconselho!
    E peugeot basta leres o tópico das 308 SW paraveres que aquilo são pequenas chatices umas atrás das outras!

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
    Como tinha dito no topico anterior,

    Numa citroen foram feitas as seguintes simulações:
    C4 1.6hdi 92cv modelo Basico -> 24 mil - 3500€ = 20500€
    C4 1.6hdi 92cv modelo VTR -> 25,5 mil - 3500€ = 22000€
    C4 1.6hdi 110cv -> 27 mil - 3500€ = 23500€

    Os 3500€ é da retoma do meu carro de 15 anos.

    O que acho um bocado puxado.

    Normalmente os stands mais pequenos são mais caros que os de maior dimensão, vice-versa, ou será tudo a mesma coisa?
    Acho que deves conseguir o C4 de 92cv VTR Pack por cerca de 21000€ já com pack climatização e sensores de estacionamento.
    Das 3 hipóteses que colocas, o que conheço melhor é o C4, embora também já tenha conduzido o 308. Estéticamente, acho a frente do 308 feia e a do C4 muito bonita, em relação às traseiras, nenhuma delas é um encanto!

    Em relação ao interior do C4, até andar num também não lhe achava muita graça, mas depois mudei totalmente de opinião, é muito agradável e espaçoso nos lugares da frente. Em comparação com outros carros em que já andei (Auris, Golf VI, Astra,Leon), devido ao formato do tablier, mais baixo e com o pára-brisas mais longe, dá uma sensação de espaço óptima. O 308 neste aspecto também não é mau e tem o interior mais bonito dos 3. Já o Focus, parece-me ser o mais acanhado dos 3 nos lugares da frente.

    Dos 3, acho que colocaria de parte o Focus porque não engraço muito com a sua estética. Entre o C4 e o 308, talvez viesse o 308 por o considerar um carro muito equilibrado e com menos tempo de mercado que o C4, mas dependia da relação preço/equipamento que cada um deles oferecesse.

  22. #22
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    Metendo-me um bocado ao barulho. Hoje estive a ver preços para o Focus e consegui para o Focus Titanium 90cv cerca de 21100 euros. Que acham?

  23. #23
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    Sendo a mecânica a "mesma" a minha opção seria:
    Focus
    C4
    308

  24. #24
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    Metendo-me um bocado ao barulho. Hoje estive a ver preços para o Focus e consegui para o Focus Titanium 90cv cerca de 21100 euros. Que acham?
    Isso é com retoma de carro?

  25. #25
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    Entretanto ontem fui a outra Citroen, fiz o test drive do C4 1.6HDI 110cv VTR, e de facto gostei imenso do carro.

    Outra coisa impressionante foi a diferença de preços dada, face ao stand anterior:

    Carro.........................Stand Anterior.............Ultimo Stand
    C4 1.6HDI 90cv vtr.........26000€......................20000€
    C4 1.6HDI 110cv vtr.......27900€......................22000€

    A grande diferença, é que no primeiro stand ofereceram-me 3000 e tal euros de retoma pelo carro antigo, e ontem ofereceram-me 5600€.

    Seja como for, a diferença de valores é extraordinária...

    O que é que acham?

  26. #26
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    Isso é com retoma de carro?
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  27. #27
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    Pois podes fazer uma boa compra com os carros em fim de vida, eles fazem sempre grandes descontos, eu colocava na lista também o Megane e o Golf. Boa compra.

  28. #28
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    A ford nao te faz retoma, ou não tens carro para dar pra troca?

  29. #29
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    Tenho carro para retoma mas foi sem esse carro.

  30. #30
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
    Entretanto ontem fui a outra Citroen, fiz o test drive do C4 1.6HDI 110cv VTR, e de facto gostei imenso do carro.

    Outra coisa impressionante foi a diferença de preços dada, face ao stand anterior:

    Carro.........................Stand Anterior.............Ultimo Stand
    C4 1.6HDI 90cv vtr.........26000€......................20000€
    C4 1.6HDI 110cv vtr.......27900€......................22000€

    A grande diferença, é que no primeiro stand ofereceram-me 3000 e tal euros de retoma pelo carro antigo, e ontem ofereceram-me 5600€.

    Seja como for, a diferença de valores é extraordinária...

    O que é que acham?
    5600 - 3000 e tal = a 6000 (90 cv) ou 5900 (110 cv)?

    Esquejito...

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