Em 2009, numa parceria entre a GM e a Segway, nasceu isto.
embargogmsegway04.jpg
embargogmsegway18.jpg
O projecto P.U.M.A.
Usando tecnologia Segway, aplicaram-na a algo maior, criando uma possibilidade conceptual excelente no capítulo da mobilidade urbana.
Pesava apenas 136kg, totalmente eléctrico, atingia 56km/h e 56km era também a sua autonomia máxima.
Passado um ano, a coisa evoluiu, dando origem a 3 concepts, apenas diferindo na forma, mas usando o mesmo hardware.
Aqui estão as 3 faces do GM EN-V
gmenv00.jpg
gmenv20.jpg
gmenv32.jpg
Será apresentado na Expo Shangai 2010, haverá protótipos funcionais, e nada mais apropriado para ser apresentado lá tendo em conta a evolução das metrópoles chinesas. É claro que o facto de a SAIC se ter juntado à parceria para desenvolvimento deste objecto também deve ter alguma influência
Relativamente ao PUMA, estes mais completos protótipos engordaram um "pouco". Pesam agora um pouco menos de 500kg, e a autonomia baixou para apenas 40km.
Levam 2 passageiros, têm 1.5m de largura (uns cm menos que um Smart), mas têm a vantagem de ser bem mais curtos, e tal como o Segway que conhecemos, podem rodar sobre eles próprios.
Têm a particularidade de poderem ser conduzidos manualmente (todos os comandos são drive-by-wire) ou automaticamente, através da combinação de uma série de tecnologias, a saber, GPS, vehicle-to-vehicle communications e sensores de distância.
Tendo em conta o investimento que decorre neste projecto, já integrando 3 empresas, é provável que isto chegue às linhas de produção, o que seria, a meu ver, excelente.
Temos de nos preparar para aceitar novas Formas para nos locomovermos, além dos "tradicionais" automóveis e motas.
O EN-V mostra uma solução, o Twizi da Renault mostra outro caminho, e ainda não se sabe muito do MegaCity da BMW (apesar de já se saber que usará bastante fibra de carbono, tendo sido anunciado hoje a construção de uma fábrica nos EUA, para fabricar os paineis do mesmo)
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O projecto P.U.M.A.
Usando tecnologia Segway, aplicaram-na a algo maior, criando uma possibilidade conceptual excelente no capítulo da mobilidade urbana.
Pesava apenas 136kg, totalmente eléctrico, atingia 56km/h e 56km era também a sua autonomia máxima.
Passado um ano, a coisa evoluiu, dando origem a 3 concepts, apenas diferindo na forma, mas usando o mesmo hardware.
Aqui estão as 3 faces do GM EN-V
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Será apresentado na Expo Shangai 2010, haverá protótipos funcionais, e nada mais apropriado para ser apresentado lá tendo em conta a evolução das metrópoles chinesas. É claro que o facto de a SAIC se ter juntado à parceria para desenvolvimento deste objecto também deve ter alguma influência
Relativamente ao PUMA, estes mais completos protótipos engordaram um "pouco". Pesam agora um pouco menos de 500kg, e a autonomia baixou para apenas 40km.
Levam 2 passageiros, têm 1.5m de largura (uns cm menos que um Smart), mas têm a vantagem de ser bem mais curtos, e tal como o Segway que conhecemos, podem rodar sobre eles próprios.
Têm a particularidade de poderem ser conduzidos manualmente (todos os comandos são drive-by-wire) ou automaticamente, através da combinação de uma série de tecnologias, a saber, GPS, vehicle-to-vehicle communications e sensores de distância.
Tendo em conta o investimento que decorre neste projecto, já integrando 3 empresas, é provável que isto chegue às linhas de produção, o que seria, a meu ver, excelente.
Temos de nos preparar para aceitar novas Formas para nos locomovermos, além dos "tradicionais" automóveis e motas.
O EN-V mostra uma solução, o Twizi da Renault mostra outro caminho, e ainda não se sabe muito do MegaCity da BMW (apesar de já se saber que usará bastante fibra de carbono, tendo sido anunciado hoje a construção de uma fábrica nos EUA, para fabricar os paineis do mesmo)
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