Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ANIECA - Barreiro: exame de condução, quem fez lá?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ANIECA - Barreiro: exame de condução, quem fez lá?

    Boa tarde pessoal. Bem dia 26 vou fazer exame de condução no Barreiro. Queria saber quem fez lá o exame, o que achou e quais os percursos e quanto tempo demorou?

    #2
    Epá, já fiz o exame de condução de ligeiros em 1997 e tive um percurso do mais simples que há. Basicamente da Quinta do Conde até Azeitão sem manobras nenhumas. E ainda consegui mudar de direcção sem fazer o pisca. Mesmo depois de me terem dito para onde ir para aí umas três vezes.

    Em Maio do ano passado fui fazer o exame de mota e iam mais duas moças fazer o exame de condução de ligeiros. Antes da minha preparação andei lá umas voltinhas com elas para aprenderem o percurso e saberem para onde tinham que andar. Não achei que fosse muito complicado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
      Epá, já fiz o exame de condução de ligeiros em 1997 e tive um percurso do mais simples que há. Basicamente da Quinta do Conde até Azeitão sem manobras nenhumas. E ainda consegui mudar de direcção sem fazer o pisca. Mesmo depois de me terem dito para onde ir para aí umas três vezes.

      Em Maio do ano passado fui fazer o exame de mota e iam mais duas moças fazer o exame de condução de ligeiros. Antes da minha preparação andei lá umas voltinhas com elas para aprenderem o percurso e saberem para onde tinham que andar. Não achei que fosse muito complicado.

      há muitos sinais "escondidos"? ou trapaceiros?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Leah Ver Post
        há muitos sinais "escondidos"? ou trapaceiros?
        Pelo que percebi existem vários percursos e depois é sorteado um.

        Havia um ou outro pormenor mas até achei que era bastante simples, mas também compreeendo que, normalmente, a confiança do aluno que vai a exame nem sempre é a mais alta. Não stresses, depois também deves dar lá umas quantas voltas e o instrutor avisa-te dos pormenores mais importantes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
          Pelo que percebi existem vários percursos e depois é sorteado um.

          Havia um ou outro pormenor mas até achei que era bastante simples, mas também compreeendo que, normalmente, a confiança do aluno que vai a exame nem sempre é a mais alta. Não stresses, depois também deves dar lá umas quantas voltas e o instrutor avisa-te dos pormenores mais importantes.

          Eu sei que vou ser o proprio stress ambulante. Mas vou tentar pelo menos parecer calma para me mostrar confiante, penso que seja logo o ponto de partida para eles não "apertarem" muito contigo. Eu vou ter 2 aulas(1:30h) antes do exame para conhecer os percursos.

          Comentário


            #6
            Fiz isso aí à um ano e tal atrás.

            Relativamente à facilidade.. creio que não hajam percursos fáceis ou difíceis, é ires com atenção e ver se sabes realmente. Sinceramente sou anti passagens "bónus" porque se não se desse a carta a certa gente isto andava muito melhor. Daqui depende de ti se estás ou não à vontade. Não é ir para um percurso a pensar que é mais fácil que outro. Sinais todos tem, transito também e se houver mais transito só tens de utilizar mais os pedais pelo que isso nada influencia, ou sebes as regras ou não sabes.

            O percurso em si... não é o percurso, mas sim os percursos.. são vários.. não há difíceis nem fáceis. À saída do centro tens logo 2 stops que se não chegares a parar chumbam-te logo ali e nem hipótese tens de ir para a estrada a sério. Ao pé de Santo André tens uma recta que convida a acelerar na qual não podes andar a mais de 40, o meu examinador disse-me porque razão eu não acelerava mais.. se acelerasse após ele dizer aquilo estava chumbado.
            Tudo depende do examinador e da tua disposição. Se fizeres asneira uma vez como não parares para deixar um peão passar, se ele te decidir chumbar pode-te chumbar logo ali na hora se não tiver gostado da tua condução no geral e arranja um monte de argumentos para te fazer pagar o exame de novo. Se tiveres sorte lá apanhas um bom que deixaria isso passar.

            Não sei onde estás a tirar a carta pois não disseste, mas caso seja na zona do Barreiro vai andando por Palhais, IC 21, CUF, Av. Alfredo da Silva e Quinta dos fidalguinhos. Só aí fazes praticamente todos os percursos de exame.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Leah Ver Post
              Eu sei que vou ser o proprio stress ambulante. Mas vou tentar pelo menos parecer calma para me mostrar confiante, penso que seja logo o ponto de partida para eles não "apertarem" muito contigo. Eu vou ter 2 aulas(1:30h) antes do exame para conhecer os percursos.
              Pelo contrário, se acharem que vais muito armada em chica-esperta aí é que são capazes de apertar contigo. Um bocadinho de nervosismo nem é mau de todo, porque mantém-te atenta. Não tentes mostrar que já sabes tudo e nem precisas de estar ali. Em caso de dúvida em como te dirigires ao instrutor (sobre algum assunto prévio ao mesmo durante), encara-o como se fosse um árbitro num jogo de futebol, ou seja, ele no fim vai ter sempre razão, mas se fores bem educada e expuseres o teu ponto de vista de uma maneira compreensível, eles compreendem sempre.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                Pelo contrário, se acharem que vais muito armada em chica-esperta aí é que são capazes de apertar contigo. Um bocadinho de nervosismo nem é mau de todo, porque mantém-te atenta. Não tentes mostrar que já sabes tudo e nem precisas de estar ali. Em caso de dúvida em como te dirigires ao instrutor (sobre algum assunto prévio ao mesmo durante), encara-o como se fosse um árbitro num jogo de futebol, ou seja, ele no fim vai ter sempre razão, mas se fores bem educada e expuseres o teu ponto de vista de uma maneira compreensível, eles compreendem sempre.

                Isso depende muito. O meu examinador não abriu o bico para falar uma unica vez, foi o exame todo calado tanto comigo como o que foi a seguir. O nervosismo ao contrario do que dizes não faz NADA bem, e uma pessoa nervosa vai sempre, portanto ela ou ele tem de se preocupar é em manter-se bem com ela própria e não em ir a pensar mostrar "nervosismo".. se vai para lá assim mostra o nervoso real, e o que finge e depois dá barraca. Tem de ir com tranquilidade e pensar que está apta/o para fazer o que lhe pedirem, o resto como é óbvio vem por acréscimo.
                Se o examinador não puxar conversa, também não se deve falar, uns podem levar a mal!

                Comentário


                  #9
                  No final, se formos a ver acho que depende sempre de muita coisa.

                  Desta última vez, ia eu a exame de mota e outro rapaz também. Ele foi primeiro e eu ia no carro com o instrutor e com a examinadora - uma morena muito gira. Eu ia a ver o que ele fazia bem e o que fazia de mal e devo dizer que ele fez quase tudo bem e eu a vê-lo fui ganhando confiança pois as coisas não são tão dificeis assim e também reparei que a examinadora estava com uma atitude muito simpática, próxima e nada arrogante e/ou pró-lixar um gajo. Mandava fazer as coisas e quando via que estavamos a complicar insistia sempre para não estarmos nervosos.

                  Quando fui eu pegar na moto ela foi comigo para perguntar algumas coisas e eu tremia que nem varas verdes. Lembro-me de ter as mãos no volante (sem estar montado) a tremer muito e ela a dizer que não havia motivos para aquilo.

                  Comecei o exame e à medida que ia andando a confiança aumentava e mesmo quando me disse para fazer 8's não houve qualquer tipo de problema - e logo os 8's que no dia anterior não tinha feito nada bem e uns dois dias antes tinha borrado a pintura pois bloqueei e deixei a mota cair umas três vezes. A mente tem coisas do caraças.

                  Já estava no caminho para a Escola e o exame tinha corrido lindamente, eu também tinha essa percepção e ia com calma mas também não ia a pastelar - a examinadora no exame com o outro rapaz tinha-lhe chamado uma ou duas vezes a atenção para ser um pouco mais rápido. Estava a ir normalmente e perto dum semáforo o sinal passa de verde a amarelo. Pensei para comigo que se seguisse com o amarelo que ia de vela e vai de meter o pé no travão, a mota a dar de rabo, eu a tentar mantê-la em pé e lá amochou na linha de paragem. Ufa, suspirei de alivío ao mesmo tempo que limpei o suor da testa. Enquanto esperava pela passagem a verde, pensava para comigo o que seria pior, passar com amarelo ou ter-me espalhado.

                  Perto do local em que se vira para dentro, para a escola, oiço a ordem para seguir em frente. "Porra!" Pensei para comigo. "Já fizeste alguma ***** e ela quer-te dar mais uma oportunidade"

                  Lá fui até à outra rotunda, voltei atrás e depois lá dentro ainda me fez andar às voltas até chegar mesmo à escola.

                  Fiquei a saber que tinha passado mas mesmo assim quis tirar algumas dúvidas.

                  Disse-me que na situação do semáforo, eu tinha a liberdade para fazer o que quisesse, que tinha mudado muito em cima e que se eu tivesse seguido em frente não haveria problema. E que me tinha mandado em frente porque o exame tinha sido muito rápido e não chegar lá tão cedo, que dava mau aspecto. E que me fez andar às voltas dentro do recinto para ver se eu desligava um pisca que me tinha esquecido de tirar após ter mudado de direcção. - Sempre os piscas.

                  Como vês, um gajo às vezes faz tantos filmes e as coisas são mais simples.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                    Isso depende muito. O meu examinador não abriu o bico para falar uma unica vez, foi o exame todo calado tanto comigo como o que foi a seguir. O nervosismo ao contrario do que dizes não faz NADA bem, e uma pessoa nervosa vai sempre, portanto ela ou ele tem de se preocupar é em manter-se bem com ela própria e não em ir a pensar mostrar "nervosismo".. se vai para lá assim mostra o nervoso real, e o que finge e depois dá barraca. Tem de ir com tranquilidade e pensar que está apta/o para fazer o que lhe pedirem, o resto como é óbvio vem por acréscimo.
                    Se o examinador não puxar conversa, também não se deve falar, uns podem levar a mal!
                    Obviamente que não vai começar a falar com o examinador sobre o tempo, ou o benfica. Mas pode haver uma situação em que precise de pisar um traço contínuo, ou um acidente que acabou de ocorrer por exemplo. Nestas situações é sempre necessário abordar o examinador, e convém saber como o fazer.

                    Eu também não disse para ela mostrar nervosismo nenhum, nem o verdadeiro nem o inventado, mas estás errado quando dizes que é bom ir descansado da vida. Conduzir é uma responsabilidade, e este exame vai ditar se a pessoa está apta para assumir essa responsabilidade ou não. Vai começar já a pensar "eu é que sei"? As coisas não são assim. Obviamente que ir a tremer ou quase a chorar não vai ajudar em nada, mas se formos com a tal tranquilidade que dizes, é muito mais provável que se cometa algum erro. O nervosismo quando não é em demasia mantém nos concentrados, atentos. O nervosismo é sinal que aquilo que vamos fazer é importante para nós, quer dizer que lhe damos valor. E isso tudo é importante durante o exame.

                    Comentário


                      #11
                      Acerca do nervosismo, isso já é algo que deve tentar-se controlar durante as aulas de condução.
                      Tentem perceber como é que as coisas se fazem, e se tiverem dúvidas, tirem-nas.

                      Tudo o que seja prioridades, STOPS, cedências de passagem, semáforos, passadeiras sem limitação, não facilites.
                      Respeita os limites de velocidade, mas não andes a pisar ovos.
                      Passadeiras, não as facilites, mas também não andes a parar por parar nas que contêm semáforos.

                      Isto são apenas alguns exemplos.

                      Eu também estava nervoso para o meu exame, mas depois andei concentrado como se tivesse "o coração nas mãos".

                      P.S.: Nunca conduzi antes de tirar a carta.

                      Comentário


                        #12
                        Também fiz no Ah Nheca há 3 anos... as únicas "anormalidades" que te posso comunicar e que me lembro é o facto de alguns stops estarem presos às paredes de prédios em vez do tradicional postezinho na calçada, é mesmo atrofiante.

                        Depois, atenção ao posicionares-te nos semáforos, porque por vezes é algo manhoso.

                        De resto, é o normal.

                        Comentário


                          #13
                          Eu fiz o exame lá no fim de 2001...e fui muito simples...

                          Se não es da zona á algumas coisas "estranhas" no Barreiro! Como já aqui falaram...tens uns STOP's logo á saida do centro...e aquilo agora esta diferente...na saida junta-se duas vias, que estão marcadas, mas depois é só uma estrada larga sem marcações...

                          Há um semafro, já ao pé do Hospital do Barreiro, no cruzamento da Av. du Bucage, em que para virar para a direita, como quem vem do IC21, que fica apenas amarelo intermitente, enquanto que para quem segue em frente está vermelho...isso costuma causar alguma confusão...há pessoas que não avançam...

                          Moral da Historia...muita calma e descontração! Boa sorte!

                          Cpts!

                          Comentário


                            #14
                            Agora que falam nisso também havia um pormenor qualquer numa rotunda perto do Hospital ou era outra estrada com prioridade perto do Hosp. ou duma farmácia perto duma escola.

                            Não liguei muito porque isso era para o percurso das miúdas que iam fazer o exame de carro... Mas agora que falaram nisso...

                            Comentário


                              #15
                              Eu fiz lá e digo-te: tem muita atenção na velocidade dentro do parque industrial porque alguns examinadores implicam com isso. Quanto aos percursos são algo manhosos mas podiam ser muito mais complicados (penso que em Lisboa será pior).
                              A minha prova durou uns 25minutos e foi tudo tranquilo, o examinador foi 5 estrelas e só queria falar do Benfica.

                              Comentário


                                #16
                                Eu fui nas calmas a conversar sobre tomar café ou dormir 10 minutos depois do almoço.

                                Só fiquei nervoso, depois de ter tido o papel a dizer que passei.

                                Comentário


                                  #17
                                  Muuito obrigado a todos os que deram as dicas Eu vou ter cerca de 1 hora e meia antes do exame para dar lá umas voltas para conhecer da zona, penso q ele me vá dizer os sitios onde eu tenha q ter especial atenção por algum motivo, os sinais mais escondidos, os sentidos proibidos, etc...
                                  Vou tentar acalmar o nervosismo para conseguir fixar os lugares onde tenha q ter especial atenção. Durante o exame, bem, eu 2 semanas antes já estou nervosa, é looogico q vou estar nervosa, mas vou fazer o possivel para me acalmar, vou com as 32 aulas certinhas (contando com as 2 q lá vou dar). Não vou dar para chica-esperta, mas tb não vou a chorar de nervos (esperoo xD ) enfim, vou ser humilde e trata-lo como foi dito "como se fosse um arbitro", sei q passar ou não depende muuito de mim, de por pratica da forma mais correcta q conseguir o q aprendi, mas tb dele, é ele q vai dizer se passo ou não.
                                  Os percursos, bem depois do q foi dito, acho q nem quero saber qual o mais facil ou dificil, para depois não me calhar um q supostamente possa ser o mais dificil e depois fico com macaquinhos na cabeça.
                                  Queria muuito era q o meu exame não durasse os 45minutos, uns 20 minutinhos chegavam bem xD

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sem me acharem muito chata podiam responder-me a mais umas perguntas??

                                    Quanto tempo demorou o vosso exame?
                                    Acham melhor ser o primeiro ou o segundo?
                                    Quais as manobras q fizeram?
                                    As inversoes de marcha são em ruas normais geralmente ou mais "apertadas"?
                                    O barreiro tem muito transito?
                                    Qual o tipo de estacionamento q eles mais mandam fazer?

                                    Se puderem ajudar-me..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Leah Ver Post
                                      Sem me acharem muito chata podiam responder-me a mais umas perguntas??

                                      Quanto tempo demorou o vosso exame?
                                      Acham melhor ser o primeiro ou o segundo?
                                      Quais as manobras q fizeram?
                                      As inversoes de marcha são em ruas normais geralmente ou mais "apertadas"?
                                      O barreiro tem muito transito?
                                      Qual o tipo de estacionamento q eles mais mandam fazer?

                                      Se puderem ajudar-me..
                                      - O tempo regulamentar de um exame é de cerca de meia hora para cada examinando (mas costuma durar menos...)

                                      - Eu fui segundo e não me arrependo, a saída do centro de exames tem os stops mais anormais que eu vi na vida (e eu sou dali!!), e eu fazia o favor de me enganar SEMPRE. Pelo menos a entrada na quimiparque era normal. Por outro lado se fores o tipo de pessoa que se enerva com facilidade não é muito fixe estar a ver o outro a fazer disparates e se corre mal o exame ao outro...

                                      - Inversão de marcha, estacionamento e conversa com o examinador, ele era muito simpático

                                      - Normalmente são uns porreiro e mandam fazer inversão de marcha em sitios em que um camião TIR a fazia, não stresses é a manobra mais fácil do mundo (não te esqueças é dos piscas!!)

                                      - O Barreiro não tem trânsito nenhum de especial!!

                                      - Um carro entre dois como é óbvio, mas nada de impossivel!

                                      Espero que tenha traquilizado, se não Sorry

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Leah Ver Post
                                        Sem me acharem muito chata podiam responder-me a mais umas perguntas??

                                        Quanto tempo demorou o vosso exame?
                                        Acham melhor ser o primeiro ou o segundo?
                                        Quais as manobras q fizeram?
                                        As inversoes de marcha são em ruas normais geralmente ou mais "apertadas"?
                                        O barreiro tem muito transito?
                                        Qual o tipo de estacionamento q eles mais mandam fazer?

                                        Se puderem ajudar-me..
                                        Eu fiz na Anieca(carro e mota).

                                        30 minutos +/-

                                        Eu fui segundo.. mas acho que o importante é teres a certeza do que estás a fazer e teres atenção aos sinais. A que fez antes de mim não parou no semáforo vermelho e.. chumbou. Apesar de ela não ter feito uma única manobra bem feita passaria não fosse o semáforo.

                                        Inversão de marcha, estacionamento paralelo/espinha, contorno de passeio. Tudo em sítios escondidos para não perturbar o trânsito.

                                        Pouco trânsito que eu saiba. Em Lisboa é pior..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Espero que me calhe um examinador/a simpatico/a acho que deve ser logo outra coisa, porque se for daqueles que ficam de trombas eu ainda me enervo mais xD

                                          Eu tou nervosa mas ao mesmo tempo estou muuuuito ansiosa, se o exame pudesse ser já esta semana eu perferia, para "despachar" logo o assunto. Mas como não dá, olha resta-me aproveitar bem as aulas que me restam para tentar fazer sempre melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Havia há muitos anos um dos examinadores que era uma besta épica... Chumbava cerca de 40% dos que entravam no carro com ele... Segundo um amigo do meu pai que é lá examinador esse tipo está reformado e agora é uma senhora bem simpática por sinal que ficou no lugar dele... Os outros já eram simpáticos e continuam a ser...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AUTOmaniac Ver Post
                                              Havia há muitos anos um dos examinadores que era uma besta épica... Chumbava cerca de 40% dos que entravam no carro com ele... Segundo um amigo do meu pai que é lá examinador esse tipo está reformado e agora é uma senhora bem simpática por sinal que ficou no lugar dele... Os outros já eram simpáticos e continuam a ser...
                                              Ainda bem :D acho que é logo outra coisa se a pessoa nos puser à vontade, parece q parte dos nervos vão embora logo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Leah Ver Post
                                                Sem me acharem muito chata podiam responder-me a mais umas perguntas??

                                                Quanto tempo demorou o vosso exame? De carro, foi da Quinta do Conde a Azeitão. 10 minutos? De mota, já foi mais tempo, uma meia-hora talvez mas como disse anteriormente ela esticou o tempo pois já tinha tomado a decisão.
                                                Acham melhor ser o primeiro ou o segundo? Nas duas vezes fui o segundo e não me arrependo nada. Dá para um gajo ir estudando o examinador, a sua postura, a maneira de ele encarar o aluno, ver algumas coisas que o outro faz que devem ser corrigidas. Definitivamente, segundo.
                                                Quais as manobras q fizeram? Ora bem, de carro nada.
                                                De mota, uns 8's.
                                                As inversoes de marcha são em ruas normais geralmente ou mais "apertadas"? Não sei responder em concreto mas acho que não te vão meter a fazer esse tipo de manobras numa rua com espaço apenas para um carro. Não tenho termo de comparação mas a mim, por exemplo, mandaram-me fazer 8's em ruas mais largas do que nas que tinha treinado durante as aulas.
                                                O barreiro tem muito transito? Depende das zonas e da hora mas nada do outro mundo. De certeza que durante as aulas já apanhaste situações mais complicadas.
                                                Qual o tipo de estacionamento q eles mais mandam fazer? Pois não sei, na preparação das outras miúdas mandaram fazer aqueles estacionamentos normais, por isso penso que mandem fazer no exame. Não achei muito complicado mas como elas estavam nervosas não se estavam a safar muito bem. Mas repito, era mais pelo nervosismo delas que pela dificuldade em si.

                                                Se puderem ajudar-me..
                                                Acima de tudo, tem calma. Pior que não saber é chumbar sabendo as coisas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Leah Ver Post
                                                  Sem me acharem muito chata podiam responder-me a mais umas perguntas??

                                                  Quanto tempo demorou o vosso exame? - 15 minutos desde que liguei o motor, até o desligar.
                                                  Acham melhor ser o primeiro ou o segundo? - Indiferente. É um mito.
                                                  Quais as manobras q fizeram? Stop, estacionamento em paralelo e contornar um passeio em R, Stop, Rotundas, Nacional.
                                                  As inversoes de marcha são em ruas normais geralmente ou mais "apertadas"? - em zonas com pouco transito.
                                                  O barreiro tem muito transito? - Não sei responder.
                                                  Qual o tipo de estacionamento q eles mais mandam fazer? - Paralelo.

                                                  Se puderem ajudar-me..

                                                  Espero ter ajudado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pelas respostas fiquei contente por nenhum exame ter sido os tais 45 min q falam

                                                    eu acho q se for a primeira ou a segunda, tenho q pensar nas vantagens q cada situação oferece, se for a primeira não tenho tanto tempo para alimentar os nervos, é chegar lá e sentar-me ao volante, concentrar-me e vamos embora. Por outro lado, se for a segunda, estudo o instrutor, a atitude dele, vejo onde ele corrige o outro examinando, etc...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Leah Ver Post
                                                      Obrigado pelas respostas fiquei contente por nenhum exame ter sido os tais 45 min q falam

                                                      eu acho q se for a primeira ou a segunda, tenho q pensar nas vantagens q cada situação oferece, se for a primeira não tenho tanto tempo para alimentar os nervos, é chegar lá e sentar-me ao volante, concentrar-me e vamos embora. Por outro lado, se for a segunda, estudo o instrutor, a atitude dele, vejo onde ele corrige o outro examinando, etc...
                                                      Depois vem cá dizer o resultado. Tens de estar confiante e concentrada. Afinal são só 30 minutos..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Claro que venho quer passe ou não dia 25 estou aqui para dizer o resultado.

                                                        Se passar venho fazer a festa senão passar olha, venho contar a experiencia, marco umas 3 aulinhas e vou de novo

                                                        Mas eu vou pensar positivo, se o meu instrutor disse para marcar o exame é porque ele acha que eu já tou preparada... So tenho medo é que os nervos me F****.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X