Avaliação do estado do motor - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 59 de 59

Título: Avaliação do estado do motor

Piloto de Troféu ASAS's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
    Agradeço-vos imenso toda a ajuda e dicas que têm dado, a sério. Vou tentar fazer o teste de compressão ainda esta semana e depois aviso-vos do resultado.

Só havia era uma coisa que queria perceber, e não deve ser fácil chegar a uma conclusão... Tirando a parte do consumo de óleo ser muito ou não, para um motor com tantos kms (e pelos vistos, folgas...) qual é o oleo mais aconselhado? 10W40 ou 15W40? Já li algures que tendo turbo, é aconselhado o 10W, mas p ex. no site da shell aconselham um 15W. Não me importava nem que ele bebesse 3 litros de 10W, desde que soubesse que era o oleo mais indicado.
    Eu acho que será o 15W40!

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Eu penso que maior viscosidade nao mesmo . Ou seja , é melhor um oleo fino para que possa lubrificar bem todo o motor mesmo que beba algum , agora meter um mais grosso nao vai lubrificar bem todo o motor acho eu

abcs

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Lá está o que eu dizia: vai ser difícil chegar-se a um consenso.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Agradeço-vos imenso toda a ajuda e dicas que têm dado, a sério. Vou tentar fazer o teste de compressão ainda esta semana e depois aviso-vos do resultado.

Só havia era uma coisa que queria perceber, e não deve ser fácil chegar a uma conclusão... Tirando a parte do consumo de óleo ser muito ou não, para um motor com tantos kms (e pelos vistos, folgas...) qual é o oleo mais aconselhado? 10W40 ou 15W40? Já li algures que tendo turbo, é aconselhado o 10W, mas p ex. no site da shell aconselham um 15W. Não me importava nem que ele bebesse 3 litros de 10W, desde que soubesse que era o oleo mais indicado.

O óleo que deves utilizar vem certamente indicado no manual do veiculo.
    Indica a viscosidade correcta(10w-40 ou 15w-40 ou outra qualquer), o tipo (mineral, semi-sintético, sintético) e o índice de qualidade (CA ao C...), sendo que quanto maior for alfabéticamente a 2ª letra, mais evoluído/recente é o óleo).
    Lês o que o manual indica, compras um óleo com essas mesmas características, e tens a certeza de utilizar o óleo correcto.

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Bem, esta agora lixou-me... No manual do meu carro, diz que o motor (X 1.5 DT) bebe 0,07 L/100km? Mas isto dá 7 litros aos 10.000!!! Tenho que estar a fazer mal as contas nalgum lado...

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Bem, esta agora lixou-me... No manual do meu carro, diz que o motor (X 1.5 DT) bebe 0,07 L/100km? Mas isto dá 7 litros aos 10.000!!! Tenho que estar a fazer mal as contas nalgum lado...
    O manual da Opel Astra do meu pai diz que o consumo pode ir até 1L/1000 kms... O que daria 10 litros a cada 10 mil kms..

São valores exageradissimos que provavelmente se destinam mais a salvaguardar a posição damarca do que a dar informações fidedignas aos consumidores.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Normalmente vem referidos vários valores consoante o tipo de utilização.
    Se nesse caso só vem refenciado um, deve de ser uma média.

Piloto de Kart igoman's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

Mudares para 15w40, logo k não seja um oleo Mineral, se for semi-sintetico, não ha problema nenhum, esse carro com esses kms todos e a comer 2l de oleo certamente tem mtas folgas, não quer dizer que seja grave, mas mudando de oleo para um ligeiramente mais viscoso vai ajudar a acomodar melhor as peças com folga, e deve ajudar a que este coma menos oleo tambem... por outro lado metade desse oleo deve estar é a sair pelo turbo, um turbo com 400kms certamente já não deve faltar mto para a reforma :P
    Anda com calma com isso, para que ele te dure o maximo de kms possivel... e passa a mudar o filtro de oleo sempre que mudas o oleo tambem ;)

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Obrigado pela dica. Mas é um bocado dificil arranjar 15w40 semi-sintetico, nao é? Pelo menos nas lojas mais comerciais deve ser, se calhar tenho que ir a uma mais especializada... E 15W40 não será mau para o turbo?
    Talvez BP seja mais facil de arranjar, e tenho boas referências quanto a esse óleo.

E quanto ao teste de compressão, vai demorar mais a fazer que o que pensava... pelo que me explicaram convém fazer a frio, e a quente, e comparar. Pra isso tenho que ficar 1 dia sem carro, e como faço entre 800 e 1000 km por semana, não vai ser facil...

Piloto de Kart igoman's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004

Por Defeito

15w40 logo k nao seja mineral não te vai fazer mal ao turbo, mesmo o mineral nao o deve fazer, mas com mineral tens de mudar o oleo mais vezes, tipo no maximo 7500km... Não faltam oleos de competição 15w50 e 10w60 k são oleos bem espessos tanto a frio como a quente...

agora arranjar um 15w40 semi sintetico pode nao ser facil, e mais facil arranjar 15w50...

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Ainda não tive tempo para fazer o teste de compressão... Na Bosch pedem-me à volta de 50 euros, mas acho que consigo mais barato que isso...
    Aconteceu-me hoje uma coisa marada... Vinha a 140/150 na AE, vinha com pressa, e parei nas bombas para meter gasoleo. Parei, mas ainda deixei o carro a trabalhar uns 10 segundos antes de desligar. Meti so 5 euros e fui pagar a correr (foi rapido) e qd ia po-lo a trabalhar, nao pegou!! Motor de arraque a dar, sp a dar, e nem sinal de pegar... As tantas, a bateria ja nao tinha força. Teve que ser de empurrao. La veio um camionista ajudar-me, mas so prai à 4ª tentativa é que pegou, tava a ver que não ia la... Fiz o resto da viagem sem problemas (+/- 80 kms), também sp a 140/150... Mas entretanto fiz mais 10 kms por estrada nacional, devagar, parei o carro, desliguei, e qd voltei a ligar pegou à primeira! Já me tinha acontecido uma coisa parecida, mas acabou por pegar sem precisar de empurrar, e disseram-me na altura que como estava na reserva qd parei para abastecer, podia ser o filtro do gasoleo entupido com residuos do deposito, e tenha custado mais... Não sei que possa ser, é muito estranho...
    Já sei que uma das hipoteses que vão dar é falta de compressão nos cilindros, e que quando isso acontece, custa mais a pegar a quente que a frio... Mas o meu carro geralmente pega melhor a quente, do que a frio!
    Qualquer dica, é sempre bem vinda...

Piloto de Testes Mashahiro's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Ainda não tive tempo para fazer o teste de compressão... Na Bosch pedem-me à volta de 50 euros, mas acho que consigo mais barato que isso...
    Aconteceu-me hoje uma coisa marada... Vinha a 140/150 na AE, vinha com pressa, e parei nas bombas para meter gasoleo. Parei, mas ainda deixei o carro a trabalhar uns 10 segundos antes de desligar. Meti so 5 euros e fui pagar a correr (foi rapido) e qd ia po-lo a trabalhar, nao pegou!! Motor de arraque a dar, sp a dar, e nem sinal de pegar... As tantas, a bateria ja nao tinha força. Teve que ser de empurrao. La veio um camionista ajudar-me, mas so prai à 4ª tentativa é que pegou, tava a ver que não ia la... Fiz o resto da viagem sem problemas (+/- 80 kms), também sp a 140/150... Mas entretanto fiz mais 10 kms por estrada nacional, devagar, parei o carro, desliguei, e qd voltei a ligar pegou à primeira! Já me tinha acontecido uma coisa parecida, mas acabou por pegar sem precisar de empurrar, e disseram-me na altura que como estava na reserva qd parei para abastecer, podia ser o filtro do gasoleo entupido com residuos do deposito, e tenha custado mais... Não sei que possa ser, é muito estranho...
    Já sei que uma das hipoteses que vão dar é falta de compressão nos cilindros, e que quando isso acontece, custa mais a pegar a quente que a frio... Mas o meu carro geralmente pega melhor a quente, do que a frio!

Eish nao leves a mal mas tanto erro que ai vai.

Entao abasteces com ele ligado?
    Andas sempre a esgalhar a 140/150 um carro desses com tanto km?

Depois queixam-se que nao duram tanto quanto pensavam. Se fosses mais moderado, isso iria durar muito mais. Assim nao sei nao.

kpt
    kpt está offline
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Essa não sabia, sabes explicar porque?

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Nao abasteço com ele ligado, entao eu disse que "esperei 10 segundos antes de o desligar... e meti 5 euros de gasoleo de seguida"...

Eu tenho tentado não puxar muito por ele, mas hoje estava especialmente atrasado... Mas nao tenho passado dos 120/130...

Quanto à questão de um carro com baixa compressão dos cilindros pegar melhor a frio do que a quente, já não sei explicar, mas li isso já em varios topicos, neste forum.

Mas então não fazem ideia porque é que ele não pegou...?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Eu inclino-me mais para uma destas:

Fluxo de combustível insuficiente;
    Bomba de alimentação defeituosa;
    Impurezas ou água no combustível;

Piloto de Kart Panca's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Já tive um Corsa Sport TD de 1994 comprei novo na altura e isso acontecia-me precisamente nessas situações, andamentos fortes durante uns bons km e se desliga-se o carro e ao fim de uns poucos minutos se precisasse se por o carro a trabalhar ele mandava-me esperar, lol era assim mesmo, quanto ao consumo penso que esses 2 litros em 10.000km não é preocupante para já, de referir que depois do corsa comprei uma Vectra 2.0 dti de 100cv de 1999 usada tinha 10 meses e o consumo esse sim era elevado por 5000km gastava mais ao menos 2 litros e por algumas reclamaçoes que fiz na altura pois o carro ainda estava em garantia, sempre me disseram que estava dentro dos parametros do fabricante, dai não fazerem nada. Quanto ao teu carro pelo conhecimento que tenho mais dia menos dia vai precisar mesmo de uma boa reparação, e digo-te mais cuidado com o radiador, fica atento sempre à temperatura quando fizeres andamentos mais fortes.

Abraço

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Va la, ja fico contente por nao ser o unico a queixar-se do mesmo. tenho é que começar a levantar-me mais cedo para não me atrasar e ter que ir a rasgar

E quanto a isso do radiador, por acaso tenho mm que ver o que se passa, porque ele tanto anda com boas temperaturas, mm com calor, como se for preciso num dia frio aquece como um desalmado... Aconteceu-me há tempos estar parado no transito, no inverno, com frio e chuva, tava parado prai há 15 min, se tanto, e começa a aquecer como tudo e a deitar fumo branco (vapor de agua...). Depois vi que o nivel do liquido desceu, meti mais, e pronto, mas agora de vez em quando tenho que compensar, ta a perder liquido algures... E ainda esta semana, um dia que tava um calor do caraças, pára-arranca prai 30/40 min, e aqueceu um pouco mas nada de especial... Deve tar alguma peça, valvula, sei la, meia avariada, e tanto funciona bem como nao...

Piloto de Kart irmscher's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Boas Jorgemvo,
    Eu também possuo um corsa TD e gostaria de saber se quando mudas-te os discos para os Brembo notas-te alguma diferença na travagem comparativamente aos anteriores (quais eram os teus discos antes da mudança?).
    Obrigado

jorgemvo
    Guest

Por Defeito

Ao inicio pareceu-me que sim, mas tb podia ser psicologico... Os que tinha eram de origem, e ja eram prai os segundos, estavam constantemente a "empenar" (ficavam azuis e vibravam a travar), e eu nao sou dakeles que faz uma descida de 100 kms sempre co pe no travao... Desde que os tenho, nunca mais troquei, ja devem ir com quase 100.000... Mas la está, também convem que se ponha umas pastilhas a condizer cos discos, senao nao valem de muito.

Ed
    Ed está online
    Piloto de Provas de Perícia Ed's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

O meu problema é outro.
    Consumo exagerado de líquido de refrigeração num 1.7DTi.

Para já, tudo indica que seja a cabeça rachada do motor.

Alguém tem números para a sua substituição?

kpt
    kpt está offline
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ed Ver Post
    O meu problema é outro.
    Consumo exagerado de líquido de refrigeração num 1.7DTi.

Para já, tudo indica que seja a cabeça rachada do motor.

Alguém tem números para a sua substituição?
    Tudo indica que ... esse é o problema mais conveniente para uma oficina.

Pode ser a cabeça rachada, pode ser o bloco rachado, pode ser apenas a junta da cabeça ... até pode ser fuga no radiador ;)

Ed
    Ed está online
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Tudo indica que ... esse é o problema mais conveniente para uma oficina.

Pode ser a cabeça rachada, pode ser o bloco rachado, pode ser apenas a junta da cabeça ... até pode ser fuga no radiador ;)
    No teste de pressão do circuito não havia problema visível.
    Não existem marcas visíveis de fuga de água (Radiador, tubos, reservatório...) e o óleo está limpinho.
    Para fazer 1700Km (vários dias em cidade e estrada) gastou quase 5l de água.

Aqui podem acompanhar o assunto e darem opiniões...

Apercebi-me agora que não deveria canibalizar este post.

kpt
    kpt está offline
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

não é facil encontrar uma fuga de agua, ja cheguei a ter uma fuga no radiador da saufagem, não é facil de encontrar.

Mas confirma bem isso, porque para uma oficina esses arranjos são um mimo

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ed Ver Post
    No teste de pressão do circuito não havia problema visível.
    Não existem marcas visíveis de fuga de água (Radiador, tubos, reservatório...) e o óleo está limpinho.
    Para fazer 1700Km (vários dias em cidade e estrada) gastou quase 5l de água.

Aqui podem acompanhar o assunto e darem opiniões...

Apercebi-me agora que não deveria canibalizar este post.

Deves de usar liquido próprio de refrigeração, e não água.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Va la, ja fico contente por nao ser o unico a queixar-se do mesmo. tenho é que começar a levantar-me mais cedo para não me atrasar e ter que ir a rasgar

E quanto a isso do radiador, por acaso tenho mm que ver o que se passa, porque ele tanto anda com boas temperaturas, mm com calor, como se for preciso num dia frio aquece como um desalmado... Aconteceu-me há tempos estar parado no transito, no inverno, com frio e chuva, tava parado prai há 15 min, se tanto, e começa a aquecer como tudo e a deitar fumo branco (vapor de agua...). Depois vi que o nivel do liquido desceu, meti mais, e pronto, mas agora de vez em quando tenho que compensar, ta a perder liquido algures... E ainda esta semana, um dia que tava um calor do caraças, pára-arranca prai 30/40 min, e aqueceu um pouco mas nada de especial... Deve tar alguma peça, valvula, sei la, meia avariada, e tanto funciona bem como nao...
    Este tópico já merceia estar na secção das "boxes"....

O que descreves, parece-me ser o típico problema do termostato que já foi à vida.
    Daí a ele não abrir novamente e rebentares com a cabeça é um passo.

O termostato é barato e fácil de meter, por isso seria uma coisa a ver rapidamente.

Pelo que descreves, quere-me cá parecer que vais ter de intervir no motor não tarda. Por isso faz umas contas e vê o que queres gastar na reparaçaõou compra de outro carro.

Bons km com o teu corsa.

Ed
    Ed está online
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

não é facil encontrar uma fuga de agua, ja cheguei a ter uma fuga no radiador da saufagem, não é facil de encontrar.

Mas confirma bem isso, porque para uma oficina esses arranjos são um mimo
    O radiador em tempos foi mudado por estar a deixar passar óleo para o circuito de refrigeração.
    Mas se a fuga fosse aí, estaria com os pés molhados, não?

kpt
    kpt está offline
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Depende de onde estiver o radiador, até pode ser a ligação tubo/radiador.

Ed
    Ed está online
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Depende de onde estiver o radiador, até pode ser a ligação tubo/radiador.
    Passam 2 tubos da zona do motor para a zona do habitáculo.
    Suponho que para tirar o radiador, seja necessário retirar a parte de trás da consola central.
    Lembro que não pinga água em lado nenhum nem existem marcas de saída de vapor.

Piloto de Provas de Perícia Spyshagg's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

O manual do meu stilo abarth diz que bebe 1L por cada 1600km.

Na pratica em 5000mil km ja meti 1.5L.

Deduzo que nos manuais eles supõem um andamento muito mais forte do que lhe damos na vida real.
    Ja tive um diesel mas nao tinha o controlo do oleo que tenho agora.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12