Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaliação do estado do motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaliação do estado do motor

    Boa noite. Gostaria de saber que métodos posso usar para avaliar o estado do motor do meu carro. Sei que não há muita coisa que se possa fazer porque não se abre o motor a não ser que seja para reconstruir... Pode-se ver a compressão dos cilindros, cor do fumo, etc.... É que tenho um Corsa de 97, TD, que la pro verão deve chegar aos 400.000. Sei que é um carro que já não tem grande valor comercial, mas como li acho que aqui há pouco tempo, um carro tem o valor que o dono lhe der, e eu gosto mesmo daquele carro. Tenho-o desde 99 e nunca me deixou mal. Leva oleo 10W40, bebe uns 2/3 litros em 10.000 kms, dá 170 sem problemas... Mas começa a precisar de algumas coisas: caixa da direcção (arranjo nova por 200 euros), radiador, e tava a pensar numa pinta nova (à volta de 450/500 euros), so que também não queria estar a investir e passado pouco tempo o motor ir à vida... E queria saber que posso fazer para tentar perceber em que estado está, e se vale a pena investir.
    Ah, e queria tb saber se continuo a usar 10W40, já que ele não bebe muito...
    Obrigado

    #2
    Bem, se ele gasta dois/três litros em 10mkm então está na hora ou de trocar ou de abrir o motor. Já são muitos quilómetros!!!

    Comentário


      #3
      Já são bastantes km, mas se não o esticares muito (não dês muitas vezes 170) então tens carro para outros tantos. Vê se não manda muito fumo, põe alguem a seguir-te, e em subidas principalmente analisa o fumo.

      Comentário


        #4
        Beber 2 ou 3 litros de óleo em 10.000 Kms não é muito?!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
          Beber 2 ou 3 litros de óleo em 10.000 Kms não é muito?!
          Ser até é. Mas tem turbo, logo é normal que beba um bocadinho. Associado ao facto de ter muitos km é normal. Eu tive uma carripana, uma bedford com motor izuzu que bebia quase tanto oleo como gasoleo e fez mais de 300.000 km e vendi-a, o actual dono lá anda, sempre com a fumarada atrás mas a carroça não morre.

          Comentário


            #6
            Bebe 2 litros, va.... Meto oleo ate ao limite maximo, aos 5.000 ta no minimo, meto mais 1 litro... aos 10.000 ta no minimo e mudo. Mudo de 10 em 10.000, como um relogio, e filtros de 20 em 20. Menos o do ar, que troco em todas a mudas.

            Comentário


              #7
              Mudar o filtro a esses quilómetros não concordo. Acho que o deves fazer a cada muda de óleo, pois isso também te vai prolongar a vida desse motor.
              Mas é a minha opinião.
              Força e muitos quilómetros

              Comentário


                #8
                Se queres mesmo saber o estado em que está, faz um teste à compressão do motor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                  Se queres mesmo saber o estado em que está, faz um teste à compressão do motor.
                  Ora aí está.

                  Fazendo o teste de compressão, terás logo o valor de cada cilindro e verás de imediato como se encontra o motor em si.

                  Quanto à mudança de filtros, deverias acrescentar a muda do filtro de óleo a cada muda de óleo.

                  Ao não o fazeres, na mudança de óleo, fica logo com o novo óleo contaminado pelo óleo que está no filtro, além de que o filtro, já não estará tão bom para fazer o seu devido trabalho, por estar já sujo de 10.000km no "lombo"

                  Comentário


                    #10
                    A compresão desse motor é de 22:1 se tiver nos 17.6:1 +-, o que já é - 20% façe à compressão original, existe fuga da mesma.

                    Outra coisa que podias fazer era, passar para um bom 15w40!

                    Comentário


                      #11
                      Estou a gostar deste forum. Noutro forum so me deram 1 ou 2 respostas...
                      Vou fazer o teste de compressão entao.
                      Mas em relação ao óleo, se o unico problema for ele gastar um pouco mais de oleo, não me importa. Sei que nos carros com poucos kms, 10w40 é mais aconselhado que 15w40, principalmente pela espessura e viscosidade do oleo. Mas num carro com muitos kms, poderá o 10W40 desgastar mais o motor? como há maior "espaço" entre os componentes, ter um oleo mais fino se calhar pode não conseguir mante-los "bem no sitio", enquanto que com um oleo mais espesso, ficam mais "aconchegados". Acho que me fiz explicar bem Um 15w40 que tenho de referencia como sendo bom, é o da BP, Visco 3000, acho... Mas se souberem de algum que saibam por experencia ser bom, agradecia opinioes.

                      Comentário


                        #12
                        Credo dois litros por 10.000km? Não há dinheiro para óleo assim Deve ter os segmentos nas lonas.

                        Comentário


                          #13
                          Eh pah, segmentos nas lonas?? Nem sei o que são os segmentos, mas sei o que é "nas lonas" Ele trabalha normalmente, sem sons estranhos nem nada... Puxa bem... E nem é pelo dinheiro do oleo, porque meto-lhe shell helix Hx7, 3,8 litros (é o que leva para limite máximo) e ao fim de 5000 kms meto-lhe + 1 litro, e qd vou mudar (10.000) tá no limite mínimo. da 2 litros, mais coisa + coisa... Uma lata de 5 litros custa à volta de 30 euros, + qq coisa, dependendo da promoção da Roadie portanto, também não fica nenhuma fortuna em óleo.

                          Vou ver se lhe faço um teste de compressão esta semana, o mais tardar na próxima, e logo se vê...

                          Comentário


                            #14
                            Sim, o melhor é fazeres o teste à compressão do motor.
                            Quanto à mudança da viscosidade do óleo, não concordo muito com isso, pois isso seria admitir que todas as peças do motor estariam com grande desgaste mas sobretudo igual, o que é muito dificil de acontecer, ainda para mais sem saber ao certo o que se passa concretamente com o motor.
                            Quando souberes o resultado do teste, logo veremos o que se pode ou deve de fazer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Sampas Ver Post
                              Bem, se ele gasta dois/três litros em 10mkm então está na hora ou de trocar ou de abrir o motor. Já são muitos quilómetros!!!
                              Calma

                              Tira lá a vareta com o carro a trabalhar. Sai fumo? Então sim, os segmentos já estão na reforma. Não sai fumo? O turbo já deve tar um pouco folgado.

                              Não vamos já começar a abrir motor, e que tal um teste de compressão?

                              Quando vendi o Corsa_TD cá de casa com 200.000kms nem uma gota de óleo perdia ...

                              Só te digo, tens um motorzão aí!
                              Editado pela última vez por kpt; 13 April 2010, 17:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                A compresão desse motor é de 22:1 se tiver nos 17.6:1 +-, o que já é - 20% façe à compressão original, existe fuga da mesma.

                                Outra coisa que podias fazer era, passar para um bom 15w40!
                                Para quê?
                                Sabes que isso é o indice de temperatura, não sabes?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AngelEyes30 Ver Post
                                  Mudar o filtro a esses quilómetros não concordo. Acho que o deves fazer a cada muda de óleo, pois isso também te vai prolongar a vida desse motor.
                                  Mas é a minha opinião.
                                  Força e muitos quilómetros
                                  Eu aconselho vivamente a mudar de filtro de óleo cada vez que se muda de óleo, reparei bem nas impurezas que aparece na vareta quando a tiram.

                                  Tudo funciona bem quando é novo, a sujidade e impurezas é que vão estragando tudo, portanto quanto mais atenção tivermos a isso, mas o motor "caminha para a eternidade"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes fazer um teste à compressão do motor, podes fazer um teste de potência e ver como ele está.
                                    Estes testes e mais alguns podem dizer-te que o motor está impecável, e ele pode partir no dia seguinte!

                                    Ou seja, o teu carro é um carro com 400.000 km, e não é um motor grande, é um motor pequeno que facilmente anda a fundo.

                                    Esse motor pode fazer ainda imensos km, ou pode durar pouco, e nem sempre isso é muito previsível.

                                    Pensa em algumas questões:

                                    - Como está o turbo? É o original com 400.000 km?

                                    - Como está a suspensão? Quantos km tem?

                                    - Como estão os travões? Como está a embraiagem?

                                    - Como estão os interiores?


                                    Estas coisas tornam-se muito importantes, porque se somares os 400 euros da pintura (por esse valor é banho, não é pintura), aos 200 euros para a caixa de direcção, são "só" 600 euros.

                                    Mas se por acaso começares a somar algumas das coisas que atrás te questiono como estão, podes facilmente entrar em valores completamente diferentes e que te levantam diversos problemas, nomeadamente o facto de perante o azar de um acidente, a companhia não te dar o valor em função do que gastaste a repara-lo, mas sim do valor venal de um Corsa 1.5 TD com 13 anos e 400.000 km.

                                    Muito honestamente, nesse carro eu faria a manutenção correcta e teria uma condução algo preventiva na perspectiva de extrair mais uns km do carro sem gastar muito dinheiro.

                                    No entanto, se queres deixar esse corsa em estado de concurso também o podes fazer, porque se pensares bem um carro dificilmente acaba.
                                    Como um carro é um conjunto de peças, podes sempre ir trocando por novas...
                                    ...com o respectivo custo associado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Credo dois litros por 10.000km? Não há dinheiro para óleo assim Deve ter os segmentos nas lonas.
                                      por essa ordem de ideias, as camisas também estão ovalisadas

                                      já viste se não tens babas razoáveis em retentores, junta da tampa as válvulas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sinceramente nunca percebi esta história do fumo da vareta, segundo é suposto todos os carros deitam vapor quanto tiras a vareta......


                                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                        Calma

                                        Tira lá a vareta com o carro a trabalhar. Sai fumo? Então sim, os segmentos já estão na reforma. Não sai fumo? O turbo já deve tar um pouco folgado.

                                        Não vamos já começar a abrir motor, e que tal um teste de compressão?

                                        Quando vendi o Corsa_TD cá de casa com 200.000kms nem uma gota de óleo perdia ...

                                        Só te digo, tens um motorzão aí!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gastar tanto oleo não é normal. Eu preferia tratar já disso do que esperar e o problema ficar aínda maior. Podem até ser apenas os segmentos gastos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por marcelon Ver Post
                                            já são bastantes km, mas se não o esticares muito (não dês muitas vezes 170) então tens carro para outros tantos. Vê se não manda muito fumo, põe alguem a seguir-te, e em subidas principalmente analisa o fumo.

                                            Tem é que ser sempre a descer....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, tantas perguntas, a ver se não me perco...

                                              O turbo ainda é o original. A unica coisa que fizeram foi uma x desmontar e dar uma limpeza. Não sei bem o que foi, mas ja lá vao uns 60.000 kms e ainda dura....
                                              Suspensão tem 4 monroe sensatrack desde prai os 100.000. Não tão maus de todos. Passam à larga na inspecção
                                              Podem ser SÒ os segmentos?? Mas isso é uma coisa assim tão fácil de consertar?
                                              Travões, estão bons, tiveram uma revisão na Bosch há cerca de meio ano... E os discos da frente sao Brembo.
                                              Embriagem, não patina nada. Levou um disco novo aos 200.000, prai...
                                              Retentores não sei onde são, mas ja levou uma junta nova das tampas, mas sim, ta a babar outra x... penso mudar qd trocar a correia de distribuição.

                                              E finalmente, para o ASAS: sim, ele ainda dá 170 em plano. A sério! Um exemplo, se alguém conhecer: a variante que liga oliveira de azeméis à rotunda das autoestradas...? Entre aquela coisa dos cavalos até à zona das curvas antes da rotunda, dá 170 sem problemas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                                Sinceramente nunca percebi esta história do fumo da vareta, segundo é suposto todos os carros deitam vapor quanto tiras a vareta......
                                                Também já tive a tua duvida, é normal sair algum vapor, existe pressão de óleo no cárter.

                                                Fumo é já combustão a sair pelos pistons, invés de sair apenas pelas válvulas de escape.

                                                Nunca vi um nesse estado, mas tendo em conta a pressão normal de oléo e a pressão da bomba injectora ou até de injectores bomba, deve-se notar bem essa diferença.
                                                Acho que a pressão na ignição por compressão num diesel ronda os 40bars, e a pressão de oléo, sei lá, 5,6bars? Depende também da rotação.

                                                Alguém me corrija se estiver enganado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                  Para quê?
                                                  Sabes que isso é o indice de temperatura, não sabes?
                                                  É mesmo o índice de viscosidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                    É mesmo o índice de viscosidade.
                                                    É o índice das duas coisas



                                                    Aconselham-se então menos viscosidade em motores "mais folgados"?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
                                                      Bem, tantas perguntas, a ver se não me perco...

                                                      O turbo ainda é o original. A unica coisa que fizeram foi uma x desmontar e dar uma limpeza. Não sei bem o que foi, mas ja lá vao uns 60.000 kms e ainda dura....
                                                      Suspensão tem 4 monroe sensatrack desde prai os 100.000. Não tão maus de todos. Passam à larga na inspecção
                                                      Podem ser SÒ os segmentos?? Mas isso é uma coisa assim tão fácil de consertar?
                                                      Travões, estão bons, tiveram uma revisão na Bosch há cerca de meio ano... E os discos da frente sao Brembo.
                                                      Embriagem, não patina nada. Levou um disco novo aos 200.000, prai...
                                                      Retentores não sei onde são, mas ja levou uma junta nova das tampas, mas sim, ta a babar outra x... penso mudar qd trocar a correia de distribuição.

                                                      E finalmente, para o ASAS: sim, ele ainda dá 170 em plano. A sério! Um exemplo, se alguém conhecer: a variante que liga oliveira de azeméis à rotunda das autoestradas...? Entre aquela coisa dos cavalos até à zona das curvas antes da rotunda, dá 170 sem problemas...
                                                      Eu não duvido disso!
                                                      Eu ri-me mas foi do facto de o MarceloN, ter dito que tens carros para outros tantos (Km's)!

                                                      Pelo que conheço desses motores, já vi vários com problemas nos segmentos, que, no teu caso, até pelo consumo de óleo, já não devem estar muito bons! Daí, a melhor coisa a fazer, como aqui já referiram, será um teste de compressão para avaliar se realmente há ou não uma perda de compressão nos cilindros!
                                                      A partir daí é que vais ver se realmente vale a pena (ou não) estar a gastar dinheiro no carro!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                        É o índice das duas coisas



                                                        Aconselham-se então menos viscosidade em motores "mais folgados"?
                                                        Menos?!
                                                        Se usa 10W40 e passar a 15W40 (que também me parece mais indicado, principalmente tendo em conta os km's do carro), o óleo será MAIS viscoso e não menos!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho que o consumo de oleo é preocupante se houver alterações no comportamento de consumo do carro.. Se esses 2 litros são constantes é deixar andar..

                                                          O meu pai tem uma Astra com o motor 1.7 e desde nova que sempre gastou bastante oleo, cerca de 1 litro a cada 10 mil kms. Mas sempre gastou a mesma quantidade.. E já vai assim há 180 mil kms.. Pelo que nunca nos preocupamos com isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agradeço-vos imenso toda a ajuda e dicas que têm dado, a sério. Vou tentar fazer o teste de compressão ainda esta semana e depois aviso-vos do resultado.

                                                            Só havia era uma coisa que queria perceber, e não deve ser fácil chegar a uma conclusão... Tirando a parte do consumo de óleo ser muito ou não, para um motor com tantos kms (e pelos vistos, folgas...) qual é o oleo mais aconselhado? 10W40 ou 15W40? Já li algures que tendo turbo, é aconselhado o 10W, mas p ex. no site da shell aconselham um 15W. Não me importava nem que ele bebesse 3 litros de 10W, desde que soubesse que era o oleo mais indicado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X