BMW 116d

A mostrar resultados 1 para 27 de 27

Título: BMW 116d

  1. #1
    Piloto de Kart mekateca's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Localização
    Mars
    Posts
    73

    Por Defeito BMW 116d

    Boa tarde,

    Recentemente recebi o plafond de empresa para trocar a minha carrinha Astra com 4 anos e optei pelo BMW 116d.

    Como ainda estou á espera que o carro chegue, gostaria de saber se alguém já passou uma temporada com este carro de forma a dar-me feedback do que posso esperar.

    Muito provavelmente vão perguntar-me porque é que não avancei, para o 118 ou 120d, pelo que fica já aqui a explicação: falta de plafond e preferência por colocar alguns opcionais.


  2. #2
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2010
    Posts
    64

    Por Defeito

    Nunca conduzi este série 3, nem com os 115cv, nem nas outras encarnações mais potentes deste bloco mas no papel parece-me uma boa opção, principalmente para quem não sente necessidade de andar a correr.

    O carro com certeza não será muito rápido nas acelerações mas penso que deve cumprir.
    (Retirei aqui um comentário porque na altura pensava que se falava de um série 3 e não um série 1...)

    Parabéns pela escolha e bons quilómetros.
    Última edição por Inverno98 : 14-04-10 às 01:54:18

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    618

    Por Defeito

    Nunca conduzi o carro em questão, mas pelo valor preferia sem duvida um Golf... Compravas provavelmente com o mesmo equipamento (até porque o 116 de série vem despido, nem a/c automático tem...) e com um motor mais interessante. Além disso não te esqueças que o novo série 1 já sai para o ano, ou seja, daqui a menos de 1 ano já tens o modelo "antigo", com todas as desvantagens que isso tem...

  4. #4
    Banido
    Data de Registo
    Apr 2010
    Posts
    369

    Por Defeito

    Tive oportunidade de experimentar o 116d na semana passada, a nivel de performances seria perfeitamente aceitável... em 1998/99

    Como é evidente, essa não foi a principal preocupação da BMW ao lançar esta versão, que é mais do que suficiente para quem gosta de ritmos tranquilos e consumos baixos.

    Tinha já conduzido em tempos um 120d de 163cv e como devem calcular, a nível de andamento não tem comparação possivel.

    De realçar a fraca qualidade dos interiores, não estando, na minha opinião ao nível do que a BMW nos tem habituado.

    Também a nivel de suspensão, sendo esta mais vocacionada para uma conduçao mais desportiva, sentem-se demasiado as irregularidades do piso, sendo por vezes demasiado desconfortável.

    Nos lugares traseiros, a falta de espaço é por demais evidente.

    Não me parece a melhor escolha do segmento.

    Cumps

  5. #5
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006
    Localização
    /home
    Posts
    2,715

    Por Defeito

    Honestamente...parece-me uma má solução.

    O série 1 vale a pena apenas pelo comportamento dinâmico. É bem construído, tem uma boa imagem...mas não é aí que faz a diferença.

    Depois tem vários contras...é bastante caro, mal equipado, os extras são muitos e caros, o espaço é muito pouco(sobretudo atrás), a mala é uma treta, o conforto é razoável mas não passa disso(e nem falo em packs M e etc) e a estética não é consensual.

    O valor de retoma costuma ser bom nos 120d...já os 118d não são tão desejados, e nem sei como será o 116d.

    No 116d levas todos contras do 1er, levas na mesma um bom chassis mas muito menos borracha ,e levas um motor que...terá que suar perante uma mera Focus 1.6TDCI.

    Ou seja...tens um carro cujo forte é a componente dinâmica, mas com um motor que é apenas mediano. Se a isso juntares uma boa insonorização do carro, um 116d terá dificuldade em convencer nas rectas, dado que o motor é linear mas fica um bocado aquem do que se espera dum 1er.

    No teu lugar, por 30.000€ despido e 35.000€ razoavelmente equipado(suponho que seja o que pagaste pelo 116d), preferia desde um Bravo 2.0M-jet SportR(31.000€) (165cv) que tem provavelmente tanto equipamento de série neste nível como o tem um 116d de 35.000€, ou então e aqui perdia a cabeça um fantástico Lancia Delta 1.9TwinTurbo Oro de 190cv(36.000€).

    No caso do Delta, estamos a falar do único motor que rivaliza com o 23d na classe.

    São carros com menos imagem(sobretudo o Bravo), menor qualidade no interior(embora o Delta tenha mais requinte) e pior valor de retoma, mas são para mim muito mais bonitos. Objectivamente, andam imensamente mais, são mais equipados, espaçosos, versáteis, confortáveis, e no caso do Delta...Exclusivo

    Isto agora pouco importa porque já tens o carro encomendado....mas poderá servir para futuros indecisos.

    Conta com um excelente chassis, algum conforto se não tiveres suspensão desportiva e pneus de 17'' e/ou runflat, um motor económico, um carro bem construído e uma boa imagem. Se tirares a sigla, conta também com muitas provocações em AE...e nem te metas nisso...porque facilmente ficas para trás :P


  6. #6
    Piloto de Kart mekateca's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Localização
    Mars
    Posts
    73

    Por Defeito

    O carro foi comprado em renting, com o plafond da empresa. Para além de não poderes comprar carros de 2 lugares e descapotaveis, por politica da empresa, estás dependente dos calculos da empresa de renting.

    Por exemplo imagina que tens uma renda de 7K€/Ano: com a mesma renda podes apenas comprar uma carrinha Ford Focus 1.6 de 28k€, ou um serie 1 de 34K€.

    Ao fim de 4 anos de quando a empresa de renting retomar o carro pode ser influenciado por estes factores:
    - vai estar a perder menos dinheiro na retoma, pela desvalorização do modelo
    - Os fabricantes premium podem te um descontos maior com a empresa de renting.
    - Pode ser um carro mais fácil de vender pela procura

    Tendo em conta estes factores o FIAT que sugeres podia até nem encaixar no plafond com que adquiri o Serie 1.

    O pior mesmo é que acho que vou andar na velocidade máxima... que a A5 permitir de manhã.

  7. #7
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006
    Localização
    /home
    Posts
    2,715

    Por Defeito

    Vendo as coisas por esse prisma a coisa muda de figura

    Já agora e se puderes, podes dizer quais os valores em que ficam avaliados nesse leasing estes carros:

    Audi A3 Sportsback 2.0TDI 170
    Bmw 120d
    Fiat Bravo 2.0 SportR 165cv
    Lancia Delta 1.9 Oro 190cv

    Isto para os mesmos 4 anos e nº de kms... se possível claro

  8. #8
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Santa Maria da Feira, , Portugal.
    Posts
    1,077

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mekateca Ver Post
    O carro foi comprado em renting, com o plafond da empresa. Para além de não poderes comprar carros de 2 lugares e descapotaveis, por politica da empresa, estás dependente dos calculos da empresa de renting.

    Por exemplo imagina que tens uma renda de 7K€/Ano: com a mesma renda podes apenas comprar uma carrinha Ford Focus 1.6 de 28k€, ou um serie 1 de 34K€.

    Ao fim de 4 anos de quando a empresa de renting retomar o carro pode ser influenciado por estes factores:
    - vai estar a perder menos dinheiro na retoma, pela desvalorização do modelo
    - Os fabricantes premium podem te um descontos maior com a empresa de renting.
    - Pode ser um carro mais fácil de vender pela procura

    Tendo em conta estes factores o FIAT que sugeres podia até nem encaixar no plafond com que adquiri o Serie 1.

    O pior mesmo é que acho que vou andar na velocidade máxima... que a A5 permitir de manhã.
    Parabéns pelo carro! Eu fazia a mesma escolha que tu

  9. #9
    Piloto de Testes OffLogic's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004
    Localização
    Guimarães, , Portugal.
    Posts
    1,181

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por mekateca Ver Post
    Boa tarde,

    Recentemente recebi o plafond de empresa para trocar a minha carrinha Astra com 4 anos e optei pelo BMW 116d.

    Como ainda estou á espera que o carro chegue, gostaria de saber se alguém já passou uma temporada com este carro de forma a dar-me feedback do que posso esperar.

    Muito provavelmente vão perguntar-me porque é que não avancei, para o 118 ou 120d, pelo que fica já aqui a explicação: falta de plafond e preferência por colocar alguns opcionais.
    Não me parece má escolha, mas secalhar teria optado por algo dentro do mesmo preço mas com mais potência um pouco (ex: scirocco 2.0 tdi 140 cv). Ficava-te por sensivelmente mais 1500/2000 € que o 116 d (supondo que lhe puseste uns 3000 € de extras.

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa
    Posts
    951

    Por Defeito

    Dados Autohoje.com

    Velocidade máxima (km/h) 200
    Aceleração dos 0-100 km/h 10.2

    Uma lesma portanto , a vossa vida na estrada deve ser uma emoção.

  11. #11
    Piloto de Kart MAGama's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010
    Localização
    Viseu
    Posts
    169

    Por Defeito

    o motor não é assim tão mau. com tantos 1.5 dci e 1.6 tdi por aí, anda o mesmo que uma boa parte dos carros na estrada.
    o problema é o equipamento, mesmo com extras deve vir muito pobre.

  12. #12
    Piloto de Testes OffLogic's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2004
    Localização
    Guimarães, , Portugal.
    Posts
    1,181

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
    Dados Autohoje.com

    Velocidade máxima (km/h) 200
    Aceleração dos 0-100 km/h 10.2

    Uma lesma portanto , a vossa vida na estrada deve ser uma emoção.
    Não percebi se estás a ser irónico, mas o conceito de rapidez e velocidade é relativo. Está dependente daquilo a que estás habituado.

    Conheço uma pessoa que tem um Lamborgini LP640. Dificilmente se consegue sentar em algo mais rápido e veloz do que aquilo que ele tem na garagem.

  13. #13
    Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    14,131

    Por Defeito

    Nao era um modelo que comprava, mas nao seria pla velocidade pois chega e sobra para 90%(pelo menos..) da conducao diaria normal, e um 2.0 115cv tomara muita gente..

  14. #14
    ice
    ice está online
    Piloto de Troféu ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Portugal
    Posts
    9,620

    Por Defeito

    Nessas condições, eu não tinha problemas em comprar o 116d

    Há melhor, claro. Mesmo que comprasses o 118d, iriam perguntar porque não o 20d, e por aí fora...

    Certo é que, para quem gosta da estética do carro, e pode viver com os seus defeitos, refiro-me mais ao espaço, acho que é das melhores propostas.


    Cump.

  15. #15
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010
    Posts
    143

    Por Defeito

    Tendo em conta o que li referente a limites de plafond e a utilização que lhe vais dar, parece-me boa escolha.
    É o único tracção traseira do segmento, e só quem nunca conduziu um, é que não consegue compreender as vantagens que dai resultam.
    Um carro honesto, económico e divertido de conduzir, uma verdadeira escolha racional tratando-se de um veiculo da empresa.

  16. #16
    Piloto de Kart mekateca's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Localização
    Mars
    Posts
    73

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
    Vendo as coisas por esse prisma a coisa muda de figura

    Já agora e se puderes, podes dizer quais os valores em que ficam avaliados nesse leasing estes carros:

    Audi A3 Sportsback 2.0TDI 170
    Bmw 120d
    Fiat Bravo 2.0 SportR 165cv
    Lancia Delta 1.9 Oro 190cv

    Isto para os mesmos 4 anos e nº de kms... se possível claro
    Tanto o Audi 2.0 como o BMW 120d estavam fora do meu plafond.
    Pena minha, porque pretendia mesmo 120d.
    O Fiat Bravo e o Lancia, foram dois carros que não considerei.

    Adicionalmente tive uma penalização, porque escolhi o modelo de 3 portas. Apesar do carro ser mais barato, tem a desvantagem de ter uma procura menor. Na realidade é mais barato, mas sai mais caro.

    Nos extras inclui as jantes, estofos com combinação de pele, Rádio com MP3 e umas colunas adicionais, o friso cromado, e encosto de braço nos bancos frontais.

  17. #17
    Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003
    Localização
    De um lado para o outro
    Posts
    14,573

    Por Defeito

    O pessoal aqui anda bem montado!!! 115cvs lesma??? Que direi eu com 1.7 de 100cvs que nunca fui humilhado...

  18. #18
    ice
    ice está online
    Piloto de Troféu ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Portugal
    Posts
    9,620

    Por Defeito

    O pessoal aqui anda bem montado!!! 115cvs lesma??? Que direi eu com 1.7 de 100cvs que nunca fui humilhado...
    Há pouco não abordei esta situação, mas cada vez mais o pessoal quer é canhões.

    E depois há que andar devagar para poupar, que o combustível está caro


    Cump.

  19. #19
    Banido
    Data de Registo
    Apr 2010
    Posts
    369

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Há pouco não abordei esta situação, mas cada vez mais o pessoal quer é canhões.

    E depois há que andar devagar para poupar, que o combustível está caro


    Cump.
    Também ninguém consegue cumprir os consumos anunciados por um 116d... acho irreal no mínimo.

    Canhões não, mas 115cv a diesel sabe a muito pouco num BMW acho eu...

    Não defendo os cavalos extra para andar a acelerar em cidade, mas sim para uma utilização confortável nas subidas em AE.

    Não me preocupa nada ficar para trás, preocupa-me sim é ter de acelerar muito mais num 116d em AE (com forte penalização dos consumos) para conseguir uma velocidade agradável que com um 120d faria a meio "gás" com menor esforço do motor e menor consumo.

  20. #20
    Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010
    Posts
    14,131

    Por Defeito

    De facto pode ser verdade o teres de acelarar mais, mas nao vale a pena dares mais nao sei quantos €, porque em AE o 120d aguenta ir a 160 na subida x, que o 116d nao aguenta, até porque nao acredito que ande assim tao pouco, ainda ontem vinha a pensar nisso, ia na subida com um gp 90cv em 6ª e até estava a desenvolver, ou pelo menos, a manter.
    Eu plo menos preferia ter o dinheiro no bolso, apesar de gostar de sentir altas recuperaçoes e acelaraçoes e tudo mais, mas plo menos nas minhas condicoes de vida, não acho que seja porque nao dou x ou porque só é um 2.0 de 115 que nao compro.

    o ser bmw e só ter 115... sao os tempos que correm...

    é um pouco como o c5 1.6, eu conheco quem tenha, e para o que anda, chega e sobra, não sao pessoas que andem por ai a acelarar, e nunca se queixou de o carro morrer na subida, ou entao pensa " morre ponho a 4ª..".
    Tudo depende da expectativa e uso que se dá aos carros..
    Última edição por JoelM : 13-04-10 às 15:07:08

  21. #21
    ice
    ice está online
    Piloto de Troféu ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Portugal
    Posts
    9,620

    Por Defeito

    Eu ainda sou do tempo do 318tds ter 90cv...

    Essa questão de ter de acelerar mais para manter a velocidade em subidas, não entendo. O carro não tem acelerador? Então há que usá-lo

    Eu também defendo, por norma, um carro com um motor mais capaz, mas um 2.0 com 115cv não me parece nada mal, mais a mais um serie 1

    Acho que o pessoal quando ouve falar em bmw, só pensa na veia desportiva, e esquece que eles têm outros atributos.


    Cump.

  22. #22
    Piloto de Kart mekateca's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Localização
    Mars
    Posts
    73

    Por Defeito

    Interessante o facto de com o fim dos 1.9tdi “explosivos”, o valor de referencia das potências ter-se alterado.
    No inicio do estudo da aquisição do carro tinha como referencia uns 140CV pelo valor que tinha em carteira, fosse ele um Golf, A3, Serie 1, C30.
    Após ter começado a analisar o mercado, vi que o meu plafond me deixava num meio-termo que era um pouco desilusão. Sem colocar dinheiro do meu bolso tinha que optar por um dos 1.6 diesel ambientalmente correctos… e na casa dos 105CV.

  23. #23
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Oct 2006
    Localização
    /home
    Posts
    2,715

    Por Defeito

    É incrível como é que um 116d de 35 mil € ao fim de 4 anos custou o mesmo que uma Focus 1.6TDCI de 26 ou 27 Sei que é verdade...mas não deixa de ir contra a intuição natural

  24. #24
    Piloto de Testes PMCC's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Posts
    2,535

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
    Dados Autohoje.com

    Velocidade máxima (km/h) 200
    Aceleração dos 0-100 km/h 10.2

    Uma lesma portanto , a vossa vida na estrada deve ser uma emoção.
    Qual é que é mesmo o teu carro?

  25. #25
    Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Lisboa
    Posts
    951

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
    Qual é que é mesmo o teu carro?
    Essa pergunta interessa para?

  26. #26
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2006
    Localização
    Santa Maria da Feira, , Portugal.
    Posts
    1,077

    Por Defeito

    Ter a possibilidade de ter um Bmw como carro de trabalho de 34000€, não me parece que seja nada mau

  27. #27
    Banido MarceloN's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010
    Localização
    Braga
    Posts
    461

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Eu ainda sou do tempo do 318tds ter 90cv...

    Essa questão de ter de acelerar mais para manter a velocidade em subidas, não entendo. O carro não tem acelerador? Então há que usá-lo

    Eu também defendo, por norma, um carro com um motor mais capaz, mas um 2.0 com 115cv não me parece nada mal, mais a mais um serie 1

    Acho que o pessoal quando ouve falar em bmw, só pensa na veia desportiva, e esquece que eles têm outros atributos.


    Cump.
    Também sou desse tempo, tive uma carrinha com esse motor!!


    Era dar gas antes das subidas. Para manter velocidades constantes de 130 km/h era um martírio.
    Em descidas andava bem..

    Rebentou o motor, a caixa de velocidades, a bomba injectora e muitas mais coisas como as pistolas do fecho central. O turbo e a embraiagem também já estava nas lonas.. Enfim um autêntico cancro.
    Levou com 215 mil km em cima e foi vendida. Apesar de todos esses problemas achava a carrinha linda. E ainda hoje me custa olhar para a garagem e não a ver lá.

Tópicos semelhantes

  1. Dilema usados: Peugeot 607 HDi ou BMW 520d? - Fui testar o BMW!
    Por LinoMarques na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 166
    Último Post: 07-04-09, 14:25:14
  2. Bmw Serie 1 com nova motorização 116d /Consumo 4,4l
    Por bocanegra na secção FÓRUM GERAL
    Respostas: 177
    Último Post: 19-03-09, 16:50:45
  3. Respostas: 99
    Último Post: 20-12-08, 19:24:56
  4. BMW 635d (2007) vs. BMW M635 CSI (1989)
    Por RCE na secção Multimédia
    Respostas: 6
    Último Post: 15-01-08, 00:26:29
  5. Respostas: 153
    Último Post: 17-03-07, 10:00:47

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •