POssivel aquisiçao Seat Ibiza 1.9SDI

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Título: POssivel aquisiçao Seat Ibiza 1.9SDI

  1. #1
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    Por Defeito POssivel aquisiçao Seat Ibiza 1.9SDI

    Boa Noite!!
    Uma amiga pretende adquirir este automovel:

    Seat Ibiza 1900 sdi, 2.750 EUR, Loures - Standvirtual


    Pessoalmente, gosto bastante do carro, e penso que esteja a um preço razoavel, e dizem-me boas coisas do motor!!

    Mas o que tem a dizer acerca dos consumos/manutençoes?

    Alguem que tem, teve, ou conheça este carro pode dar aqui alguma dica no que toca a problemas, pros, e contras??

    OBrigado

    P.S. Se alguem tiver alguma sugestao de algo semelhante, pela zona dos 2500€ fico agradecido!

    Deve é ser:
    -Comercial;
    -Fiavel;
    -Economico;

    E se tiver alguma "genica" melhor ainda!
    Última edição por Pinto911 : 13-04-10 às 02:46:00


  2. #2
    Banido ELgatu's Avatar
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    Por Defeito

    o motor é bastante fiavel! isso nimguem pode colocar em causa!

    o unico contra é as prestaçoes, o carro arrasta-se...mas tb como é para ser conduzido por uma moça, nao veria grande problema.
    equipamento é basico.

    ha alguns promenores que nao gosto nesse carro, mas isso ja é mais pessoal.

    o preço esta muito bom, e ate pode ficar melhor, quase de certeza!
    resta saber como foram feitos os 210mil km's!

    ve o estado em que esta a caixa (mala) do carro, se indica que foi muito utilizado a carregar coisas e que tipo de cargas fazia.
    Última edição por ELgatu : 13-04-10 às 02:42:18

  3. #3
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    Por Defeito

    Pois... Mas a moça quer um carro que ande, e eu pensei que isto fosse 90cv, mas ja vi que me enganei... Mas tambem tem que ser fiavel e economico... e o tecto dela anda pelos 2500€...
    Ja agora, aconselhas alguma coisa? pela mesma gama...

  4. #4
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    Por Defeito

    por 2500€ duvido que encontres um modelo mais recente e actual que esse.

    esse motor é bastante fiavel, e economico.

    ate tem menos manutençao que os de 90/110 cv's...so pelo facto de nao ter turbo.

    mas se ela aprecia um pouco as emoçoes da velocidade, talvez seja melhor esquecer esse motor...ate porque para andar depressa deixa de ser economico, e consegue ser mais gastador que o mesmo motor com turbo de 90cv

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
    por 2500€ duvido que encontres um modelo mais recente e actual que esse.

    esse motor é bastante fiavel, e economico.

    ate tem menos manutençao que os de 90/110 cv's...so pelo facto de nao ter turbo.

    mas se ela aprecia um pouco as emoçoes da velocidade, talvez seja melhor esquecer esse motor...ate porque para andar depressa deixa de ser economico, e consegue ser mais gastador que o mesmo motor com turbo de 90cv
    Mas isto em AE, a 120kmh e carro para fazer que medias?? se tiver mais 2 anos nao ha crise!! ;)


  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Pinto911 Ver Post
    Mas isto em AE, a 120kmh e carro para fazer que medias?? se tiver mais 2 anos nao ha crise!! ;)
    numca fiz AE com esse motor mas deve andar a volta dos 6L

    o problema é que esse modelo com mais 2 anos, a carroçaria ja é outra, e mesmo outros modelos com mais 2 anos, ja nao sao carros com aspecto exterior tao actual.

    nao me ocorre de momento, algo a diesel, economico, fiavel, ate 2500€ a partir de 97/98, que seja melhor proposta do que essa.

    digo isto, porque sei que as mulheres dao muito importancia ao aspecto do carro, e nao gostam de carros velhos e quadrados!

    mas nao se pode ter tudo! e esse so nao tem prestaçoes de emocionar um comum mortal! ate porque qualquer velocidade mais alta ou acelaraçoes mais rapidas comprometem seriamente a economia desse motor. de resto tem muitos bons aspectos.

  7. #7
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    Por Defeito

    Mas em termos da fiabilidade nao tem nada a assinalar certo??
    os kms nao sao preocupantes? (214mil)

  8. #8
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    Por Defeito

    nao sao nada preocupantes!

    os carros de hoje, com tanta tecnologia...estao preparados para fazer no minimo 500mil km's!

    o pessoal é que, ou é rico e gosta de trocar de carro de 2 em 2 anos, ou entao tem a mania da perseguiçao e esta completamente afastado da realidade dos dias de hoje.

    longe vao os tempos em que os nossos avos, em 30 ou 40 anos, no maximo conseguiam meter num carocha/4L/datsun uns 60mil km's!

    o que nao falta sao carros com mais de 500mil km's nas nossas estradas, o problema é que a maior parte deles, num instante volta outra vez aos 200mil km's!

  9. #9
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    Por Defeito

    Boas.

    Tenho um Ibiza SDI 1.9 de 2001 e posso dar algumas "luzes" em relação a este carro.

    Neste momento o carro está com 200.000 Km.

    Problemas mecânicos:
    - Substituição de rolamentos em duas rodas;
    - Mais nada...

    Problemas electrónicos:
    - Substituição de algumas lâmpadas de stops e médios;
    - Dois fusíveis;
    - Mais nada...


    O carro ainda tem a embraiagem de origem, bateria de origem, pode ser considerado um carro fiável!

    Em termos de manutenção mudei uma vez os discos dos travões e dois kits de distribuição (90k e 180k). As revisões são de 15.000Km e normalmente acrescento 0,5L de óleo no intervalo das manutenções.

    Para andar em estradas nacionais é muito bom, muito devido à sua caixa muito curta, sendo também por isso muito bom a "trepar" na neve (moro num local com muuuuuuuita neve), já fiz muitos kms neste piso e sem correntes, logo que a neve não bata por baixo é sempre a andar!

    Se for para utilizar muito em auto-estrada não aconselho este carro, devido à sua caixa muito curta. Em 5ª velocidade a 120Km/h o carro vai a 3000rpm...


    Consumos:


    Estradas Nacionais - condução normal: 5,0L - 5,5L

    Estradas Nacionais - condução calma: 4,2L - 5,0L

    Auto-Estrada - 120km/h: 6,00L - 6,5L

    Auto-Estrada - 160km/h - 170Km/h: mais de 8,0L (sem certezas! )


    Espero ter ajudado.


    Fiquem bem.

  10. #10
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    Por Defeito

    se arranjares um TDI, gasta menos que o SDI e o motor é mais interessante

    também não costumam dar grandes problemas, embora o SDI como não tem turbo, é teoricamente mais fiavel...

    o preço pode ser um pouquinho mais caro, mas nada demasiado caro

  11. #11
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    Boas.

    Tenho um Ibiza SDI 1.9 de 2001 e posso dar algumas "luzes" em relação a este carro.

    Neste momento o carro está com 200.000 Km.


    Consumos:

    Estradas Nacionais - condução normal: 5,0L - 5,5L

    Estradas Nacionais - condução calma: 4,2L - 5,0L

    Auto-Estrada - 120km/h: 6,00L - 6,5L

    Auto-Estrada - 160km/h - 170Km/h: mais de 8,0L (sem certezas! )


    Espero ter ajudado.


    Fiquem bem.

    Bem eu tenho um SDI de 2001 e fiquei abismado com esse consumo em AE. (6,5L)

    Em relação ao consumo de óleo é normal esse acréscimo de óleo. Sempre acrescentas-te óleo nesse motor? (ou seja tens esse carro desde o KM 0)?

  12. #12
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    Tens PM

  13. #13
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    Entao e um peugeot 106 ou um saxo? Isso sim sao motores de guerra, economicos e manutençao barata. Tive um 106 de 97(ou 96) com 215mk e o motor estava impecavel. Da unica vez que atestei com 45l fiz 1225km em AE\Nacional\cidade. Mas a partir dos 100kmh fazia um barulho do caraças.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post

    nao me ocorre de momento, algo a diesel, economico, fiavel, ate 2500€ a partir de 97/98, que seja melhor proposta do que essa.
    lembrei-me logo de um: citroen saxo. ou em contrapartida, caso não se goste, de um 106.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por durao9 Ver Post
    Entao e um peugeot 106 ou um saxo? Isso sim sao motores de guerra, economicos e manutençao barata. Tive um 106 de 97(ou 96) com 215mk e o motor estava impecavel. Da unica vez que atestei com 45l fiz 1225km em AE\Nacional\cidade. Mas a partir dos 100kmh fazia um barulho do caraças.

    também tiveste o ibiza 1.9SDI ?

  16. #16
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    Grande carro! Fiz 230 mil Km num e gostei imenso.

    Todos sabemos que não é de corridas mas o motor é de guerra!

    Se quiseres mais info envia PM

    Boas compras

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post

    Consumos:

    Estradas Nacionais - condução normal: 5,0L - 5,5L

    Estradas Nacionais - condução calma: 4,2L - 5,0L

    Auto-Estrada - 120km/h: 6,00L - 6,5L

    Auto-Estrada - 160km/h - 170Km/h: mais de 8,0L (sem certezas! )


    Espero ter ajudado.


    Fiquem bem.
    Esse carro gasta mais em AE a 120 do que na Nacional em andamento Normal !Nunca vi tal

  18. #18
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    Boas.

    Realmente os consumos em auto-estrada que coloquei neste tópico estão deslocados da realidade, porque como faço muito poucos percursos em auto-estrada com este carro só recentemente me dei ao trabalho de fazer a média nestes percursos.


    Aqui fica um post meu no tópico dos consumos:
    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira
    Boas.


    Decidi vir hoje a este tópico porque tive uma agradável surpresa no percurso deste fim-de-semana.

    Carro: Seat Ibiza 2001 SDI 68cv comercial (transportou-me a mim, a minha mulher e algumas malas)

    Atestei antes de arrancar na sexta feira ao fim da tarde e voltei hoje, domingo, depois de almoço.

    Percurso: Vila Pouca de Aguiar - Malveira (A24 --» A25 --» A17 --» A8 --» Malveira --» algumas voltas em Loures --» voltar pela A8 --» estação de serviço algures na A8 para atestar)

    Kms percorridos: 608Kms
    Litros necessários para atestar de novo: 40L
    Média no percuso: 6,58L/100Kms


    Em auto-estrada viajei sempre entre os 140 - 165Kms/h, excepto em algumas subidas em que o (fraco) motor não aguentava a velocidade.

    De notar que a caixa deste carro é muito curta, em 5ª a 120Km/h vai a 3000rpm e a 160km/h vai a 4000rpm, por isso podem ver que fiz grande parte do percurso a rondar as 4000rpm e algumas vezes bem perto do red-line (coitado do carro)

    Como faço poucos percursos em auto-estrada tinha a noção de que o carro gastava bem mais que isso, eu falava em médias de 8L/100 ou mais, mas como pude comprovar os consumos nem são muito escandalosos, ainda para mais com esta caixa super-reduzida.


    Desculpem o testamento...


    Fiquem bem.

    Quanto ao carro gastar mais em auto-estrada a 120km/h do que em nacional, pode não estar longe da realidade, mas é difícil saber porque dificilmente ando em auto-estrada a essa velocidade. E relembro que este carro em 5ª velocidade a 3000rpm circula a 120km/h.
    Última edição por bartotaveira : 31-05-10 às 19:19:23

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    Bem eu tenho um SDI de 2001 e fiquei abismado com esse consumo em AE. (6,5L)

    Em relação ao consumo de óleo é normal esse acréscimo de óleo. Sempre acrescentas-te óleo nesse motor? (ou seja tens esse carro desde o KM 0)?

    Como podes ver no post acima esses 6.5l é a circular a velocidades de 150 - 170Km/h, ou pelos menos nos locais onde o carro tem força pra circular a essa velocidade...

    Quanto ao consumo de óleo, eu tenho o carro desde o km 0 e sempre teve algum consumo de óleo que foi aumentando até aos 0.75l/15.000km, e aos 100.000kms esse valor estabilizou.

    O óleo que o carro sempre usou é o 5w40, excepto nas duas últimas mudas que levou 10w40.

    Fiquem bem.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post

    Quanto ao consumo de óleo, eu tenho o carro desde o km 0 e sempre teve algum consumo de óleo que foi aumentando até aos 0.75l/15.000km, e aos 100.000kms esse valor estabilizou.

    O óleo que o carro sempre usou é o 5w40, excepto nas duas últimas mudas que levou 10w40.

    Fiquem bem.
    5W 40? Pensava que este carro levava sempre 10w 40 de fábrica?

    Opah eu tenho um desde os 100.00Km e actualmente com 180.00 Km (4 anos e pico) e ando desconfiado com os consumos de óleo.

    Acho que o carro sempre teve uma "goela" muito grande. Mas ainda estou a testar/observando atentamente o consumo, verficando a vareta de 1.000 em 1.000 Kms.

    Em máteria de marcas de óleos ou conversas fantasmas sobre o reflector (fantasma) eu já nem falo...

  21. #21
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    Por Defeito

    Obrigado a todos pelos testemunhos e sugestoes!
    Esta questão ficou um pouco adiada, devido ao facto de um familiar lhe ter "emprestadado" o seu velhinho carro (VW Polo 1.4 de 1995)!
    No entanto eu próprio fiquei um pouco escandalizado com os consumos que os proprietarios ou utilizadores deste automovel anunciam em regime de AE! Nao sao nada meigos!
    Se o carro que ando no dia a dia me fizesse esses consumos, estava falido!

    Mais uma vez obrigado;)

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Pinto911 Ver Post
    Obrigado a todos pelos testemunhos e sugestoes!
    Esta questão ficou um pouco adiada, devido ao facto de um familiar lhe ter "emprestadado" o seu velhinho carro (VW Polo 1.4 de 1995)!
    No entanto eu próprio fiquei um pouco escandalizado com os consumos que os proprietarios ou utilizadores deste automovel anunciam em regime de AE! Nao sao nada meigos!
    Se o carro que ando no dia a dia me fizesse esses consumos, estava falido!

    Mais uma vez obrigado;)
    Boas.

    Penso que os consumos não nada escandalosos em AE, como coloquei em cima (não no meu primeiro post), a conduzir com o carro a "fundo", que não é assim muito muito rápido (o carro dá 170Km/h reais em plano e nas subidas tem mais dificuldades), o carro fez uma média de 6.6L/100km num percurso de 680Km.

    Agora se o carro fosse para andar muito por AE não o poderia aconselhar devido à sua caixa muito curta, e também por causa do barulho que isso causa no habitáculo.

    Ficam bem.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    5W 40? Pensava que este carro levava sempre 10w 40 de fábrica?
    Nas primeiras mudas, na oficina da SEAT colocaram 5W40 e eu continuei a colocar.
    Excepto nas duas últimas mudas, que coloquei 10W40, mas não notei alterações no consumo do óleo, para já. (o carro conta com 200.000km)

    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    Opah eu tenho um desde os 100.00Km e actualmente com 180.00 Km (4 anos e pico) e ando desconfiado com os consumos de óleo.
    Desconfiado como? Ou ele consome ou não! Não reparas na vareta antes de mudares o óleo?


    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    Acho que o carro sempre teve uma "goela" muito grande. Mas ainda estou a testar/observando atentamente o consumo, verficando a vareta de 1.000 em 1.000 Kms.
    É o melhor que tens a fazer, eu normalmente acrescento algum aos 6000 e depois aos 12000


    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    Em máteria de marcas de óleos ou conversas fantasmas sobre o reflector (fantasma) eu já nem falo...
    Reflector fantasma...?

  24. #24
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    Por Defeito

    Para bartotaveira:

    Opa devo admitir que o deixei as mãos sempre dos mecânicos (sem grande interferência minha) e andei um pouco adormecido em relação à escolha de óleos e a vigilância do mesmo (vareta).


    Mas sempre me fui apercebendo (aleatóriamente) que o mesmo poderia indicar que bebia óleo (fora ou dentro do normal não sei).

    Só sei o que aconteceu desta última vez, o que me levou a andar mais atento.

    Fazes mudanças de em 15.000 em 15.000 Km? (daí acrescentares aos 6000 km)?

    Que marca de óleo usas?


    O reflector foi uma peça que se fala nos fóruns que existe para diminuir os consumos de óleo. No entanto a SEAT não sabe nada disso. No entanto aqui e noutros fóruns falam dessa peça "fantasma".


    Para Pinto911: Estas situações/opiniões são de usuários de carros SEAT, mas como podes constatar o carro é como ao aço!! Raramente tem problemas de mecânica e é resistente. Consumos depende quem o conduz e como se conduz!!

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
    Para bartotaveira:

    Opa devo admitir que o deixei as mãos sempre dos mecânicos (sem grande interferência minha) e andei um pouco adormecido em relação à escolha de óleos e a vigilância do mesmo (vareta).


    Mas sempre me fui apercebendo (aleatóriamente) que o mesmo poderia indicar que bebia óleo (fora ou dentro do normal não sei).

    Só sei o que aconteceu desta última vez, o que me levou a andar mais atento.

    Fazes mudanças de em 15.000 em 15.000 Km? (daí acrescentares aos 6000 km)?

    Que marca de óleo usas?


    O reflector foi uma peça que se fala nos fóruns que existe para diminuir os consumos de óleo. No entanto a SEAT não sabe nada disso. No entanto aqui e noutros fóruns falam dessa peça "fantasma".

    Sim, faço a muda a todos os 15000 Km. Acrescento aos 6000 e aos 12000, no total cerca de 0,75l.

    O óleo que usei nas ultimas mudas foi o Castrol Magnatec 10W40.


    Mas dizem que essa peça existe nos SDI ou é alguma peça para adicionar? Nunca ouvi falar de tal coisa...

  26. #26
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    Mais uma vez obrigado pelas opinioes/comentarios.

    Já agora; um amigo meu "herdou" do avo um velhinho Ibiza de 94 comercial!
    O carro em causa tem 210mil, e com um tratamento nao muito cuidadoso, apesar de sempre com as revisoes em dia!
    Aquilo e 1900cc, mas nao sei ao certo a potencia! alguem me sabe dizer?
    O carro diz ECODIESEL na porta, e de facto e bastante economico mesmo. . .
    E ate se mexe bem. . . Tem e um ralentim bastante alto... as 1000rpm!
    Alguma dica ou sugestao que lhe possa transmitir?

  27. #27
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    Por Defeito

    Conheço um, é fiável e económico, mas como é aspirado, anda tanto como bebe

  28. #28
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    Sim, faço a muda a todos os 15000 Km. Acrescento aos 6000 e aos 12000, no total cerca de 0,75l.

    O óleo que usei nas ultimas mudas foi o Castrol Magnatec 10W40.


    Mas dizem que essa peça existe nos SDI ou é alguma peça para adicionar? Nunca ouvi falar de tal coisa...

    Ora bem em relação a peça dizem nos fóruns que foi criada para diminuir o consumo de óleo. Basta colocares na net e aparece essa teoria.

    Eu contactei a SEAT e eles nunca ouviram falar do assunto sequer, mas há quem afirme em fóruns que a colocou no motor. (estranho não é?)

    Em relação ao Magnatec 10w 40 que é o que eu estou a utilizar agora uma pergunta:

    Esse óleo não é de mudança de 10.000 em 10.000 Km?

    É normal adicionar óleo no motor?

  29. #29
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    Por Defeito

    eu antes procurava um TD do que um SDI, mas para quem não liga a pontências e não se importa de ir a empatar transito, o SDI ta ok

  30. #30
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    Por Defeito

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    eu antes procurava um TD do que um SDI, mas para quem não liga a pontências e não se importa de ir a empatar transito, o SDI ta ok
    A empatar transito ?

    Por acaso preferia comprar um GTD que um SDI

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