Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

    Boas a todos =)

    adquiri um polo 1.4 TDI (o meu "rouquinho" =PPP) à pouco tempo e tenho algumas duvidas...

    Quanto tempo se deve deixar estar o carro a trabalhar antes de arrancar e quanto tempo aproximadamente se deve deixar estar o carro antes de se desligar?

    desculpem se estou a fazer umas perguntas descabidas mas disseram me que se deve ter cuidado com este turbo...

    desde já um muitíssimo obrigado pelas respostas e um excelente dia a todos =)

    Pery

    #2
    Arrancar imediatamente sem nunca ultrapassar as 2500rpm antes do motor atingir a sua temperatura ideal! O desligar depende do tipo de utilização que tenhas dado ao carro, após uma viagem longa 1 a 1mt e meio antes de desligar. Um pequeno trajecto basta 20 a 30 segs.

    Comentário


      #3
      Arrancar de imediato, mas de modo suave.

      O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
      Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
        Arrancar de imediato, mas de modo suave.

        O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
        Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.
        Bem lembrado!

        Comentário


          #5
          Eu no meu deixo que o consumo estabilize nos 0.6L que ele começa nos 1L mas começa progressivamente a descer, demora cerca de 30s.

          Depois, depende do tempo que vieres "abrir". Normalmente são 30s para quando faço viagens normais e 1, 2 m quando venho de viagens grandes (mesmo a "descansar" o turbo em andamento).

          O melhor é sempre abrandares nos últimos km. Eu faço-o mas deixo-o sempre 1, 2m antes de desligar por precaução

          Comentário


            #6
            Hoje em dia o arranque deve de ser imediato, mas a condução deve de ser suave pelo menos até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
            Ao desligar, deve-se deixar o motor ligado com o veiculo parado (ponto morto ou a essa rotação) entre 30 segundos a 1 minuto, que é o tempo recomendado para a rotação do turbo estabilizar.

            Comentário


              #7
              Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

              Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

              Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

              Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

              O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

                Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

                Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

                Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

                O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
                Exctamente como eu faço.
                Arrancar de imediato e a fundo como vejo muitos a fazerem é um suicídio. Tenho uma revista por casa a referir todos os compontentes que sofrem com estas práticas, e afecta bem mais do que se possa pensar

                Comentário


                  #9
                  Muito obrigado por todas as respostas =)

                  Não ando normalmente a rotações acima das 3000 (tenho medo de estragar o meu "rouquinho" lol) mas esporadicamente la vai lol

                  eu faço normalmente muitas subidas, convém deixar um minuto mesmo se calhar, que dizem?

                  Cumprimentos a todos
                  Pery

                  Comentário


                    #10
                    Sim tambem tens esse truque, que é assim que chegas ao carro liga-lo, e guardas as chaves de casa, a carteira poes o cinto e arrancas, no livro de instrucoes no entanto diz que se deve iniciar logo a marcha(pelo menos no meu).
                    Sim se fazes muitas subidas em que se torna obrigatorio carregar mais no pedal, e andar a rotaçoes mais elevadas, num circuito citadino, nao tens tempo de estar a abrandar até chegar ao sitio, aí o que fazes é, pegas na carteira, tiras o cinto, ves se está mesmo bem estacionado, desligas o radio ( no fundo encher chouriço ) 50/60seg desligas, até porque estar a trabalhar ao relantim muito tempo, há quem diga que, se por um lado faz bem ao turbo, por outro nao faz muito bem a outros componentes, enfim.

                    Tambem não sou mecanico e mesmo esses uns dizem mais 10 segundos outros menos 10 segundos, mas no fundo, é pouco mais ou menos isto que se deve fazer.

                    Já agora em relação às 3.000 rpm, é obvio, que se andares sempre acima faz mal, mas de vez em quando, em AE, se vires que é seguro, puxas uma 3ª ou 4ª um pouco acima até ai às 3.500 4.000, nao faz muito mal, até é bom já li que faz bem à maf por exemplo(descarboniza,li numa revista..nao sei se estou certo),
                    Só nao digo em 5ª porque aí entras em velocidades muito para lá do proibitivo e nao dou conselhos desses .
                    Já agora corrijam-me se estiver errado..
                    Editado pela última vez por JoelM; 13 April 2010, 14:26.

                    Comentário


                      #11
                      15s para um 1.4TDI chega perfeitamente, visto ser um turbo de baixa inércia perde a rotação mais facilmente

                      Comentário


                        #12
                        Boas a todos,

                        No meu caso específico, de manhã quando ligo o meu carro ele inicia-se nas 1200 rpm´s +/-, faço todas aquelas coisas todas que já foram aqui mencionadas (encher chouriços) e ele algum tempo depois passa para as 800 rpm´s, e só aí arranco.
                        Quando chego do trabalho, o tempo que fica ligado em ponto morto depende do andamento que vim a fazer até casa . Se vim a puxar por ele deixo o tar assim 1m 30segs +/-.

                        Abraços

                        Comentário


                          #13
                          O teu turbo sendo a gasosa, "liga" a que rpm?

                          Comentário


                            #14
                            Depende, em que modo do DNA?

                            Comentário


                              #15
                              HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

                              Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

                                Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha
                                Olha que não te faz só inveja a ti

                                Comentário


                                  #17
                                  MiTiago se fosse a ti tinha cuidado... muito cuidado

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem, respondendo ás questões :

                                    Em modo "N" o turbo só abre por volta das 2500rpms mais coisa menos coisa. Em modo "D", é uma boa pergunta, é praticamente imediato mas tenho que ver isso mesmo ao "mílimetro", visto que quando o tenho ligado não tou propriamente a olhar para as RPM´s . Mas fica prometido que irei tentar averiguar isso.

                                    OnTopic: De resto é engraçado de ouvir o ronco mal o ligo enquanto não "aquece" e estabiliza nas 800rpms fica ali nas 1200rpm... como dito antes, só arranco depois disso...embora no manual de instruções aconselhem a arrancar DE IMEDIATO

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois no meu tambem diz para arrancar logo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa historia do imediato é por causa das médias/consumos, mas esperar alguns segundos não faz mal nenhum!

                                        Além disso isso também é colocado para as pessoas não aquecerem os carros como antigamente

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                          Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

                                          Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

                                          Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

                                          Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

                                          O mais importante é o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
                                          É isto tudo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas a todos =)

                                            obrigado por todas as respostas foram todas muito úteis =)

                                            agora já sei como tratar bem o meu "rouquinho" =)

                                            Cumprimentos a todos

                                            Pery

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X