Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

A mostrar resultados 1 para 22 de 22

Título: Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

Boas a todos =)

adquiri um polo 1.4 TDI (o meu "rouquinho" =PPP) à pouco tempo e tenho algumas duvidas...

Quanto tempo se deve deixar estar o carro a trabalhar antes de arrancar e quanto tempo aproximadamente se deve deixar estar o carro antes de se desligar?

desculpem se estou a fazer umas perguntas descabidas mas disseram me que se deve ter cuidado com este turbo...

desde já um muitíssimo obrigado pelas respostas e um excelente dia a todos =)

Pery

Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Arrancar imediatamente sem nunca ultrapassar as 2500rpm antes do motor atingir a sua temperatura ideal! O desligar depende do tipo de utilização que tenhas dado ao carro, após uma viagem longa 1 a 1mt e meio antes de desligar. Um pequeno trajecto basta 20 a 30 segs.

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Arrancar de imediato, mas de modo suave.

O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
    Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.

Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Arrancar de imediato, mas de modo suave.

O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
    Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.
    Bem lembrado!

Piloto de Provas de Perícia ricky48's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Eu no meu deixo que o consumo estabilize nos 0.6L que ele começa nos 1L mas começa progressivamente a descer, demora cerca de 30s.

Depois, depende do tempo que vieres "abrir". Normalmente são 30s para quando faço viagens normais e 1, 2 m quando venho de viagens grandes (mesmo a "descansar" o turbo em andamento).

O melhor é sempre abrandares nos últimos km. Eu faço-o mas deixo-o sempre 1, 2m antes de desligar por precaução

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Hoje em dia o arranque deve de ser imediato, mas a condução deve de ser suave pelo menos até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
    Ao desligar, deve-se deixar o motor ligado com o veiculo parado (ponto morto ou a essa rotação) entre 30 segundos a 1 minuto, que é o tempo recomendado para a rotação do turbo estabilizar.

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
    Exctamente como eu faço.
    Arrancar de imediato e a fundo como vejo muitos a fazerem é um suicídio. Tenho uma revista por casa a referir todos os compontentes que sofrem com estas práticas, e afecta bem mais do que se possa pensar

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Muito obrigado por todas as respostas =)

Não ando normalmente a rotações acima das 3000 (tenho medo de estragar o meu "rouquinho" lol) mas esporadicamente la vai lol

eu faço normalmente muitas subidas, convém deixar um minuto mesmo se calhar, que dizem?

Cumprimentos a todos
    Pery

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Sim tambem tens esse truque, que é assim que chegas ao carro liga-lo, e guardas as chaves de casa, a carteira poes o cinto e arrancas, no livro de instrucoes no entanto diz que se deve iniciar logo a marcha(pelo menos no meu).
    Sim se fazes muitas subidas em que se torna obrigatorio carregar mais no pedal, e andar a rotaçoes mais elevadas, num circuito citadino, nao tens tempo de estar a abrandar até chegar ao sitio, aí o que fazes é, pegas na carteira, tiras o cinto, ves se está mesmo bem estacionado, desligas o radio ( no fundo encher chouriço ) 50/60seg desligas, até porque estar a trabalhar ao relantim muito tempo, há quem diga que, se por um lado faz bem ao turbo, por outro nao faz muito bem a outros componentes, enfim.

Tambem não sou mecanico e mesmo esses uns dizem mais 10 segundos outros menos 10 segundos, mas no fundo, é pouco mais ou menos isto que se deve fazer.

Já agora em relação às 3.000 rpm, é obvio, que se andares sempre acima faz mal, mas de vez em quando, em AE, se vires que é seguro, puxas uma 3ª ou 4ª um pouco acima até ai às 3.500 4.000, nao faz muito mal, até é bom já li que faz bem à maf por exemplo(descarboniza,li numa revista..nao sei se estou certo),
    Só nao digo em 5ª porque aí entras em velocidades muito para lá do proibitivo e nao dou conselhos desses .
    Já agora corrijam-me se estiver errado..
    Última edição por JoelM : 13-04-10 às 14:26:32

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

15s para um 1.4TDI chega perfeitamente, visto ser um turbo de baixa inércia perde a rotação mais facilmente

Piloto de Provas de Perícia MiTiago's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Boas a todos,

No meu caso específico, de manhã quando ligo o meu carro ele inicia-se nas 1200 rpm´s +/-, faço todas aquelas coisas todas que já foram aqui mencionadas (encher chouriços) e ele algum tempo depois passa para as 800 rpm´s, e só aí arranco.
    Quando chego do trabalho, o tempo que fica ligado em ponto morto depende do andamento que vim a fazer até casa . Se vim a puxar por ele deixo o tar assim 1m 30segs +/-.

Abraços

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O teu turbo sendo a gasosa, "liga" a que rpm?

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Depende, em que modo do DNA?

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha
    Olha que não te faz só inveja a ti

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

MiTiago se fosse a ti tinha cuidado... muito cuidado

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Bem, respondendo ás questões :

Em modo "N" o turbo só abre por volta das 2500rpms mais coisa menos coisa. Em modo "D", é uma boa pergunta, é praticamente imediato mas tenho que ver isso mesmo ao "mílimetro", visto que quando o tenho ligado não tou propriamente a olhar para as RPM´s . Mas fica prometido que irei tentar averiguar isso.

OnTopic: De resto é engraçado de ouvir o ronco mal o ligo enquanto não "aquece" e estabiliza nas 800rpms fica ali nas 1200rpm... como dito antes, só arranco depois disso...embora no manual de instruções aconselhem a arrancar DE IMEDIATO

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Pois no meu tambem diz para arrancar logo

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Essa historia do imediato é por causa das médias/consumos, mas esperar alguns segundos não faz mal nenhum!

Além disso isso também é colocado para as pessoas não aquecerem os carros como antigamente

Piloto Lendário PeLeve's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

O mais importante é o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
    É isto tudo!

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Boas a todos =)

obrigado por todas as respostas foram todas muito úteis =)

agora já sei como tratar bem o meu "rouquinho" =)

Cumprimentos a todos

Pery