Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

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Título: Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

  1. #1
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    Por Defeito Quanto tempo se deve esperar antes de iniciar a marcha?

    Boas a todos =)

    adquiri um polo 1.4 TDI (o meu "rouquinho" =PPP) à pouco tempo e tenho algumas duvidas...

    Quanto tempo se deve deixar estar o carro a trabalhar antes de arrancar e quanto tempo aproximadamente se deve deixar estar o carro antes de se desligar?

    desculpem se estou a fazer umas perguntas descabidas mas disseram me que se deve ter cuidado com este turbo...

    desde já um muitíssimo obrigado pelas respostas e um excelente dia a todos =)

    Pery


  2. #2
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    Por Defeito

    Arrancar imediatamente sem nunca ultrapassar as 2500rpm antes do motor atingir a sua temperatura ideal! O desligar depende do tipo de utilização que tenhas dado ao carro, após uma viagem longa 1 a 1mt e meio antes de desligar. Um pequeno trajecto basta 20 a 30 segs.

  3. #3
    Piloto de Rallye JoelM's Avatar
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    Por Defeito

    Arrancar de imediato, mas de modo suave.

    O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
    Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.

  4. #4
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Arrancar de imediato, mas de modo suave.

    O turbo é nao andar sempre a dar-lhe "coças" e depois de uma viagem em que, a a rotaçao em media sejam as 3.000rpm por exemplo, quando ves que vais parar, abrandas até chegar ao sitio, isto um km antes de lá chegares.
    Quando chegas e paras o carro estar um pouco a trabalhar, mas se já vieres a "descansar" o turbo, nao necessitas de estar tanto tempo à espera.
    Bem lembrado!

  5. #5
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    Por Defeito

    Eu no meu deixo que o consumo estabilize nos 0.6L que ele começa nos 1L mas começa progressivamente a descer, demora cerca de 30s.

    Depois, depende do tempo que vieres "abrir". Normalmente são 30s para quando faço viagens normais e 1, 2 m quando venho de viagens grandes (mesmo a "descansar" o turbo em andamento).

    O melhor é sempre abrandares nos últimos km. Eu faço-o mas deixo-o sempre 1, 2m antes de desligar por precaução


  6. #6
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    Por Defeito

    Hoje em dia o arranque deve de ser imediato, mas a condução deve de ser suave pelo menos até o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
    Ao desligar, deve-se deixar o motor ligado com o veiculo parado (ponto morto ou a essa rotação) entre 30 segundos a 1 minuto, que é o tempo recomendado para a rotação do turbo estabilizar.

  7. #7
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    Por Defeito

    Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

    Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

    Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

    Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

    O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!

  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

    Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

    Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

    Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

    O mais importante e o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
    Exctamente como eu faço.
    Arrancar de imediato e a fundo como vejo muitos a fazerem é um suicídio. Tenho uma revista por casa a referir todos os compontentes que sofrem com estas práticas, e afecta bem mais do que se possa pensar

  9. #9
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    Por Defeito

    Muito obrigado por todas as respostas =)

    Não ando normalmente a rotações acima das 3000 (tenho medo de estragar o meu "rouquinho" lol) mas esporadicamente la vai lol

    eu faço normalmente muitas subidas, convém deixar um minuto mesmo se calhar, que dizem?

    Cumprimentos a todos
    Pery

  10. #10
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    Por Defeito

    Sim tambem tens esse truque, que é assim que chegas ao carro liga-lo, e guardas as chaves de casa, a carteira poes o cinto e arrancas, no livro de instrucoes no entanto diz que se deve iniciar logo a marcha(pelo menos no meu).
    Sim se fazes muitas subidas em que se torna obrigatorio carregar mais no pedal, e andar a rotaçoes mais elevadas, num circuito citadino, nao tens tempo de estar a abrandar até chegar ao sitio, aí o que fazes é, pegas na carteira, tiras o cinto, ves se está mesmo bem estacionado, desligas o radio ( no fundo encher chouriço ) 50/60seg desligas, até porque estar a trabalhar ao relantim muito tempo, há quem diga que, se por um lado faz bem ao turbo, por outro nao faz muito bem a outros componentes, enfim.

    Tambem não sou mecanico e mesmo esses uns dizem mais 10 segundos outros menos 10 segundos, mas no fundo, é pouco mais ou menos isto que se deve fazer.

    Já agora em relação às 3.000 rpm, é obvio, que se andares sempre acima faz mal, mas de vez em quando, em AE, se vires que é seguro, puxas uma 3ª ou 4ª um pouco acima até ai às 3.500 4.000, nao faz muito mal, até é bom já li que faz bem à maf por exemplo(descarboniza,li numa revista..nao sei se estou certo),
    Só nao digo em 5ª porque aí entras em velocidades muito para lá do proibitivo e nao dou conselhos desses .
    Já agora corrijam-me se estiver errado..
    Última edição por JoelM : 13-04-10 às 14:26:32

  11. #11
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    Por Defeito

    15s para um 1.4TDI chega perfeitamente, visto ser um turbo de baixa inércia perde a rotação mais facilmente

  12. #12
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    Por Defeito

    Boas a todos,

    No meu caso específico, de manhã quando ligo o meu carro ele inicia-se nas 1200 rpm´s +/-, faço todas aquelas coisas todas que já foram aqui mencionadas (encher chouriços) e ele algum tempo depois passa para as 800 rpm´s, e só aí arranco.
    Quando chego do trabalho, o tempo que fica ligado em ponto morto depende do andamento que vim a fazer até casa . Se vim a puxar por ele deixo o tar assim 1m 30segs +/-.

    Abraços

  13. #13
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    Por Defeito

    O teu turbo sendo a gasosa, "liga" a que rpm?

  14. #14
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    Por Defeito

    Depende, em que modo do DNA?

  15. #15
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    Por Defeito

    HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

    Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    HUm ... epa... costumas andar noutro modo sem ser no d? duvido

    Se fosse admin bania-te por me fazeres inveja ahaha
    Olha que não te faz só inveja a ti

  17. #17
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    MiTiago se fosse a ti tinha cuidado... muito cuidado

  18. #18
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    Por Defeito

    Bem, respondendo ás questões :

    Em modo "N" o turbo só abre por volta das 2500rpms mais coisa menos coisa. Em modo "D", é uma boa pergunta, é praticamente imediato mas tenho que ver isso mesmo ao "mílimetro", visto que quando o tenho ligado não tou propriamente a olhar para as RPM´s . Mas fica prometido que irei tentar averiguar isso.

    OnTopic: De resto é engraçado de ouvir o ronco mal o ligo enquanto não "aquece" e estabiliza nas 800rpms fica ali nas 1200rpm... como dito antes, só arranco depois disso...embora no manual de instruções aconselhem a arrancar DE IMEDIATO

  19. #19
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    Pois no meu tambem diz para arrancar logo

  20. #20
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    Essa historia do imediato é por causa das médias/consumos, mas esperar alguns segundos não faz mal nenhum!

    Além disso isso também é colocado para as pessoas não aquecerem os carros como antigamente

  21. #21
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    Aqui! Onde é que havia de ser?...
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Arrancar "logo logo" também não deves fazer!

    Faz como eu, entras no carro primeira coisa que fazes é ligar o carro!

    Depois colocas o cinto, ligas o rádio, pões-te confortável e depois sim, arrancas! Neste processo passam por vezes 30 a 60 segundos vitais para que o carro se lubrifique bem e possas iniciar a marcha!

    Não confundir isto a ficar 1 a 2 minutos parado ok?Isso não é necessário

    O mais importante é o esperar um tempo antes de desligar! 1 a 2 minutos dependendo de vários factores, mas sempre no mínimo uns 30 segundos!!!
    É isto tudo!

  22. #22
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    Por Defeito

    Boas a todos =)

    obrigado por todas as respostas foram todas muito úteis =)

    agora já sei como tratar bem o meu "rouquinho" =)

    Cumprimentos a todos

    Pery

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