Mito 1.3JTD 95 merecia um motor bem mais competente

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Título: Mito 1.3JTD 95 merecia um motor bem mais competente

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia fiat124's Avatar
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    Por Defeito Mito 1.3JTD 95 merecia um motor bem mais competente

    Estava a ler o comparativo da AH – Mito 1.3 jtd 95 VS DS3 1.6 HDI 90 e Mini One D 90 e vi que o Mito ficou em último, muito graças ao motor – merecia um motor bem mais competente, escreveu o jornalista Flávio Serra
    Normal, pensei eu, uma vez que o Mito é na realidade um 1.2 e os outros 1.6
    Os números não enganam
    Acelerações
    Mito DS3 GAP
    0-50KH 3.8 3.6 0.2SEG
    0-100KH 13.3 12.1 1.2SEG
    0-400m 18.7 18.1 0.6SEG
    Recuperações 80-120
    Mito MINI GAP
    4ª 12.7 11.4 1.3SEG
    5a 17 14.1 2.9SEG
    6a 29 17.4 11.6SEG
    Que diferenças….
    Por acaso lembrei-me de rever um comparativo entre o punto evo 1.3 jtd 95 e concorrentes da AF.
    O peso oficial do mito e do punto 5p difere 5 kg

    Acelerações
    Mito Punto GAP
    0-50KH 3.8 3.8 0SEG
    0-100KH 13.3 12.1 1.2SEG
    0-400m 18.7 18.4 0.3SEG
    O punto evo demora menos 1.2 seg nos 0-100km/h

    Recuperações 80-120
    Mito Punto GAP
    4ª 12.7 10.3 2.4SEG
    5a 17 14 3SEG
    6a 29 Não tem

    Curiosamente só o punto tem 5 velocidades, ou será que o Mito é que não tem 6?
    De facto em todo o lado refere que o jtdm-2 95 cv está associado a uma cx de 5v
    Se estiver enganado corrijam-me
    A questão é: Afinal que mito testaram? O de 90cv?
    Foi só um engano nos dados? Repetido no ensaio?
    Quantos potenciais compradores leram o teste e já não vêm o mito como opção?


  2. #2
    Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
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    Por Defeito

    Nem todos os carros são iguais.

    No papel os 1.3 Multijet 95cv são mais rápidos que os 1.3 Multijet 90cv.

  3. #3
    Piloto de Troféu fapoc's Avatar
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    Acho que a Auto Hoje tem de arranjar um provedor do leitor para estes Fiat Boys...

  4. #4
    Piloto de Provas de Perícia fiat124's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Acho que a Auto Hoje tem de arranjar um provedor do leitor para estes Fiat Boys...
    E relativamente ao tópico, querias dizer alguma coisa?

  5. #5
    Piloto Lendário gtabarth's Avatar
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    Penso que a unidade do MiTo ensaiada devia estar ainda muito presa.

    Já tinha visto isso noutro tópico e as prestações são muito abaixo do declarado pela marca; o que não é habitual.


  6. #6
    Piloto de Troféu fapoc's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por fiat124 Ver Post
    E relativamente ao tópico, querias dizer alguma coisa?
    Dá-me que pensar o porquê destes tópicos? Não vejo isto acontecer com "adeptos" de mais nenhuma marca ou grupo...

    Parece que são perseguidos por toda a gente... Parecem o Sporting do mundo automóvel!

  7. #7
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    Bem, acho que é facil perceber que algo não está bem..as performances do punto Evo são superiores ás do Mito com o mesmo motor e a diferença de peso é na ordem dos 5 kg.

    Das duas uma, ou utlizaram o motor de 90cv e disseram que era o de 95cv;

    Ou a unidade em causa tinha poucos kms e tinha o motor "preso"...mas nessas circunstancias creio que o ensaio nem devia ter sido feito.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por addt Ver Post
    Bem, acho que é facil perceber que algo não está bem..as performances do punto Evo são superiores ás do Mito com o mesmo motor e a diferença de peso é na ordem dos 5 kg.

    Das duas uma, ou utlizaram o motor de 90cv e disseram que era o de 95cv;

    Ou a unidade em causa tinha poucos kms e tinha o motor "preso"...mas nessas circunstancias creio que o ensaio nem devia ter sido feito.
    Porque não?

    Em primeiro lugar, o que não faltam ai são carros de todas as marcas e modelos a serem testados com o mais variado numero de kms. Em segundo lugar, se isso é um problema para a marca, que ponha meia-dúzia de mitos a fazer Lisboa - Porto - Lisboa consecutivos até terem 10k kms e depois entreguem-nos para testes...

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Porque não?

    Em primeiro lugar, o que não faltam ai são carros de todas as marcas e modelos a serem testados com o mais variado numero de kms. Em segundo lugar, se isso é um problema para a marca, que ponha meia-dúzia de mitos a fazer Lisboa - Porto - Lisboa consecutivos até terem 10k kms e depois entreguem-nos para testes...
    Concordo ctg!! mas por serem testados carros de várias marcas e modelos com variado numero de kms é que por vezes "existem" incongruências deficeis de justificar..e aí a culpa tb é da marca.

    Outra hipotese, será que o mito foi testado em modo Normal e não no modo Dynamic?...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Porque não?

    Em primeiro lugar, o que não faltam ai são carros de todas as marcas e modelos a serem testados com o mais variado numero de kms. Em segundo lugar, se isso é um problema para a marca, que ponha meia-dúzia de mitos a fazer Lisboa - Porto - Lisboa consecutivos até terem 10k kms e depois entreguem-nos para testes...

    Depois os mauzões das revistas diziam que os carros tinham ruídos parasitas e os interiores gastos e lá vinham outra vez os moços do costume queixar-se da AH...

    Eu concordo que se entreguem carros com pelo menos 1500km feitos (quanto mais não seja para não morrerem à nascença com o tratamento jornalístico) mas dizer que nem sequer deviam ser testados... É claramente um exagero.

    Já agora um dúvida, a diferença entre o Punto Evo e o Mito são mesmo só 5kg? E as jantes que ambos usam, são da mesma medida? Há tantas coisas que explicam as diferenças... Muitas delas mais óbvias que qualquer teoria da conspiração!

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Dá-me que pensar o porquê destes tópicos? Não vejo isto acontecer com "adeptos" de mais nenhuma marca ou grupo...

    Parece que são perseguidos por toda a gente... Parecem o Sporting do mundo automóvel!
    E relativamente ao tópico, querias dizer alguma coisa?

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
    Depois os mauzões das revistas diziam que os carros tinham ruídos parasitas e os interiores gastos e lá vinham outra vez os moços do costume queixar-se da AH...

    Eu concordo que se entreguem carros com pelo menos 1500km feitos (quanto mais não seja para não morrerem à nascença com o tratamento jornalístico) mas dizer que nem sequer deviam ser testados... É claramente um exagero.

    Já agora um dúvida, a diferença entre o Punto Evo e o Mito são mesmo só 5kg? E as jantes que ambos usam, são da mesma medida? Há tantas coisas que explicam as diferenças... Muitas delas mais óbvias que qualquer teoria da conspiração!
    Ah, parece afinal que sim.
    A diferença de preços é o que vem nas revistas, com equipamento de série. E repito que está-se a comparar o Mito (3p) com o P.Evo (5p)

  13. #13
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    Penso que ainda é o de 90, mas posso estar enganado, nas recuperaçoes em 6ª 80-120 lembro-me de ver à pouco tempo num site espanhol o seguinte (ou muito proximo)
    GP 1.3 90 20 sgds
    COrsa 1.3 90 24 sgds

    Esses valores sao mesmo muito maus, mas pode ser das jantes ou dos km's, relaçoes de caixa que possam ser diferentes.
    Mas eu diria que era o 90 cv, a nao ser que já tenham actualizado..
    Última edição por JoelM : 14-04-10 às 09:03:47

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    Penso que a unidade do MiTo ensaiada devia estar ainda muito presa.

    Já tinha visto isso noutro tópico e as prestações são muito abaixo do declarado pela marca; o que não é habitual.
    Até podia ser por o motor ter poucos kms mas não é essa a questão.
    A questão é que o Mito Jtdm 95 tem cx de 5v e o carro testado cx de 6, que era o que tinha o antigo jtd 90.
    O actual jtdm 95, é muito melhor que o antigo, tem mais força em baixas rpm e gasta menos.
    Mas quem leu aquele comparativo pensou, tal como estava anunciado na revista, que estavam a comparar o mito mais recente.
    Isto admite-se numa revista da especialidade?

  15. #15
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    é mesmo o 95 cv nao há duvida, mas com caixa de 6, o Punto Evo tem caixa de 5

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por fiat124 Ver Post
    Até podia ser por o motor ter poucos kms mas não é essa a questão.
    A questão é que o Mito Jtdm 95 tem cx de 5v e o carro testado cx de 6, que era o que tinha o antigo jtd 90.
    O actual jtdm 95, é muito melhor que o antigo, tem mais força em baixas rpm e gasta menos.
    Mas quem leu aquele comparativo pensou, tal como estava anunciado na revista, que estavam a comparar o mito mais recente.
    Isto admite-se numa revista da especialidade?
    Mas aí a marca deve reclamar á revista, pois estão mostrar valores que não correspondem á versão mais recente..Nós que somos um pouco atentos reparamos nestes pormenores mas que não repare e não perceba minimamente do assunto ao ler a revista fica seriamente desapontado e se calhar em vez de equacinar a compra desse modelo opta por outro de outra marca...

    Ja agora será que algum jornalista não participa no forum? Eu acho que sim, o pior é ele não se identifica...senão ja levava nas orelhas...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    é mesmo o 95 cv nao há duvida, mas com caixa de 6, o Punto Evo tem caixa de 5
    Como sabes? Olha que eu acho que o mito jtd de 95cv estava previsto com caixa de 5v e não de 6v..

    Mas sendo verdade o que dizes mais um motivo para as perfomances serem ainda melhores..uma das criticas feitas ao punto Evo é a falta de uma 6ª velocidade..

  18. #18
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    já vi comparativos em que elogiam o motor, no punto evo, mas o certo é que os numeros por eles indicados sao muito fraquinhos, piores que o antigo 90 até.

    de qualquer modo se foram os resultados obtidos nao ha nada a fazer, nao acredito que tenha sido, "vamos piorar os resultados do mito para perder".
    A realidade é esta, e nao vale a pena dizer ah um motor é maior ou mais pequeno, é o que é e pronto....

    o 1.6 anda mais, plo menos em recuperacoes, o que tambem pode ser da caixa.

    Lembro-me de ver um teste ao Y 1.3 105 cv e nao se queixaram do fosso e disseram que andava bastante bem, a caixa era de 5..

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por addt Ver Post
    Como sabes? Olha que eu acho que o mito jtd de 95cv estava previsto com caixa de 5v e não de 6v..

    Mas sendo verdade o que dizes mais um motivo para as perfomances serem ainda melhores..uma das criticas feitas ao punto Evo é a falta de uma 6ª velocidade..
    Sem duvida, mas repara uma caixa de 5( isto é subjectivo.muito mesmo..) em principio é mais curta, logo as recuperaçoes sao melhores, é que repara, eles nao falam em ponta, se calhar em ponta é mais forte que os outros até.

    Mas digo isto em modo especulativo, nao andei com nenhum dos carros ..

    http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ive-26928.html está aí o link, em que diz que a caixa é de 6.
    mas vou procurar mais qualquer coisa.

  20. #20
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    Nesse caso a culpa é do departamento de MKT da marca que envia os carros para testes. Como os pequenos detalhes... podem deitar muita coisa a perder.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    já vi comparativos em que elogiam o motor, no punto evo, mas o certo é que os numeros por eles indicados sao muito fraquinhos, piores que o antigo 90 até.

    de qualquer modo se foram os resultados obtidos nao ha nada a fazer, nao acredito que tenha sido, "vamos piorar os resultados do mito para perder".
    A realidade é esta, e nao vale a pena dizer ah um motor é maior ou mais pequeno, é o que é e pronto....

    o 1.6 anda mais, plo menos em recuperacoes, o que tambem pode ser da caixa.

    Lembro-me de ver um teste ao Y 1.3 105 cv e nao se queixaram do fosso e disseram que andava bastante bem, a caixa era de 5..
    Pior?! em que revista é que viste isso? em todas a revista que li reparei que as perfomances melhoraram..o motor disperta agora ás 1500rpm e não ás 1800rpm o que possibilita ter melhor resposta em baixas...
    E mesmo em relação a comparativos ja vi o Punto Evo a demonstrar melhores valores em algumas reprises que alguns concorrentes..

    Mas atenção tb não testei nenhum, falo apenas pelo que leio.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Sem duvida, mas repara uma caixa de 5( isto é subjectivo.muito mesmo..) em principio é mais curta, logo as recuperaçoes sao melhores, é que repara, eles nao falam em ponta, se calhar em ponta é mais forte que os outros até.

    Mas digo isto em modo especulativo, nao andei com nenhum dos carros ..

    Alfa Romeo: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL está aí o link, em que diz que a caixa é de 6.
    mas vou procurar mais qualquer coisa.
    Tb ja tinha ido confirmar depois de teres dito..
    mas será que a caixa arruinara tanto as perfomances?? é que os jornalistas nem falaram da mesma..O que eu penso, pelo menos em teoria é que o Mito tem todas as condições para estar ao nivel e mesmo superar nas perfomances o Punto Evo de 95cv e não o inverso..

  23. #23
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    Quando digo pior, é por exeplo

    Reprise 6 80 - 120
    GPunto 20 segundos corsa 90 24 segundos e este mito.. 29 ...

    Mas tambem já li elogios a este motor, alias foi a primeira vez que vi dizerem mal, pois no punto evo já li dizerem bem.

    A caixa do evo ser mais curta pode ajudar de facto a recuperaçoes melhores, bem como aceleracoes mlhores.

    Já li quem conduziu um evo e diz que a caixa de 5 em Ae a 140 vai a 3.000, enquanto a do 90 de 6v vai ás 2.000 e tal(nao me recordo bem dos valores mas é pouco mais ou menos isto eheh..).
    Daí melhores reprises.

    Digo eu..
    Última edição por JoelM : 14-04-10 às 10:03:45

  24. #24
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    É que repara plo que vi (e o motor do ds3/mini é o mesmo) o mito é o unico com caixa de 6..

    Tambem já li comparativos com o punto evo em que o motor é agora um dos pontos fortes, rapido a recuperar sem aquele fosse horrivel etc..

  25. #25
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    Será que ao fazerem o teste se lembraram de ver para que servisa aquela pequnina alavanca que diz D N A? E fizeram o test em N?

  26. #26
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    Por Defeito

    Por acaso, quando li o comparativo em questão lembrei-me logo das cilindradas: 1.3 (perdão...1248cc) contra 2 1.6!?

    A questão do binário fica imediatamente condicionada:

    Mito - 200Nm, 20.700€
    DS3 - 230Nm, 21.200€
    Mini - 215Nm, 20.850€

    Existem revistas que escolhem os carros pela cilindrada e depois, efectivamente penalizam os modelos mais caros na tabela de pontuações. A AH fez em contrário, escolheu os modelos pelo preço! Confesso que é a 1.ª vez que vejo isto e....descordo completamente, porque o concorrente natural das propostas francesa e anglo-germânica seria o 1.6 JTDm e aí meus amigos, "outro galo cantaria"!

    Chamem-lhe mania da presseguição, chamem-lhe discurso dos coitadinhos mas as evidências são estas! O Mito pode é estar um pouco caro em relação aos outros...mas continuaria a ser a minha escolha!

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
    Será que ao fazerem o teste se lembraram de ver para que servisa aquela pequnina alavanca que diz D N A? E fizeram o test em N?
    Só se o alavanca DNA em Dynamic fizer desaparecer uma caixa de 6v, transformando-a numa de 5, alterando igualmente os injectores...

  28. #28
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    Pois pelos valores, nao era o dna que resolvia, é que a distancia é mesmo grande..

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por fiat124 Ver Post
    Só se o alavanca DNA em Dynamic fizer desaparecer uma caixa de 6v, transformando-a numa de 5, alterando igualmente os injectores...
    Para muitos jornalistas é o mais provável de acontecer!

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
    Por acaso, quando li o comparativo em questão lembrei-me logo das cilindradas: 1.3 (perdão...1248cc) contra 2 1.6!?

    A questão do binário fica imediatamente condicionada:

    Mito - 200Nm, 20.700€
    DS3 - 230Nm, 21.200€
    Mini - 215Nm, 20.850€

    Existem revistas que escolhem os carros pela cilindrada e depois, efectivamente penalizam os modelos mais caros na tabela de pontuações. A AH fez em contrário, escolheu os modelos pelo preço! Confesso que é a 1.ª vez que vejo isto e....descordo completamente, porque o concorrente natural das propostas francesa e anglo-germânica seria o 1.6 JTDm e aí meus amigos, "outro galo cantaria"!

    Chamem-lhe mania da presseguição, chamem-lhe discurso dos coitadinhos mas as evidências são estas! O Mito pode é estar um pouco caro em relação aos outros...mas continuaria a ser a minha escolha!
    No próximo comparativo AH comparam o mito 1.6 JTDM com o ibiza 2.0 tdi FR e para compensar vão testar o ibiza com o 1.6 tdi 90... pode ser que ninguém note...

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