[Comparativo] Renault Mégane III RS vs VW Scirocco R vs Audi S3 vs Ford Focus RS | Auto-Express - Página 2

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Título: Renault Mégane III RS vs VW Scirocco R vs Audi S3 vs Ford Focus RS | Auto-Express

  1. #31
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    Já não me lembro que comparativo foi que falavam maravilhosamente do Focus RS, inclusive estava melhor que o Evo X e o Imprenza (que curiosamente são 4WD), diziam maravilhas do chassis do Focus RS e neste comparativo aparece em último? Não percebo, começo a ficar desiludo.
    Num teste de à uns meses na CAR ou na EVO, já não me recordo, o caso RS vinha à baila.

    O carro é na generalidade bom, mas, depois de explorarem mais convenientemente o carro numa série de estradas diferentes, a conclusão a que eles chegaram, é que se trata de um carro bastante sensivel ao piso em que rola.

    300cv nas rodas da frente nunca seria tarefa fácil de colocar no chão, e a Ford escolheu, para a apresentação do carro, estradas com bom piso, sem muitas irregularidades, e daí vieram as primeiras conclusões da excelência do carro em termos dinâmicos.

    É claro que quando os ingleses tiveram oportunidade de o testar nas mais irregulares estradinhas inglesas, onde realmente se pode ver de que é feito o chassis, o Focus demonstrou atitude mais selvagem, com mais presença de torque steer e maior dificuldade em manter o carro na trajectória ideal.

    Como eles diziam, o Focus é conduzido à bruta, como a manusear um martelo, enquanto um Scirocco R, por exemplo, é um bisturi, traçando trajectórias perfeitas, sobre carris.

    Apesar de em último neste comparativo, não significa que seja mau.
    Maior parte dos jornalistas acabam-no por preferir às mais acutilantes máquinas alemãs, porque a experiência de condução é muito mais intensa e colorida, apesar de ser um carro que apenas mostra todo o seu potencial em certo tipo de estradas.

    Pegando no Scirocco R, apesar de elogiado, e no geral ser considerado um grande all-rounder, no geral deixa, quem os testa, com uma atitude fria perante o carro. Eficácia generosa, nem sempre equivale à máquina mais excitante, e que até deu para uma pequena dissertação "filosófica" de um jornalista da EVO sobre a "alma" dos carros. Muito interessante de ler...

    Neste caso, dos 4 escolhidos para o teste, também iria para o ponto de vista francês. Pelo que tenho lido, é um dos melhores mix no campo dos hot-hatch.

    Eficácia mais que suficiente, sem esquecer a vertente mais hardcore e fun da condução. A única coisa que têm de trabalhar para ser perfeito, perfeito, é a sonoridade do motor


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
    Este mercado está ao rubro!!
    Venham cá falar de crise internacional...

    É pena é que estes carros quando estão prestes a sair, ou pouco depois de sairem, são maravilhosos, batem X Y e Z... e depois mais tarde afinal a coisa não é bem assim

    Mas é este marketing do ''faz e acontece'' que vende 500 unidades de um carro ainda antes deste sair. Cada um lá sabe de si...

    Na minha prespectiva, o Focus RS deve ser o mais rápido em circuito (geral), já o Megane com menos recurços faz um melhor aproveitamento daquilo que têm.
    Nos VW o Scirocco é capaz de ajudar a acabar com o mito que os 4WD são superiores aos FDW. A Seat ha de continuar a ser um VW ''do chinês'' e o Cupra R é mais um que por ai anda.
    Depende dos circuitos o que te posso garantir é que em certos circuitos o Mégane ou o Scirocco são mais rápidos que o Focus RS. Vou ver se encontro os dados de tempos destes carros no mesmo circuito que consultei há uns dias.

  3. #33
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    Este mercado está ao rubro!!
    Venham cá falar de crise internacional...

    É pena é que estes carros quando estão prestes a sair, ou pouco depois de sairem, são maravilhosos, batem X Y e Z... e depois mais tarde afinal a coisa não é bem assim

    Mas é este marketing do ''faz e acontece'' que vende 500 unidades de um carro ainda antes deste sair. Cada um lá sabe de si...

    Na minha prespectiva, o Focus RS deve ser o mais rápido em circuito (geral), já o Megane com menos recurços faz um melhor aproveitamento daquilo que têm.
    Nos VW o Scirocco é capaz de ajudar a acabar com o mito que os 4WD são superiores aos FDW. A Seat ha de continuar a ser um VW ''do chinês'' e o Cupra R é mais um que por ai anda.


    Parece-me uma opinião demasiado redutora, afinal são "apenas" 35.000 euros pedidos para acesso a este tipo de máquina, infelizmente muito boa gente não pode ir mais além.
    Concordo que é mais um que por aí anda, mas falta isto para remate: a curvar sobre carris. E isto pode fazer alguma diferença

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por ABS Ver Post
    Parece-me uma opinião demasiado redutora, afinal são "apenas" 35.000 euros pedidos para acesso a este tipo de máquina, infelizmente muito boa gente não pode ir mais além.
    Concordo que é mais um que por aí anda, mas falta isto para remate: a curvar sobre carris. E isto pode fazer alguma diferença
    Concordo mas 37.000€ o Seat Leon Cupra acaba por ter um preço demasiado elevado, tem um grande binómio motor/chassis mas em termos globais não se justifica ter o mesmo preço do Mégane que é muito mais homógeneo que o Seat.

  5. #35
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    Os que mais me cativam são mesmo o Focus RS e o Még...

    O Focus por ser o superlativo em muita coisa, pode não ser o melhor, mas é o mais louco e desalinhado em termos de números e do que é capaz de fazer...

    O Mégane é um Renault e um Hot Hatch... Acho que diz tudo...
    Só fico à espera de umas versões R, RS e F1 team, mais focadas ainda, para mim vai ser o alvo a abater no segmento.

    O Golf R, já começa a entrar na esfera do Audi S3, e dos Rally refugees tipo Impreza, e Evo, ou seja de Hot hatch já começa a ter pouca coisa, é algo mais.


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Os que mais me cativam são mesmo o Focus RS e o Még...

    O Focus por ser o superlativo em muita coisa, pode não ser o melhor, mas é o mais louco e desalinhado em termos de números e do que é capaz de fazer...

    O Mégane é um Renault e um Hot Hatch... Acho que diz tudo...
    Só fico à espera de umas versões R, RS e F1 team, mais focadas ainda, para mim vai ser o alvo a abater no segmento.

    O Golf R, já começa a entrar na esfera do Audi S3, e dos Rally refugees tipo Impreza, e Evo, ou seja de Hot hatch já começa a ter pouca coisa, é algo mais.
    E o Scirocco R? Esfera do S3 também?

  7. #37
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    E o Scirocco R? Esfera do S3 também?

    O Scirocco R não é AWD, ao contrário do Golf R. É precisamente isso que falta ao Focus para ser uma grande máquina, AWD. Talvez na próxima geração.

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por ABS Ver Post
    Parece-me uma opinião demasiado redutora, afinal são "apenas" 35.000 euros pedidos para acesso a este tipo de máquina, infelizmente muito boa gente não pode ir mais além.
    Concordo que é mais um que por aí anda, mas falta isto para remate: a curvar sobre carris. E isto pode fazer alguma diferença

    Se o Cupra R curva sobre carris têm que ser mais rápido que o Megane RS que é 15cv menos potente. Será que é isso que acontece?
    Quando digo isto, basta comparar com Scirocco R. Não me refiro à qualidade de contrução, nem materiais, nem mesmo o ''preço da nome''.
    Têm o mesmo motor, a mesma potência e tracção à frente, mas algo me diz que o Cupra R nem sequer é rival para o Scirocco R

    Onde nem a VW é mestre, sabe lá a Seat o que são desportivos!!
    Da mesma maneira que se olha para a Skoda como a Audi do chinês, olha-se para a Seat da VW.

  9. #39
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    O focus é sem duvida a grande maquina e entao agora com a versao RS 500 com 350 cvs deve ser o melhor

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    O focus é sem duvida a grande maquina e entao agora com a versao RS 500 com 350 cvs deve ser o melhor
    O mais potente!? Sem dúvida...

    O melhor!? Isso já dá pano para mangas!!!

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por ABS Ver Post
    Parece-me uma opinião demasiado redutora, afinal são "apenas" 35.000 euros pedidos para acesso a este tipo de máquina, infelizmente muito boa gente não pode ir mais além.
    Concordo que é mais um que por aí anda, mas falta isto para remate: a curvar sobre carris. E isto pode fazer alguma diferença
    O CupraR deve ser um bom all rounder mas quanto a mim não é do mesmo campeonato que estes 4 do tópico. Já o scirocco teve de levar ali uma dieta para se intrometer quanto mais o cupraR a pesar tanto como um focusRS.
    Última edição por Abilio : 15-04-10 às 20:34:31

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    O focus é sem duvida a grande maquina e entao agora com a versao RS 500 com 350 cvs deve ser o melhor
    Fazer um bom automóvel não é só colocar um motor muito potente em cima do chassis, há que saber conciliar da melhor maneira o motor e o chassis de forma a fazer chegar da forma mais eficiente possível toda a energia do motor às rodas e é esse o problema do Focus RS este motor é demasiado para um FWD e acaba por ser inútil ter um motor tão potente como se demonstra pelo Mégane RS e o Scirocco R que em certos circuitos são até mais rápidos, apesar de serem bem menos potentes.
    Última edição por Bondville : 16-04-10 às 05:31:44

  13. #43
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    Kleiner Hockenheim (dados sport auto 4/2010):

    Scirocco R -1.16,3
    Megane RS - 1.16,6
    Focus RS -1.16,8

    Muito renhido.

  14. #44
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    Citação Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
    Kleiner Hockenheim (dados sport auto 4/2010):

    Scirocco R -1.16,3
    Megane RS - 1.16,6
    Focus RS -1.16,8

    Muito renhido.
    Bem, isto do Mégane RS numa versão mais espigada, despida e potente... Temos carrito...

  15. #45
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    Fazer um bom automóvel não é só colocar um motor muito potente em cima do chassis, há que saber conciliar da melhor maneira o motor e o chassis de forma a fazer chegar da forma mais eficiente possível toda a energia do motor às rodas e é esse o problema do Focus RS este motor é demasiado para um FWD e acaba por ser inútil ter um motor tão potente como se demonstra pelo Mégane RS e o Scirocco R que em certos circuitos são até mais rápidos, apesar de serem bem menos potentes.
    Problema? Inútil? Não, simplesmente requer um kit de unhas mais completo, é um carro com um potencial enorme mas que só alguns conseguem explora-lo, tens aqui uma prova disso.

  16. #46
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    Citação Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
    Problema? Inútil? Não, simplesmente requer um kit de unhas mais completo, é um carro com um potencial enorme mas que só alguns conseguem explora-lo, tens aqui uma prova disso.
    O gajo dava-lhe nas horas

  17. #47
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    O gajo dava-lhe nas horas
    E no RS as mudanças tem de ser metidas "à lá pata", não há caixa sequencial. Muito domínio mesmo, sacou ali um tempo de respeito, bom trabalho igualmente da Reader Motorsport.
    Última edição por Abilio : 16-04-10 às 15:13:41

  18. #48
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    Problema? Inútil? Não, simplesmente requer um kit de unhas mais completo, é um carro com um potencial enorme mas que só alguns conseguem explora-lo, tens aqui uma prova disso.
    Sim é inútil porque o Mégane RS e o Scirocco R mesmo significativamente menos potentes conseguem ser mais rápidos na grande parte dos circuitos. Ou seja, a vantagem teórica de potência do Ford na prática acaba por ser desvanecida porque os outros são mais eficazes. Não serve de nada ter os 300cv, sim é inútil.

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
    Problema? Inútil? Não, simplesmente requer um kit de unhas mais completo, é um carro com um potencial enorme mas que só alguns conseguem explora-lo, tens aqui uma prova disso.
    Citação Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
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    Citação Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
    E no RS as mudanças tem de ser metidas "à lá pata", não há caixa sequencial. Muito domínio mesmo, sacou ali um tempo de respeito, bom trabalho igualmente da Reader Motorsport.
    Olhando para o video, como o gajo não tem luvas (é uma private joke para o Filipe Dias) não deve saber conduzir e o video não tem validade nenhuma

  20. #50
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    Sim é inútil porque o Mégane RS e o Scirocco R mesmo significativamente menos potentes conseguem ser mais rápidos na grande parte dos circuitos. Ou seja, a vantagem teórica de potência do Ford na prática acaba por ser desvanecida porque os outros são mais eficazes. Não serve de nada ter os 300cv, sim é inútil.
    Isso é a mesma coisa que dizer que ser mais leve é inútil porque o FocusRS mesmo pesando mais 200kg que o scirocco é mais rápido na outra parte dos circuitos. Obviamente que não é inutil, tens a prova do vídeo em cima, vais ao youtube e tens mais de particulares a "domar a fera" como deve ser e vai ver os resultados. Se fosse inutil não vias um FWD de quase 1500kgs afazer o que ele faz.
    O FocusRS não foi bastante elogiado por grande parte da imprensa por acaso, muitos conseguiram espremer o que ele oferece, os que não conseguem queixam-se e passam ao próximo capitulo.
    Última edição por Abilio : 16-04-10 às 17:17:39

  21. #51
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    Isso é a mesma coisa que dizer que ser mais leve é inútil porque o FocusRS mesmo pesando mais 200kg que o scirocco é mais rápido em grande parte dos circuitos. Obviamente que não é inutil, tens a prova do vídeo em cima, vais ao youtube e tens mais de particulares a "domar a fera" como deve ser e vai ver os resultados. Se fosse inutil não vias um FWD de quase 1500kgs afazer o que ele faz.
    O FocusRS não foi bastante elogiado por grande parte da imprensa por acaso, muitos conseguiram espremer o que ele oferece, os que não conseguem queixam-se e passam ao próximo capitulo.
    Mais rápido em que circuitos? Todos os dados que tenho consultado colocam quase sempre o Mégane e o Scirocco ou o Golf R à frente do Focus. O Ford sofre claramente de understeer

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por Bondville Ver Post
    Mais rápido em que circuitos? Todos os dados que tenho consultado colocam quase sempre o Mégane e o Scirocco ou o Golf R à frente do Focus. O Ford sofre claramente de understeer
    O Haute Saintonge por exemplo.

    Sim, acredito que sofra ligeiramente de understeer, se sofresse claramente nunca na vida ele conseguia os tempos que consegue pesando mais que a concorrência toda FWD e caixa manual (o scirocco é com a rapidíssima DSG atenção).
    Última edição por Abilio : 16-04-10 às 17:37:53

  23. #53
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    Isso é a mesma coisa que dizer que ser mais leve é inútil porque o FocusRS mesmo pesando mais 200kg que o scirocco é mais rápido na outra parte dos circuitos. Obviamente que não é inutil, tens a prova do vídeo em cima, vais ao youtube e tens mais de particulares a "domar a fera" como deve ser e vai ver os resultados. Se fosse inutil não vias um FWD de quase 1500kgs afazer o que ele faz.
    O FocusRS não foi bastante elogiado por grande parte da imprensa por acaso, muitos conseguiram espremer o que ele oferece, os que não conseguem queixam-se e passam ao próximo capitulo.
    Mais 200kg


    Os dados que tenho são:

    Focus RS - 1468kg

    Mégane RS -1387kg

    Scirocco R - 1364kg


    Atenção que o motor do Focus é um 2.5L 5 cilindros, a diferença de peso advém daí

  24. #54
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    Realmente tens razão, tinha visto não sei onde que o carro pesava na casa dos 12xxkg e estava convencido disso mas afinal pelo que vejo anda na casa dos 13xxkg. O Megane também tinha visto um peso superior (acima dos 1400kg) e afinal anda abaixo. Que raio de sitio onde tirei aquela ideia.

    Sendo assim o FocusRS é mais pesado 100kg (em média) que os 2.

  25. #55
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    Atenção que o motor do Focus é um 2.5L 5 cilindros, a diferença de peso advém daí
    nem por isso. O Focus ST com o mesmo motor fica abaixo dos 1400kg.

    O peso extra do RS deve vir das diversas modificações operadas a nivel de chassis e outros componentes para "aguentar" os 300cv.

    É também uma das razões para se terem ficado com 2 rodas motrizes.
    Existiu um protótipo com 4wd, mas se o 2wd já não está longe dos 1500kg, seria de esperar que com tracção às 4 passasse esse valor.
    Mas segundo Jos Capito, o headmaster do projecto, com 4wd o carro não ficaria tão excitante de se conduzir

  26. #56
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    nem por isso. O Focus ST com o mesmo motor fica abaixo dos 1400kg.

    O peso extra do RS deve vir das diversas modificações operadas a nivel de chassis e outros componentes para "aguentar" os 300cv.

    É também uma das razões para se terem ficado com 2 rodas motrizes.
    Existiu um protótipo com 4wd, mas se o 2wd já não está longe dos 1500kg, seria de esperar que com tracção às 4 passasse esse valor.
    Mas segundo Jos Capito, o headmaster do projecto, com 4wd o carro não ficaria tão excitante de se conduzir
    Mas isso é demérito da Ford, o Golf R pesa 1466kg, o S3 1455kg por isso era perfeitamente possível se a Ford quisesse ou tivesse capacidade para o fazer...

  27. #57
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    Mas isso é demérito da Ford, o Golf R pesa 1466kg, o S3 1455kg por isso era perfeitamente possível se a Ford quisesse ou tivesse capacidade para o fazer...
    Mas também não tem um pulmão do mesmo nível do FocusRS, que é uma das coisas que o torna ainda mais exclusivo.

    Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    nem por isso. O Focus ST com o mesmo motor fica abaixo dos 1400kg.

    O peso extra do RS deve vir das diversas modificações operadas a nivel de chassis e outros componentes para "aguentar" os 300cv.

    É também uma das razões para se terem ficado com 2 rodas motrizes.
    Existiu um protótipo com 4wd, mas se o 2wd já não está longe dos 1500kg, seria de esperar que com tracção às 4 passasse esse valor.
    Mas segundo Jos Capito, o headmaster do projecto, com 4wd o carro não ficaria tão excitante de se conduzir
    Também me lembro disso, acho que um dos principais acréscimo de peso era por causa da suspensão toda xpto da frente.

  28. #58
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    Mas também não tem um pulmão do mesmo nível do FocusRS, que é uma das coisas que o torna ainda mais exclusivo.



    Também me lembro disso, acho que um dos principais acréscimo de peso era por causa da suspensão toda xpto da frente.

    A suspensão e não só, o ST tem 225cv, esse peso advém também do motor que como é óbvio teve que levar altas modificações e principalmente reforços.

  29. #59
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    Um carro que é bom compete com carros com a mesma potência.
    Um carro que é muito bom compete com carros com mais potência.

  30. #60
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    Se o Cupra R curva sobre carris têm que ser mais rápido que o Megane RS que é 15cv menos potente. Será que é isso que acontece?
    Quando digo isto, basta comparar com Scirocco R. Não me refiro à qualidade de contrução, nem materiais, nem mesmo o ''preço da nome''.
    Têm o mesmo motor, a mesma potência e tracção à frente, mas algo me diz que o Cupra R nem sequer é rival para o Scirocco R

    Onde nem a VW é mestre, sabe lá a Seat o que são desportivos!!
    Da mesma maneira que se olha para a Skoda como a Audi do chinês, olha-se para a Seat da VW.

    Aqui está o chinês
    E continua a perecer-me que não, não é apenas mais um que anda por aí
    Hot hatch video | Track videos | evo

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