Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cruise Control

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cruise Control

    Ontem estava a falar com um amigo meu sobre automoveis, e ele pergunta-me como é que o cruise control trava o motor nas descidas... é uma boa questão porque eu não faço a minima ideia...

    #2
    Num carro com cx.auto, reduz uma ou mais velocidades, conforme a velocidade que tenha que manter!

    Comentário


      #3
      Desacelera como se tirasses o pé, em certas descidas mais inclinadas, se desacelerar, e continuar a ganhar velocidade, no painel onde mostra a velocidade pretendida, começa a piscar, enquanto mostra a velocidade a que se vai.
      NO clio é assim.

      Comentário


        #4
        mas num 320d não, aquilo trava, quer dizer, fazia os possiveis, com 5km/h a mais

        Comentário


          #5
          Olha tenho andado com uma Grand Voyager com cruise control e ele não varia muito, nem a descer nem a subir, mantêm-se sempre.

          Já agora alguem me explica para que servem os botoes que dizem "Cruise" e "Coast"?

          Comentário


            #6
            Que eu saiba não há nenhum cruise control que accione os travões em caso nenhum. No limite ainda admito que hajam alguns cruise controls adaptativos (Aqueles que reduzem a velocidade quando detectam um carro a circular á nossa frente) que o possam fazer, mas os normais certamente não o fazem. Apenas deixam de acelerar

            Comentário


              #7
              Actualmente, o novo Mercedes Classe S é o único carro que quando equipado com o Distronic pode imobilizar-se sozinho (travando sempre que necessário). Basta marcar a velocidade desejada e seguir viagem...;)

              Comentário


                #8
                qq carro q tenha um esp com valvulas analogicas ja implementa a travagem com o cruise cntrol..

                Comentário


                  #9
                  Digam-me uma coisa, num carro com mudanças manuais, se o carro nao for uma bomba em termos de potencia e binario, ou seja, se for de força mediana, se circular em 5ª mudança, estiver regulado para os 120km/h e chegar a uma subida, subida essa que manualmente precisaria de uma 4ª, como é que se processa a coisa?

                  E se se travar por alguma razao, o sistema desliga logo, nao é?

                  Comentário


                    #10
                    perdes velocidade

                    acelera a fundo, e vai perdendo velocidade

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por DV82

                      E se se travar por alguma razao, o sistema desliga logo, nao é?
                      Sim.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mario_renato

                        qq carro q tenha um esp com valvulas analogicas ja implementa a travagem com o cruise cntrol..
                        lol, o que raio são válvulas analógicas e onde é q isso entra no ESP? Já agora dá-me exemplos de carros que tenham isso.


                        citação:Originalmente colocada por DV82

                        Digam-me uma coisa, num carro com mudanças manuais, se o carro nao for uma bomba em termos de potencia e binario, ou seja, se for de força mediana, se circular em 5ª mudança, estiver regulado para os 120km/h e chegar a uma subida, subida essa que manualmente precisaria de uma 4ª, como é que se processa a coisa?

                        E se se travar por alguma razao, o sistema desliga logo, nao é?
                        O cruise control não mexe na caixa (se for manual claro) pelo que o máximo que ele faz é acelerar a fundo. Se nao ha potencia para manter a velocidade entao ele vai perdendo velocidade.

                        Todos os cruise controls desligam automaticamente se actuares o travao ou embraiagem.

                        Comentário


                          #13
                          Nos dois cá de casa, nas descidas ele simplesmente desacelera para tentar manter a velocidade. Nas subidas, se necessário, a caixa automática reduz para o motor ganhar força, mas essa redução só se dá nas subidas.

                          Que eu me tenha apercebido é assim que ele funciona mas como só muito raramente uso essa geringonça... ;)

                          Comentário


                            #14
                            No caso do meu, numa descida os travões nunca actuaram mas sim um mecanismo qqr no motor…Por exemplo, lembro-me de ter o cc nos 120 km/h e na passagem duma subida para uma descida notou-se que houve algo ali que abrandou, mas de certeza que não foram os travões. Em muitas situações, deixar de acelerar não resolve, sobretudo se apanhamos uma descida e vamos, por exemplo a 70 km/h em 6ª sendo que o carro é pesado! Quanto a variações não costumam ultrapassar os cerca de 3 km/h no meu.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho no meu carro cruise control e caixa manual. Ainda não o experimentei em grandes subidas/descidas. Mas o que sucede é que em subida, acelera; em descida usa o motor como travão, isto é desacelera, sem nunca ganhar velocidade (isto em descidas moderadas, porque as mais inclinadas ainda não tive oportunidade de experimentar). Como também tem ESP não sei se haverá alguma relação entre eles, usando também os travões.

                              Comentário


                                #16
                                oh pais.. pelo "lol" nem merecias os 5 segundos q demorei no google.. mas pronto..

                                Ao contrario dos sistemas normais de controlo de estabilidade, os novos, têm valvulas q permitem controlar com mais precisao a potencia de travagem q é aplicada em cada roda, ao faze-lo de forma analogica, ao inves de ser so ON-OFF, como nos tradicionais.

                                http://www.conti-online.com/generato...e_1003_en.html


                                The next EBS generation is here: MK60E and MK25E

                                Brake, Electronic Brake Systems, EBS, ABS, ASR, ESP, ESC, MK60E, MK25E

                                Our concepts for further enhancements of the Electronic Stability Control (ESC)* systems, for the Euroclass and upper class vehicle categories, include a spectrum of additional functions; from a simple ESC system, to a high-end system with the comfort and performance features available on Brake-by-Wire Systems of the future.

                                Features and improvements

                                * New generation valve, analog controllable (A/D valves) for optimized wheel control
                                * Analog controllable cut-off valves (A/D TCS valves) for convenient control of ACC and OHB
                                * Improved ESC pressure dynamics (in cold by approximately 15%) achieved using a powerful pump and an optimized suction range
                                * Integrated pressure sensors
                                * Sensor cluster for yaw rate and longitudinal/lateral acceleration integrated into ECU
                                * New chip set ER03 for higher integration
                                * Hydraulic Brake Assist
                                * Hydraulic ACC
                                * Packaging and weight optimization
                                * Improvements in performance of the ABS function are possible through the potential for integrating the wheel pressure information

                                Possible function extensions

                                * Deflation Detection System
                                * Hill Start Assist
                                * Adaptive Cruise Control
                                * Cold Start Support
                                * Rain Brake Support
                                * Fading Brake Support
                                * Booster Failure Support
                                * and further functions

                                ___________

                                New analog valves for future ESP generations

                                In addition to these systems, Continental Teves is also supplying the new Astra with front axle calipers, brake booster - for 30 percent of new Astras - and the MK 60 and MK 70 brake systems, the MK 70 being one of the world's lightest ABS assemblies at just 1.7 kilos. The new Astra is the first model to feature innovative hydraulic valves with analog control which boost both the efficiency and ride-comfort levels afforded by the ASR, ABS and ESP control systems. In the past, the brake pressure at the wheels was adjusted by means of digitally controlled valves, which are always either fully open or closed. The new analog valves allow precision adjustment of the flow cross-section available between these two digital extremes, making for less pedal vibration and softer, quieter operation.

                                http://www.conti-online.com/generato...Press.jsp.html


                                Comentário


                                  #17
                                  ha.. os carros.. todos os q têm Adaptative CC têm.. e os antigos (de ha 2.3 anos) q ja tinham este sist, tb têm.... a maioria mercs

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por mario_renato

                                    oh pais.. pelo "lol" nem merecias os 5 segundos q demorei no google.. mas pronto..
                                    epah, se levaste a mal não foi de certeza por nada q eu disse, mas por alguma má interpretação. não vale interpretar uma frase pelo prisma pior possivel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      ja por isso respondi, senao nao o tinha feito ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        No caso do meu antigo Range Rover que era manual ele desacelerava só com o motor. No caso de uma subida em 5ª ele via que a mudança não aguentava pura e simplesmente desligava o Cruise para te chamar a atenção que tinhas de reduzir.

                                        No caso dos automáticos cá de casa em descidas ele trava com o motor e se a subida for muito acentuada ele reduz para ganhar velocidade.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por mario_renato

                                          qq carro q tenha um esp com valvulas analogicas ja implementa a travagem com o cruise cntrol..
                                          Caro mario_renato
                                          Permita que o corrija... não são válvulas analógicas mas sim válvulas controladas analógicamente. Em termos práticos quer isto dizer que se consegue controlar a força da travagem progressivamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            No meu simplesmente desacelera... 99% das vezes xega ja k engatado faz bastante força o motor em vacuo e n ganha velocidade. Normalmente as descidas n sao sufcientemente inclinadas para ganhar velocidade...

                                            Cumps

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X