Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Descapotáveis - Really?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Descapotáveis - Really?

    Ter um carro descapotável é para muitos um sonho de criança e/ou um desejo a cumprir. Quem nunca se imaginou, num fim de tarde de Verão na marginal, de cabelos ao vento?

    O que me leva a abrir este tópico é que, sendo eu um apreciador (com pretensões de ter um daqui a uns tempos), fico com dúvidas se os descapotáveis não são um pouco como aqueles extras que toda a gente gosta ao início e depois nunca (ou quase nunca) usa...
    Isto é o que a minha experiência me leva a concluir porque, em dias que o tempo proporciona a oportunidade de andar com a capota aberta, são mais os descapotáveis que vejo com a capota fechada do que aberta.

    Para além de que a sua usabilidade é algo limitada. Numa viagem, se se usar a AE é para esquecer ir de capota aberta; se se usar uma EN depende um pouco do trânsito, ninguém vai de capota aberta atrás de camiões

    Qual é a vossa opinião? Não vale a pena dar os € a mais pela versão Cabriolet do carro que querem? Para aqueles que têm descapotáveis, concordam com o texto? Com que frequência desfrutam do carro?

    #2
    E então porquê para esquecer andar de capota aberta na AE?

    Já fiz assim a A4... a única desvantagem foi mesmo voar o ticket da portagem

    Com os vidros para cima, e se tiver deflector ainda melhor, pode ser perfeitamente agradável ir de capota aberta em AE

    Nós cá em casa temos um CC. É do meu pai. É um carro perfeitamente usável o ano todo, embora claro provavelmente mais de 90% do tempo esteja de capota fechada...

    Muitas vezes é precisa alguma ousadia, para além de coragem de o deixar assim estacionado por exemplo, e claro pode chegar a cansar andar assim, mas se és um apreciador, go for it

    Comentário


      #3
      Eu já tenho alguns anos de vida com cabrios nas mãos...de momento mora na garagem um MX-5 de 2001...

      Relativamente ao que o autor disse - Bem, em AE depende muito da protecção que o carro oferece e se está presente ou não um pára-vento. Se o carro tiver boa protecção e um pára-vento, é perfeitamente aceitável ir de capota aberta em AE, embora canse eventualmente em percursos maiores. O MX-5 nao é carro para se levar de capota aberta na AE...talvez se eu tivesse um pára-vento maior não fosse tão desagradável!

      Quanto ao facto da malta andar de capota fechada nos dias porreiros...bem, depende! Geralmente, quem nunca teve um descapotável vê um dia de sol e pensa que é logo motivo para baixar a capota... pode ser que sim, mas se estiver muito calor e o sol muito forte, mais rapidamente se torna uma tortura do que um prazer! Acho que quem tem cabrios é unanime em dizer que a melhor altura é no final da tarde e (quanto a mim) em noites quentes...aí sim, é excelente!!! No entanto ha gente que muitas vezes não se quer dar ao trabalho, não lhe apetece, já se fartou, não quer desmanchar o penteado, etc etc etc...

      Depende também se o cabrio é o carro do dia-a-dia ou do fds! O meu é só de fds, e claro, sempre que há hipótese, toca a baixar a capota!!!

      Resumindo, quanto a mim há alturas/situações especificas em que é espetacularmente bom andar de capota em baixo, outras em que só os mais "desesperados"/corajosos gostam ou insistem, e isto deve compreender entre 10 a 20% dos kms feitos num cabrio do dia-a-dia e 70 a 80% dum cabrio de fds, dependendo muito como é óbvio do tipo de pessoa.

      Vale a pena? É uma questão de gosto...se houver gosto e disponibilidade, porque não???

      Comentário


        #4
        Eu tive durante mais de 1 ano, um Mégane Cabrio.

        Para mim, e antes de mais, julgo ser obrigatório ter garagem. Ter um cabrio com capota de lona na rua... pode ser trágico!

        Eu usava o cabrio apenas nos dias em que sabia que iria estar bom tempo. A minha regra era olhar para o termómetro, e se estivesse menos de 18º, fechar, pois o frio... brrrr...

        Em dias de sol no Verão, era impensável andar muito tempo sem a capota. A temperatura, parado nas filas de transito, em pleno Julho ou Agosto, chegam a atingir os 40º. Torrava, autenticamente.

        Para mim, o ideal de utilização eram nos dias de Primavera/Verão, no final do dia, a partir das 17h00 / 18h00... era mesmo muito bom, sair do emprego, e calmamente, apreciar o gozo de conduzir sem capota.

        Enfim, julgo que uma utilização constante, em Portugal, acho quase impossivel, mas em diversas fases do ano, pode ser muito agradável. De resto, ter um cabrio como primeiro carro... tambem não é para todos.

        Comentário


          #5
          Apesar de todo o sol que Portugal tem, não é propriamente o melhor país para descapotáveis.

          Como já disseram, no Verão pode ser uma tortura.
          Tenho um Mx5, e à 2 anos atrás, apanhei um escaldão do pescoço para cima, depois de umas 2 hrs a conduzir, e era finais de Abril.

          As melhores alturas para andar de descapotável é mesmo ao final da tarde e noites amenas, ou então em dias mais nublados.

          Continuo a não ser fã de certo tipo de descapotáveis, como os CC e os de 4 lugares, já que costumam ser maquinas demasiado comprometidas, ao derivarem de outros carros.

          Mas roadsters criados de raíz para este efeito acabam por ser criaturas bastante apelativas, ao combinarem, no geral, dinâmica e interacção acima da média, com a possibilidade de uns passeios sem capota.

          Muitas vezes, mesmo que esteja bom tempo para abrir a capota, não abro. Ou o percurso que vou fazer é curto, ou em para-arranca na maior parte dele. Torna-se desagradável apanhar com o fumo dos outros.

          Em relação a AE. Pois. Não é a melhor solução, mas se a tirada em AE não fôr muita longa, já não seria a primeira vez que o faria. 130/140 de cabelos ao vento.... weeeeeeeeeee.... não é necessário rádio!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por crash Ver Post
            Continuo a não ser fã de certo tipo de descapotáveis, como os CC e os de 4 lugares, já que costumam ser maquinas demasiado comprometidas, ao derivarem de outros carros.

            Mas roadsters criados de raíz para este efeito acabam por ser criaturas bastante apelativas, ao combinarem, no geral, dinâmica e interacção acima da média, com a possibilidade de uns passeios sem capota.
            Isso é como tudo e totalmente subjectivo. Não há nenhuma correlação directa entre dinâmica envolvente e desfrutar do ar livre.

            O prazer da capota aberta é 100% independente do tipo de utilização que se lhe dá. Quem prefere um carro mais dinâmico prefere um roadster, quem prefere um cruiser confortável para dar voltas ao ar livre com mais do que um acompanhante, prefere um 4 lugares.

            Ambas têm um charme e apelo próprios.

            Comentário


              #7
              ja tive um 206CC e um MX5.

              antes de er um cabrio a mesma coisa tb me fazia confusao...como é que pode estar sol, haver tantos cabrios na rua e o pessoal andar todo com a capota subida?!?!?

              depois passei pela experiencia e...mudei de opniao por varias razoes.

              primeiro, porque la por estar sol, nao quer dizer que esteja bom tempo ou seja confortavel andar de capota aberta, ha dias que esta sol e faz muito frio e vento a partir de uma certa velocidade. e ha dias em que esta sol, e é impossivel suportar o calor a fritar a pele dos braços ou a parte de tras do nosso pescoço!
              era aqui que antes tb nao entendia a utilidade de um AC num Cabrio, depois percebi que tinha toda a logica e que por algum motivo os cabrios em dia de sol andam com a capota fechada.
              é mais confortavel ir com ela fechada e com o AC ligado!

              e depois um motivo igualmente ou mais importante que me levava a nao abrir a capota era que a maior parte dos percursos, eram relativamente curtos que nao justificava abrir a capota, pois na maior parte das vezes a pressa para desligar o carro e tranca-lo e muita, quanto mais para andar a fechar as capotas cada vez que estacionamos.
              as vezes a tentaçao era muita e la abria a capota mesmo em trajectos curtos e onde sabia que ia demorar pouco tempo com o carro parado, nessas vezes nem me dava ao trabalho de fechar a capota, subia apenas os vidros, mas ficava sempre em alerta e com receio que me mexessem no carro!

              Comentário


                #8
                Um acessório obrigatório num cabrio é um boné para evitar os escladões...

                Comentário


                  #9
                  Isso é como tudo e totalmente subjectivo. Não há nenhuma correlação directa entre dinâmica envolvente e desfrutar do ar livre.

                  O prazer da capota aberta é 100% independente do tipo de utilização que se lhe dá. Quem prefere um carro mais dinâmico prefere um roadster, quem prefere um cruiser confortável para dar voltas ao ar livre com mais do que um acompanhante, prefere um 4 lugares.

                  Ambas têm um charme e apelo próprios.
                  Of courses...

                  Se o objectivo é andar de cabelos ao vento, qualquer um deles serve.
                  MAs sabes como é... em ritmo de passeio, e descapotável, pouco interessa questões dinÂmicas. Estás ali para desfrutar de um pouco de ar.
                  Decides aumentar o ritmo, e as desvantagens estruturais e peso extra dos descapotáveis vêm ao de cima.

                  Ora, como opinião meramente pessoal, caso queiramos desfrutar de não ter tecto, sem comprometer a nossa veia de entusiasta (estamos num fórum automóvel, certo?), o roadster faz um óptimo compromisso.

                  Enquanto os outros é mesmo para o passeio, apenas e só.
                  Com isto não critico quem os escolhe. Cada macaco no seu galho, e cada um compra aquilo que quer, ou pode.

                  EDIT:
                  Já agora, e aproveitando a temática.
                  Curiosamente, é o Reino Unido o maior consumidor europeu de descapotáveis... esse país de céu azul e sol pujante, ehheeheheh
                  Editado pela última vez por crash; 15 April 2010, 15:27.

                  Comentário


                    #10
                    Quanto à questão da AE e como já foi dito, com o deflector faz-se bem.

                    Eu no S2000 a 180 km/h ainda vou bem com a capota aberta (o barulho da capota fechada às vezes é mais chato).

                    No entanto, é um facto que os cabrios são mais românticos vistos de fora.

                    Essa questão do sol a bater na cabeça é uma realidade. Eu (que até tenho bastante cabelo) ando normalmente com o chapéu na cabeça, excepto nos tais finais de tarde/noites com temperaturas mais agradáveis.

                    No entanto, mesmo com o boné, em alguns dias vai-se muito melhor num carro normal com o ac ligado.
                    Mesmo naquele carro (com ac), o efeito acaba por ser estranho, pois está calor à volta, sol a bater de cima, e ar fresco a sair pelo tablier.
                    Claro que nestas alturas o ideal é fechar a capota, mas aí a vantagem de ir de cabrio não é nenhuma.

                    No caso do S2000, eu gosto do carro pelo conjunto, não especificamente por ser descapotável.

                    Mas considero que as limitações de utilização são bastantes.
                    A pessoa desenrasca-se (para mim que já fui para espanha algumas vezes de mota, o conforto e espaço do cabrio é um autêntico spa), mas quem corre por gosto não cansa.

                    Comentário


                      #11
                      Conheço que comprou um VW EOS que mora a frente de min e só vi 3 vezes com a capota aberta

                      Comentário


                        #12
                        A resposta é, claro que sim !

                        Comentário


                          #13
                          Não tendo um cabrio mas gostando de eventualmente mais para a frente na vida ter um, o carro que tenho de momento é um Targa e como tal também sei o que é andar de cabelos ao vento... muitas vezes depende do estado de espirito e do tipo de viagem, já fiz AE assim e apesar de engraçado é algo dispensável e acima de tudo muito gastador de combustivel.
                          Mas um dia gostava mesmo de ter um MX-5 RC por exemplo por ser um belo carro e ainda por cima com capota rigida

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post

                            e depois um motivo igualmente ou mais importante que me levava a nao abrir a capota era que a maior parte dos percursos, eram relativamente curtos que nao justificava abrir a capota, pois na maior parte das vezes a pressa para desligar o carro e tranca-lo e muita, quanto mais para andar a fechar as capotas cada vez que estacionamos.
                            é essencialmente este motivo o porque de se verem tantos cabrios com capota posta. No meu caso é.

                            Eu ando num todos os dias e gosto de o utilizar desde que não chova (ou esteja em vias de...)

                            Se tá frio ligo o aquecimento, se ta calor ligo o AC. Ando perfeitamente com ele em AE se não estiver com pressa.

                            Penso que os cabrios são para desfrutar e valem cada € que custam a mais, mas claro, apenas para quem gosta realmente do conceito.

                            Comentário


                              #15
                              Tive um Mini Cooper S Cabrio durante 1ano e meio, e adorei a experiencia..
                              Era o meu carro do dia a dia.
                              Claro que tinha garagem, caso não tivesse, não o teria adquirido.
                              Dei bastante uso ao Cabrio, embora só andasse com a capota em baixo, aos finais de tarde e noites de verão.
                              Penso em adquirir novamente o mesmo carro, mas será para o ter como 2º carro

                              Abraços.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um pouco mais de 120 mil km feitos num cabrio (meu carro do dia-a-dia).

                                Acho que nunca andei com ele de capota aberta na AE sem ser de Lisboa até ao Fogueteiro (e mesmo isso só aos fim de tarde sem fila na ponte... coisa rara).

                                Também só devo ter andado de capota aberta com o sol a pique quando algum amigo fez questão de "ir descapotavel", para isso tenho sempre um chapeu no carro, e depois de ele já ter visto como é, toca a fechar...

                                A namorada não gosta de ir descapotavel porque fica com o cabelo todo emaranhado....

                                Assim sobra as viagens em estradas agradaveis (até ao meco por ex.) ao fim da tarde e em noites quentes.

                                Se comprava outro descapotavel?

                                Bem, espero ter dinheiro para ter sempre um descapotavel, nem que seja como 2º carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende, no "meu" S2000 cada vez que fosse à praia ia lá de capota aberta. Na esplanada, numa noite/dia de verão, também ... caso estivesse à vista claro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acredito que seja diferente quem anda com o carro todos os dias e os outros.

                                    A semana passado fui de boleia a uma reunião a Torres Vedras, o tipo que me levou, ligou-me a dizer que ia a casa deixar o carro da empresa e levar o dele (mx-5), que iamos de capota aberta...

                                    AE ao sol , lá fui eu comprar um bone...

                                    Para cá ao fim da tarde viemos pela EN8, 5 estrelas!!!

                                    p.s só um problema quando apanhamos um camião e aquilo não dá para passar (1.6)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sou nada adepto de cabrios... respeito, obviamente quem o é.

                                      Considero um cabrio demasiado show-off.

                                      E depois, acredito que coupe que se preze, elegante e "carismático" não precisa nada da versão cabrio para se impor no mercado ou ter uma legião de fãs.

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou com o slumdog só não partilho da opinião do show-off.

                                        Nunca escolheria um descapotável excepto se fosse um Caterham ou uma coisa no género.

                                        Para gozar as maravilhas climatéricas só há uma solução: TWO
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .
                                        .

                                        two wheels.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Andar de cabrio numa noite quente de verão ou numa tarde de primavera deve ser bom. Deve ser uma daquelas coisas que se vê nos filmes maricanos, naquelas estradas à beira mar na california e que deve ser bem bom.

                                          Ver, como já vi, um nabo em Agosto com a capota em baixo à do almoço com mais de 30 e tal graus à torreira do sol e..........O GAJO ERA CARECA!!!!!!
                                          Isso deve ser uma bostinha.










                                          Editado pela última vez por Zix; 15 April 2010, 20:32.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                            Estou com o slumdog só não partilho da opinião do show-off.

                                            Nunca escolheria um descapotável excepto se fosse um Caterham ou uma coisa no género.

                                            Para gozar as maravilhas climatéricas só há uma solução: TWO
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .
                                            .

                                            two wheels.
                                            Não concordo nada com isso!

                                            Tenho mota, e para sair em segurança (minimamente decente) tenho de ter um capacete na cabeça, um blusão com alguma resistência e protecções e luvas.

                                            Por isso, muitas vezes acabo por ir cheio de calor, abafado dentro do blusão e do capacete.

                                            Um cabrio deixa sentir muito mais tudo o que está em volta.


                                            Bem, a menos que estejas a falar das bicicletas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Também tenho mota e prefiro o cabrio.

                                              Não querendo defender ninguem, quer me parecer que há pessoal que dá valor é à velocidade.

                                              O cabrio é passeio e para isso há pessoal que não gosta, que não liga nenhuma nem tem prazer nisso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu cá até ando com ideias de comprar um cabrio muito especial para usar apenas no verão. A ideia é deixá-lo num apartamento que possuo junto à praia e que uso aos fins-de-semana e no verão.
                                                O tal cabrio especial é um mini moke...
                                                São lindos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LeoneGR Ver Post
                                                  Eu cá até ando com ideias de comprar um cabrio muito especial para usar apenas no verão. A ideia é deixá-lo num apartamento que possuo junto à praia e que uso aos fins-de-semana e no verão.
                                                  O tal cabrio especial é um mini moke...
                                                  São lindos.
                                                  É giro sim senhor.
                                                  Mas sempre tive uma panca pelo mehari.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho um MX5 e ando sempre que posso de capota em baixo. Até já andei em AE com alguma chuva miudinha e capota em baixo, bastou manter a velocidade e cheguei na mesma seco ao destino.

                                                    Em AE anda-se mas admito que não é para todos
                                                    E sim, chapéu é indespensável.

                                                    Fins de tarde, noites e dias amenos são os melhores para para a grande maioria apreciar um cabrio.

                                                    Eu gosto do meu porque me permite uma maior "comunhão" com o meio envolvente. É giro fazer uma estrada de montada e ter uma vista total da paisagem. Sentir os cheiros, ouvir os sons é algo que torna alguns percursos comuns em algo memorável.

                                                    E mesmo que venda ou troque o MX5 no futuro, espero um dia voltar a poder andar de capota em baixo! Fiquei decididamente fã de descapotáveis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É a velha questão...quem nunca andou de cabrio, diz que é para show-off. Quem já andou, sabe que não tem nada a ver

                                                      É um enorme prazer andar de descapotável, e quem acha que para isso basta um coupé, porque até é mais dinâmico e mais leve, é alguém que não consegue tirar o mesmo prazer que eu tiro! Porque não tem nada a ver com andar depressa, bem pelo contrário.

                                                      Quanto ao sol, de facto em horas de maior calor é indispensável um boné ou chapéu, mas não concordo quando dizem que com muito calor é melhor ir de capota fechada...lá está, nada que um boné e uma certa velocidade não compensem...e bem!

                                                      O ruymoreira explicou muito bem a questão. O facto de se andar em paisagens únicas, e poder-se disfrutar dos sons, do ambiente, o simples facto de se ter muito mais visibilidade e de sentirmos o ar a passar por nós torna a condução numa experiência diferente.

                                                      E andar mesmo com algum frio não é grande problema. Nada como ligar a sauffage para os pés e está resolvido!

                                                      No Verão até se passam noites engraçadas a ver, por exemplo, as chuvas de estrelas cadentes.

                                                      Se as pessoas andam de capota fechada quando podiam andar com ela aberta? Isso agora depende mas...eu para deslocações curtas também não abro a capota. Temos também de ver que com a chegada dos CC's, mais pessoas passaram a usar descapotáveis como meio de transporte diário, e percebo que quem o faça não queira andar a apanhar com o fumo dos outros...

                                                      Como já escrevi muito e não disse nada de jeito, vou finalizar...

                                                      Se gostares mesmo do conceito, passas a ver uma capota, não como um "extra" (como tu disseste), mas como algo que é muito mais que isso. Deixas de a considerar um extra para a considerares a alma do veículo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Adoro Cabrios, principalmente o estilo roadster / barchettas.

                                                        Tenho apenas um "targa" e sempre que posso ando com tudo aberto.

                                                        Nota: considero "targa" os targas de 2 lugares e carros como o 2CV, 500C, ou normais com todo o tejadilho com possibilidade de abrir.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                          Eu gosto do meu porque me permite uma maior "comunhão" com o meio envolvente. É giro fazer uma estrada de montada e ter uma vista total da paisagem. Sentir os cheiros, ouvir os sons é algo que torna alguns percursos comuns em algo memorável.

                                                          E mesmo que venda ou troque o MX5 no futuro, espero um dia voltar a poder andar de capota em baixo! Fiquei decididamente fã de descapotáveis.
                                                          É isto que eu sinto quando me desloco num cabrio... especialmente os sons e os cheiros.... por esta ordem

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda no fds da Páscoa fiz 200km em AE descapotável com o CC nos 140km/h.

                                                            O tempo estava ameno e com o corta vento levantado a ausência de turbilhão é total.

                                                            O meu também é carro de dia a dia e sempre que posso tiro a capota, mas como já disseram e bem para deslocações curtas, para andar no meio da 2ª circular em hora de ponta ou com o sol a pique de 40ºc não compensa, aprendi isso empiricamente...

                                                            Se podia viver sem um cabrio? Podia, mas não era a mesma coisa!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X