Há dois dias experimentei o Golf 1.6 TDi de um amigo meu, carro impecável, bom conforto apesar de não chegar aos franceses mas comportamento seguro e bem construído, mas fiquei realmente desiludo com o motor. A VW um dos maiores construtores mundiais, com vários motores excepcionais no seu currículo, lança um motor deste tipo vários anos depois da PSA, Renault, Toyota, o fazerem e mesmo assim fica bastante aquém destes a nível de desempenho. Suponho que aqui ninguém trabalhe na VW AG em Wolfsburg para nos esclarecer mas se alguém tivesse uma ideia de uma razão plausível para estes conservadorismo da VW gostava de discutir esta questão. Cumprimentos.
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Porque é que o 1.6 TDI é um motor tão fraco?
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Originalmente Colocado por Bondville Ver PostHá dois dias experimentei o Golf 1.6 TDi de um amigo meu, carro impecável, bom conforto apesar de não chegar aos franceses mas comportamento seguro e bem construído, mas fiquei realmente desiludo com o motor. A VW um dos maiores construtores mundiais, com vários motores excepcionais no seu currículo, lança um motor deste tipo vários anos depois da PSA, Renault, Toyota, o fazerem e mesmo assim fica bastante aquém destes a nível de desempenho. Suponho que aqui ninguém trabalhe na VW AG em Wolfsburg para nos esclarecer mas se alguém tivesse uma ideia de uma razão plausível para estes conservadorismo da VW gostava de discutir esta questão. Cumprimentos.
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Estás redondamente enganado, o motor não é fraco, é mais do que adequado para o carro. Aliás qualquer possuidor de um carro com esse motor ou qualquer outro TDI te confirmará que o carro anda bem sendo até capaz de entrar bastante dentro de velocidade ilegais em Portugal.
Como já foi dito define fraco.
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Já existem bastantes tópicos sobre este tema e que acabam sempre com os possuidores ou amantes da VAG a dizerem maravilhas e como o motr pulveriza a concorrência, expoente máximo de fiabilidade (apesar de apenas estar a ser comercializada há 1 ano ou pouco mais) e os outros que dizem que o motor dci, hdi, etc e tal são melhores e mais fiáveis e que estão mais evoluídos que esta proposta da VW, etc. e tal. Para mim, enquanto possuidor de um hdi 110cv e meor utilizador não muito entusiasta do mundo automóvel, acho que é tudo igual. Concedo que os hdi, dci, mjet e afins, por estarem há mais tempo no mercado têm mais historial e como tal a fiabilidade pode ser melhor aferida. de resto, as potências são equivalentes, o binário tb e o conceito de fraco depende de cada um. Se vieres de um 150cv, certamente que achas fraco. Se vieres de um 70cv, achas a melhor máquina do mundo.
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Eu nunca experimentei um 1.9TDI.
Mas já experimentei um 1.6 TDI de 105 CV.
Fiquei muito satisfeito pois mostrou sempre uma reserva de força em qualquer mudança.
Apesar de não andar em auto estrada pareceu-me que vai facilmente para velocidades na ordem dos 150 km/h.
Poderá não dar coices mas lá que tem força tem.
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Originalmente Colocado por Bondville Ver PostHá dois dias experimentei o Golf 1.6 TDi de um amigo meu, carro impecável, bom conforto apesar de não chegar aos franceses mas comportamento seguro e bem construído, mas fiquei realmente desiludo com o motor. A VW um dos maiores construtores mundiais, com vários motores excepcionais no seu currículo, lança um motor deste tipo vários anos depois da PSA, Renault, Toyota, o fazerem e mesmo assim fica bastante aquém destes a nível de desempenho. Suponho que aqui ninguém trabalhe na VW AG em Wolfsburg para nos esclarecer mas se alguém tivesse uma ideia de uma razão plausível para estes conservadorismo da VW gostava de discutir esta questão. Cumprimentos.
Cumprimentos
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Grande culpa desta sensação do 1.6 TDi ser fraco é devido à caixa de 5v com grandes fossos entre as relações. Sobretudo entre 2ª e 3ª, que em cidade chega a ser deveras irritante. Depois entre a 3ª, 4ª e 5ª também existe um belo fosso mas aí é um pouco mais tolerável desde que se conheça bem o conjunto motor/caixa.
Acredito que com caixa DSG este contra esteja resolvido mas no entanto não deixa de ser um motor desagradável de utilizar sobretudo pela sua fraca desenvoltura a baixos regimes, abaixo das 2000rpm digo.
Agora a verdade é que em PT e neste segmento qual é a verdadeira % de pessoas que opta por comprar com DSG ?
É uma percentagem certamente marginal..
Resumindo além do escalonamento na versão manual ser extremamente virado para os consumos e, consequentemente, para as emissões de C02 as baixas deste 1.6 são fracas.
Sobre aqueles que dizem que o 1.6 TDi dá a velocidade x ou y.. Bem se formos por aí até um Clio 1.2 dá 170/180, que é mais que suficiente, mas aqui fala-se de agradabilidade de condução no dia-a-dia pois em ponta é óbvio que a potência é que interessa.
O veículo no qual testei este 1.6 TDi foi até é dos mais leves onde o mesmo está montado, Ibiza, e foi até na sua mais potente versão, 105cv.
Seat: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL
Como podem ver por aí este Ibiza faz 10.5s no exercicio dos 0 aos 100 e eu tenho andado numa carrinha que faz 10.2.
Diferença residual certo ?
Certo, mas na prática nem se compara a agradabilidade do 1.9 TDi 130cv, mesmo num carro bem mais pesado, quer pelos 310nm quer pela caixa de 6v bem escalonada.
Só para terem ideia a 5ª, e última mudança, do Ibiza é mais longa que a 6ª da A4..
Finalizando continuo a achar que quer 1.5dCi e quer 1.6HDi são melhores que 1.6 TDi em versões de potência semelhante.
Ou seja fazem melhor e à mais anos.
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPara mim todos os diesel 1.6 são fracos. Porque é que o TDI 1.6 é fraco? Olha, porque é um 1.6!
Além disso tens no MiTo um 1.6 diesel com 120cv e 320nm e que faz 9.9s nos 0-100 e 199km/h de velocidade máxima. Isto tudo num carro com uma boa caixa manual de 6v, e bem escalonada !
Pode não ser nenhum avião mas ao lado de um Golf 1.6 TDi 105cv vai parecer substancialmente mais rápido.
Infelizmente abaixo das 2000rpm também não é nenhum prodigio.Editado pela última vez por ClioIIIRS; 21 April 2010, 09:45.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
Claro que um 1.6 diesel nunca vai ser um portento de sensações mas quando falamos bem ou mal de um motor temos de o comparar com a concorrência não ?
Além disso tens no MiTo um 1.6 diesel com 120cv e 320nm e que faz 9.9s nos 0-100 e 199km/h de velocidade máxima. Isto tudo num carro com uma boa caixa manual de 6v, e bem escalonada !
Pode não ser nenhum avião mas ao lado de um Golf 1.6 TDi 105cv vai parecer substancialmente mais rápido.
Infelizmente abaixo das 2000rpm também não é nenhum prodigio.
É que o MiTo não dá a minima hipótese ao Golf...o JTD de 120cv do MiTo é muito despachado.
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Suponho que se esteja a falar do 1.6TDI de 105 cv.
Já conduzi este motor mas na variante de 90 cv, foi num Ibiza e sinceramete fiquei muito bem impressionado com o comportamento do mesmo. É claro que não é um formula 1 mas também não é nenhuma lesma.
Atinge facilmente os 160/170 Km/h, agora a partir daí já começa a ter dificuldades como é obvio, estranho era se assim não fosse, não podemos esquecer que é "apenas" um 1.6.
No Golf deve ser mais fraquinho o carro é bem mais pesado, mas para mim é um bom motor que serve perfeitamente para o dia a dia, a menos que se queira andar sempre a ritmos muito elevados.
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Continua-se a bater no cego!!!
O 1.6 TDI está longe, longe de ser fraco. É um excelente motor, com uma caixa longa. E isso só se sente nas recuperações. Em termos de acelerações é tão bom como a concorrência, velocidade ponta idem, consumos tão bom ou melhor.
Eu compraria um Golf 1.6 TDI de 105cv na boa, sem qualquer problema. O único senão é mesmo o preço...
Reparem que este motor é montado em carros como o Octavia ou mesmo o Altea, que são por natureza mais pesados, e continuam a manter performances de bom nível.
Da experiência que já tive neste tipo de motores, nenhum me surpreendeu propriamente pelas performances. Todos têm o seu lag a baixas rotações, e depois aceleram bem. Una um bocado melhor que outros...
Em termos de fiabilidade a meu ver nenhum motor actualmente à venda no mercado é mau. Há registos de problemas em todas as marcas, muitos deles infelizmente mais por defeitos pontuais ou contínuos de fabrico do que propriamente por mau uso (o que a meu ver é muito grave, é fruto de mau controlo de qualidade, e pior que isso é que ninguém, mas ninguém regula esta área... é "botar" cá pra fora que o que interessa é vender!!!).
Conheço clientes com D-4D, TDCI, HDI, DCI, TDI super satisfeitos, e conheço o inverso da moeda para todos eles. Haja sorte e estima pelo material
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Originalmente Colocado por RuiSoad Ver PostJá conduziste ambos os carros Filipe ?
É que o MiTo não dá a minima hipótese ao Golf...o JTD de 120cv do MiTo é muito despachado.
Eu disse que o MiTo JTD 120cv é bem mais rápido que o Golf
Por acaso não conduzi ainda nenhum Golf VI mas conduzi o 1.6 TDi 105cv num Ibiza.
O MiTo só conduzi mesmo com o 1.3 JTD 90cv 6v. Achei, como é óbvio, fraco mas com o 1.6JTD o caso muda de figura.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostNão percebeste bem.
Eu disse que o MiTo JTD 120cv é bem mais rápido que o Golf
Por acaso não conduzi ainda nenhum Golf VI mas conduzi o 1.6 TDi 105cv num Ibiza.
O MiTo só conduzi mesmo com o 1.3 JTD 90cv 6v. Achei, como é óbvio, fraco mas com o 1.6JTD o caso muda de figura.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostLendo este tipo de comentário sobre este motor, fico com alguma curiosidade em experimentá-lo.
Ainda deverá ser mais energico que o um Astra Caravan 1.25 cdti de 90 cv, não ?
Sinceramente acho que o pintam demais...
Eu pude conduzi-lo, não com a DSG que segundo alguns parace que o carro tem 130cv , mas com a caixa manual...
Em comparação com um Hdi de 110cv por exemplo, acho que é menos desenvolto, mas tem uma razão de ser...que é o facto deste motor ter sido construído para bons consumos, preocupações que não estão tão vincadas nos seus concorrentes.
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Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver PostAlém disso tens no MiTo um 1.6 diesel com 120cv e 320nm e que faz 9.9s nos 0-100 e 199km/h de velocidade máxima.
Achei o carro lindo e, ainda por cima, ele compro-o em vermelho.
PS: Peço desculpa pelo off topic. ;)
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostLendo este tipo de comentário sobre este motor, fico com alguma curiosidade em experimentá-lo.
Ainda deverá ser mais energico que o um Astra Caravan 1.25 cdti de 90 cv, não ?
Até hoje tenho arrepios só de pensar no dia inteiro que tive de conduzir um
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Originalmente Colocado por RuiSoad Ver PostSinceramente acho que o pintam demais...
Eu pude conduzi-lo, não com a DSG que segundo alguns parace que o carro tem 130cv , mas com a caixa manual...
Em comparação com um Hdi de 110cv por exemplo, acho que é menos desenvolto, mas tem uma razão de ser...que é o facto deste motor ter sido construído para bons consumos, preocupações que não estão tão vincadas nos seus concorrentes.Editado pela última vez por Celsius; 21 April 2010, 11:15.
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O problema dos engenheiros da VW e outras marcas é que não conseguem fazer nada que agrade totalmente aos clientes, mas como dirão os CEO's destas companhias: Será sempre possivel fazer melhor.
Nós queremos:
+ Binário
+ Velocidade
+ Cavalos
+ Qualidade
+ Equipamento
+ Economico
+ Amigo do ambiente
+ Durabilidade
e sobretudo mais barato.
Há poucos anos atrás, para os mais novos sobretudo relembro que os diesel tinham todos menos de 90 cv, pesos mais leves e consumos bem mais elevados e a maioria não dava mais de 170km. Os consumos do AX 1.4d eram na altura um "must", hoje carros com o dobro do peso e dobro da potência fazem consumos parecidos.
O 1.6TDI é um motor idêntico às marcas concorrentes, + cavalo - cavalo, em termos de performances e consumos. O que a VW fez com o 1.6TDI foi colocar um motor nos seus carros de forma a ter melhor preço de entrada e bons consumos. Este carro não tem de ser brilhante em nada, apenas cumpre a sua parte na cota de mercado. Este motor veio baixar o preço final do Golf para numeros que à anos não se viam, um dos seus objectivos foi atingido.
Porque quem quer andamento tem outras opções: 2.0 140cv e 170cv e as versões otto.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostAntes de ter o meu 1º carro, andava frequentemente com o Golf II do meu pai que era um 1.3 com 55cv e 97 nm de binário.
Cheira-me que este 1.6 tdi é uma bomba em relação ao golf que referi.
Acho bem que as pessoas não fiquem contentes e queiram mais potência e menos consumo, só assim a industria evolui. Se não fosse pelas exigências dos clientes as marcas continuavam de bom grado a vender os mesmos motores de á 50 anos.
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postpor essa ordem de ideias ainda andávamos todos de ford T.
Acho bem que as pessoas não fiquem contentes e queiram mais potência e menos consumo, só assim a industria evolui. Se não fosse pelas exigências dos clientes as marcas continuavam de bom grado a vender os mesmos motores de á 50 anos.
Para alguém que ande todos os dias de 335d, a generalidade dos motores 2 litros parece-lhe fraquita.
Para quem ande num 2 litros do género 320d, estes 1.6, 1.5, etc também parece fraco.
e por aí adiante.
Parece-me, lendo o post inicial, que este motor é um verdadeiro atraso de vida !? ou será só uma opinião subjectiva/relativa de quem eventualmente está habituado a melhor ?
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