BMW F10 525d v 530d - Página 2

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 55 de 55

Título: BMW F10 525d v 530d

Piloto de Troféu DonJuanZ's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    As baixas não são boas ?

Caixa bem curta, um turbo só para precisamente as baixas e mesmo assim não são boas ?

Já tinha lido que este 123d puxava logo desde as 1200rpm até às 5000 e tal rpm..

Mas atenção só sei o que leio pois nunca conduzi um 123d, só mesmo 120d.

E sim o novo 35i já só tem turbo eu sei
    Não me expressei da melhor forma. As baixas são boas mas não estão na mesma proporção do que o motor consegue fazer nas médias/altas. Esperava que pudesse nas baixas (ali entre as 1750/2000) ter mais alma de TDi (PD) se é que me faço entender (por exemplo, o meu Leon é mais forte nessa zona do conta rotações). É claro que por outro lado o motor tem vida muito cedo o que facilita a condução mas eu (e alguns donos do dito motor) também dizem que umas baixas mais fortes ou mais explosivas, encaixavam que nem uma luva no motor/chassis/carro em causa.

Piloto de Fórmula 1 ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
    Não me expressei da melhor forma. As baixas são boas mas não estão na mesma proporção do que o motor consegue fazer nas médias/altas. Esperava que pudesse nas baixas (ali entre as 1750/2000) ter mais alma de TDi (PD) se é que me faço entender (por exemplo, o meu Leon é mais forte nessa zona do conta rotações). É claro que por outro lado o motor tem vida muito cedo o que facilita a condução mas eu (e alguns donos do dito motor) também dizem que umas baixas mais fortes ou mais explosivas, encaixavam que nem uma luva no motor/chassis/carro em causa.
    É certo que o teu Leon PD150 Top Sport tem cerca da mesma potência que estes 123d mas não esquecer que estamos a falar de um motor reprogramado, ou seja, são motores que têm sempre outra alma.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    É certo que o teu Leon PD150 Top Sport tem cerca da mesma potência que estes 123d mas não esquecer que estamos a falar de um motor reprogramado, ou seja, são motores que têm sempre outra alma.
    Ainda tem menos alguns CVS, a caixa é mais longa e só lá está um turbo. Mas mesmo comparando com um Stock, nessa faixa específica, o 23d não impressiona (mais uma vez, para a potência que anuncia, binário, tecnologia a nível de turbos...). Já das 3000 em diante é um motor fantástico e viciante mas diria que no dia-a-dia a condução não é feita nessas rpms nem mesmos as recuperações mais normais, digamos.
    Última edição por DonJuanZ : 22-04-10 às 12:28:37

Piloto de Testes andantedodia's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Ainda tem menos alguns CVS, a caixa é mais longa e só lá está um turbo. Mas mesmo comparando com um Stock, nessa faixa específica, o 23d não impressiona (mais uma vez, para a potência que anuncia, binário, tecnologia a nível de turbos...). Já das 3000 em diante é um motor fantástico e viciante mas diria que no dia-a-dia a condução não é feita nessas rpms nem mesmos as recuperações mais normais, digamos.
    Segundo me parece quem compra um 23d e quer desfrutar dele é em estrada ou auto-estrada, não andar de semáforo em semáforo... aliás a força em baixas que tantos users gostam só é agradável mesmo para o condutor porque para as outras pessoas é desconfortável ter o carro sempre aos "solavancos".
    Não percebo que tipo de condução é que procura sempre força em baixas...

Cumprimentos

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
    Segundo me parece quem compra um 23d e quer desfrutar dele é em estrada ou auto-estrada, não andar de semáforo em semáforo... aliás a força em baixas que tantos users gostam só é agradável mesmo para o condutor porque para as outras pessoas é desconfortável ter o carro sempre aos "solavancos".

Cumprimentos
    Claramente não me conheces e por isso é natural que a tua interpretação das minhas palavras vá no sentido mais normal, por assim dizer.
    Força em baixas não significa solavancos nem significa que andamos a atacar semáforos para ver quem chega primeiro. Por outro lado qualquer dos carros citados pode ser doseado pelo acelerador mas o que estou aqui a discutir é que "calcando", o 123d não tem no primeiro quarto do conta rotações a entrega que seria esperada face às "specs" que anuncia e por outro lado tem a entrega esperada (ou até mais) no último terço do conta rotações...e se por um lado se pode vir aqui com o argumento dos semáforos, etc...também se pode contrapor dizendo: porquê usar um diesel às 5000 rpms? para partir? para andar acima da lei?.

Ora, estou a dar a minha opinião acerca do motor em causa e naturalmente exalto o que tem de melhor e aponto o que gostaria que estivesse melhor.

Um amigo que vendeu um 123d (do qual gostava muito) perguntava-me se o meu M ali entre as 1200 e as 2000 tinha uma resposta tipo o 123d ou se era mais explosivo e imediato...até posso acrescentar que tem um efeito chicote fantástico - o M - e que o PD nem sonha...será que com isso passa a ser um carro mais desagradável? Naturalmente que não pois o acelerador é doseável também (o motor do M é qualquer coisa, quer em entrega, em sonoridade, em linearidade, em explosividade e em banda de utilização).

Em defesa do meu singelo PD, posso dizer que vários críticos do mesmo, mudam de opinião quando o experimentam. (é claro que em termos desportivos/handling, etc não é nada do outro mundo mas que aquele motor tem carácter, lá isso tem).

Já agora, regra geral, em AE, circulo pelos 120/140 o que no Leon são 2000/2500 rpms. O poder calcar a fundo e o carro responder sem ter que reduzir, é uma mais valia. Em nacional, etc, circular às 1900/2000 rpms permite-me manter os consumos reduzidos e sempre que é necessário acelerar é só calcar que a resposta está lá.

Piloto de Rallye BrunoD's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Cumprimentos
    Força em baixas não é o mesmo que kick, existe aí uma confusão com os termos.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Em defesa do meu singelo PD, posso dizer que vários críticos do mesmo, mudam de opinião quando o experimentam. (é claro que em termos desportivos/handling, etc não é nada do outro mundo mas que aquele motor tem carácter, lá isso tem).
    O problema é que muitos julgam tudo pelo que leem nas revistas.

A vida não é só feita de números!

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

O 123 D em baixas é mais forte do que o TDI Stock do Leon, sem dúvida. Se continua sê-lo comparado com um Leon reprogramado, isso depende da reprogramação, mas já tem que ser uma bem razoavel para que o Leon consiga fazer melhor em baixas que um 123 D.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carman Ver Post
    O 123 D em baixas é mais forte do que o TDI Stock do Leon, sem dúvida. Se continua sê-lo comparado com um Leon reprogramado, isso depende da reprogramação, mas já tem que ser uma bem razoavel para que o Leon consiga fazer melhor em baixas que um 123 D.
    A pisar às 2000 rpms o 123d não salta de forma evidente para a frente do Leon. É claro que se pisarem às 1200/1500 o Leon fica lá atrás e é claro que em aceleração não tem qualquer chance.
    Reprogramado não é tanto uma questão de ser razoável ou não...a repro tem é que ser bem feita (e sem fumo) e a pisar às 2000 rpms salta para frente do 123d. Bom, mas estamos a fugir ao que eu queria discutir, ou seja, não está em causa se o 23d é superior ao 1.9TDi, porque o é.
    Volto a dizer, apenas referi o meu ponto de vista quanto ao que eu esperava do 23d e aonde me impressionou e aonde não o conseguiu.
    Já agora, em aceleração pura é um motor fantástico, este 23d.

Por outro lado o que era um OT, já cresceu um pouco e não quero melindrar quem criou o tópico ou desvirtuar o propósito do mesmo.

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Compreendo o que queres dizer mas temos é um gosto diferente em relação à condução, eu prefiro meter uma baixo e entrar imediatamente na zona de binário máximo do que estar a pisar numa altura que vou em poupança de combustível. Aliás grande parte do prazer de conduzir para mim consiste na utilização da caixa

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Compreendo o que queres dizer mas temos é um gosto diferente em relação à condução, eu prefiro meter uma baixo e entrar imediatamente na zona de binário máximo do que estar a pisar numa altura que vou em poupança de combustível. Aliás grande parte do prazer de conduzir para mim consiste na utilização da caixa
    Quantas vezes não vamos em 2ª ou 3ª e o motor quando não tem vida antes das 2000RPM ficamos literalmente à espera que o motor acorde...

Claro que de 3ª para 2ª pode ser feito facilmente, agora de 2ª para 1ª não é muito saudável nem para o motor nem para a caixa.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Também não é por aí. O TDi também leva com reduções quando o que se quer é maximizar a performance...e por outro lado, também lá mora um atmosférico, que tendo um motor muito cheio, convida a muitas reduções e ponta-tacão...

Piloto de Provas de Perícia claxon's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

não me parece que a diferença entre um 525d e um 530d, esteja apenas à distância de uma repro.... mas enfim cada um sabe de si, e o que faz ao seu dinheiro....

se tens dinheiro vai para o 530d, se não tens fica-te pelo 525d, pois isso das repros na maioria das vezes dá mau resultado...

tenho um amigo que já derreteu um fiat bravo e precisamente um 530d, à custa dessas parvoíces das repros....

kpt
    kpt está online
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por carman Ver Post
    É que não tenhas duvidas que faz, o turbo que equipa o Leon é um VB, um 17 revestido a titânio que enche rapido e aguenta 1.6, 1.7 bar ... a embraiagem de origem do Leon é que provavelmente não iria conseguir segurar o binário, essa embraiagem só aguenta uns 380, no máximo 400Nms ... isso faz o Bimmer de origem.

kpt
    kpt está online
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

O melhor consumo está na zona de binário máximo

momentos
    Guest

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Eu acho que desde o 16d ao 23d é 2.000

e do 25d ao 35d é 3.000 mas posso estar errado.. ja vou ver

Parece que é mesmo isto
    Agora vai até ao 40d.

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Não percebi bem, no exemplo do meu carro que tem o binário máximo ás 3500 rpm, o normal é eu ir a 2000 rpm em 4º em velocidade de cruzeiro com o consumo instantâneo nos 6l, e se quiser fazer uma aceleração reduzo para 3º entrando na zona dos 3000+ rpm e mal carrego no acelerador o consumo instantâneo dispara para os 20l.

Se eu for em recta e quiser manter a velocidade onde obtenho melhores consumos não é na zona de binário máximo.

Ou estou a fazer alguma confusão?

Cumprimentos

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Ou seja, num 1.6 VTI o melhor consumo é às 7.000rpm?

O consumo é em feito sobre uma relação entre km's e litros.

Eu posso ir ás 2.000rpm a gastar realmente menos que ás 2.100rpm, mas ás 2.500rpm vou a mais velocidade, o que pode compensar o gasto extra.

As coisas não são bem lineares.

kpt
    kpt está online
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

Eu posso ir ás 2.000rpm a gastar realmente menos que ás 2.100rpm, mas ás 2.500rpm vou a mais velocidade, o que pode compensar o gasto extra.

Num diesel

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Num diesel
    E nos a gasolina turbo com binários às 1.500rpm?

O normal num diesel e em qualquer carro com uma caixa bem escalonada é gastar menos quanto mais baixa a rotação que o motor aguentar.

Depois há carros com sextas longas que é igual ou melhor ir em 5ª às 2.500 rpm do que em 6ª às 2.000rpm por falta de força na sexta.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Bom, a do "binário máximo" não é para ser levada ao extremo. O VTI tem um motor em que o binário é praticamente sempre muito idêntico.
    Em qualquer carro quanto mais alta a mudança, sem que o carro vá a soluçar ou em esforço, estamos na zona óptima.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

O normal num diesel e em qualquer carro com uma caixa bem escalonada é gastar menos quanto mais baixa a rotação que o motor aguentar.

Depois há carros com sextas longas que é igual ou melhor ir em 5ª às 2.500 rpm do que em 6ª às 2.000rpm por falta de força na sexta.
    Correcto! e diria que no caso do 23d é claro que certamente fará os melhores consumos entre as 1500 e as 2000 rpms, pois é um motor que se aguenta bem logo desde cedo (mesmo não sendo tão explosivo).
    Última edição por DonJuanZ : 23-04-10 às 11:36:32

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Não percebi bem, no exemplo do meu carro que tem o binário máximo ás 3500 rpm, o normal é eu ir a 2000 rpm em 4º em velocidade de cruzeiro com o consumo instantâneo nos 6l, e se quiser fazer uma aceleração reduzo para 3º entrando na zona dos 3000+ rpm e mal carrego no acelerador o consumo instantâneo dispara para os 20l.

Se eu for em recta e quiser manter a velocidade onde obtenho melhores consumos não é na zona de binário máximo.

Ou estou a fazer alguma confusão?

Cumprimentos
    Estás a comprar andamento estabilizado vs aceleração. Não sei qual o teu carro mas talvez o binário às 2000 já seja uns 80% do binário máximo o que significa que o motor se aguenta perfeitamente nessa faixa, nas mudanças mais altas e assim se justifica ser uma faixa de boa economia nos consumos, em andamentos estabilizados...

kpt
    kpt está online
    Data de Registo
    Jun 2006

Por Defeito

Dificilmente encontras um caixa assim tão longa para tal acontecer, 120 @2000rpms já considero uma caixa longa e mesmo assim faço menos consumo que em 5ª @2400rpms

Piloto de Testes carlosBMW's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cohone Ver Post
    Boas a todos!!
    Já anda aí a nova beleza da BMW.
    Agora vem a minha duvida:
    será que os motores no 525d e 530d são exactamente iguais?
    Pelo que sei pertencem a mesma família.

Agora os factos:
    525d - 62000€ +-, l6, 3000cc, 204cv, 450nm
    530d - 72000€ +-, l6, 3000cc, 245cv, 540nm

Se os motores forem exactamente iguais, variando apenas a configuração electrónica, então porque gastar mais 10 000€? Mais vale comprar o 525d, reprogramar na própria bmw, o que obviamente não deve ficar por 10 000€, e coloca-se escrito atrás 530d também e pronto!! Tem-se um 530d por menos 6000 - 7000€ provavelmente..
    Mas se comprar um 525d,e depois o for reprogramar...qual é a
    necessidade de por a designação 530d na traseira???

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12