BMW F10 525d v 530d

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 55

Título: BMW F10 525d v 530d

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito BMW F10 525d v 530d

Boas a todos!!
    Já anda aí a nova beleza da BMW.
    Agora vem a minha duvida:
    será que os motores no 525d e 530d são exactamente iguais?
    Pelo que sei pertencem a mesma família.

Agora os factos:
    525d - 62000€ +-, l6, 3000cc, 204cv, 450nm
    530d - 72000€ +-, l6, 3000cc, 245cv, 540nm

Se os motores forem exactamente iguais, variando apenas a configuração electrónica, então porque gastar mais 10 000€? Mais vale comprar o 525d, reprogramar na própria bmw, o que obviamente não deve ficar por 10 000€, e coloca-se escrito atrás 530d também e pronto!! Tem-se um 530d por menos 6000 - 7000€ provavelmente..

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

De facto é uma questão pertinente. Não tendo a certeza do que estou a dizer julgo que de facto os motores pertencem a mesma familia. Pelo menos aparentemente tudo indica que sim. Contudo, mesmo nesse caso, será que basta fazer uma reprogramação? Será que não será também necessário substituir alguns componentes de modo a que o carro não sofra a nível de fiabilidade com o aumento de potência? Se sim, quais esses componentes e quais serão os custos de toda a operação?

Banido MarceloN's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Eu penso que o 525D tem 2500 cc e não 3000cc

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Mesmo que seja necessário algumas mudanças.. não me pareça que chegue à diferença brutal de 10 000€.
    Esperemos por alguém que saiba mais qualquer coisa..

Pedestre
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

lol não, são realmente os mesmos motores. Pode é haver algum componente diferente que faça a diferença..

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por cohone Ver Post
    Se os motores forem exactamente iguais, variando apenas a configuração electrónica, então porque gastar mais 10 000€? Mais vale comprar o 525d, reprogramar na própria bmw, o que obviamente não deve ficar por 10 000€, e coloca-se escrito atrás 530d também e pronto!! Tem-se um 530d por menos 6000 - 7000€ provavelmente..
    Isso é assim...um quanto ou tanto à pseudo.

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Eu acho que desde o 16d ao 23d é 2.000

e do 25d ao 35d é 3.000 mas posso estar errado.. ja vou ver

Parece que é mesmo isto

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Já o anterior série 5 (E60), o 3000cc servia tanto para o 525d, 530d e 535d...

Sendo certo que o 535d era bi-turbo.

E quanto ao 525d tinha 197cv e o 530d 235cv

Agora que existirão algumas diferenças, lá isso existirão.

Já agora, de início o 525d era realmente um 2500cc (177cv), mas depois passou ter o 3000cc e 197cv
    Última edição por nto : 21-04-10 às 17:16:05

Banido RuiSoad's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2005

Por Defeito

Parece-me lógico que as diferenças não sejam apenas na electrónica, pensar que basta reprogamar uma carro com o mesmo bloco e pô-lo com mais cavalagem para se equiparar ao modelo acima...é no minímo ridículo.

Piloto de Testes bocanegra's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MarceloN Ver Post
    Eu penso que o 525D tem 2500 cc e não 3000cc

Errado

Ambos tem 3.000 cc

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Só mexer em electrónica é mais coisa "aftermarket", coisa que os construtores não costumam fazer.

APesar de haver diferenças de setup na electrónica do carro, o que ocorre mais facilmente é saber se ambos os motores utilizam o mesmo modelo de turbocompressor, a que pressão o mesmo funciona (caso seja o mesmo tipo de turbo), quais os injectores que cada um utiliza, sistema de escape, etc...
    ALém do mais, as relações de caixa são diferentes em ambos os modelos.
    "Chipar" um 525d para ficar com a mesma potência do 530d, não significa automaticamente o mesmo nivel de performances.

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Uma repro é a melhor coisa que já se fez ao carro enquanto corre bem, mas quando dá para o torto é que são elas.

Digo isto por ter amigos que fizeram e juram para nunca mais. Algumas duram 20 000km (ou menos), outras 100 000km e outras até mais mas quando dá para o torto na maior parte das vezes é hora de começar a pensar em carro novo. Como já não é o primeiro, segundo ou terceiro a quem acontece, fica o aviso.
    Outros gastam mais dinheiro a modificar e reprogramar carros "normais" do que se comprassem um carro de origem com power. Mas o dinheiro é de cada um e cada um faz o que quer

Também fiz um overclocking ao meu portátil e aquilo realmente estava com power, até que queimou e fiquei sem nenhum. Pessoalmente esta foi a minha repro , mas foi numa coisa barata. Os meus colegas a quem correu mal com os carros, estavam em patamares de muitas dezenas de milhares de €, alguns dos carros quase novos
    E o que me dizem as experiências que vi é que quanto mais recentes forem os carros, pior. Não sei porquê mas em 6 carros, 5 dos que "berraram" tinham menos de 3 anos.
    Primeiro vai um stage 1, depois um stage 2, stage 3, é viciante e vão até rebentar.

Quem tudo quer, tudo perde. O 525D já não chega?

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
    Errado

Ambos tem 3.000 cc
    Sim, o 525d agora é 3000cc.

Mas em tempos e aquando do início da comercialização do E60, de facto o 525d, era mesmo um 2500cc.

Piloto de Testes bocanegra's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Sim, o 525d agora é 3000cc.

Mas em tempos e aquando do início da comercialização do E60, de facto o 525d, era mesmo um 2500cc.
    Sim corrcto era de 2.500cc de 2004 até 2007, depois do facelift(2007) passou a 3.000cc

Piloto de Provas de Perícia 36crazyfists's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

E a nivel de travões por exemplo, e outro equipamento são iguais?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Eu acho que desde o 16d ao 23d é 2.000

e do 25d ao 35d é 3.000 mas posso estar errado.. ja vou ver

Parece que é mesmo isto
    É exactamente assim.

Piloto de Rallye BrunoD's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Os motores não são seguramente iguais.

Poderão ter a mesma cilindrada, mas terão hardware diferente, quer seja a nível de turbo, injectores e possivelmente intercooler, etc, etc.

Se valem os 10.000€ de diferença entre eles, isso cabe a cada um decidir.

DiogoSilva
    Guest

Por Defeito

Embraiagem, turbo, injectores, intercooler, não deve ser tudo igual

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Ficha de cada um

km77.com . Ficha técnica

km77.com . Ficha técnica

Como em outros casos (C4 e 307 1.6 HDI 90 vs 110) a versão menos potente até tem a caixa ligeiramente mais longa.

Piloto de Troféu gemini's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Felizmente, à beira mar e longe da confusão!

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    (...)

Como em outros casos (C4 e 307 1.6 HDI 90 vs 110) a versão menos potente até tem a caixa ligeiramente mais longa.
    Facto que, a ser verdade, é curioso!!

Mas rapidamente explicado pelo seguinte:

normalmente quem opta pelo menos potente procura maior economia => caixa longa

quem opta pelo mais potente, procura mais desenvoltura => caixa mais curta

kpt
    kpt está online
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Só muda o turbo e a admissão de Ar
    O 25d tem um turbo GT2056 e o 30d tem um turbo GT2260.
    A admissão de ar do 25d é obviamente mais pequena.

air
    air está offline
    Piloto Veterano air's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito

O bloco pode ser o mesmo, agora os componentes do motor duvido. O que tem mais potência terá com certeza mais resistência (melhores materiais, tolerâncias mais apertadas, etc.).

A minha filosofia é deixar os carros como eles vêm, embora saiba que existe uma margem de segurança que podemos utilizar.

kpt
    kpt está online
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Margem de segurança é uma coisa, margem de normas ambientais é outra.

Piloto de Fórmula 1 ClioIIIRS's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Ficha de cada um

km77.com . Ficha técnica

km77.com . Ficha técnica

Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    Facto que, a ser verdade, é curioso!!

Mas rapidamente explicado pelo seguinte:

normalmente quem opta pelo menos potente procura maior economia => caixa longa

quem opta pelo mais potente, procura mais desenvoltura => caixa mais curta
    É normalíssimo..

Basta tomar com exemplo todas as variantes diesel disponíveis no Série 1 da BMW:

116 e 118d têm a caixa mais longa, fazem quase 60km/h por cada 1000rpm em 6ª, depois vem o 120d com cerca de 55 e finalmente vem o 123d com 50.

Na minha opinião, e tendo em conta todos os parâmetros de avaliação de um conjunto motor/caixa, a caixa do 120d é a mais equilibrada para a sua cavalagem.

Já os 116/18d têm caixa longa demais, apesar de isto ter uma simples razão de ser, C02.

Por outro lado o 123d tem uma caixa um pouco curta de mais pois nem chega a 50km/h por cada 1000rpm em 6ª mas mais uma vez percebe-se bem esta decisão por parte da BMW pois o 123d é um diesel sim senhor mas virado para a performance e, desta maneira, aliado ao facto de ter dois turbos sequenciais, dá no seu conjunto um pequeno brinquedo com força desde as 1000 até às 5000rpm.

Se bem que para fazer ponta não é o melhor pois 5000rpm = 248km/h e como ele anuncia 238 a descer é bem capaz de chegar às 5000rpm.

A mim faz-me impressão ver um diesel a chegar às 5000rpm na última mudança mas isto talvez seja só mania minha.
    Última edição por ClioIIIRS : 22-04-10 às 00:29:00 Razão: turbos sequenciais e não em parelelo

Piloto de Troféu DonJuanZ's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    É normalíssimo..

Basta tomar com exemplo todas as variantes diesel disponíveis no Série 1 da BMW:

116 e 118d têm a caixa mais longa, fazem quase 60km/h por cada 1000rpm em 6ª, depois vem o 120d com cerca de 55 e finalmente vem o 123d com 50.

Na minha opinião, e tendo em conta todos os parâmetros de avaliação de um conjunto motor/caixa, a caixa do 120d é a mais equilibrada para a sua cavalagem.

Já os 116/18d têm caixa longa demais, apesar de isto ter uma simples razão de ser, C02.

Por outro lado o 123d tem uma caixa um pouco curta de mais pois nem chega a 50km/h por cada 1000rpm em 6ª mas mais uma vez percebe-se bem esta decisão por parte da BMW pois o 123d é um diesel sim senhor mas virado para a performance e, desta maneira, aliado ao facto de ter dois turbos em paralelo, dá no seu conjunto um pequeno brinquedo com força desde as 1000 até às 5000rpm.

Se bem que para fazer ponta não é o melhor pois 5000rpm = 248km/h e como ele anuncia 238 a descer é bem capaz de chegar às 5000rpm.

A mim faz-me impressão ver um diesel a chegar às 5000rpm na última mudança mas isto talvez seja só mania minha.
    Duas notas:

O 123d usa 2 turbos mas em sequência. O 123d é o S1 2.0 Diesel com mais velocidade de ponta. O que podes dizer é que faria mais velocidade de ponta (hipoteticamente) com uma caixa mais longa...mas levaria mais tempo a chegar pelo menos ao máximo que faz agora...

Piloto de Rallye Agent's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    ...

Também fiz um overclocking ao meu portátil e aquilo realmente estava com power, até que queimou e fiquei sem nenhum. Pessoalmente esta foi a minha repro ,
    Que comédia!

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
    Duas notas:

O 123d usa 2 turbos mas em sequência. O 123d é o S1 2.0 Diesel com mais velocidade de ponta. O que podes dizer é que faria mais velocidade de ponta (hipoteticamente) com uma caixa mais longa...mas levaria mais tempo a chegar pelo menos ao máximo que faz agora...
    Eu baralho sempre o em paralelo e em sequência

Tens razão é em sequência claro Em paralelo são os turbos do 35i.

Sobre a caixa do 123d acho que me fiz entender mal, o que quiz dizer é que fazer tanta rotação em 6ª parece-me demais para um diesel no sentido em que é "moer" material.

Não estava sequer em pensar no facto de ele cortar em 6ª numa grande descida.. Isso seria preciso repro e uma descida mesmo gigantesca, digo eu. Isto porque este não é um diesel qualquer que corta às 5000rpm. Faz umas 5500rpm eu sei. Apenas me parece contra-natura num diesel, só isso

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Agent Ver Post
    Que comédia!
    Eheheheh, pus aquele portátil com muito power mas como a dissipação não aguentou lá se foi
    Para a próxima compro um com power a sério já de stock
    Mas atenção, a minha repro não tinha ponta de fumo

Piloto de Troféu DonJuanZ's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Eu baralho sempre o em paralelo e em sequência

Tens razão é em sequência claro Em paralelo são os turbos do 35i.

Sobre a caixa do 123d acho que me fiz entender mal, o que quis dizer é que fazer tanta rotação em 6ª parece-me demais para um diesel no sentido em que é "moer" material.

Não estava sequer em pensar no facto de ele cortar em 6ª numa grande descida.. Isso seria preciso repro e uma descida mesmo gigantesca, digo eu. Isto porque este não é um diesel qualquer que corta às 5000rpm. Faz umas 5500rpm eu sei. Apenas me parece contra-natura num diesel, só isso
    Num diesel mais normal digamos assim, dos actuais, as 5000 rpms por norma já não parecem chegar de forma natural...a verdade é que este é um motor que vive mesmo bem é entre as 3000 e as 5000 (que pena as baixas não serem poderosas, para o que seria de espera desta cavalagem e do emprego de turbos em sequência).

Já agora, o bloco 35i que chega agora no S5 e virá para o resto da gama, já só tem um turbo apenas!

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DonJuanZ Ver Post
    Num diesel mais normal digamos assim, dos actuais, as 5000 rpms por norma já não parecem chegar de forma natural...a verdade é que este é um motor que vive mesmo bem é entre as 3000 e as 5000 (que pena as baixas não serem poderosas, para o que seria de espera desta cavalagem e do emprego de turbos em sequência).

Já agora, o bloco 35i que chega agora no S5 e virá para o resto da gama, já só tem um turbo apenas!
    As baixas não são boas ?

Caixa bem curta, um turbo só para precisamente as baixas e mesmo assim não são boas ?

Já tinha lido que este 123d puxava logo desde as 1200rpm até às 5000 e tal rpm..

Mas atenção só sei o que leio pois nunca conduzi um 123d, só mesmo 120d.

E sim o novo 35i já só tem turbo eu sei

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima