Renault Mégane RS a GPL ou Renault Mégane 2.0 dCi 160cv? - Página 9

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Título: Renault Mégane RS a GPL ou Renault Mégane 2.0 dCi 160cv?

  1. #241
    Piloto do carago mundano's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    50 litros de gasolina pesam cerca de 35 kg; de gasóleo 40 kg e de GPL menos de 30 kg.

    São diferenças para desprezar
    E quanto pesa o deposito, tubagens e valvulas de segurança e de pressão do GPL.. E o de gasolina/gasóleo?


  2. #242
    Piloto Lendário gtabarth's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    A questão é tão simples quanto isto:

    Se eu conseguisse arranjar um carro a gasolina com um motor interessante para converter, era uma opção a considerar.

    Comprar um 1.4 de 75cv ou um pouco acima para converter não me seduz nem um bocadinho, mas um 2000 para cima já o faria.

    Só que não vejo assim tanta oferta que me permita escolher bem, pois parece-me que se venderam poucos segmento D a gasolina por cá nos últimos 5 anos.
    Não percebi bem o que procuras?

    Este carro já BiFuel é interessante para ti?

    Subaru Legacy 2.0 i SW AWD bi-fuel, 18.000 EUR, Mem Martins - Standvirtual

    Subaru Legacy 2.0 R BiFuel, 19.500 EUR, VN Gaia - Standvirtual

    Subaru Legacy SW 2.0 4x4 BI/FUEL, 14.999 EUR, Aguas Santas - Standvirtual

    Já a GPL tens neste momento 470 carros no Stand Virtual:
    http://www.standvirtual.com/carros/a...&km=&sort=1&id=

    Até 22.000 € (20.000) tens 450 carros:
    http://www.standvirtual.com/carros/a...list=15&sort=1



    Ou pretendes ainda converter?

    http://www.standvirtual.com/carros/S...reza/P1117327/

    http://www.standvirtual.com/carros/S...-WRX/P1171634/

    http://www.standvirtual.com/carros/Volvo/V70/P769586/

    http://www.standvirtual.com/carros/Audi/A6/P663497/

    http://www.standvirtual.com/carros/S...agon/P1561298/
    Última edição por gtabarth : 26-04-10 às 21:00:31

  3. #243
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    Citação Originalmente Colocado por mundano Ver Post
    E quanto pesa o deposito, tubagens e valvulas de segurança e de pressão do GPL.. E o de gasolina/gasóleo?
    Toda a instalação de GPL pesa cerca de 70 Kg.
    Depois o peso do GPL em si é compensado pelo da gasolina que não tens.
    Podes andar a meio depósito e ao fim de um ano ainda tens gasolina.
    Dificilmente gastas mais de 1 litro de gasolina aos 100; só com uma grande "banheira".

  4. #244
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    essa do "peso extra" por causa do "depósito GPL cheio" na traseira e consequente estabilidade inerente dá pra rir....

    Então e se for o depósito de gasolina cheio? já não dá maior estabilidade?!?
    é que por norma, os depósitos de combustível "de origem" estão localizados á frente do eixo traseiro, ou sobre o mesmo.
    Os de GPL, estão mais atrás (roda suplente) ou dentro da mala, encostado aos bancos.
    Agora digam-me lá se aqueles que ficam dentro da mala, portanto, colocados num plano superior relativamente ao depósito mesmo, quando estão cheios de GPL melhoram ou pioram a estabilidade em curva, sabendo que vão fazer com que centro de gravidade se coloque mais longe do chão??

    não acredito que haja alguém que note diferença nos 60/70kg extra quando colocados em carros com pesos na ordem dos 1300kg...
    Calma gemini, ninguém vai converter o carro a GPL numa de ganhar peso atrás lol
    Eu expliquei-me razoavelmente bem, ao dizer que quanto mais leve o carro mais se vai notar e num carro pesado são apenas migalhas esse acréscimo de peso.
    O conjunto pneu suplente (uns 20kg assim por alto) mais reservatório de 70l com 62l úteis de GPL, mais uns 20l que costumo ter de gasolina em 1200kg são pouco, mas são alguma coisita embora quase imperceptível, só notas mesmo em situações limite. Não disse que o teu carro ia ser um AMG em estabilidade só por ter essa pequena alteração

    Mas não digas pf que num forgão de mercadorias o comportamento é igual com e sem carga (refiro-me para cima de 500kg de carga). Isso sim dá diferença perceptível na estabilidade em curva, então se levares uma tonelada, como já andei a ajudar a transportar, nem se compara
    Como o gás é qualquer coisita mais leve que a gasolina e gasóleo lá ajuda a reduzir uma porção do peso acrescido, mas mesmo assim sim, o sistema GPL engorda o carrito num quilitos
    Mas não vamos andar com os dois depósitos cheios certo?

  5. #245
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    Pesos de: Instalação + GPL - Gasolina - eventual supressão do suplente vai dar ao mesmo.

    De uma maneira geral, ter um carro a GPL é como andar sempre com uma pessoa atrás.


  6. #246
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    No forum autogas ha inclusive Hondas civic 1.8 140cv vendidos já com kit gpl e manteve a garantia. Admitir com um dado adquirido que se comprar os RS com GPL perde a garantia é apenas estar a especular.

    Depois do autocolante já estou a ver o próximo argumento.

    Ah e tal o kit gpl é mais pesado e depois para compensar tenho ir ara holmes "esplace" perder os kilos a mais senão erco uma décima de segundo por volta á rotunda do marques.

    Além disso há sempre aquela vantagem que depois de um pratinho de feijoada, com a fermentação associada, atesta-se o deposito gpl. Acaba por se gastar uma média de meio kilo de feijão aos 100. Logo ai bate aos pontos qualquer diesel de media, baixa ou micro cilindrada.

  7. #247
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    Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    De uma maneira geral, ter um carro a GPL é como andar sempre com uma pessoa atrás.
    Algo do género

    Mas nada que aflija este menino...

    Mercedes-Benz Toorak - MERCEDES-BENZ E350 AVANTGARDE 7G-TRONIC



  8. #248
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    Citação Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    Tem lá calma que não me referia a ti (eu acho que dava para perceber)

    Para responder ao assunto dos continentes, eles nos states também têm gasolina 98 (chamada "premium"). Aliás, lá até arranjas gasolina 105. Mas a maioria dos carros normais anda a "regular" que é 87. Eu só disse que não sei se estes carros são realmente reprogramados para lá, ou se os que se vendem cá também aguentava bem com as 87, e usam 95 porque simplesmente é o mais fraco que cá se vende.
    peço desculpa então!

    Nos states tens vários tipos de gasolina (3 ou 4) e julgo começar nos 85 e acabar nos 91 ou 93 que é chamada de premium. Tive lá quase 4 meses e lembro-me que a melhor deles era pior que a nossa pior mas não me lembro bem do valor das octanagens.

  9. #249
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    No forum autogas ha inclusive Hondas civic 1.8 140cv vendidos já com kit gpl e manteve a garantia. Admitir com um dado adquirido que se comprar os RS com GPL perde a garantia é apenas estar a especular.

    Depois do autocolante já estou a ver o próximo argumento.

    Ah e tal o kit gpl é mais pesado e depois para compensar tenho ir ara holmes "esplace" perder os kilos a mais senão erco uma décima de segundo por volta á rotunda do marques.

    Além disso há sempre aquela vantagem que depois de um pratinho de feijoada, com a fermentação associada, atesta-se o deposito gpl. Acaba por se gastar uma média de meio kilo de feijão aos 100. Logo ai bate aos pontos qualquer diesel de media, baixa ou micro cilindrada.


    Bem visto
    Eu peso 90kg, talvez mais qualquer coisa depois do casamento a que fui ontem. Acho que vou vou passar a ir todos os dias ao ginásio porque ainda não chegam as vezes que vou.
    A ver se perco uns quilos que o pobrezito já carrega com o kit do GPL e ainda por cima anda sempre atestadinho, nunca se sabe quando surge uma viagem e há que estar preparado

  10. #250
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    Pelo que tenho visto, embora o GPL tenha maior octanagem, coisa que num otto convencional não é aproveitado, tem um poder calorífrico inferior, então como é possível que os de injecção líquida ganhem cv's sem terem um turbo para acrescentar o ar extra necessário para o aumento de débito de GPL face a gasolina para apresentar uma performance igual?

  11. #251
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    Bem... duvidas entre um "desportivo" a GPL e uma "caldeira" a gasóleo?!
    Para mim, que gosto de automóveis, a escolha seria sempre o "verdadeiro", ou seja: o gasificado!!!

  12. #252
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    Ou tu não leste o que eu escrevi, ou algo correu mal:

    Dos 450 carros que encontras já convertidos no standvirtual, ao estabelecer a idade máxima de 2004 (tal como fiz antes), passam para 44, e se colocar a fasquia máxima nos 24.000 euros, fico com 29 carros disponíveis, e sem os tais carros de motores interessantes que mencionei.

    Isto são números bastante diferentes, e que possivelmente demonstram uma realidade muito evidente.

    Parece-me que os adeptos do GPL vão também passar a ser adeptos da importação de automóveis usados, porque a oferta por cá está a diminuir a olhos vistos.

  13. #253
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    No forum autogas ha inclusive Hondas civic 1.8 140cv vendidos já com kit gpl e manteve a garantia. Admitir com um dado adquirido que se comprar os RS com GPL perde a garantia é apenas estar a especular.
    Em vez de se espalhar o que se lê, convinha ligares para a Honda a saber se isso é possível, porque eu já estive lá e disseram-me que não era (há menos de 2 semanas).

    Disseram-me taxativamente que acaba a garantia de motor, parte eléctrica e anti-corrosão nos paineis onde existem furos.

    No entanto, lanço-te o desafio de mandar um email para a Honda Portugal a colocar a questão e depois colocares aqui a resposta.

    Isto de assumir verdades só porque se lê na net causa alguns equívocos grandes.

  14. #254
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    Quanto à distribuição dos pesos:

    Será que ainda ninguém aqui falou no conceito de distribuição do peso entre eixos ou fora de eixos???

    Aqui há uns bons anos atrás, eu era um adepto fervoroso do car-audio e sistemas de som complexos.
    Tive imensos sistemas diferentes no meu carro, e com os seus respectivos pesos (particularmente os subwoofers feitos por mim em mdf).

    Em alguns casos, a diferença no comportamento era para lá de evidente, deixando-me a frente do clio I muito mais leve!
    E não era nenhum RS.

    Porquê?

    Porque eu não estava a colocar peso entre os eixos (como acontece quando alguém vai sentado no banco traseiro), mas sim fora do eixo, onde 30 kg se transformam em mais kg.

    Já deverão ter visto no TopGear o JC a referir-se a alguns Audi como "nose heavy" pelo facto do motor estar colocado muito à frente, e com isso desequilibrar mais o carro.

    Se tiverem dificuldade em compreender o conceito, há um teste simples a fazer:

    - Sentem-se na extremidade da mala do carro e peçam a alguém para medir o espaço do pneu traseiro à cava da roda;

    - Depois sentem-se no banco traseiro do carro e façam a mesma medição;

    - Por fim, sentem-se no lugar do condutor, e voltem a fazer a medição;


    Partindo do princípio que não tenham comido muito ao almoço, verificam logo diferenças muito interessantes na suspensão do carro aplicando precisamente o mesmo peso, mas em locais diferentes.

  15. #255
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    Citação Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
    Pelo que tenho visto, embora o GPL tenha maior octanagem, coisa que num otto convencional não é aproveitado, tem um poder calorífrico inferior, então como é possível que os de injecção líquida ganhem cv's sem terem um turbo para acrescentar o ar extra necessário para o aumento de débito de GPL face a gasolina para apresentar uma performance igual?
    O GPL tem uma densidade inferior à gasolina por volume, mas superior por massa. Isto significa que permite extrair mais potência do mesmo motor do que a gasolina, apenas é preciso injectar a mesma massa de combustível (o que resulta num consumo, em volume (o que nós pagamos na bomba, os litros) superior). O que normalmente o instalador faz é ficar-se por um meio termo entre injectar o mesmo volume e teres menos potência e injectar a mesma massa e teres mais potência - injecta ligeiramente mais volume e tens a mesma, com consumos apenas ligeiramente superiores.

    Depois o motor pode ser programado para tirar proveito do maior índice de octanas atrasando a ignição, o que resulta num melhor aproveitamento da energia do combustível, uma combustão mais eficiente.

    Também resulta numa combustão mais eficiente o facto do GPL queimar em estado gasoso (a gasolina não evapora por completo, fica mais numa "nuvem" de pequenas gotas) o que maximiza a área de combustível em contacto com oxigénio.

    No caso da injecção em fase líquida, existe também a vantagem da injecção do GPL arrefecer consideravelmente o ar, funcionando como um intercooler (ar mais frio é mais denso, logo tem mais massa para o mesmo volume, logo é como teres um motor sobrealimentado).

  16. #256
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    O pessoal quando se trata de defender a sua dama usa de todo o tipo de argumentos.

    Então neste tipo de carros (Megane RS) há/houve versões com o vidro de trás em plástico, sem forros e materiais isolantes, para poupar meia dúzia de kg e agora meter um sistema GPS de 70 kg, pendurado atrás do eixo é indiferente ?

    Que me digam: ainda deve ser um desportivo notável ! posso aceitar, agora que não muda nada ?

    É que se falarmos num Laguna 2.0 i é uma coisa, agora falamos num dos carros mais apurados dinâmicamente que a renault faz.

    Este fórum é engraçado e de facto vive da enorme diversidade de opiniões. Já li aqui um user dizer que punha a chave de casa por baixo do tapete do pendura para baixar o centro de gravidade, agora leio os que dizem que 70 ou + kg são indiferentes num desportivo apurado.

  17. #257
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    Ermmmmm começámos a entrar na parte da ficção científica que é comum por aqui...

    Distribuição de pesos num desportivo apurado?
    Num R26-R que é um animal de pista até faz sentido falar nisso, agora num RS que está homologado para 4/5 pessoas e se calhar até tem Isofix nos bancos traseiros, e tem uma mala de 300L ou mais, tem AC, GPS, Xénon se for preciso... 70Kgs é mais um passageiro...

    A não ser que quem puxe deste argumento tire os bancos traseiros dos seus carros, retire AC e todos os equipamentos de conforto, obrigue os passageiros a usar fatos em microfibras ultra-leves, e se possível nem usem peúgas para poupar no peso...

    Já vi com estes dois que a terra há-de comer um M5 E39 e um M3 E46 com GPL, carros RWD e com uma distribuição praticamente óptima entre eixos...
    Aposto que 90% dos users deste fórum conduziam os dois com e sem o sistema de GPL montado no carro e nem davam pelos 70kgs a mais...

  18. #258
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Ermmmmm começámos a entrar na parte da ficção científica que é comum por aqui...

    Distribuição de pesos num desportivo apurado?
    Num R26-R que é um animal de pista até faz sentido falar nisso, agora num RS que está homologado para 4/5 pessoas e se calhar até tem Isofix nos bancos traseiros, e tem uma mala de 300L ou mais, tem AC, GPS, Xénon se for preciso... 70Kgs é mais um passageiro...

    A não ser que quem puxe deste argumento tire os bancos traseiros dos seus carros, retire AC e todos os equipamentos de conforto, obrigue os passageiros a usar fatos em microfibras ultra-leves, e se possível nem usem peúgas para poupar no peso...

    Já vi com estes dois que a terra há-de comer um M5 E39 e um M3 E46 com GPL, carros RWD e com uma distribuição praticamente óptima entre eixos...
    Aposto que 90% dos users deste fórum conduziam os dois com e sem o sistema de GPL montado no carro e nem davam pelos 70kgs a mais...
    Não davam por eles mas estão lá. E só o facto de saberem que estão lá........ui ja nem a levantam...

  19. #259
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    Citação Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
    Pelo que tenho visto, embora o GPL tenha maior octanagem, coisa que num otto convencional não é aproveitado, tem um poder calorífrico inferior, então como é possível que os de injecção líquida ganhem cv's sem terem um turbo para acrescentar o ar extra necessário para o aumento de débito de GPL face a gasolina para apresentar uma performance igual?
    Para começar, isso não é necessariamente assim! A gestão electrónica (embora não seja assim em todos os modelos), ajusta o ponto de ignição, de forma a tirar partido de um I.O. mais elevado. A própria gestão electrónica do sistema de GPL deverá estar preparada para o efeito.

    Quanto à questão da injecção líquida, é um pouco como os intercooler nos motores sobrealimentados. O rendimento depende da diferença entre a temperatura de admissão e a de escape. Isto, porque quanto mais baixa a temperatura, mais denso se torna o ar, logo, mais ar admite para a mesma cilindrada. A compressão também se torna mais forte (no entanto, a baixa temperatura de admissão, combinada com o I.O. mais elevado, permite uma maior compressão, que produz mais binário, sem risco de detonação).

    Se a questão da temperatura não é evidente, basta pensar na razão porque se devem usar luvas para abastecer.

  20. #260
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    O pessoal quando se trata de defender a sua dama usa de todo o tipo de argumentos.
    Sim. Tu lá deves saber!

    Então neste tipo de carros (Megane RS) há/houve versões com o vidro de trás em plástico, sem forros e materiais isolantes, para poupar meia dúzia de kg e agora meter um sistema GPS de 70 kg, pendurado atrás do eixo é indiferente ?

    Que me digam: ainda deve ser um desportivo notável ! posso aceitar, agora que não muda nada ?

    É que se falarmos num Laguna 2.0 i é uma coisa, agora falamos num dos carros mais apurados dinâmicamente que a renault faz.

    Este fórum é engraçado e de facto vive da enorme diversidade de opiniões. Já li aqui um user dizer que punha a chave de casa por baixo do tapete do pendura para baixar o centro de gravidade, agora leio os que dizem que 70 ou + kg são indiferentes num desportivo apurado. [/QUOTE]

    O Mégane acabou de ser promovido a "desportivo apurado"?!

    Cada um, sabe de si. Agora, não podes negar que, um depósito no lugar do pneu de reserva, não só não altera o centro de gravidade (encontra-se ao mesmo nível do depósito de gasolina), como contribui para uma melhor distribuição de massas, sobretudo num "tudo à frente", como é o caso.

    Aumenta o peso total? Sem dúvida! O ideal seria termos fontes abundantes e baratas de etanol (o que permitiria usar o mesmo depósito, ter emissões mais limpas, e melhor rendimento). Mas mesmo assim, é bem mais interessante que qualquer fritadeira!

  21. #261
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Sim, sim, aliás na Fórmula 1 eles também têm adoptado os sacos de batatas para melhorar a estabilidade.

    Normalmente utilizam batatas roxas novas daquelas boas para cozer, porque são as mais pesadas

    No último Grande prémio viu-se bem a difernça que as batatas fazem a curvar
    Os F1 até são "tudo à frente" e sem apêndices aerodinâmicos, não é verdade?
    Última edição por Motronic : 27-04-10 às 12:37:58

  22. #262
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    O pessoal quando se trata de defender a sua dama usa de todo o tipo de argumentos.

    Então neste tipo de carros (Megane RS) há/houve versões com o vidro de trás em plástico, sem forros e materiais isolantes, para poupar meia dúzia de kg e agora meter um sistema GPS de 70 kg, pendurado atrás do eixo é indiferente ?

    Que me digam: ainda deve ser um desportivo notável ! posso aceitar, agora que não muda nada ?

    É que se falarmos num Laguna 2.0 i é uma coisa, agora falamos num dos carros mais apurados dinâmicamente que a renault faz.

    Este fórum é engraçado e de facto vive da enorme diversidade de opiniões. Já li aqui um user dizer que punha a chave de casa por baixo do tapete do pendura para baixar o centro de gravidade, agora leio os que dizem que 70 ou + kg são indiferentes num desportivo apurado.

    Vamos lá ver uma coisa, estão-se aqui a confundir conceitos. Um Mégane R26R é uma máquina optimizada para apenas um objectivo: fazer os melhores tempos em pista.

    É um carro completamente à parte de tudo no mercado.

    Um Mégane RS normal é um automóvel desportivo que concilia da melhor maneira possível a desportivismo com a utilização diária. O RS é apenas uma versão normal do Mégane que é brutal, mas não comparemos com a máquina super optimizada que é o R26R que foi feito especificamente para ser rápido ponto.

  23. #263
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    Eu se tivesse um Megane RS a gás andava com ele para todo o lado, era o meu "carrro de serviço". Qual carro comercial qual quê, as máquinas são para se usar no dia-a-dia e não para estarem na garagem

    p.s.: Falo de carros com consumos comportáveis mesmo a GPL, também não ia aconselhar um Hummer para 200km diários

  24. #264
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    Ou tu não leste o que eu escrevi, ou algo correu mal:

    Dos 450 carros que encontras já convertidos no standvirtual, ao estabelecer a idade máxima de 2004 (tal como fiz antes), passam para 44, e se colocar a fasquia máxima nos 24.000 euros, fico com 29 carros disponíveis, e sem os tais carros de motores interessantes que mencionei.

    Isto são números bastante diferentes, e que possivelmente demonstram uma realidade muito evidente.

    Parece-me que os adeptos do GPL vão também passar a ser adeptos da importação de automóveis usados, porque a oferta por cá está a diminuir a olhos vistos.
    Estás a querer ver mal as coisas.
    Primeiro perguntei-te se os Subarus Legacy serviam?
    Não respondeste.

    Depois dizes que há 29 carros com uma busca de 2004 para cá. Mas isso são já convertidos.

    Para converter tens muita coisa.
    Não faltam carros interessantes a gasolina usados.

  25. #265
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    YouTube - Audi A3 Race: 1.8T 150KM LPG vs 1.8T 150KM noPB

    GPL e gasolina em dois A3 1.8T

    O a gasolina é o preto e o a GPL é o cinzento

  26. #266
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    LPG Auto Conversions

    Alguns deles dão bem para babar
    Supra, Mustang GT, A4 V6, XJ8, T5...


    Audi TT 1.8T a GPL em pista:
    http://www.youtube.com/watch?v=GkpEOZoksuY

    S4 biturbo:
    http://www.youtube.com/watch?v=STueL...eature=related

    Ford Falcon V8:
    http://www.youtube.com/watch?v=44KBIGBSHhA

    Última edição por GPL : 27-04-10 às 15:19:07

  27. #267
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  28. #268
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  29. #269
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    Os Italianos estão a aderir em massa ao GPL.

    Tão só não deixam que os pisem, como ainda o governo patrocina a adesão ao GPL.

    (Não era o Pinóquio que se dizia ecologista e amigo do ambiente e energias alternativas? Grande hipócrita )

  30. #270
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    Por Defeito

    Infelizmente por cá estamos privados destas alternativas em termos de carros novos.
    Ou gramamos com a gasolina e os seus preços incomportáveis (é loucura manter um carro no dia-a-dia a gastar 8l de gasolina) ou temos de andar todos a diesel.
    O Mito a GPL deveria ter uns preços bem interessantes cá face ao diesel, mas nem vê-los

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