[Comparativo] FIAT Bravo Multijet Sport 120cv .vs. SEAT Leon Sport 1.6tdi 105cv

Ver Resultados da Sondagem: Qual escolher?

Votantes
131. Não pode votar nesta sondagem
  • FIAT Bravo Multijet Sport 120cv

106 80.92%
  • SEAT Leon Sport 1.6tdi 105cv

25 19.08%
Página 1 de 6 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 168
Like Tree1Likes

Título: FIAT Bravo Multijet Sport 120cv .vs. SEAT Leon Sport 1.6tdi 105cv

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Post FIAT Bravo Multijet Sport 120cv .vs. SEAT Leon Sport 1.6tdi 105cv

Boas a todos!

Estou em processo de aquisição de uma viatura nova pela empresa; a mesma será o meu carro do dia a dia (que irá substituir um FIAT Bravo td100 comercial de 1997). Pretendo trocar por um 5lugares, porque o actual carro familiar é um Ford KA (da minha mulher), que apesar de até agora ter sido impecável, gosta bastante de gasolina, é bastante lento e ruidoso (motor 1.3 com 60cv do fiesta mk2). Como tal o meu novo carro, além de servir para o trabalho empresarial do dia-a-dia, passará também a substituir o da minha mulher aos fins-de-semana. Prevejo fazer cerca de 20 a 25.000kms por ano. O tecto máximo é cerca de 25k€ mas quanto menos melhor

As minhas opções actuais recaem sobre:

FIAT Bravo Multijet Sport 120cv

SEAT Leon Sport 1.6tdi CR 105cv

As escolhas prendem-se basicamente com o facto de gostar esteticamente dos 2 modelos; analisei mais modelos mas alguns pormenores importantes foram razão de desclassificação, que posso ir comentando à medida que forem propondo alternativas.

As minhas dúvidas/conclusões actuais são as seguintes:

- o Bravo é mais barato mas tem muito menos equipamento;
    - já conduzi o Leon, achei a 5a muito longa (o meu TD100 é mais nervoso em AE!!)
    - acho a linha do Leon mais exuberante e permite jantes de 18"
    - o Bravo tem pouco espaço para pernas atrás (parece o meu antigo AX...)

Propostas actuais:

FIAT:

opcionais: tecto panorâmico, vidros escuros atrás, blue&me: 23.046€

SEAT:

opcionais: jantes 18", tecto abrir, pack NAV (rns-310): 24.600€

Ainda de realçar que o SEAT traz de base o ESP e com o pack NAV, fica com o bluetooth, sistema de navegação, sensores de estacionamento atrás e à frente e ainda faróis bi-xénon. Este pacote custa 1525€ mas a SEAT está a fazer 50% de desconto, pelo que os 712,50€ pedidos mal pagam os xénon!

Esta semana vou testar o Bravo. À partida já sei que o motor é superior (pelo que tenho lido), só me resta perceber se gosto mais da posição de condução de um ou de outro. Devo dizer para já do LEON que os bancos do Sport são confortáveis e o apoio lateral bastante bom. O que gostei mesmo menos foi a 5a... Quando fizer o testdrive do FIAT dou novidades.

Em suma, gostaria de que indicassem alternativas mas acima de tudo, para quem já é proprietário destes modelos que postasse a sua experiência pessoal. E já me fartei de ler vários DB's, mas só torna mais difícil escolher! LOL

Cumprimentos a todos!
    Última edição por BITMEGA : 25-04-10 às 20:16:40

Piloto de Kart Sacamano's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Eu tive uma proposta para o Focus 1.6 tdci 110cv, pack Titanium X, por 22.500 €. Não sei se o consideras opção.

Piloto de Testes Xkoviak's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Não sei por que valores andam estes, mas se fosse eu, tambémia ver:

- Opel Astra
    - Peugeot 308
    - Toyota Auris
    - Renault Megane

Banido GuilermeMrcds's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

O Bravo

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post

- Opel Astra
    - Peugeot 308
    - Toyota Auris
    - Renault Megane
    Quando andei à procura de carro:

Megane e 308 na casa dos 25.000, com descontos e abate.

Astra a rondar os 27.000.
    Última edição por Sacamano : 25-04-10 às 20:57:09

Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sacamano Ver Post
    Quando andei à procura de carro:

Megane e 308 na casa dos 25.000, com descontos e abate.

Astra a rondar os 27.000.
    Não fazia ideia que são tão caros sendo assim, desses 2 votei no Bravo

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Não fazia ideia que são tão caros sendo assim, desses 2 votei no Bravo
    estou a falar no 308 sport e no megane com 2000 euros de extras

Piloto de Testes rantamplan's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

De uma maneira geral os carros são equivalentes. Eu escolheria o Bravo por causa:

- interiores de melhor qualidade;
    - motor mais potente e o MJet tem provas dadas de satisfação junto dos consumidores
    - quanto ao equipamento: verdadeiramente precisas de tudo isso?
    - o Bravo também permite - salvo erro - jantes de 18"
    - já conduzi um Bravo e recomendo! É um carro mto bem conseguido!

Consultor Edge's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

estou a falar no 308 sport e no megane com 2000 euros de extras
    Devias ter dito logo q era com extras , também estava a estranhar o preço do 308 pois tive uma proposta de cerca de 24.000€, sem abate e com PM e sensores de estacionamento.

Eu via com atenção também o Mazda 3, mas entre essas duas escolhas... é difícil. Só conheço o Leon e esse não o comprava para mim, ainda por cima com jantes desse tamanho. Portanto, venha o Bravo

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Eu tive uma proposta para o Focus 1.6 tdci 110cv, pack Titanium X, por 22.500 €. Não sei se o consideras opção.
    De facto estive a ver o Focus e pelo que sei é considerado dos melhores neste segmento, sobretudo em montagem de interiores e robostez em geral. Além disso agrada-me esteticamente, só que acho inadmissível que não tenhos discos de travão atrás (ao contrário da SW); corrijam-me se estiver enganado, mas estou farto de reparar nesse pormenor em vários Focus 3 e 5 portas.

Cumprimentos!

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BITMEGA Ver Post
    Boas!

De facto estive a ver o Focus e pelo que sei é considerado dos melhores neste segmento, sobretudo em montagem de interiores e robostez em geral. Além disso agrada-me esteticamente, só que acho inadmissível que não tenhos discos de travão atrás (ao contrário da SW); corrijam-me se estiver enganado, mas estou farto de reparar nesse pormenor em vários Focus 3 e 5 portas.

Cumprimentos!
    os de 110 cvs tem travão de disco as 4 rodas, o que só tem á frente é a versão de 90 cvs.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

- Opel Astra
    - Peugeot 308
    - Toyota Auris
    - Renault Megane
    De facto já (re)vi todas estas propostas:

ASTRA: acho a linha pouco conseguida (pouco original)
    308: é um bom produto, mas a consola central muito alta; os HDI apesar de motores "honestos" estão há muito tempo "sem evoluções" (está a sair agora um 112cv com 285nm em overboost)
    AURIS: se achei o 1.6tdi pouco nervoso, então o que dizer do pequeno 1.4-d4d com 90cv?...
    MEGANE: um espaço interior muito bom, o párabrisas parece "redondo" quando estamos ao volante; mas a porta simplesmente está muito longe, o que faz com q o braço esquerdo não se apoie convenientemente; o 1.5dCi 105cv é rápido (caixa bem escalonada); conduzi o anterior Megane; o de agora já conta com 110cv

Cumprimentos!

Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Boas!

Cumprimentos!
    Também não sei se o focus tem tambores atras, mas se gostas dele esteticamente, toda a gente sabe que o motor é bom, e se os materiais e a montagem é boa, não vejo onde esteja o problema por o carro ter tambores em vez de discos, se tiver não tenhas receio porque o carro trava na mesma! Para ter saido para o mercado, o carro foi testado e se tiver tambores é porque não é necessario utilizar discos atras

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
    os de 110 cvs tem travão de disco as 4 rodas, o que só tem á frente é a versão de 90 cvs.
    Qd estive no stand estava exposto um 109cv (embora comercial) e o preço era de quase 26.000€ (estava carregado de extras!) e tinha tambores nas rodas traseiras; tenho um vizinho que tem um 5lugares com 109cv e também tem tambores; admito que entretanto possam ter mudado as configs.

Por outro lado há sempre o pormenor que sou fã de carros de 2 portas e é o primeiro que vou comprar com 4 portas; e nestes casos nem sempre os que são bonitos com 2 portas, resultam na mesma com as 4 portas (ou 5 como queiram chamar :P )

Cumprimentos!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Também não sei se o focus tem tambores atras, mas se gostas dele esteticamente, toda a gente sabe que o motor é bom, e se os materiais e a montagem é boa, não vejo onde esteja o problema por o carro ter tambores em vez de discos, se tiver não tenhas receio porque o carro trava na mesma! Para ter saido para o mercado, o carro foi testado e se tiver tambores é porque não é necessario utilizar discos atras
    Existe de facto muita diferença, sobretudo em travagens a maiores velocidades, ou várias travagens seguidas; os carros que dispões de discos atrás têm uma maior capacidade de travagem e que se nota mais à medida que o carro envelhece, e têm menos propensão à fadiga.

Cumprimentos!

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

AURIS: se achei o 1.6tdi pouco nervoso, então o que dizer do pequeno 1.4-d4d com 90cv?...
    Experimenta, és capaz de ter uma (boa) surpresa.

Ainda assim preferia o 1.6 TDI de 105cv, tem uma velocidade máxima superior, com consumos semelhantes!

Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Boas!

Existe de facto muita diferença, sobretudo em travagens a maiores velocidades, ou várias travagens seguidas; os carros que dispões de discos atrás têm uma maior capacidade de travagem e que se nota mais à medida que o carro envelhece, e têm menos propensão à fadiga.

Cumprimentos!
    Sim, claro que sim, eu sei que têm mais resistencia à fadiga e isso tudo, mas também, é mesmo como eu disse, os carros são testados!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
    De uma maneira geral os carros são equivalentes. Eu escolheria o Bravo por causa:

- interiores de melhor qualidade;
    - motor mais potente e o MJet tem provas dadas de satisfação junto dos consumidores
    - quanto ao equipamento: verdadeiramente precisas de tudo isso?
    - o Bravo também permite - salvo erro - jantes de 18"
    - já conduzi um Bravo e recomendo! É um carro mto bem conseguido!
    Quanto aos interiores, o restyle do LEON melhorou muito a beleza interior (eu próprio não gostava muito do anterior, só é pena terem tirado o RNS-510 das opções).
    O motor do Bravo é de facto mais potente mas acima de tudo o que mais me agrada (no papel) é o maior binário. Sempre fui adepto de motores turbo por causa disso mesmo, e qt + binário melhor!
    Sim no equipamento não preciso de nada disso mas que o TFT torna a consola centralmais agrdável ao olho, isso torna; além de que melhoras as funcionalidades do bluetooth; de resto não uso gps e detesto os apitos dos sensores de estacionamento
    Só estou ainda reticente em relação ao xénon; a luz é realmente mais uniforme e "clara"... mas no Bravo são 700€
    O Bravo sport não dispões de jantes de 18" como opção (so ser for na Lineacessori); mas tb estou muito reticente pq além do maior preço dos pneus, preocupa-me o conforto que sai sempre prejudicado com jantes maiores. Posso dizer desde já que o Leon que testei tinhas as jantes de 17" de base e suspensão sport e em estradas de paralelo não achei exageradamente desconfortável. Aliás já testei tb um 207 hdi com suspensao sport e achei mais rijo!
    E convenhamos, rijo rijo é conduzir um Z3M em paralelo a 40km/h, onde cada paralelo são como marteladas nas nossas costas

Cumprimentos!
    Última edição por BITMEGA : 25-04-10 às 21:49:44

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Evita as jantes '18.

Na altura de mudares pneus vais desejar (e MUITO) tê-lo feito.

A cada lomba e imperfeição na estrada, também.

As performances até pioram.

Enfim, as jantes '18 que fiquem guardadas para motores que realmente usufruam delas

Piloto de Kart caseiro's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Vais meter jantes 18" com essas motorizações?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Experimenta, és capaz de ter uma (boa) surpresa.

Ainda assim preferia o 1.6 TDI de 105cv, tem uma velocidade máxima superior, com consumos semelhantes!
    Pois eu disse aquilo pq já testei um; e de facto é muito peso para aquele motor, abaixo das 2000 desiludiu e mesmo depois tinha pouco nervo.
    Eu também admito que estava(estou) mal habituado pq possuo um 1.9, que embora tenho um turbo que demora a a acordar, depois de o fazer é um gozo conduzi-lo. Também tenho a perfeita noção que nenhum destes 1.6 dá o mesmo kick que o meu. Só resta memo testar o bravo. Pode ser que seja essa a surpresa

Qt ao TDI, de facto até pode ter maior velocidade de ponta (tem?!) mas demora a chegar lá. Numa vulga subida aqui numa AE ao pé de casa, ia a 120 (cerca de 2200-2300 rpm) e meti o pé a fundo e o carro simplesmente foi como se não tivesse feito nada... O próprio vendedor que ia comigo nem topou e só mais à frente lhe confirmei isso.
    Aliás basta dizer que esta 5a do Leon dá 50km/h às 1000rpm, o 1.9tdi de 105cv fazia apenas 44km/h às mesmas 1000rpm.

p.s: qual a velocidade máxima do Bravo 120?

Cumprimentos!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Evita as jantes '18.

Na altura de mudares pneus vais desejar (e MUITO) tê-lo feito.

A cada lomba e imperfeição na estrada, também.

As performances até pioram.

Enfim, as jantes '18 que fiquem guardadas para motores que realmente usufruam delas
    Pois é o que tenho pensado. Além disso a ideia tem sido comprar o carro em branco (Bravo) ou branco/vermelho (Leon) e por isso as jantes escuras do bravo sport devem ficar muito bem!

Cumprimentos!

Piloto Lendário gtabarth's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2008

Por Defeito

qual a velocidade máxima do Bravo 120?
    195 km/h

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Espero que nem sequer estejas a comparar o motor do bravo com o do leon....

é que o mjet 120 é MUITOOOOOO superior que o tdi 105.

Para o tdi 105 basta um bravo mjet 105.

O bravo não é perfeito, mas para o leon só perde mesmo na dinmâmica e consumos.

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Se estiveres muito interessado nos consumos é o leon.O bravo anda mais é um carro espaçoso e tem uma boa mala no segmento, o leon parece-me ser mais divertido de conduzir.

Eu compraria o Bravo.
    Última edição por JoelM : 26-04-10 às 08:29:39

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Se a diferença no equipamento não fosse em coisas que acho indispensáveis ia para o Fiat.

edit; só vi depois a diferença de equipamento que descreves, fica mais complicado mas acho que ia á mesma para o fiat, só mesmo se o seat fosse muito diferente, para melhor, no test drive.

Piloto de Provas de Perícia Autobahn's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O Bravo sem dúvida... Não resisto aquele carro...
    Os bancos da versão sport são deliciosos, os materiais de boa qualidade, e o carro porta-se muito bem...

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
    195 km/h
    Exacto, consegui encontrar essa info ontem no site espanhol:

http://www.fiat.es/catalogos/CATALOGO_FIAT_BRAVO.pdf

http://www.fiat.es/catalogos/CARACTE...FIAT_BRAVO.pdf

Cumprimentos!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    Espero que nem sequer estejas a comparar o motor do bravo com o do leon....

é que o mjet 120 é MUITOOOOOO superior que o tdi 105.

Para o tdi 105 basta um bravo mjet 105.

O bravo não é perfeito, mas para o leon só perde mesmo na dinmâmica e consumos.
    Não de facto não estou Como disse num post acima estou à espera dum motor superior e como bem dizes até o 105 o é (pelo menos no papel). O q torna o TDI mais lento não é o motor, é mesmo o escalonamento da caixa. Pq o motor em si tem as specs da média dos 1.6. O MJET é q é um motor acima da média...
    Qt a consumos pois depende, pq se é verdade que com a caixa mais longa o TDI gasta menos, por outro lado com a minha "impaciência", estou mesmo a ver q ia meter uma abaixo muitas vezes (mesmo em AE...).

Cumprimentos!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Boas!

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Se estiveres muito interessado nos consumos é o leon.O bravo anda mais é um carro espaçoso e tem uma boa mala no segmento, o leon parece-me ser mais divertido de conduzir.

Eu compraria o Bravo.
    Pois mas achei o Bravo pouco espaçoso atrás (como referi no 1o post); aliás atrás de mim não cabe nenhum adulto de certeza. Tenho 1,80m mas gosto de conduzir com as pernas apenas com uma ligeira flexão no joelho, pelo que o banco anda sempre muito atrás.
    Qt a divertimento infelizmente não é nos testdrive's que se consegue aferir isso

Cumprimentos!

Página 1 de 6 12 ... ÚltimaÚltima