Compra de novo carro - Opiniões

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Título: Compra de novo carro - Opiniões

  1. #1
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    Por Defeito Compra de novo carro - Opiniões

    Boas,

    Faz um tempo que tenho seguido este fórum e tenho gostado bastante do apoio entre todos.
    Neste momento está na altura de trocar de carro e o meu orçamento vai até aos 12.000 /13.000€ no máximo. O carro vai me servir para umas voltinhas do dia a dia e algumas viagens mais longas de tempos a tempos. Qualquer coisa como 9.000/10.000 km por ano.

    As minhas escolhas estão neste momento entre o grande punto 1.3 multijet 90 cv, clio 1.5 dci 85 cv ambos de 2007/2008 e outro que não tem nada a ver mas que me dá que pensar audi A3 130cv 2001/2002.

    Gostava de saber as vossas opiniões.


  2. #2
    Piloto de Provas de Perícia claxon's Avatar
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    Por Defeito

    a minha opinião é que novo é novo... esquece esse charuto com quase 10 anos...

  3. #3
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    Com esses km não iria para o diesel.

    Mas, que tipos de carros gostas?

  4. #4
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    +1, nao vale a pena comprar um audi a3 de 2002, para alem da idade que tem, esteticamente nao é lá muito agradavel..

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
    Com esses km não iria para o diesel.

    Mas, que tipos de carros gostas?

    Posso não fazer muitos quilometros mas cada vez que ponho gasolina é uma dor grande na carteira. Costumo andar muitas vezes com um ibiza tdi de 2004 com 130 cv e gosto bastante do carro, ate acho que gasta pouco para a potencia que tem.

    O grande punto ou o clio devem fazer muito melhores consumos, o que me agrada. Por outro lado sao pouco potentes, mas o orçamento é curto e nao se pode ter tudo.

    Estou inclinado para o grande punto mas queria algumas opinioes.


  6. #6
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    e que tal um semi novo?!

    mazda 2 1.3 75cv, bastante economico para o carro que é e desenrasca-se bem...

  7. #7
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    Com esses quilómetros comprar diesel??

    Esquece lá isso

    Compra mas é um carro a gasolina...

  8. #8
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    Já vi que gostas pouco de pagar gasosa, mas um segmento C otto mais recente que esse audi não é opção?

  9. #9
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    Gostas de pagar pouca gasolina, mas ter maior manutenção e custo de aquisição é isso? Ok, correcto.

  10. #10
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    Com esse dinheiro compras um seg c, ou entao com menos compras o msmo carro com um motor a gasolina, acredita comprei diesel e arrependi-me.. tambem é certo que foi por a minha vida ter mudado, mas de qualquer forma..a manutenção é mais cara, fora o custo de aquisição, para consumires em media menos 1 ou 1.5l..

    Desses comprava o GP mas sou suspeito ... http://forum.autohoje.com/diario-de-...tos-novas.html passa no meu db, ficas a conhecer um pouco melhor o GP.

    O audi pode ser uma boa escolha se quiseres andar a abrir ou dizeres que tens um Audi.(A nao ser que tenhas um em vista em optimo estado com poucos km's etc etc..)
    É minha opinião, boa sorte com a escolha

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
    Com esses km não iria para o diesel.

    Mas, que tipos de carros gostas?
    Citação Originalmente Colocado por JRenato Ver Post
    +1, nao vale a pena comprar um audi a3 de 2002, para alem da idade que tem, esteticamente nao é lá muito agradavel..
    e está tudo dito. a gasolina encontras muitas opções boas e a GPL também. se não queres gastar muito em gasolina ou não queres um carro potente, compras um com 2 anos por esse preço, 12500€.

  12. #12
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    Por Defeito

    Para esse tipo de quilometragem anual, não se justifica a compra de um automovel a gasoleo.
    Consegues comprar um automovel bem melhor(maior, mais equipamento, mais seguro) a gasolina e sustentá-lo por vários anos pelo preço de um inferior a gasóleo.

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    e está tudo dito. a gasolina encontras muitas opções boas e a GPL também. se não queres gastar muito em gasolina ou não queres um carro potente, compras um com 2 anos por esse preço, 12500€.

    Então, mas se ele quiser gastar 12 500€ e vai comprar um carro a gasolina pelo mesmo preço onde é que está a mais valia em relação ao diesel?

    - compra um punto multijet com consumos relativamente baixos por 12 500€.

    - compra um carro a gasolina pelo menos 12 500€, sendo que gastará mais do que o a diesel.

  14. #14
    Piloto de Testes darkvoid's Avatar
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    Para quem faz menos de 10.000km ano compensa gasolina.

    Com 11.500€ é comprar um carro a gasolina já razoável com 3 anos e com os 1.500€ que sobram dos 13.000€ dá para a diferença de consumo superior do carro a gasolina.

    Lembro que por 11.500€ se encontram ofertas de nivel superior a um diesel de 13.000€.

    exemplo: vi num site online (ambos com 3 anos e pico)
    Alfa Romeo 147 1.6 TS Business (120cv) por 12.000€
    Alfa Romeo 147 1.9 JTD Business (120cv) por 15.900€

    Para quem faz menos de 10.000km não compensa muito mais o otto?!
    Última edição por darkvoid : 26-04-10 às 23:55:19

  15. #15
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    Por Defeito

    A mim também me faz alguma confusao quem diz que menos de 10 000km ou outro valor nao compensa um carro a gasoleo!

    Eu percebo isso num carro novo, o que se dá a mais por ser a gasóleo da pra mtos litros de gasolina!

    Agora num usado ja nao sei se concordo, porque reparem:

    ele vai acabar por gastar os 12 000 de qq forma, seja num otto seja num diesel!

    claro que o otto será mais recente, talvez melhor equipado, etc...

    mas vamos supor os seguintes consumos: otto 7L/100Km Diesel: 6L/100km
    e supor os preços de 1.44 € para a gasolina 95 e 1.20€ para o gasoleo!

    GASOLINA:

    1.44 €/L
    Consumo: 7l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 700 L = 1008 €

    GASOLEO

    1.20€/L
    Consumo: 6l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 600 L = 720 €

    Diferencial: 288€ anuais que para 10 anos com o mesmo carro perfaz: 2880€

    Claro que aqui nao entrei com as manutençoes, mas penso que as manutençoes anuais nao difiram muito para anular os 288€

    Mas claro que esta fui apenas uma analise economicista, nao tendo em conta outros factores, equipamento, conforto, etc, que nao sei se serao muito diferente nesta gama de preços que nao é a minha, a minha é bem mais baixa
    Última edição por ratax : 27-04-10 às 01:12:12

  16. #16
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    Que raio de pancada que existe com o Audi A3, o carro deve ser uma coisa do outro mundo...

  17. #17
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    Clio, boa maquina!

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Edge Ver Post
    Que raio de pancada que existe com o Audi A3, o carro deve ser uma coisa do outro mundo...
    Já o conduziste ?




    Chamem-me maluco mas eu preferia um A3 PD130 Sport de 2002 a um qualquer utilitário "semi-novo" com 2, 3, 4 anos..

    Estes A3's desde que não sejam daqueles negócios da treta e importados, ou seja, desde que seja um nacional com quilometragem comprovada e em bom estado porque não ?

    Falamos de um bloco que dura uma vida e falamos de um interior muito mas muito resistente.

    Só para terem noção o A3 de 2002 que conheço e já conduzi n vezes não faz um único barulho parasita e é um Sport 17', ou seja, tem suspensão desportiva e jante 17.

    Depois é um carro que se "agarra bem à estrada", apesar de não ser o melhor do mundo a curvar e falamos de um carro que tanto faz 5l/100km como faz 9s nos 0-100 e sempre com aquele binário característico dos PD's.

    Depois, e apesar de ser um projecto de 96', sim eu sei já muito antigo, é dos carros com look mais actual daquela altura, sobretudo a nível de interiores.





    O A3 que conheço e às vezes conduzo é tal e qual esse em exterior e interior. Excepto a uma coisa, é de 5p em vez de 3p.


    Ok se uma pessoa não quizer um projecto tão antigo eu percebo perfeitamente e faz todo o sentido diga-se. Agora o que para uns é bom para outros pode ser mau.
    Última edição por ClioIIIRS : 27-04-10 às 03:06:50

  19. #19
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    Tinha de ser um bom negocio para ir para o A3.Mas um em bom estado sm muitos km's uma coisa segura, se calhar pensava varias vezes entre um punto ou um clio e um A3......
    E acho que preferia ir para um 147, o A3 está assassinado plos "tunner's"

    OT-ainda no outro dia a minha maria era para tirar uma foto a um para eu por aqui mas teve medo.
    Parece que era verde com brilhantes a dizer no para brisas "tunner" com jantes brilhantes e mais umas perolas engraçadas.
    Última edição por JoelM : 27-04-10 às 08:33:30

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por ratax Ver Post
    A mim também me faz alguma confusao quem diz que menos de 10 000km ou outro valor nao compensa um carro a gasoleo!

    Eu percebo isso num carro novo, o que se dá a mais por ser a gasóleo da pra mtos litros de gasolina!

    Agora num usado ja nao sei se concordo, porque reparem:

    ele vai acabar por gastar os 12 000 de qq forma, seja num otto seja num diesel!

    claro que o otto será mais recente, talvez melhor equipado, etc...

    mas vamos supor os seguintes consumos: otto 7L/100Km Diesel: 6L/100km
    e supor os preços de 1.44 € para a gasolina 95 e 1.20€ para o gasoleo!

    GASOLINA:

    1.44 €/L
    Consumo: 7l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 700 L = 1008 €

    GASOLEO

    1.20€/L
    Consumo: 6l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 600 L = 720 €

    Diferencial: 288€ anuais que para 10 anos com o mesmo carro perfaz: 2880€

    Claro que aqui nao entrei com as manutençoes, mas penso que as manutençoes anuais nao difiram muito para anular os 288€

    Mas claro que esta fui apenas uma analise economicista, nao tendo em conta outros factores, equipamento, conforto, etc, que nao sei se serao muito diferente nesta gama de preços que nao é a minha, a minha é bem mais baixa
    Era ai que eu queria chegar. Independentemente de ser gasolina ou diesel, ele vai gastar à mesma os 12 500€.

    Claro que podem sempre dizer que um a gasolina é de outro segmento, mas ao ser de outro segmentos os consumos disparam.

    Por exemplo, o alfa 147 (que já aqui foi sugerido) a gasolina no spritmonitor apresenta um consumo médio de 9L/100.

    O Clio III diesel apresenta um consumo médio de 5 L/100km.

    Ou seja,

    O 147 gasta cerca de 12€/100 km

    O clio cerca de 6€/100km.

    Ao final de um ano (10 000km) são poupados cerca de 600€, ou seja, com o clio poupa 50% do que gastaria com o Alfa, o que tendo em conta que os carros custaram o mesmo, está logo a poupar 600€ no primeiro ano.

    Relativamente as despesas de manutenção as despesas não são assim tão mais caras que ponham em causa dos 600€ que se poupou no Clio.

    Claro que pode gastar menos no carro a gasolina (admitindo que o 147 custava menos 1000€), ao final do segundo ano o Clio já tinha sido uma melhor compra.

  21. #21
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    Tanto o Punto como o Clio são excelentes escolhas. Eu talvez fosse para o Clio, iria para o DCI de 85cv por causa do seu desempenho. Preferia-o a um a gasolina

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por ratax Ver Post
    A mim também me faz alguma confusao quem diz que menos de 10 000km ou outro valor nao compensa um carro a gasoleo!

    Eu percebo isso num carro novo, o que se dá a mais por ser a gasóleo da pra mtos litros de gasolina!

    Agora num usado ja nao sei se concordo, porque reparem:

    ele vai acabar por gastar os 12 000 de qq forma, seja num otto seja num diesel!

    claro que o otto será mais recente, talvez melhor equipado, etc...

    mas vamos supor os seguintes consumos: otto 7L/100Km Diesel: 6L/100km
    e supor os preços de 1.44 € para a gasolina 95 e 1.20€ para o gasoleo!

    GASOLINA:

    1.44 €/L
    Consumo: 7l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 700 L = 1008 €

    GASOLEO

    1.20€/L
    Consumo: 6l/100km
    Para 10 000 km anuais gasta 600 L = 720 €

    Diferencial: 288€ anuais que para 10 anos com o mesmo carro perfaz: 2880€

    Claro que aqui nao entrei com as manutençoes, mas penso que as manutençoes anuais nao difiram muito para anular os 288€

    Mas claro que esta fui apenas uma analise economicista, nao tendo em conta outros factores, equipamento, conforto, etc, que nao sei se serao muito diferente nesta gama de preços que nao é a minha, a minha é bem mais baixa
    Mt simplista. Para uma analise economicista, como lhe chamas, deverias ponderar pelo menos as variaveis custo de aquisiçao, vida util e valor residual, num modelo de analise comparativa.
    Falo teoricamente, pois concretamente precisaria de uma comparaçao especifica.
    De todo o modo para mim n compensa, mas so vendo.

  23. #23
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    Para o numero de km's em questao preferia o punto 1.2 ao 1.3m-jet, a diferença ainda sao de 3.000€ praí, agora se não for para um diesel para comprar um otto de outro segmento muito mais potente e gastador entao nao compensa financeiramente.

    Por exemplo:GPunto 1.2 9000 ou 8000€
    GPunto 1.3m-jet 12000€

    Se for 147 1.6 12000€ e um GPunto m-jet 12000... economicamente muda de figura..

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por erc Ver Post
    Mt simplista. Para uma analise economicista, como lhe chamas, deverias ponderar pelo menos as variaveis custo de aquisiçao, vida util e valor residual, num modelo de analise comparativa.
    Falo teoricamente, pois concretamente precisaria de uma comparaçao especifica.
    De todo o modo para mim n compensa, mas so vendo.
    Admitindo que o custo de aquisição, como aqui já foi dito "por esse preço compras um a gasolina e melhor" a variável é igual para os dois lados pelo que se pode dispensar.

    Em termos de valor residual, o diesel irá sempre valer mais do que o gasolina, pelo que é um ponto positivo para a opção a diesel.

    Em termos de vida útil é que já não sei.. os diesel costumam ser sempre mais duradouros que os carros a gasolina, mas isto pode ser mais um mito que outra coisa.

    Se calhar simplifiquei demasiado..

  25. #25
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    Xiii, que confusão que para aqui vai
    Muito cuidado com essas comparações de custos, estou a rever as "asneiradas" de colegas meus em alguns dos posts. Arrepender depois da compra é o pior que pode acontecer, eu preferi pesar tudo direitinho e felizmente não me arrependo nem um dia da escolha que fiz.

    É preciso pesar tudo, mas mesmo tudo e não apenas os gastos em combustível. O panorama, falando da gasolina e gasóleo, vai variando e ainda no ano passado ambos os combustíveis estiveram a preços semelhantes. Quero com isto dizer que a gasóleo demorar tais kms a compensar face à gasolina depende essencialmente da forma como se percorrem os kms e das variações de preço de ambos os combustíveis. O gasóleo a 1€ e a gasolina a 1.30€ ou mais, claro que é uma grande diferença e compensa mais rapidamente. Mas com gasóleo a 1.20 e gasolina a 1.40 já fica mais demorado um bocado.
    Depois existe o factor da manutençao, mais caro para o lado do gasóleo e se o usado estiver no "deadline" de fazer a manutenção pesada é que são elas.
    Por fim atenção também ao preço de aquisição. A comprar carros do mesmo ano, mesmos kms e mesmo estado de conservação a diferença gasolina vs diesel é muito grande, e se não for provavelmente há marosca e para solucionar pode ficar caro, porque a mão de obra num diesel é muito mais cara devido à complexidade do motor.

    Nada como ponderar tudo e fazer as contas ao tempo que queremos manter esse carro. Aconselho o user interessado na compra a fazer uma estimativa para os modelos que gosta mais pesando todos esses factores, ás vezes a "leveza na carteira" dos primeiros tempos acaba por se traduzir em mais anos a pagar o carro e em dores de cabeça com custos de manutenção ou reparação. Boa pesquisa e boa compra

    Tenho um colega que gastou 9000€ no ano passado num 307 1.4 Hdi de início de 2003 com 185 000km e vai andar a pagá-lo 6 anos. Mostrei-lhe propostas a gasolina e GPL e recusou sempre. Agora quer vender o carro e aceitar os conselhos que lhe dei, mas já é tarde demais porque vai perder uma pipa de massa no carro.Cuidado

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
    Admitindo que o custo de aquisição, como aqui já foi dito "por esse preço compras um a gasolina e melhor" a variável é igual para os dois lados pelo que se pode dispensar.

    Em termos de valor residual, o diesel irá sempre valer mais do que o gasolina, pelo que é um ponto positivo para a opção a diesel.
    Se o user pretender ficar com o carro "até á morte" de nada valerá o valor residual Temos como exemplo o A3 com quase 10 anos, eu também tenho um e quero ficar com ele até ao fim, de nada vale comprar um carro e já estar a pensar na venda. Nos novos e semi-novos ainda se entende, nos carros com uma década deixa de fazer grande parte do sentido

    Em termos de vida útil é que já não sei.. os diesel costumam ser sempre mais duradouros que os carros a gasolina, mas isto pode ser mais um mito que outra coisa.
    Disseste tudo, é um mito. Cá fazem-se poucos kms porque ao preço a que está a gota fazer 400 000km num otto é obra. Mas nos states é o pão nosso de cada dia. Se o diesel custasse 3€ litro também se faziam poucos kms, mas não quer dizer que deixavam de durar. Um otto não dura menos que um diesel e com manutenção e custos de reparação sempre mais baixos...dá que pensar! Claro que cada motor é um caso, mas não faltam "máquinas de guerra" no mercado de usados

    Se calhar simplifiquei demasiado..
    A azul

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
    Admitindo que o custo de aquisição, como aqui já foi dito "por esse preço compras um a gasolina e melhor" a variável é igual para os dois lados pelo que se pode dispensar.

    Em termos de valor residual, o diesel irá sempre valer mais do que o gasolina, pelo que é um ponto positivo para a opção a diesel.

    Em termos de vida útil é que já não sei.. os diesel costumam ser sempre mais duradouros que os carros a gasolina, mas isto pode ser mais um mito que outra coisa.

    Se calhar simplifiquei demasiado..
    Penso q sim. Mas deixa, temos de generalizar para formar teorias.
    Ve o post do usr GPL, se quisermos ser precisos a questao poder-se-a tornar complexa.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    ]

    Tenho um colega que gastou 9000€ no ano passado num 307 1.4 Hdi de início de 2003 com 185 000km e vai andar a pagá-lo 6 anos. Mostrei-lhe propostas a gasolina e GPL e recusou sempre. Agora quer vender o carro e aceitar os conselhos que lhe dei, mas já é tarde demais porque vai perder uma pipa de massa no carro.Cuidado
    Já agora, quer trocar porque motivo?

  29. #29

  30. #30
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