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Programa de Incentivo Fiscal ao Abate

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    Programa de Incentivo Fiscal ao Abate

    Olá a todos,

    Alguém me consegue confirmar quais são os valores que estão actualmente a vigorar para o Abate de veiculos com mais de 15 anos? Os valores porpostos no novo orçamento de 2010 ainda aguardam publicação?

    Obrigado pela vossa ajuda.

    #2
    Na teoria os valores em vigor são estes:

    - De €750 caso se entregue para abate um veículo com mais de 10 anos

    - De €1.000 caso se entregue um veículo com mais de 15 anos.

    Isto até 31 de Dezembro de 2010.

    Na prática já não sei se é exactamente assim..

    Um abraço

    Comentário


      #3
      Parece-me que em 2011 este incentivo só vai existir para carros eléctricos, que, diga-se de passagem, custam um balúrdio.

      O que me parece errado. Só devia existir para carros eléctricos nos segmentos de mercado onde estes existam. Nos outros segmentos devia existir para carros a combustíveis fosseis.

      Esperemos para ver.

      Quanto aos preços que se ouvem vão de encontro à máxima que "pagas à cabeça o que não pagas depois". Excepto no caso da Renault que podes alugar as baterias... Mas tens sempre uma renda mensal...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joaomme Ver Post
        Na teoria os valores em vigor são estes:

        - De €750 caso se entregue para abate um veículo com mais de 10 anos

        - De €1.000 caso se entregue um veículo com mais de 15 anos.

        Isto até 31 de Dezembro de 2010.

        Na prática já não sei se é exactamente assim..

        Um abraço
        São exactamente esse valores, mas falta somar o IVA.
        Ou seja:

        - De 950€ > 10 anos
        - De 1200€ > 15 anos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por marques73 Ver Post
          Parece-me que em 2011 este incentivo só vai existir para carros eléctricos, que, diga-se de passagem, custam um balúrdio.

          O que me parece errado. Só devia existir para carros eléctricos nos segmentos de mercado onde estes existam. Nos outros segmentos devia existir para carros a combustíveis fosseis.

          Esperemos para ver.

          Quanto aos preços que se ouvem vão de encontro à máxima que "pagas à cabeça o que não pagas depois". Excepto no caso da Renault que podes alugar as baterias... Mas tens sempre uma renda mensal...
          Eléctricos no mercado em 2011, além do Nissan Leaf e do Citroën C0 / Mitsubishi Miev / Peugeot Ion, quais serão?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
            Eléctricos no mercado em 2011, além do Nissan Leaf e do Citroën C0 / Mitsubishi Miev / Peugeot Ion, quais serão?
            A Opel estava a tentar homologar o Ampera como eléctrico para usufruir desse desconto, nãos sei se vai conseguir.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
              Eléctricos no mercado em 2011, além do Nissan Leaf e do Citroën C0 / Mitsubishi Miev / Peugeot Ion, quais serão?
              Renault Z.E. - HOME

              Estes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PP Ver Post
                A Opel estava a tentar homologar o Ampera como eléctrico para usufruir desse desconto, nãos sei se vai conseguir.
                Não me lembrava da data de lançamento do Ampera. Realmente, classificá-lo ou não como eléctrico vai dar pano para mangas. A propulsão é eléctrica, mas a energia pode ser gerada por combustão...

                Originalmente Colocado por marques73 Ver Post
                Falharam-me o Fluence e o Kangoo. Não contava com o Twizy para 2011, mas o conceito 1+1 agrada-me bastante, é algo que anda a martelar-me na cabeça há anos e só peca por tardio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PP Ver Post
                  A Opel estava a tentar homologar o Ampera como eléctrico para usufruir desse desconto, nãos sei se vai conseguir.
                  Já à partida não seria fácil, quanto mais com a recente polémica que revela que o motor de combustão eventualmente ajuda em pequena parte na força motriz sob certas condições.

                  Comentário


                    #10
                    O programa de incentivo ao abate nunca devia sequer ter existido...
                    É que para a malta se andar a passear em carros novos que tiveram um corte de mais de 1000€ no preço em troca do carro velho que tinham (que muitas vezes ainda estava em bom estado) alguém teve de descontar, mesmo que nem carta de condução tivesse. Se os outros países também dão o problema é deles, cada um é que tem de fazer as suas contas e só um louco é que não vê que era inviável praticar isso por cá, só acordaram agora depois de muita nota ter voado!

                    Daqui a pouco o governo também dava incentivo ao abate das televisões por Lcds, dos gira-discos por leitores de CD e por aí fora.
                    Magalhães, incentivos ao abate de veículos, autoestradas para as moscas e TGVs para os boys ganharem nas empreitadas até ficam mal a um país de saco roto como o nosso...

                    Quanto aos 100% eléctricos vai ser o fracasso da década, tal como foi no início do século 20. Realmente era bom ar limpo e ruído 0, mas é como acreditar no Pai Natal olhando para o mundo de hoje ISP e Petróleodependente
                    Editado pela última vez por GPL; 13 October 2010, 14:28.

                    Comentário


                      #11
                      O incentivo para carros electricos a existir não sei se vai ser muito grande pois o estados europeus e americano já estão a subsidiar fortemente estes carros, principalmente o governo americano.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                        É que para a malta se andar a passear em carros novos que tiveram um corte de mais de 1000€ no preço em troca do carro velho que tinham (que muitas vezes ainda estava em bom estado) alguém teve de descontar, mesmo que nem carta de condução tivesse.
                        O Estado também gastou milhões no Euro2004 e alguém teve de descontar, mesmo que nem de futebol gostasse. Se vamos por aí, entramos em loop e nunca mais daqui saímos.

                        Não vejo onde está o problema do abate... num país onde vemos por aí cada cancro podre na estrada, porque é que uma pessoa não pode aproveitar o desconto para comprar um carro novo em vez de ter de comprar outro semi-podre? Porque é que não há-de aproveitar para comprar um carro mais económico e seguro? 1200€ ainda é dinheiro... para quem pensa em comprar algo com poucos Kms, compensa ponderar o novo.

                        É verdade que alguns carros dados para abate ainda estão em boas condições e sem muitos anos, mas aí pode ser é problema das regras, dos anos de vida.

                        Além disso, ajuda também que algumas pessoas possam comprar com mais confiança, evitando alguns stands de usados que são tipicamente "Chico espertos" de esquina e que podem fechar portas e deixá-los pendurados.

                        Como qualquer campanha, há quem tire partido dela sem precisar tanto do que outros, mas isso não quer dizer que todos os que agora vão comprar carro novo com desconto, fazem-no para levantar a crista ou andar a passear.

                        Além disso, de lembrar que a partir de 2007 passou-se a pagar muito mais pelo selo/IUC, portanto não é que o governo fique a perder muito com o negócio... Quem pagava até 30~40€ de selo com a sua lata podre, aguenta agora com alguns 100€.

                        Quanto ao TGV concordo (que não devia ser feito), não tanto às AE.
                        Editado pela última vez por MAXLD; 13 October 2010, 15:10.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          O incentivo para carros electricos a existir não sei se vai ser muito grande pois o estados europeus e americano já estão a subsidiar fortemente estes carros, principalmente o governo americano.
                          Retirado de MOBI.E - Veículos Eléctricos - Definição e Vantagens:

                          Uma evolução natural de mobilidade

                          Os veículos eléctricos oferecem uma experiência de condução superior. Com uma aceleração rápida e suave, um ambiente ultra silencioso e menor emissão de gases poluentes, a sua utilização torna-se inevitável.


                          INCENTIVOS À AQUISIÇÃO E BENEFICIOS FISCAIS


                          O governo definiu um conjunto de benefícios e inventivos à aquisição de veículos eléctricos, que são apresentados em seguida.
                          INCENTIVOS À COMPRA

                          Os particulares que adquirirem um dos primeiros cinco mil carros eléctricos a partir de 2010 terão direito a um incentivo no valor de cinco mil euros (DL 39/2010 de 26 de Abril). Este incentivo será deduzido directamente pelos comercializadores de veículos eléctricos sem necessidade de intervenção do comprador.
                          Porém, apenas os carros eléctricos que cumprem os requisitos definidos poderão beneficiar do incentivo de cinco mil euros previsto. (Portaria 468/2010 de 7 de Julho). Até ao momento nenhum construtor automóvel fez qualquer pedido de homologação de veículos que reúnam as condições para poderem ser objecto de apoio. A lista de elegibilidade estará disponível no Portal Mobi.E e será permanentemente actualizada a partir do momento em que existam veículos homologados.
                          INCENTIVOS PARA ABATE

                          O incentivo à aquisição de um carro eléctrico pode chegar a 6.500 euros no caso de a aquisição do novo carro eléctrico ser realizada à custa do abate de um veículo em fim de vida.
                          ISENÇÃO DE ISV E IUC

                          Os veículos eléctricos estão isentos do pagamento quer do ISV - Imposto sobre Veículos quer do IUC - Imposto Único de Circulação (Lei n.º 22-A de 2007).
                          MANUTENÇÃO

                          Com metade das peças utilizadas pelos veículos de combustão, as despesas com a manutenção dos veículos eléctricos são consideravelmente mais reduzidas.
                          DEDUÇÕES FISCAIS NA AQUISIÇÃO PARA PARTICULARES E EMPRESAS

                          A aquisição de veículos eléctricos permitirá realizar deduções quer em sede de IRS (para particulares) quer em sede de IRC (para empresas). (Portaria 467/2010, de 7 de Julho)

                          OUTROS BENEFÍCIOS E VANTAGENS


                          MANUTENÇÃO

                          Com metade das peças utilizadas pelos veículos de combustão, as despesas com a manutenção dos veículos eléctricos são consideravelmente mais reduzidas.
                          Com as medidas de austeridade não se sabe até que ponto isto se vai manter.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MAXLD Ver Post
                            O Estado também gastou milhões no Euro2004 e alguém teve de descontar, mesmo que nem de futebol gostasse. Se vamos por aí, entramos em loop e nunca mais daqui saímos.

                            Não vejo onde está o problema do abate... num país onde vemos por aí cada cancro podre na estrada, porque é que uma pessoa não pode aproveitar o desconto para comprar um carro novo em vez de ter de comprar outro semi-podre? Porque é que não há-de aproveitar para comprar um carro mais económico e seguro? 1200€ ainda é dinheiro... para quem pensa em comprar algo com poucos Kms, compensa ponderar o novo.

                            É verdade que alguns carros dados para abate ainda estão em boas condições e sem muitos anos, mas aí pode ser é problema das regras, dos anos de vida.

                            Além disso, ajuda também que algumas pessoas possam comprar com mais confiança, evitando alguns stands de usados que são tipicamente "Chico espertos" de esquina e que podem fechar portas e deixá-los pendurados.

                            Como qualquer campanha, há quem tire partido dela sem precisar tanto do que outros, mas isso não quer dizer que todos os que agora vão comprar carro novo com desconto, fazem-no para levantar a crista ou andar a passear.

                            Além disso, de lembrar que a partir de 2007 passou-se a pagar muito mais pelo selo/IUC, portanto não é que o governo fique a perder muito com o negócio... Quem pagava até 30~40€ de selo com a sua lata podre, aguenta agora com alguns 100€.

                            Quanto ao TGV concordo (que não devia ser feito), não tanto às AE.

                            Encarando as coisas com base na nossa realidade, tudo isso cai por terra porque o erro de Portugal nos últimos anos tem sido sempre o "lá fora é assim e assado", "segundo a média europeia estamos bem ou estamos mal", "medida x resultou bem no país y, vamos fazer igual" e por aí fora.

                            Temos de olhar para o nosso caso concreto e adaptar medidas única e simplesmente focadas na viabilidade cá em Portugal, não adianta comparações e imitações do estrangeiro.

                            Se deu para os estádios foi uma burrice, vem sempre o argumento e as estimativas da treta em que se vai ter o retorno em prazos maravilhas e depois sai sempre furado. Como no metro do porto, estádio do Beira-Mar e por aí fora...


                            As gerações mais novas têm cada vez mais uma carga astronómica de dívidas às costas, se os créditos e todo este sonho for cortado de um momento para o outro muitos de nós nem um carro com 10 anos conseguiríamos comprar. Os carros da maior parte de nós não são nossos, são do banco e tendo em conta a instabilidade financeira é preciso cuidado, tal como o governo que vai ter de cortar em tudo e mais alguma coisa e o incentivo ao abate é um deles à descarada. Entre pagar reformar e dar incentivos ao abate que se lixe o abate, duvido que um dia sequer tenha a minha reforma!

                            Há que ver o mundo com olhos de ver, quem conheço ligado a bancos e a "especulação" está sempre à espera que isto estoure de um dia para o outro e o estado pura e simplesmente tem de ir buscar impostos a tudo e mais alguma coisa e vai piorar. O sonho dos carros novos que vemos nas nossas estradas muitas vezes resulta numa vergonhosa penhora com os vizinhos a ver...

                            Antes andar num Uno e ser gozado (como é típico na nossa mentalidade pseudo rica) do que andar numa 330d e porem-nos fora de casa. Não posso deixar de ficar estupefacto com os vários tópicos que passam por aqui sobre a compra de carro, em que se chutam extras que muitas vezes não servem para nada e são mais 3000€ no preço final, sonha-se com valores de retoma milagrosos e damos 30 000€ como se nada fosse por carros que para os dias de hoje são completamente banais.
                            Da maneira que isto está, e não é ser pessimista mas sim realista, só um maluco é que pode garantir que o carro que compra agora por 30 000€ vai valer 20 000€ daqui a 5 anos!

                            Comentário


                              #15
                              E vamos ao que interessa.

                              E incentivo fiscal ao abate para 2011?

                              Está previsto incentivo para os não eléctricos, ou ainda tem-se que esperar pelo orçamento de estado para saber se vão renovar o incentivo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                Retirado de MOBI.E - Veículos Eléctricos - Definição e Vantagens:



                                Com as medidas de austeridade não se sabe até que ponto isto se vai manter.
                                Então cada carro eléctrico vai sair muito caro ao estado, porque se segue o mesmo sistema do resto do países já subsidia bastante os carros eléctricos mesmo antes de serem comprados no stand por alguém.
                                No estados unidos a oposição já aproveitou esse apoio para dizer mal, mas lá calculam que haverá carros eléctricos com apoios entre os 10 e os 20mil dolares por carro, é muita fruta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  Então cada carro eléctrico vai sair muito caro ao estado, porque se segue o mesmo sistema do resto do países já subsidia bastante os carros eléctricos mesmo antes de serem comprados no stand por alguém.
                                  No estados unidos a oposição já aproveitou esse apoio para dizer mal, mas lá calculam que haverá carros eléctricos com apoios entre os 10 e os 20mil dolares por carro, é muita fruta.
                                  Limitaram o incentivo de 5.000€ aos 5.000 primeiros particulares já para segurança mas ainda assim são 25 milhões de € o que nos tempos que correm é muita fruta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    As gerações mais novas têm cada vez mais uma carga astronómica de dívidas às costas, se os créditos e todo este sonho for cortado de um momento para o outro muitos de nós nem um carro com 10 anos conseguiríamos comprar. Os carros da maior parte de nós não são nossos, são do banco e tendo em conta a instabilidade financeira é preciso cuidado, tal como o governo que vai ter de cortar em tudo e mais alguma coisa e o incentivo ao abate é um deles à descarada. Entre pagar reformar e dar incentivos ao abate que se lixe o abate, duvido que um dia sequer tenha a minha reforma!

                                    Há que ver o mundo com olhos de ver, quem conheço ligado a bancos e a "especulação" está sempre à espera que isto estoure de um dia para o outro e o estado pura e simplesmente tem de ir buscar impostos a tudo e mais alguma coisa e vai piorar. O sonho dos carros novos que vemos nas nossas estradas muitas vezes resulta numa vergonhosa penhora com os vizinhos a ver...

                                    Antes andar num Uno e ser gozado (como é típico na nossa mentalidade pseudo rica) do que andar numa 330d e porem-nos fora de casa. Não posso deixar de ficar estupefacto com os vários tópicos que passam por aqui sobre a compra de carro, em que se chutam extras que muitas vezes não servem para nada e são mais 3000€ no preço final, sonha-se com valores de retoma milagrosos e damos 30 000€ como se nada fosse por carros que para os dias de hoje são completamente banais.
                                    Da maneira que isto está, e não é ser pessimista mas sim realista, só um maluco é que pode garantir que o carro que compra agora por 30 000€ vai valer 20 000€ daqui a 5 anos!
                                    Há muita coisa neste país que contribui para o aumento da dívida do País e consequente agravamento de vida das pessoas, mas este não é um dos piores casos. Até porque o incentivo à compra de carro pode ter (e tem) efeitos positivos na economia / empresas. Além disso, contribui para a renovação do parque automóvel, desmantelamento imediato e directo de sucata, atenuar nº de mortos e feridos graves em acidentes, e ainda para uma eventual diminuição de emissões nacionais.
                                    E feitas as contas, considerando o valor de impostos pago na compra e ainda o tal IUC pago anualmente nos anos seguintes... o Estado acaba por ganhar.

                                    Quanto ao endividamento das famílias, isso cada uma é que tem de ser responsável. O conceito do incentivo em si é mais para facilitar aqueles que andam há algum tempo a pensar trocar por necessidade.

                                    Sim, porque isto não é uma simples questão de andar de Fiat Uno ou deixar de andar. Dou exemplo muito concreto: porque é que... uma pessoa que ande diariamente de Renault Express e praticamente todos os meses tenha problemas mecânicos variados, ficando inclusive apeado esporadicamente a meio do caminho... não pode aproveitar o incentivo para comprar um carro novo se assim o preferir? Tudo bem que há muitos usados também, mas se quiser um veículo para manter por vários anos, andar mais descançado e tiver estabilidade profissional para suportar as prestações... porque não?

                                    Aposto que a esmagadora maioria dos que beneficiam dos incentivos, são aqueles que compram simples carros como Clios, Fiestas, Corsas... Meganes, Astras, Leons... e provavelmente com simples motorizações como os 1.3CDTi , 1.2, e outros. Não necessariamente por uma questão de vaidade mas por necessidade/oportunidade de troca.

                                    Conheço uma colega da minha mãe que trocou um Clio 1.2 (de '98 +/- com 180mil Km, uso diário e vai à terra todas as semanas) por um novo Hyundai i20 a gasóleo. Só nos consumos já está muito mais satisfeita, já não falo do resto. Parece-me ser um caso bem banal e exemplificativo da actualidade em Portugal.

                                    Comentário

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