Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão desportiva vs Conforto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suspensão desportiva vs Conforto

    Boas, como andava a precisar de mais espaço para a familia, e após algumas indecisões entre o Nissan Qashquai e a Seat Altea XL, acabei por encomendar a Altea XL versão Sport, por todos os extras e pelo preço bastante atractivo.

    Acabei por comprar a versão Sport que as únicas coisas que traz a mais que a versão Style são os bancos desportivos as jantes de 17 e suspensão desportiva.

    O que me levou a esta escolha foram os bancos desportivos que achei simplesmente lindos e as jantes que também são mais bonitas do que as de 16 da versao style.

    A questão é a seguinte, será que perco muito conforto por ter jantes 17 (pneus 225/45) em vez de jantes 16 (pneus 205/55) aliadas a uma suspensão desportiva.
    Será que no carro vão aparecer ruídos parasitas mais cedo que o normal?
    Será que o comportamento em curva, autoestrada etc... aumenta substancialmente?

    #2
    Boas


    A meu ver, penso que, em termos dinâmicos não vais sentir grande diferença especialmente em auto estrada. Talvez sintas uma direção mais directa e precisa e em percursos sinuosos, obviamente se abusares, poderás sentir mais alguma confiança com uma suspenção mais dura e com pneus de baixo perfil. Mas por vezes estas diferenças são dificeis de mensurar.

    Por outro lado, as questões que tu apontas relativamente ao conforto também são pertientes, bem como a possibilidade da exitencia de barulhos mais cedo, uma vez que, a carroçaria está sujeita a uma pressão maior.

    Terás de escolher certamente, com o coração ou com a razão.
    Editado pela última vez por verdadeiro; 26 April 2010, 13:44.

    Comentário


      #3
      Perdes no acto de mudar pneus. Em vez de pagares 300€ pagas 500€ para os 4 pneus...

      Aumentas a probabilidade de lixar uma jante num buraco... Etc.
      Gasta um pouco mais a jante de 17.

      Dado tratar-se dum familiar, eu iria para 16 apesar do carro ficar mais feio.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
        Boas, como andava a precisar de mais espaço para a familia, e após algumas indecisões entre o Nissan Qashquai e a Seat Altea XL, acabei por encomendar a Altea XL versão Sport, por todos os extras e pelo preço bastante atractivo.

        Acabei por comprar a versão Sport que as únicas coisas que traz a mais que a versão Style são os bancos desportivos as jantes de 17 e suspensão desportiva.

        O que me levou a esta escolha foram os bancos desportivos que achei simplesmente lindos e as jantes que também são mais bonitas do que as de 16 da versao style.

        A questão é a seguinte, será que perco muito conforto por ter jantes 17 (pneus 225/45) em vez de jantes 16 (pneus 205/55) aliadas a uma suspensão desportiva.
        Será que no carro vão aparecer ruídos parasitas mais cedo que o normal?
        Será que o comportamento em curva, autoestrada etc... aumenta substancialmente?

        Sim a todas as perguntas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Perdes no acto de mudar pneus. Em vez de pagares 300€ pagas 500€ para os 4 pneus...

          Aumentas a probabilidade de lixar uma jante num buraco... Etc.
          Gasta um pouco mais a jante de 17.

          Dado tratar-se dum familiar, eu iria para 16 apesar do carro ficar mais feio.

          Exacto, a meu ver, e por regra geral (em familiares "normais") a jante 16 deve ser máximo que se deve aplicar sem perder o conforto!

          É também uma das melhores relações comportamento/conforto. (nomeadamente este conjunto: R16 205/55)

          Comentário


            #6
            Olha, eu andei num carro desses (com suspensão desportiva) recentemente e a minha opinião é...

            Parece uma tábua e nalgumas irregularidades do piso a coluna vertebral sofre bastante...

            Um carro pode ter um bom comportamento sem ser uma tábua. Não é o caso desse modelo...

            Comentário


              #7
              recentemente adquiri uma viatura que me permite optar entre suspensão confortavel e desportiva. E é engraçado, notar a diferença de comportamento entre uma e outra...

              em cidade/velocidades lentas a "confortavel" é excelente. suaviza os buracos, os diferentes tipos de piso, dá-me um rolar simplesmente confortavel.
              em velocidades mais rapidas, noto que ele adorna demais, por isso ligo a desportiva... carro mais rigido, adorna menos, mais rapido de reação.

              isto para dizer que é engraçado aperceber-me da diferença de comportamentos da suspensão, sempre na mesma viatura, sempre com as mesmas caracterisiticas.
              S tivesse que optar sempre por uma, optava pela suspensão desportiva. para o meu tipo de condução é preferivel.
              Contudo nunca iria sentir o meu carro na versão "sofá lá de casa"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Olha, eu andei num carro desses (com suspensão desportiva) recentemente e a minha opinião é...

                Parece uma tábua e nalgumas irregularidades do piso a coluna vertebral sofre bastante...

                Um carro pode ter um bom comportamento sem ser uma tábua. Não é o caso desse modelo...
                Pois foi o que ouvi dizer, o problema é que a encomenda já foi feita, às tantas ainda vou tentar fazer a alteração para a Style, ou então tentar retirar a suspensão desportiva.

                Já ficaria melhor, não??

                É que os bancos são consideravelmente melhores.

                Comentário


                  #9
                  Sendo um familiar, punha jante 16, esquecia a vertente estética e "desportiva"..

                  Eu no teu caso, já que ia comprar algo familiar, optava por um custo de manutençao mais barato e por um maior conforto..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por verdadeiro Ver Post
                    Boas


                    A meu ver, penso que, em termos dinâmicos não vais sentir grande diferença especialmente em auto estrada. Talvez sintas uma direção mais directa e precisa e em percursos sinuosos, obviamente se abusares, poderás sentir mais alguma confiança com uma suspenção mais dura e com pneus de baixo perfil. Mas por vezes estas diferenças são dificeis de mensurar.

                    Por outro lado, as questões que tu apontas relativamente ao conforto também são pertientes, bem como a possibilidade da exitencia de barulhos mais cedo, uma vez que, a carroçaria está sujeita a uma pressão maior.

                    Terás de escolher certamente, com o coração ou com a razão.
                    Pois até já fiz a escolha, mas agora começaram-me a melgar a cabeça, que os pneus são mais caros e que rebenta os pneus e que e que...... (já se sabe como são as mulheres ).
                    Não sei se ainda dá para alterar a encomenda para retirar a suspensão desportiva, vou tentar mas o vendedor ainda me dá um tiro na cabeça, pois ainda no sabado alterei a cor.

                    Comentário


                      #11
                      ai agora é que vens perguntar se perderás conforto e se os pneus serão muito mais caros?

                      posso-te dizer que cada pneu anda à volta dos 100/120€, dependendo das marcas e modelos. em relação ao conforto, com jante 17' não sentirás desconforto, porque ele pura e simplesmente não existe. só mesmo em alcatrão tipo via rápida.
                      nem num carro do grupo PSA o conforto será notório, embora a suspensão seja mais macia.

                      os ruídos parasitas aparecerão e esse altea XL não é nenhum supra sumo, mesmo que tenha bons materiais. se mudares para jante 16', penso que trará pneus 205/55R16 e aí sim, o conforto aumentará, mas ficará algo feio, embora nesse carro não se possa desejar muita desportividade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        ai agora é que vens perguntar se perderás conforto e se os pneus serão muito mais caros?

                        posso-te dizer que cada pneu anda à volta dos 100/120€, dependendo das marcas e modelos. em relação ao conforto, com jante 17' não sentirás desconforto, porque ele pura e simplesmente não existe. só mesmo em alcatrão tipo via rápida.
                        nem num carro do grupo PSA o conforto será notório, embora a suspensão seja mais macia.

                        os ruídos parasitas aparecerão e esse altea XL não é nenhum supra sumo, mesmo que tenha bons materiais. se mudares para jante 16', penso que trará pneus 205/55R16 e aí sim, o conforto aumentará, mas ficará algo feio, embora nesse carro não se possa desejar muita desportividade.
                        Pois eu fiz o test drive numa com jante 16 e era confortável, mas quando vi a sport achei mt mais atractiva.
                        Como já tenho um carro com 205/45 R16 peisei que não seria mt diferente (pois têm a mesma altura) acabei por encomendar a Sport.
                        Afinal liguei para o vendedor e vem sem suspensão desportiva... Por isso o impedimento é apenas os pneus, e já estou habituado a andar com cuidado.

                        Outra coisa que me levou a optar pela Sport foi que não traz o Start&Stop que me faz um bocado de confusão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                          Pois eu fiz o test drive numa com jante 16 e era confortável, mas quando vi a sport achei mt mais atractiva.
                          Como já tenho um carro com 205/45 R16 peisei que não seria mt diferente (pois têm a mesma altura) acabei por encomendar a Sport.
                          Afinal liguei para o vendedor e vem sem suspensão desportiva... Por isso o impedimento é apenas os pneus, e já estou habituado a andar com cuidado.

                          Outra coisa que me levou a optar pela Sport foi que não traz o Start&Stop que me faz um bocado de confusão.
                          Então mas o sistema Start&Stop não é suposto trazer vantagens? em alguns carros a redução dos consumos ainda é significativa...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                            Então mas o sistema Start&Stop não é suposto trazer vantagens? em alguns carros a redução dos consumos ainda é significativa...
                            Sim, penso que o consumo global baixa perto de 1 litro aos 100, mas é mais notório no transito citadino. Que não é o meu caso de utilização.
                            E eu tenho habito por tudo e por nada meter em ponto morto, nem que seja uma paragem muito pequena, e ela assim está sempre a parar e ligar e duvido um bocado da durabilidade desse sistema. Também tem uma bateria mais potente que na altura de mudar pode ser mais dispendiosa.
                            Eu sei que todos dizem que é um sistema que está mais que estudado mas......não me convence

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                              Sim, penso que o consumo global baixa perto de 1 litro aos 100, mas é mais notório no transito citadino. Que não é o meu caso de utilização.
                              E eu tenho habito por tudo e por nada meter em ponto morto, nem que seja uma paragem muito pequena, e ela assim está sempre a parar e ligar e duvido um bocado da durabilidade desse sistema. Também tem uma bateria mais potente que na altura de mudar pode ser mais dispendiosa.
                              Eu sei que todos dizem que é um sistema que está mais que estudado mas......não me convence
                              ok....

                              E ABS traz? é que o ABS esta constantemente a evitar que as rodas bloqueiem na travagem... isso não deve durar mais do que um ano...

                              Então e ESP?! isso então é do pior porque está constantemente a verificar o índice de derrapagem das 4 rodas... isso nem 15 minutos deve durar!




                              Tou so a gozar ctg, nao leves a mal

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                ok....

                                E ABS traz? é que o ABS esta constantemente a evitar que as rodas bloqueiem na travagem... isso não deve durar mais do que um ano...

                                Então e ESP?! isso então é do pior porque está constantemente a verificar o índice de derrapagem das 4 rodas... isso nem 15 minutos deve durar!




                                Tou so a gozar ctg, nao leves a mal
                                LOL.....Já andaste nalgum com start & stop?
                                Ainda se desse para desligar essa coisa e só ligarmos quando queremos era uma coisa.
                                Agora se desligarmos, da próxima vez que paramos o carro e o ligamos novamente fica activo........

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                  A questão é a seguinte, será que perco muito conforto por ter jantes 17 (pneus 225/45) em vez de jantes 16 (pneus 205/55) aliadas a uma suspensão desportiva.
                                  Será que no carro vão aparecer ruídos parasitas mais cedo que o normal?
                                  Será que o comportamento em curva, autoestrada etc... aumenta substancialmente?
                                  Sim a tudo e ainda acrescento a forte possibilidade de perderes um pouco de andamento e aumentar ligeiramente o consumo, se bem que estas duas questões não são fáceis de detectar para quem só conhece o carro na versão sport.

                                  Eu pessoalmente prefiro uma suspensão mais seca mas ter o carro a adornar menos em curva do que o oposto, mas também depende bastante do que pretendo de um carro.

                                  No carro em que ando sozinho todos os dias, a jante 17 não me incomoda nada (bem pelo contrário), mas no carro de família a suspensão sport por vezes é desagradável (mesmo com jante 16).

                                  Não há formulas perfeitas, e para teres determinados benefícios tens de ter outros prejuízos.

                                  Quanto a setup sport num altea...são opiniões.
                                  Eu não sei se o faria, até porque num Seat a palavra duro significa pedra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se procuras acima de tudo conforto erraste logo na escolha do modelo, devias ter optado por um francius, versão sport pior um pouco...

                                    Se não conseguires mudar a encomenda paciência, logo verás como é, até pode ser melhor do agora pensas :P

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                      LOL.....Já andaste nalgum com start & stop?
                                      Já.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Sim a tudo e ainda acrescento a forte possibilidade de perderes um pouco de andamento e aumentar ligeiramente o consumo, se bem que estas duas questões não são fáceis de detectar para quem só conhece o carro na versão sport.

                                        Eu pessoalmente prefiro uma suspensão mais seca mas ter o carro a adornar menos em curva do que o oposto, mas também depende bastante do que pretendo de um carro.

                                        No carro em que ando sozinho todos os dias, a jante 17 não me incomoda nada (bem pelo contrário), mas no carro de família a suspensão sport por vezes é desagradável (mesmo com jante 16).

                                        Não há formulas perfeitas, e para teres determinados benefícios tens de ter outros prejuízos.

                                        Quanto a setup sport num altea...são opiniões.
                                        Eu não sei se o faria, até porque num Seat a palavra duro significa pedra.
                                        Pois como já disse num post acima, afinal nao vem com suspensão desportiva, mas apenas com as jantes de 17.
                                        Penxo que não fique duro como pedra mas duro como...........madeira

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                          Já.
                                          Já agora o que achaste?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                            Se procuras acima de tudo conforto erraste logo na escolha do modelo, devias ter optado por um francius, versão sport pior um pouco...

                                            Se não conseguires mudar a encomenda paciência, logo verás como é, até pode ser melhor do agora pensas :P

                                            Pois, qual o monovolume que aconselhavas?
                                            Pelo preço que comprei e com o nível de equipamento era complicado.

                                            Gosto do 5008 mas $$$$
                                            Gosto da C4 Picasso mas $$$$

                                            Que mais?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                              Já agora o que achaste?
                                              Epa nao me faz comichão por aí além.

                                              Direi que é uma questão de habito, ate porque quando se pensa que se poupa valores como 1L aos 100, epa caraças eu ate nem me importava que o meu carro fosse cor de rosa, se entretanto se viesse a descobrir que o cor de rosa tem um efeito de aerodinâmica ate hoje desconhecido, e que pouparia 1L aos 100 com isso.

                                              Mas cada um sabe os seus gostos.


                                              Ainda no outro dia estava com um amigo, enraivecido ao ponto de bater em alguem com o seu VW golf novo, porque aquilo apita quando não tens o cinto posto, e ele em pequenas distancias nao gosta de pôr o cinto... Opa eu a mim não me incomoda, a ele deixa-o possuido pelo Demo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Até poderias ter trocado para as jantes de 17", o estrago por aí não era grande. Mas os Seat já são duros por natureza com a suspensão normal e bancos normais, com os bancos desportivos + suspensão desportiva então, nem quero imaginar

                                                Fizeste test-drive? Se sim, com que suspensão/jantes?

                                                Edit: já li q fizeste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                                  Até poderias ter trocado para as jantes de 17", o estrago por aí não era grande. Mas os Seat já são duros por natureza com a suspensão normal e bancos normais, com os bancos desportivos + suspensão desportiva então, nem quero imaginar

                                                  Fizeste test-drive? Se sim, com que suspensão/jantes?

                                                  Edit: já li q fizeste.
                                                  Pois fiz teste numa style com suspensao normal e jantes de 16 o que muda para a que encomendei é apenas as jantes que passam de 16 para 17.
                                                  A altura do pneu passa de 55 para 45.
                                                  Dava para meter jantes de 18 com pneu de 40. Aí devia ser engraçado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                                    Pois, qual o monovolume que aconselhavas?
                                                    Pelo preço que comprei e com o nível de equipamento era complicado.

                                                    Gosto do 5008 mas $$$$
                                                    Gosto da C4 Picasso mas $$$$

                                                    Que mais?
                                                    Se queria conforto acima de tudo tinha comprado a c4 picasso, scénic.
                                                    Agora a escolha está feita, resta-te esperar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Autobahn Ver Post
                                                      Se queria conforto acima de tudo tinha comprado a c4 picasso, scénic.
                                                      Agora a escolha está feita, resta-te esperar
                                                      Nem mais, e penso ter feito uma boa opcao qualidade/preço. Já agora o que acham? (A escolha está feita por isso nao altera mas já agora....)

                                                      Com praticamente todas as mariquices. GPS, sensores opticos de estacionameto a frente a atrás, Bi-Xenon, sensores de chuva e de luz, TFT 7" atrás......

                                                      25mil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu acho mal porque considero esse carro horribilis, mas é capaz de ser um boa relação preço/equipamento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Não há formulas perfeitas, e para teres determinados benefícios tens de ter outros prejuízos.
                                                          Não há formulas perfeitas, mas quase..

                                                          Ou estás-te a esquecer das suspensões pneumáticas ??

                                                          Um A6, Q7, A8 com este tipo de suspensão, um E, S, CLS, CL com Airmatic num Merc etc etc

                                                          Ou até o DCC nos Golf's e Scirocco's e Passat's CC.

                                                          Dando como exeplo o DCC da VW, tens o modo normal para, por exemplo, AE, o confort para andar nas calmas em cidade, sobretudo em calçada e com aqueles buracos que até a nós nos doi e por fim modo sport para ir curtir para a serra em attack mode ou até mesmo EN ou AE numa condução mais afincada.


                                                          Claro que esquecendo este tipo de suspensão é tal e qual como dizes, ou seja, não existem fórmulas perfeitas mas existem bons compromissos dentro do binómio conforto/dinâmica. Um segmento C com 205/55 R16 é bom exemplo disso.


                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por savage21 Ver Post
                                                            Pois, qual o monovolume que aconselhavas?
                                                            Pelo preço que comprei e com o nível de equipamento era complicado.

                                                            Gosto do 5008 mas $$$$
                                                            Gosto da C4 Picasso mas $$$$

                                                            Que mais?
                                                            Mas existe por aí bons carros sem serem monovulomes

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X