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Carro "pequeno", a partir de 2008 até 14/15mil

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    Carro "pequeno", a partir de 2008 até 14/15mil

    Boas,

    procurava sugestões para um carro.

    Requisitos:
    • gasóleo (30.000kms anuais)
    • "pequeno" (não conheço os segmentos... é para mulher, com receio de carros grandes... )
    • a partir de 2008
    • 5 lugares
    • 4/5 portas (nunca percebi bem, penso que a mala do carro é a 5ª porta, não?)
    • até 14/15/16mil €

    A pessoa em questão não desgosta do Renault Clio, Mazda 2 ou Toyota Yaris.
    Está com uma ligeira inclinação para o Mazda 2 (opiniões?) mas também já teve inclinada para o Yaris (não gostou do interior...) e para o Clio (alguém disse que não recomendava...).

    Os requisitos foram definidos pela compradora, daqui para baixo já são dúvidas minhas...

    Podem deixar outras sugestões, que não cumpram os requisitos (excepto o preço ), desde que achem ser boas opções.

    30.000 kms, compensará optar por gasóleo em vez de gasolina?
    Editado pela última vez por XFlies; 27 April 2010, 00:32.

    #2
    Com esse orçamento acho que um fiat 500 acenta que nem uma luva, sendo que será para a senhora!
    Acho que está muito bem conseguido! Entre esses 3 que mencionou, Mazda 2, ja conduzi um, e gostei bastante do carro!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por B747 Ver Post
      Com esse orçamento acho que um fiat 500 acenta que nem uma luva, sendo que será para a senhora!
      Acho que está muito bem conseguido! Entre esses 3 que mencionou, Mazda 2, ja conduzi um, e gostei bastante do carro!
      Já não era a primeira que via. Está na moda entre as senhoras...
      Esqueci-me da parte de ser de 5 lugares e 4/5 portas.

      Eu não conhecia o Mazda 2 mas também não sou grande conhecedor de carros. Sei conduzi-los e às vezes mal... lol.
      Mas até parece um carro catita.

      Comentário


        #4
        Fiat 500 Fiat 500 1.3 Mjet Lounge, 14.450 EUR, Porto - Standvirtual
        Ford Fiesta Ford Fiesta 1.4 TDCI TITANIUM, 15.750 EUR, Sao Joao De Ovar - Standvirtual

        Sao apenas dois exemplos de mais modelos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
          Já não era a primeira que via. Está na moda entre as senhoras...
          Esqueci-me da parte de ser de 5 lugares e 4/5 portas.

          Eu não conhecia o Mazda 2 mas também não sou grande conhecedor de carros. Sei conduzi-los e às vezes mal... lol.
          Mas até parece um carro catita.
          Mazda 2 penso que é um carro bastante equilibrado, bonito q.b.! Dentro das vossas preferencias, seria sempre a minha opção, mas mais opiniões virão, e por certo que mais sabedoras que as minhas!

          Comentário


            #6
            30 mil anuais definitivamente Diesel. Dos que mencionaste veria o Clio e o Yaris. Pessoalmente gosto mais do clio, se for o de 85cv anda bastante bem e é económico. O Yaris também anda bem, não gosto tanto! Mas se gostares, é uma excelente escolha também

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              30 mil anuais definitivamente Diesel. Dos que mencionaste veria o Clio e o Yaris. Pessoalmente gosto mais do clio, se for o de 85cv anda bastante bem e é económico. O Yaris também anda bem, não gosto tanto! Mas se gostares, é uma excelente escolha também
              Diz-se, e isto generalizando, q o gasoleo so amortiza a diferença a partir dos 100000kms, mas certamente pode ser valido ou menos valido dependendo do segmento.

              Dos carros mencionados eu iria para o yaris pois penso ser mais fiavel, se se pode falar em fiabilidade(na sua plenitude) neste segmento.
              Boa sorte.

              Comentário


                #9
                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                30 mil anuais definitivamente Diesel
                É pegar na máquina de calcular e fazer as contas a preço de preço aquisição, manutenção, combustível, etc. E se mesmo assim a gasolina começar a não compensar o mundo não está perdido.
                Um carro não vale a pena apenas e só pelos custos em combustível, isso é apenas uma parte da equação

                Comentário


                  #10
                  Originalmente Colocado por erc Ver Post
                  Diz-se, e isto generalizando, q o gasoleo so amortiza a diferença a partir dos 100000kms, mas certamente pode ser valido ou menos valido dependendo do segmento.
                  Eu acho que cada caso deve ser analisado em detalhe.

                  Ex.: escolha entre Clio 1.2 TCE (17000€) e Clio 1.5 DCI 85 (19000€).

                  Preços:
                  Seguro: semelhante
                  IUC: também
                  Manutenção: também (o DCI secalhar muda com maior frequência o filtro do gasóleo, em 100 mil kms que sejam mais 200€)
                  Combustível: 0,25€ por litro a favor do Diesel
                  Kms anuais: 10 mil
                  Nº de anos que pretendes manter o carro: 10
                  Valor de revenda ao fim dos 10 anos: 1500€ (TCE), 2500€ (DCI)
                  Média consumo TCE: 7L
                  Média consumo DCI: 6L

                  Fazendo estas contas com algum rigor (sabendo que não conseguimos prever o futuro, mas vale sempre a pena faze-las), consegue-se descobrir se vale ou não a pena comprar Diesel.

                  Em termos de combustível, 1L diesel = -0,25€ e ainda há que subtrair 1L que bebe a menos face ao TCE. Somando tudo, a uma média de 6 aos 100, para 100 mil kms, dá uma diferença de 2950€.

                  Em termos de desvalorização, são 1000€ de diferença a favor do Diesel.

                  Em termos de manutenção, são mais 200€ em filtros no DCI.

                  Somando estas variáveis dá 3750€ de diferença no final a favor do Diesel, mas uma vez que o custo de aquisição é 2000€ superior ao TCE, essa diferença diminui para 1750€, ainda assim a favor do Diesel.

                  Os valores mencionados são meramente indicativos, não sei se são reais, mas exemplifica a minha ideia deste tipo de escolhas!

                  Com preços concretos, uma tabela de preço de revisões oficial, mudanças de pneus, IUC, seguro, etc... tudo somado e subtraído dá o resultado final.

                  Com isto não pretendo provar que o Diesel compensa sempre, apenas uma abordagem de tentar responder à questão "Diesel ou gasolina?".

                  Comentário


                    #11
                    A Peugeot está com promoções boas:



                    Tem incluído o abate de veículos, mas deve caber no orçamento até 16k

                    Comentário


                      #12
                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                      Eu acho que cada caso deve ser analisado em detalhe.

                      Ex.: escolha entre Clio 1.2 TCE (17000€) e Clio 1.5 DCI 85 (19000€).

                      Preços:
                      Seguro: semelhante
                      IUC: também
                      Manutenção: também (o DCI secalhar muda com maior frequência o filtro do gasóleo, em 100 mil kms que sejam mais 200€)
                      Combustível: 0,25€ por litro a favor do Diesel
                      Kms anuais: 10 mil
                      Nº de anos que pretendes manter o carro: 10
                      Valor de revenda ao fim dos 10 anos: 1500€ (TCE), 2500€ (DCI)
                      Média consumo TCE: 7L
                      Média consumo DCI: 6L

                      Fazendo estas contas com algum rigor (sabendo que não conseguimos prever o futuro, mas vale sempre a pena faze-las), consegue-se descobrir se vale ou não a pena comprar Diesel.

                      Em termos de combustível, 1L diesel = -0,25€ e ainda há que subtrair 1L que bebe a menos face ao TCE. Somando tudo, a uma média de 6 aos 100, para 100 mil kms, dá uma diferença de 2950€.

                      Em termos de desvalorização, são 1000€ de diferença a favor do Diesel.

                      Em termos de manutenção, são mais 200€ em filtros no DCI.

                      Somando estas variáveis dá 3750€ de diferença no final a favor do Diesel, mas uma vez que o custo de aquisição é 2000€ superior ao TCE, essa diferença diminui para 1750€, ainda assim a favor do Diesel.

                      Os valores mencionados são meramente indicativos, não sei se são reais, mas exemplifica a minha ideia deste tipo de escolhas!

                      Com preços concretos, uma tabela de preço de revisões oficial, mudanças de pneus, IUC, seguro, etc... tudo somado e subtraído dá o resultado final.

                      Com isto não pretendo provar que o Diesel compensa sempre, apenas uma abordagem de tentar responder à questão "Diesel ou gasolina?".
                      Contra factos n ha argumentos, obrigado pela apresentaçao de dados.
                      De qq forma ha ai uma questao pertinente pelo menos, e prende-se com a vida util dum carro desse segmento, ja q se num premium esta poderá distender-se a 10 anos, num utilitario n me parece(digo eu-mantendo a fiabilidade).
                      Alem disso(e aqui ja sou eu a divagar) penso q o mercado do petroleo tenderá a aproximar o preço do gasoleo ao da gasolina.
                      Estes 2 factores em conjunto(sendo q o 1º é mais plausivel q o 2º) tende a diluir essa diferença.
                      Tendo tb a concordar q dependerá do segmento em questao, sendo q nesse parecem-me as diferenças menos notorias.

                      Comentário


                        #13
                        Nunca terás um consumo médio de 7L no TCe.

                        Já no dCi 85 é fácil fazer 5L.

                        Comentário


                          #14
                          Fiesta all the way!
                          Se fosse gasolina, Honda Jazz!

                          Comentário


                            #15
                            Obrigado pelas sugestões até agora.
                            Será a gasóleo, com 95% de probabilidades.
                            E espero que seja mesmo carro para pelo menos 8/10 anos, por isso se procura algo mais recente. Eu tenho um Clio II 1.9D que está a fazer 10 anos e estou satisfeito.

                            Desconhecia esse novo Fiesta.

                            A promoção da Peugeot parece atractiva, mas ainda falta acrescentar o valor da diferença por não haver carro de abate, despesas de legalização e transporte.

                            Vão deixando sugestões.
                            Estamos a tentar reduzir a hipóteses, ainda estamos numa fase muito embrionária e de estudo das hipóteses existentes.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
                              Obrigado pelas sugestões até agora.

                              Será a gasóleo, com 95% de probabilidades.
                              E espero que seja mesmo carro para pelo menos 8/10 anos, por isso se procura algo mais recente. Eu tenho um Clio II 1.9D que está a fazer 10 anos e estou satisfeito.

                              Desconhecia esse novo Fiesta.


                              A promoção da Peugeot parece atractiva, mas ainda falta acrescentar o valor da diferença por não haver carro de abate, despesas de legalização e transporte.

                              Vão deixando sugestões.
                              Estamos a tentar reduzir a hipóteses, ainda estamos numa fase muito embrionária e de estudo das hipóteses existentes.
                              Andas mesmo desatento

                              Ñ é por eu ter 1, mas tem sido 1 dos modelos + vendidos cá no burgo... E é, efectivamente, 1 das referências do segmento dos utilitários!

                              No entanto, eu acho q aquilo q andas à procura é mesmo duma Lancia Musa!

                              Comentário


                                #17
                                Se precisares de espaço decente, fiesta sem dúvida. Referência dinâmica e consegue ser acima da média em tudo o resto.

                                Comentário


                                  #18
                                  MAZDA 2

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                    Andas mesmo desatento

                                    Ñ é por eu ter 1, mas tem sido 1 dos modelos + vendidos cá no burgo... E é, efectivamente, 1 das referências do segmento dos utilitários!

                                    No entanto, eu acho q aquilo q andas à procura é mesmo duma Lancia Musa!
                                    Conhecia o modelo anterior (de 2005 acho).
                                    Mas este modelo é bastante atractivo. (o de 2009)
                                    Quanto ao Lancia Musa, não me parece que ela vá à bola com esse carro.

                                    Obrigado a todas as sugestões até agora.
                                    Editado pela última vez por XFlies; 27 April 2010, 21:16.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                      Eu acho que cada caso deve ser analisado em detalhe.

                                      Ex.: escolha entre Clio 1.2 TCE (17000€) e Clio 1.5 DCI 85 (19000€).

                                      Preços:
                                      Seguro: semelhante
                                      IUC: também
                                      Manutenção: também (o DCI secalhar muda com maior frequência o filtro do gasóleo, em 100 mil kms que sejam mais 200€)
                                      Combustível: 0,25€ por litro a favor do Diesel
                                      Kms anuais: 10 mil
                                      Nº de anos que pretendes manter o carro: 10
                                      Valor de revenda ao fim dos 10 anos: 1500€ (TCE), 2500€ (DCI)
                                      Média consumo TCE: 7L
                                      Média consumo DCI: 6L


                                      Fazendo estas contas com algum rigor (sabendo que não conseguimos prever o futuro, mas vale sempre a pena faze-las), consegue-se descobrir se vale ou não a pena comprar Diesel.

                                      Em termos de combustível, 1L diesel = -0,25€ e ainda há que subtrair 1L que bebe a menos face ao TCE. Somando tudo, a uma média de 6 aos 100, para 100 mil kms, dá uma diferença de 2950€.

                                      Em termos de desvalorização, são 1000€ de diferença a favor do Diesel.

                                      Em termos de manutenção, são mais 200€ em filtros no DCI.

                                      Somando estas variáveis dá 3750€ de diferença no final a favor do Diesel, mas uma vez que o custo de aquisição é 2000€ superior ao TCE, essa diferença diminui para 1750€, ainda assim a favor do Diesel.

                                      Os valores mencionados são meramente indicativos, não sei se são reais, mas exemplifica a minha ideia deste tipo de escolhas!

                                      Com preços concretos, uma tabela de preço de revisões oficial, mudanças de pneus, IUC, seguro, etc... tudo somado e subtraído dá o resultado final.

                                      Com isto não pretendo provar que o Diesel compensa sempre, apenas uma abordagem de tentar responder à questão "Diesel ou gasolina?".
                                      Com o mesmo andamento duvido muito. Quando queremos comparar duas situações não podemos manipular os dados de acordo com o que queremos afirmar. É lógico que o DCI pode fazer 6l/100km e o TCE pode fazer 7l/100km, mas andando da mesma maneira enquanto o TCE faz 7, o DCI vai fazer 5 (para não dizer menos, pois não conheço bem o TCE)!

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Com o mesmo andamento duvido muito. Quando queremos comparar duas situações não podemos manipular os dados de acordo com o que queremos afirmar. É lógico que o DCI pode fazer 6l/100km e o TCE pode fazer 7l/100km, mas andando da mesma maneira enquanto o TCE faz 7, o DCI vai fazer 5 (para não dizer menos, pois não conheço bem o TCE)!
                                        Sim, pode perfeitamente ser assim, até faz mais sentido. Para o DCI beber 6, o TCE secalhar salta para os 8 nas mesmas circunstâncias. Quando andava a experimentar carros, conduzi um Clio de 85cv, com A/C ligado no verão, em circuito misto fiz média de 5.5, isto sem trabalhar para consumos, por isso os 5 deverão ser fáceis de fazer.

                                        Seja como for, se com 1L de diferença no consumo compensa, então com 1.5 a 2L aos 100 de diferença mais compensa ainda!!!

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                                          #22
                                          Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
                                          Conhecia o modelo anterior (de 2005 acho).
                                          Mas este modelo é bastante atractivo. (o de 2009)
                                          Quanto ao Lancia Musa, não me parece que ela vá à bola com esse carro.

                                          Obrigado a todas as sugestões até agora.
                                          O anterior era de 2002 e sofreu 1 restyling algures em 2005 ou 2006, isso ñ consigo precisar.
                                          O actual saiu em 2008.

                                          Tens, nos Diários de Bordo, 1 tópico sobre este Fiesta Mk7.

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                                            #23
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Sim, pode perfeitamente ser assim, até faz mais sentido. Para o DCI beber 6, o TCE secalhar salta para os 8 nas mesmas circunstâncias. Quando andava a experimentar carros, conduzi um Clio de 85cv, com A/C ligado no verão, em circuito misto fiz média de 5.5, isto sem trabalhar para consumos, por isso os 5 deverão ser fáceis de fazer.

                                            Seja como for, se com 1L de diferença no consumo compensa, então com 1.5 a 2L aos 100 de diferença mais compensa ainda!!!
                                            Pensei que estavas a puxar pelo TCE

                                            Mas sim, penso que pelo menos 1,5/2 L/100km existem de diferença (no mínimo) fazendo o mesmo estilo de condução.

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                                              #24
                                              Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                              O anterior era de 2002 e sofreu 1 restyling algures em 2005 ou 2006, isso ñ consigo precisar.
                                              O actual saiu em 2008.

                                              Tens, nos Diários de Bordo, 1 tópico sobre este Fiesta Mk7.
                                              Já tive a ler um pouco.

                                              Não conhecia o actual e gostei bastante do carro. Na quinta fui a Lisboa e cruzei-me com alguns pelo caminho. Pelos meus lados não os tenho visto.

                                              Achei bastante interessante o carro, só falta saber a opinião da "dona" mas acho que vai ficar entre o Ford Fiesta e o Mazda 2.

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                                                #25
                                                O novo fiesta por forma até é interessante, mas há dias entrei num que estava em exposição e achei os interiores muito maus. Podia ser da versão (julgo que era das mais básicas), mas não gostei mesmo...

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                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  Sim, pode perfeitamente ser assim, até faz mais sentido. Para o DCI beber 6, o TCE secalhar salta para os 8 nas mesmas circunstâncias. Quando andava a experimentar carros, conduzi um Clio de 85cv, com A/C ligado no verão, em circuito misto fiz média de 5.5, isto sem trabalhar para consumos, por isso os 5 deverão ser fáceis de fazer.

                                                  Seja como for, se com 1L de diferença no consumo compensa, então com 1.5 a 2L aos 100 de diferença mais compensa ainda!!!
                                                  Como é se sabe o DCi em condições identicas vai gastar sempre menos que o TCE, mas acredito que o TCE deve fazer com facilidade média 7 litros numa condução normal, vai depender muito também do percurso que se faz.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    O Renault Clio sem dúvida. Por esse preço compra novo

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                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Mintz Ver Post
                                                      O Renault Clio sem dúvida. Por esse preço compra novo
                                                      Clio novo por 16mil €?


                                                      Entretanto já demos umas voltas por alguns vendedores aqui na zona.

                                                      Mazda 2 parece ser um carro difícil de encontrar, ao contrário de outras marcas.
                                                      Também me disseram que as peças de substituição da Mazda são algo para o carote, um bom bocado segundo parece. Até que ponto isto é verdade?

                                                      O Ford Fiesta não caiu nas graças da compradora, apesar de ter caído nas minhas.

                                                      O Renault Clio ela estava um pouco receosa porque lhe disseram que é um carro que dá alguns problemas. Também não sei até que ponto isto é real, cada vendedor tentar vender o seu peixe. No momento existe um do final de 2007 em vista, há algum sítio onde possa ter a noção do valor deste carro para fazer comparações?

                                                      Toyota Yaris não está fora de hipótese, vamos vendo o que se encontra nos stands.

                                                      A primeira escolha dela foi Mazda 2, por isso nem reparamos muito nos outras marcas/modelos, mas agora andamos um pouco mais atentos aos Clios e Yaris.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Nunca terás um consumo médio de 7L no TCe.

                                                        Já no dCi 85 é fácil fazer 5L.

                                                        Acredita que se muita gente meter as "unhas" em cima do TCE consegue consumos mais baixo que os 7l


                                                        Eu num fiesta mk4 que tem menos cavalagem e é mais antigo faço consumos de 5,5-6,5.


                                                        Agora o TCE é mais recente, tem 100cv e tem turbo o que vai ajudar em algo...

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por XFlies Ver Post
                                                          Boas,

                                                          procurava sugestões para um carro.

                                                          Requisitos:
                                                          • gasóleo (30.000kms anuais)
                                                          • "pequeno" (não conheço os segmentos... é para mulher, com receio de carros grandes... )
                                                          • a partir de 2008
                                                          • 5 lugares
                                                          • 4/5 portas (nunca percebi bem, penso que a mala do carro é a 5ª porta, não?)
                                                          • até 14/15/16mil €

                                                          A pessoa em questão não desgosta do Renault Clio, Mazda 2 ou Toyota Yaris.
                                                          Está com uma ligeira inclinação para o Mazda 2 (opiniões?) mas também já teve inclinada para o Yaris (não gostou do interior...) e para o Clio (alguém disse que não recomendava...).

                                                          Os requisitos foram definidos pela compradora, daqui para baixo já são dúvidas minhas...

                                                          Podem deixar outras sugestões, que não cumpram os requisitos (excepto o preço ), desde que achem ser boas opções.

                                                          30.000 kms, compensará optar por gasóleo em vez de gasolina?
                                                          Quando dá acesso ao habitáculo é. Se a mala não permitir acesso, não é porta.

                                                          Comentário

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