Como ligar um carro?

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Título: Como ligar um carro?

  1. #1
    Piloto de Testes Pauliteiro's Avatar
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    Por Defeito Como ligar um carro?

    Em discussão num fórum generalista, li comentários sobre a forma de dar à chave..

    Ora, aparentemente uma coisa simples dirão. Mas vi muita gente a dizer que se devia pôr o pé na embraiagem para reduzir o esforço do motor de arranque..

    Ora bem, se o carro está completamente desengatado, a ligação da caixa à transmissão é nula, logo a única coisa que o motor de arranque faz é rodar a cremalheira que faz rodar o motor; como a ligação que falei antes não existe ñão há esforços acrescidos. Se tiver engatado ai já concordo pois o motor de arranque vai fazer o carro andar e vai ficar em esforço..

    Podem esclarecer-me isto?


  2. #2
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    Desengatado e pé na embraiagem. É como faço.

  3. #3
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    Eu dou simplesmente à chave.

  4. #4
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    Bom tópico, não te posso esclarecer do ponto de vista científico mas por certo virá alguém com uma opinião formada sobre o assunto.

    Também tenho uma dúvida parecida, que é se deixarmos o carro na garagem em piso plano, deve-se ou não deixar o carro engatado e travado com o travão de mão. Repito, isto em piso completamente plano que impede o carro de se deslocar.
    É uma dúvida parva mas nunca me tinha lembrado de perguntar

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
    Eu dou simplesmente à chave.
    Eu também fazia isso mas agora até tenho medo
    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Bom tópico, não te posso esclarecer do ponto de vista científico mas por certo virá alguém com uma opinião formada sobre o assunto.

    Também tenho uma dúvida parecida, que é se deixarmos o carro na garagem em piso plano, deve-se ou não deixar o carro engatado e travado com o travão de mão. Repito, isto em piso completamente plano que impede o carro de se deslocar.
    É uma dúvida parva mas nunca me tinha lembrado de perguntar
    O meu avô quando mete o carro dele na garagem, plana como dizes, deixa-o desengatado e destravado, pois alega que escusa de estar a forçar os cabos do travão de mão..


  6. #6
    GPL
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Eu também fazia isso mas agora até tenho medo


    O meu avô quando mete o carro dele na garagem, plana como dizes, deixa-o desengatado e destravado, pois alega que escusa de estar a forçar os cabos do travão de mão..
    É isso que também sempre ouvi dizer, ele desengatado fica sempre mas deixo-o travado. Acho que é estupidez minha porque só está ali a forçar o material, vai começar a ficar destravado

  7. #7
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    Se não usar a embraiagem no meu, não há nada para ninguém.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por Lourinho Ver Post
    Se não usar a embraiagem no meu, não há nada para ninguém.
    Além de que não consegues rodar o botão S/S

  9. #9
    erc
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    Citação Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    (...)Ora bem, se o carro está completamente desengatado, a ligação da caixa à transmissão é nula, logo a única coisa que o motor de arranque faz é rodar a cremalheira que faz rodar o motor; como a ligação que falei antes não existe ñão há esforços acrescidos. Se tiver engatado ai já concordo pois o motor de arranque vai fazer o carro andar e vai ficar em esforço..(...)
    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Desengatado e pé na embraiagem. É como faço.
    Pé na embraiagem para?

  10. #10
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    Pé na embraiagem, salvo erro, por causa do volante do motor

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por erc Ver Post
    Pé na embraiagem para?
    Para o carro poder trabalhar...da primeira vez que pequei no Yaris da minha irma,desengatei,dei a chave e não aconteceu nada. Tive que carregar na embraiagem para o carro trabalhar. É um sistema de segurança para evitar que se ponha o carro a trabalhar com ele engatado.

  12. #12
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    Embraiagem a fundo. Menos esforço, comprovadamente, até porque esta não é a primeira vez que um tópico destes aparece. Salvo erro, da última vez, a discussão deu bons frutos.

  13. #13
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    O meu só funciona com pé no travão... não tem pedal de embraiagem.

  14. #14
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    Já existe um tópico sobre isto, pelo menos...

    Segundo se disse, desengatado e com o pedal da embraiagem a fundo. Parece que poupa o motor de arranque... quando o faço, noto que o carro pega mais rapidamente e facilmente. E isto num carro que nunca tem dificuldades em pegar. Pega com menos esforço, portanto...

    Eu desengato e dou à chave... acho mais confortável e o motor tem um som mais agradável. Basicamente, sou um idiota.

  15. #15
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    Eu é sempre desengatado e sem pé na embraiagem. Hábito da minha casal, que se tiver com a embraiagem premida não da pa ligar

  16. #16
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    Para colocar a trabalhar deve-se pisar a embraiagem, sempre se reduz umas quantas peças moveis, qualquer viatura embora desengatado tem um veio e respectivos carretos a rodar, quando se engrena uma mudança transmite-se esse movimento para outro veio e dai para as transmissões.

  17. #17
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  18. #18
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    Em motores mais antigos dá para notar perfeitamente a diferença entre motor com embraiagem em baixo e em cima, mesmo em ponto morto.

    É que mesmo em ponto morto, com a embraiagem em cima o motor tem de rodar toda a caixa. Simplesmente não está nenhuma mudança engrenada, mas todas as rodas dentadas da caixa estão em rotação!! Daí a necessidade de sincronizadores, etc.

  19. #19
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    Eu tenho mesmo de carregar no pedal da embraiagem, se não, não saio do mesmo sítio !

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    É isso que também sempre ouvi dizer, ele desengatado fica sempre mas deixo-o travado. Acho que é estupidez minha porque só está ali a forçar o material, vai começar a ficar destravado
    Eu tenho uma teoria semelhante, mas ao invés de deixar totalmente destravado, deixo apelas o primeiro trinco do travão de mão, não sei se me estou a fazer entender...

    Isto porque mesmo com o carro na garagem, pode haver alguém que se encoste ou sei lá eu...

  21. #21
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    Pé na embraiagem sempre!

    Para evitar esforço adicional no motor de arranque. Assim este não tem de fazer rodar todo o conjunto motor-transmissão-caixa. Podendo aumentar substancialmente o seu periodo de vida útil.

    E também por segurança.
    Porque nem toda a gente se dá ao trabalho de verificar se o carro está engatado ou não. Imaginem uma criança, à altura do para-choques levar com o solavanco de uma 1a engatada. Perigoso! Se tivermos o hábito de colocar o pé na embraiagem, minimizamos este risco.
    Aliás há marcas (Porsche p. ex.) em que só se dá a ignição se o pedal de embraiagem estiver no fundo.

    cumps
    Última edição por slumdog : 27-04-10 às 14:27:43

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Eu tenho mesmo de carregar no pedal da embraiagem, se não, não saio do mesmo sítio !
    Só se o teu tiver avariado.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Só se o teu tiver avariado.
    Há marcas e/ou modelos em que é mesmo necessário, por segurança

    O novo Yaris é um exemplo disso.

  24. #24
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    Desde que passou aqui por casa um que só ligava se se carregasse na embraiagem ou no travão de pé, o hábito mantêm-se de carreagar sempre na embraiagem.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por slumdog Ver Post
    Há marcas e/ou modelos em que é mesmo necessário, por segurança

    O novo Yaris é um exemplo disso.
    Eu disse aquilo por que o dele é igual do daqui de casa, e tanto pega quer carregues na embraiagem ou no travão independentemente.

  26. #26
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    Nos EUA, como na maioria dos casos os carros são automáticos, por questão de segurança, a ingnição só se dá com o pedal do travão actuado.

    Reparem, nos filmes ou séries americanas, no pormenor das luzes de travão acenderem sempre antes do carro começar a trabalhar.

    Penso até que isto se passa em quase todos os modelos com cx automática, mesmo na Europa.
    Última edição por slumdog : 27-04-10 às 14:29:51

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Eu disse aquilo por que o dele é igual do daqui de casa, e tanto pega quer carregues na embraiagem ou no travão independentemente.
    Ah ok, não faço ideia de qual seja o carro em questão.

  28. #28
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    Não será desgastante para a embreagem estár sempre a carregar nela para por o carro a trabalhar ???
    Última edição por biker : 27-04-10 às 14:34:40

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por biker Ver Post
    Não será desgastante para a embreagem estár sempre a carregar nela para por o carro a trabalhar ???

    Não.
    Desde que o pedal de embraiagem esteja mesmo no fundo. É precisamente nesta posição (pedal em baixo) em que a embraigem não sofre desgaste algum.
    Poderá sim desgastar-se um pouco o conjunto pedal-mola-tirantes, mas nada de mais, aliás costuma durar a vida toda do carro. Foi projectado para ser pressionado milhares de vezes.
    Última edição por slumdog : 27-04-10 às 14:45:32

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
    Desengatado e pé na embraiagem. É como faço.
    O mesmo por aqui, e acrescento que deixo todas as luzes se apagarem na posição 2 e só depois o ponho mesmo a trabalhar, apesar de serem a gasolina.

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