[Comparativo] TDI - Mjet - TDDI - DCI Qual deles?? - Página 2

Ver Resultados da Sondagem: Qual o motor que melhor relaciona fiabilidade e agilidade?

Votantes
106. Não pode votar nesta sondagem
  • 1.5 dci

44 41.51%
  • 1.4 TDI

10 9.43%
  • 1.3 Mjet (CDTI)

41 38.68%
  • 1.4 TDDI (HDI)

11 10.38%
Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 115

Título: TDI - Mjet - TDDI - DCI Qual deles??

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por javelar Ver Post
    Eu pessoalmente prefiro o 1.4 d4d da toyota a esses todos (nunca experimentei o HDI por isso excluo esse da minha afirmação!)

Eu também, não tivesse eu um

Da lista mencionada, o 1.4 TDI. É dos mencionados (do que tenho conhecimento) aquele que menos problemas deu até à data (os restantes são bons, mas tiveram as suas fases em certos modelos...)

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dano Ver Post
    Dos em cima da mesa, os que gostei mais do comportamento do motor, foram o dCi e o TDCI. São os que conseguem ser mais elásticos conseguindo assim tirar maior prazer de condução.

Apesar de o TDCI ser mais gastador que o dCi.
    Agora um carro não é só motor, por isso é uma questão de averiguares

Curiosidade, é carro para fazer quantos km´s anuais?
    Dano, é para fazer poucos quilómetros, não mais de oito mil. Mas é um carro que é para ficar para futuro, tem que durar uns bons aninhos.

Se a carteira o permitisse preferia algo muito acima disso, um 1.9MJet ou o 2.0TDI, mas há coisas que se gostam, outras que se querem e outras que não dá mesmo.
    Ainda pensei num 1.9 TDI mas já só se encontram com muitos kms a um preço acessível, ou então, com poucos kms já fora do orçamento.

Uma coisa é certa, queria que o bixo se mexesse relativamente bem, não precisa de ter grande velocidade de ponta, que dê 170kmh, mas que seja bom nas reprisses e que não morra a subir.

O meu carro actual é um punto mk2 16V com 80cv, é rápido que chegue, mas nota-se bem as limitações quando começa a subir, tem pouco binário (114N.m)

Abraços a todos!

Piloto de Troféu Cessna's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Pessoalmente não confio nos 1.5 Dci quando equipados em Scénics. O MetalKing teve uma que deu "N" problemas de motor, no fórum das boxes já vi também um ou outro relato menos bom, novamente no mesmo modelo e até o meu cunhado já viu o turbo dele rebentar antes dos 100kk.

Curiosamente estes mesmos motores equipados em segmentos abaixo não dão tantos problemas, como por exemplo nos Clios e Meganes.

Piloto de Kart Wyldkat's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Se são poucos quilómetros porque gasóleo? Por ser para manter? Pergunta inocente

Piloto do carago mundano's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

E o 1.4 CRDI? É o único que vem com 7 anos de garantia

Piloto de Testes amora's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Ora aqui está uma boa oportunidade para algém me explicar quais as diferenças porque eu que sou um leigo em mecânica só diferencio os carros por motores a gasoleo e a gasolina.

Podem começar por dizer o que querem dizer as siglas DCI, TDI, HDI, CDTI e outras se houver.

E depois, agradecia se alguem pudesse explicasse quais as principais diferenças no funcionamento dos motores com as diversas siglas.

É uma curiosidade que eu tenho há algum tempo e que já tenho tentado perceber nestes foruns mas nunca percebi porque os comentários são sempre com muito poucas explicações técnicas e mais com gostos pelas esteticas das marcas, pelo menos nunma linguagem simples que um leigo como eu entenda.

Não votei exactamente porque não sei distinguir essas diferenças
    Última edição por amora : 30-04-10 às 00:01:36

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
    Sim continua a acreditar nisso que é o que malta gosta de ouvir
    Engana quem quiseres a mim é que não consegues

Problemas todos os têm é certo, apenas uns têm menos que outros

Em relação ao 1.4 D-4D não ser suave, tens a certeza que era um D-4D?

Dci não confio ser 1.5, ser 1.9 ser 2.0, ser Renault, ser tudo...Infelizmente pois até gosto dos seus carros, mas a "porcaria" continua a mesma estes anos todos...
    Olha que as impressões não são iguais para todos. Cá por casa ja passou Dti, Dt e agora há Dci, tudo da renault, e nunca tivemos um unico problema relacionado com o motor. Em nenhum deles. Tenho aqui um corolla que é um cancro... E esta?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por amora Ver Post
    Ora aqui está uma boa oportunidade para algém me explicar quais as diferenças porque eu que sou um leigo em mecânica só diferencio os carros por motores a gasoleo e a gasolina.

Podem começar por dizer o que querem dizer as siglas DCI, TDI, HDI, CDTI e outras se houver.

E depois, agradecia se alguem pudesse explicasse quais as principais diferenças no funcionamento dos motores com as diversas siglas.

É uma curiosidade que eu tenho há algum tempo e que já tenho tentado perceber nestes foruns mas nunca percebi porque os comentários são sempre com muito poucas explicações técnicas e mais com gostos pelas esteticas das marcas, pelo menos nunma linguagem simples que um leigo como eu entenda.

Não votei exactamente porque não sei distinguir essas diferenças
    Bem, já que fui eu o responsável pela criação do tópico, vamos lá ver se consigo responder sem dizer muitas asneiras! loll

Ora bem, primeiramente, os nomes pouco querem dizer hoje em dia.
    Por exemplo, qualquer diesel actual é sobrealimentado, logo tem turbo, alguns vêm ainda com intercooler e têm commonrail, embora este ultimo ainda seja muito pouco usual, embora a VAG já o tenha adoptado seguindo o exemplo da fiat inventora do sistema. Mas atenção, por exemplo o 1.5 dci de 65cv apenas tem turbo e funciona por injecção "normal" acho que se costuma dizer do tipo "injector bomba". Assim pegando nos acrónimos teremos, por exemplo:
    CDTI: Common rail, Diesel, Turbo, Intercooler
    TDI: Turbo, Diesel, Injecção, estes não têm common rail, excepto os novos TDIr, daí a nova letra "r";
    MJet que é "precisamente" o mesmo motor que o CDTI já tem um nome diferente, mas o que significa foi o sistema de injecção múltipla, dentro do mesmo ciclo de compressão, que a fiat inventou.

Como vez, os nomes são mais markting que outra coisa, a VAG usa TDI há anos enquanto que o grupo Fiat, Renault, PSA, etc têm vindo a mudar sistematicamente.

Os motores diesel são famosos pela sua longevidade, há uns anos atrás era raro existir um motor diesel sobrealimentado, penso que os primeiros foram os TD da Fiat e os TD da VAG. Também se pode dizer que como era usual, normalmente os carros a diesel, mas particularmente as carrinhas (2lug) eram usadas para trabalho, agora já não é bem assim. Então os fabricantes ao verem que o pessoal estava a aderir a carros comerciais mesmo não tendo por fim um uso profissional começou a apostar no diesel, e também porque o preço do combustível era mais baixo.

Primeiro vieram "grandes motores", tudo 1.6L para cima, 1.9, 2.2, etc, logo motores com uma boa longevidade, daí parte da fama dos diesel. Depois começaram a surgir com turbo. Depois veio o common rail e intercooler, com eles veio a diminuição da cilindrada, porque por exemplo com um 1.9Diesel tiravam-se um 60cv, agora faz-se isso com um 1.5, com um 1.9Diesel e com turbo (como era o caso do TDI) tiravam-se 90,105,110..e até mais, hoje em dia com um 1.3 já se tiram 105cv!! E altos valores de binário!! Isto porquê??

Porque um turbo o que faz é aumentar a pressão de gases de escape e aproveita-los, dando mais potencia ao motor, o intercooler, funciona (como indica o nome) para arrefecer esses gases e com isso tirar melhor rendimento dos mesmos e consequentemente, maior fiabilidade, uma vez que o motor não fica sujeito a tão altas temperaturas, mais potencia com um motor mais pequeno porque podemos meter um turbo maior! De uma forma generalista é assim que a coisa funciona, mas há quem saiba muito sobre isto neste forum e que possa explicar-te melhor!

Mas atenção, e para que não se criem confusões, como deves saber há carros a gasolina que têm igualmente turbo e intercooler, veja-se o Subaru Impreza por exemplo, com um motor de perto de 2.5 litros (espero não estar a dizer besteira) tiram-se potencias na ordem dos 300cv, agora pegas num V8 americano aspirado (ou seja, sem turbos nem nada) e tira-se potencias parecidas. E outro exemplo é o motor TSI da VAG ou o T-Jet da Fiat, ambos 1.4 com potencias desde os 140 aos 180cv a gasolina!! E com consumos que, num passado recente, para essas potencias, eram abismais, agora conseguem-se cerca de 8L/100km, com um pé assim já para o pesadinho, é claro que na estica o consumo dispara!!

Espero ter ajudado e não complicado.

Agora no que se passa hoje em dia, e tendo em conta os motores em questão. Como o preço dos combustíveis tem vindo a subir em flecha e a tendencia é para manter, os fabricantes apresentam soluções de menores cilindrada, tendo por fim reduzir os consumos. Do género, um 1.3Mjet é capaz de fazer consumos de 4L/100km, tal como os outros apresentados. E é um motor despachado para um 1.3L e com 190N.m de binário que era o que se tirava dantes de um 1.9TDI de 90cv.

Pronto, fim do testamento!

Se escrevi alguma bacorada , POR AMOR DE DIO, avisem-me!!

Cumprimentos!!
    Última edição por Maestro : 30-04-10 às 00:50:22

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Wyldkat Ver Post
    Se são poucos quilómetros porque gasóleo? Por ser para manter? Pergunta inocente
    Sem problema

Apenas pelo preço do combustível e os consumos. Para gasolina inclinava-me mais para o 1.2TCe, 1.4TSI ou 1.4 T-Jet, mas são todos caros. Por menos de 10.000€ e com poucos kms, arranja-se:
    1.4 16V Seat (100cv) ou Polo(75cv)
    1.4 Rover (que nunca iria comprar na vida)
    1.2Twinport Corsa D
    1.4 16V Stilo
    Mas são todos uns bêbados jeitosos!!!
    1.2 atmosféricos eu já tenho e tá na altura de evoluir! lol

Piloto de Kart Luisjet's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Eu perguntei não foi?

Ninguém me tinha perguntado a mim sem seres agora tu

O 1.4 D-4D é melhor que esses todos (na minha opinião) pois é o mais suave e que melhor distribui a potencia por toda gama de rotações!

A fiabilidade está num nível acima da média e consegue aliar bons consumos a prestações que conseguem até rivalizar com propostas mais "encorpadas".

Mas essa não é a questão aqui, logo o único que não escolhia era o Dci porque não confio nele!

O 1.4 Hdi é honesto e poupado mas ruidoso e pastelão!O 1.3 Jtd é nervosinho mas aquelas baixas...

Acho que no fim de contas ia para o 1.4 Hdi

Olha que só sentes umas baixas fracas no motor 90cv com caixa de 6v, porque tanto no 70cv, 90 e 95 105 caixa de 5 tem umas baixas que não são grande coisa "motor pequeno" mas tambem não são más!! conduzes bem nas 1400rpms!! Depois tens umas super altas!! muito boas mesmo, tem muita genica este motor!! faz-te mais de 4500rpm sem chorar!!

Piloto de Rallye REDLINER's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mintz Ver Post
    O quê? porcaria é o que você deve ter no cérebro.

Joseaugusto voltou?

Deixe estar que assim, "vai de vela" na mesma velocidade que esse senhor foi

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
    Epa agora que me lembro melhor, era um 1.5 DCI.

Quanto ao resto, no comment.

Ao bom estilo fanático.
    Fanatismo? Deixa me rir

Vai la ler os Diários de bordo, perde algum tempo e depois vai ver quem é o fanático

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

o 75 no corsa que conduzo não é tao fraco como o meu 90cv, depois quando chega as 2.000 é que a coisa muda..

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Eu também, não tivesse eu um

Da lista mencionada, o 1.4 TDI. É dos mencionados (do que tenho conhecimento) aquele que menos problemas deu até à data (os restantes são bons, mas tiveram as suas fases em certos modelos...)
    Provavelmente, a seguir ao 1.5 Dci, foi dos mais problemáticos desse lote

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bu2t3r Ver Post
    Olha que as impressões não são iguais para todos. Cá por casa ja passou Dti, Dt e agora há Dci, tudo da renault, e nunca tivemos um unico problema relacionado com o motor. Em nenhum deles. Tenho aqui um corolla que é um cancro... E esta?
    São carros,avariam como todos os outros Nenhum está isento!

Mas conheces problemas crónicos associados aos 1.4 D-4D?Se sim diz quais que assim fico mais elucidado

Já agora, que problemas é que esse Corolla tem dado?Qual é a concessão dele?
    Está na garantia ainda? Vai fazer revisões á marca?

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Luisjet Ver Post
    Olha que só sentes umas baixas fracas no motor 90cv com caixa de 6v, porque tanto no 70cv, 90 e 95 105 caixa de 5 tem umas baixas que não são grande coisa "motor pequeno" mas tambem não são más!! conduzes bem nas 1400rpms!! Depois tens umas super altas!! muito boas mesmo, tem muita genica este motor!! faz-te mais de 4500rpm sem chorar!!
    Eu já conduzi o 1.3 de 90 (6V) e 1.3 de 85 (5V)!

De facto o de 5V era mais agradável, mas também estava montado num carro mais leve!

Eu gosto do 1.3 Jtd por uma coisa:É extremamente honesto quando montado no carro certo

Quando se começa a inventar,é que depois se dão as desgraças...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PENABARROS Ver Post
    Pois é, é a mm porcaria dos outros que estao aqui em comparação

Mas não duvides, a "porcaria" é toda basicamente a mesma em diesel de baixa cilindrada

Cabe a cada um escolher a "porcaria" que mais lhe convém

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Provavelmente, a seguir ao 1.5 Dci, foi dos mais problemáticos desse lote
    Tás a serio ou na tanga?

Pergunto isto porque só tenho ouvido falar muito bem, conheces alguns problemas nos 1.4 TDI?

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Eu já conduzi o 1.3 de 90 (6V) e 1.3 de 85 (5V)!

De facto o de 5V era mais agradável, mas também estava montado num carro mais leve!

Eu gosto do 1.3 Jtd por uma coisa:É extremamente honesto quando montado no carro certo

Quando se começa a inventar,é que depois se dão as desgraças...
    Pois acredito que numa astra caravan aquelas baixas, com ac, familia mais bagagem devam ser muito boas, de resto mesmo no gp, linea, corsa panda, swift não é assim tao mau, tendo conta ser um motor pequeno.No meu quando chega as 2.000 tem até bastante genica.
    quanto ao 1.4d4-d tenho a noçao de ser um bom motor, que nao deu problemas e montado no yaris tem uma genica assinavel!

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Maestro, pequena correcção.

TDI significa Turbocharged Direct Injection.

É DIRECT e não DIESEL como é costume referir

Volkswagen South Africa – TDI (Turbo Direct Injection)

Turbocharged Direct Injection - Wikipedia, the free encyclopedia

O mesmo se passa por exemplo na sigla CDTI ou TDCI..., em que o D significa DIRECT
    Última edição por nto : 30-04-10 às 13:49:10

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

São carros,avariam como todos os outros Nenhum está isento!

Mas conheces problemas crónicos associados aos 1.4 D-4D?Se sim diz quais que assim fico mais elucidado

Já agora, que problemas é que esse Corolla tem dado?Qual é a concessão dele?
    Está na garantia ainda? Vai fazer revisões á marca?

Boas, já tive carros Toyota (Yaris e Corolla) e já tive carros Renault ( 5, Clio, Megane 2 e Megane 3), essa do motor Dci não prestar deve ser para rir, senão vejamos, eu posso falar por experiencia propria, tinha um 1.5 Dci de 80Cv com 245.000km, nunca me deu despesa alguma, apenas manutenção(correia, oleo, etc...).
    Agora o D4D avaria menos que o Dci ? É provavel, existem 20 Dci's a circular nas estradas por cada D4D, grande parte dos carros das frotas utilizam o motor Dci, e estes são carros que de uma forma geral "sofrem" mais.
    E isto se nos cingirmos apenas ao motor, porque se formos comparar os carros em si (ex. Corolla vs Megane)... é que não tem nada a ver uma coisa com a outra, conforto, segurança, equipamento, etc, muito superior no Megane, e convem não esquecer que eu tenho os 2 carros.

Piloto de Testes Dano's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Maestro o problema que está é que és capaz de poupar na farinha e gastar no farelo, isto porque, pelos anos dos carros que eu penso teres mencionado, já começam a vir carros com FAP´s, e se andares pouco, distâncias curtas, ou mesmo muita cidade, como por exemplo sempre em Lisboa, dá raia. Fora as manutenções que vão ser sempre um pouco mais caras.

É que hoje em dia os carros a gasóleo têm cada vez mais mariquisses em benefício do ambiente, e isso é sempre mais uma coisa em que vais ter de gastar dinheiro.

Neste momento para mim, se for para fazer pequenos trajectos, rende mais o otto, as manutenções não têm nada a fazer, e não tens problemas pelas FAP`s.

Piloto de Testes amora's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Maestro Ver Post

Primeiro vieram "grandes motores", tudo 1.6L para cima, 1.9, 2.2, etc, logo motores com uma boa longevidade, daí parte da fama dos diesel. Depois começaram a surgir com turbo. Depois veio o common rail e intercooler, com eles veio a diminuição da cilindrada, porque por exemplo com um 1.9Diesel tiravam-se um 60cv, agora faz-se isso com um 1.5, com um 1.9Diesel e com turbo (como era o caso do TDI) tiravam-se 90,105,110..e até mais, hoje em dia com um 1.3 já se tiram 105cv!! E altos valores de binário!! Isto porquê??

Espero ter ajudado e não complicado.

Cumprimentos!!
    Não complicaste nada!! Ajudaste a clarificar algumas das minhas duvidas.

Interessante teres falado nos primeiro motores de terem mais cilindrada, porque lembro-me agora que há alguns anos os carros a gasoleo eram todos 1.9 para cima, até um simples ford fiesta ou clio tinham 1.9 e com uma força extraordinária.
    Deste pois uma boa explicação do porque de se terem baixado as cilindradas

Banido Bondville's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010
    Lisboa, Paris, Londres, Frankfurt, New York, Chicago, Tokyo

Por Defeito

Desses o 1.5 DCI é o melhor praticamente em tudo, é o mais linear, o que faz os melhores consumos, a fiabilidade é excelente e o mais equilibrado, o 1.4 TDI é o pior.
    Última edição por Bondville : 30-04-10 às 13:27:15

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dano Ver Post
    Maestro o problema que está é que és capaz de poupar na farinha e gastar no farelo, isto porque, pelos anos dos carros que eu penso teres mencionado, já começam a vir carros com FAP´s, e se andares pouco, distâncias curtas, ou mesmo muita cidade, como por exemplo sempre em Lisboa, dá raia. Fora as manutenções que vão ser sempre um pouco mais caras.

É que hoje em dia os carros a gasóleo têm cada vez mais mariquisses em benefício do ambiente, e isso é sempre mais uma coisa em que vais ter de gastar dinheiro.

Neste momento para mim, se for para fazer pequenos trajectos, rende mais o otto, as manutenções não têm nada a fazer, e não tens problemas pelas FAP`s.
    Já agora o que é o FAP? já ouvi falar que é um filtro de partículas. Mas para ser sincero dessas paneleirices novas não percebo nada. Relativamente ao otto, não está mal fundamentada a ideia, mas compensará mesmo? será que, por exemplo, com o corsa 1.21twinport de 80cv sairei a beneficiar, em relação ao 1.3CDTI??
    Os 1.4 da VAG já bebem bem, certo??

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por amora Ver Post
    Não complicaste nada!! Ajudaste a clarificar algumas das minhas duvidas.

Interessante teres falado nos primeiro motores de terem mais cilindrada, porque lembro-me agora que há alguns anos os carros a gasoleo eram todos 1.9 para cima, até um simples ford fiesta ou clio tinham 1.9 e com uma força extraordinária.
    Deste pois uma boa explicação do porque de se terem baixado as cilindradas
    Obrigado

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por executive Ver Post
    Boas, já tive carros Toyota (Yaris e Corolla) e já tive carros Renault ( 5, Clio, Megane 2 e Megane 3), essa do motor Dci não prestar deve ser para rir, senão vejamos, eu posso falar por experiencia propria, tinha um 1.5 Dci de 80Cv com 245.000km, nunca me deu despesa alguma, apenas manutenção(correia, oleo, etc...).
    Agora o D4D avaria menos que o Dci ? É provavel, existem 20 Dci's a circular nas estradas por cada D4D, grande parte dos carros das frotas utilizam o motor Dci, e estes são carros que de uma forma geral "sofrem" mais.
    E isto se nos cingirmos apenas ao motor, porque se formos comparar os carros em si (ex. Corolla vs Megane)... é que não tem nada a ver uma coisa com a outra, conforto, segurança, equipamento, etc, muito superior no Megane, e convem não esquecer que eu tenho os 2 carros
    .

Ui nem vou entrar por aí, temos pano para mangas

É sexta feira e eu ja estou cansado, fica para a semana pode ser?

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
    Tás a serio ou na tanga?

Pergunto isto porque só tenho ouvido falar muito bem, conheces alguns problemas nos 1.4 TDI?
    Tu é que deves estar a brincar certo?

O 1.4 Tdi foi uma razia de problemas ao inicio que até doía

Turbos era mato,injectores, até motores partidos se ouvia falar...

Agora no final estava bem melhor é certo

Piloto de Troféu gemini's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2006
    Felizmente, à beira mar e longe da confusão!

Por Defeito

a vermelho
    (...)
    Por exemplo, qualquer diesel actual é sobrealimentado, logo tem turbo, alguns vêm ainda com intercooler e têm commonrail, embora este ultimo ainda seja muito pouco usual, embora a VAG já o tenha adoptado seguindo o exemplo da fiat inventora do sistema.
    (...)
    Estás meio baralhado...
    O que é usual é o commonrail, que a VAG só recentemente passou a adoptar!
    Antes, era praticamente o único optar pela tecnologia injector-bomba

Como vez, os nomes são mais markting que outra coisa, a VAG usa TDI há anos enquanto que o grupo Fiat, Renault, PSA, etc têm vindo a mudar sistematicamente.
    Designações(nomes) VAG / PSA
    Inicio: D
    Depois: TD
    Recentemente: TDi / HDi
    Desde que estas siglas foram introduzida, nenhuma destas marcas usou outra designação para os motores diesel...

E quando mudam as designações, é porque a evolução está presente! O exemplo da Renault é claro nisso: d / dT (turbo) / dTi (turbo c/injeção directa) / dCi (turbo c/ injecção directa common rail)
    (...)

Ok, corrigido.
    Cumprimentos!!

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Pronto, fim do testamento!

Cumprimentos!!
    Algumas correcções ja foram feitas, eu acrescento mais algumas:

A Fiat não inventou o CR, apenas o adaptou/aperfeiçou a carros ligeiros.

Diesel de baixa cilindrada já existem há muitos anos, não é novidade nenhuma. Antes do 1.9 Tdi (por exemplo no grupo VW) já tinham existido o 1.6d "and so on".

Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima