Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo ar condicionado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo ar condicionado

    Boas tardes.

    Como alguns saberão, adquiri um focus 1.6TDCI novo, e infelizmente ainda não chegou.

    O meu carro antigo não tem ar condicionado, e agora começa o calor outra vez e mal posso esperar para ter o focus na mao com AC automatico bi-zona no maximo

    Eu sei que poderei saber esta informação quando tiver o carro, mas entretanto interroguei-me sobre que gastos de gasoleo terá o AC em relação aos gastos do carro.

    Supondo que o focus gastará perto de 6L/100, quanto é o gasto a adcionar a este valor por ter o AC ligado?

    Respostas podem vir de malta que tenha focus, e malta sem focus.


    Obrigado malta.
    Abraço

    #2
    O normal anda entre os 10% a 20% de aumento de consumo.

    Comentário


      #3
      Não deve ser muito fácil saber isso ao certo, a menos que o CB indique essa subida (no meu caso nenhum dos meus carros reflecte isso no CB) mas eu apostava em 0,2 ou 0,3 litros para manter o mesmo andamento..

      edit: 20% não será muito? 1,2 litros para um carro que gaste normalmente 6 litros? Acho que se fosse tanto reflectia isso no CB..

      Comentário


        #4
        Depende sobretudo da utilização.
        Por exemplo, circular no trânsito em cidade no pára-arranca com o a/c a funcionar em pleno, secalhar +20% é pouco.

        Comentário


          #5
          Eu muito sinceramente não noto qualquer diferença no consumo de andar com o AC ON ou OFF.

          Nota: motor diesel 2L 143cv

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Eu muito sinceramente não noto qualquer diferença no consumo de andar com o AC ON ou OFF.

            Nota: motor diesel 2L 143cv
            Eu também não noto diferença em Auto estrada. Já em cidade, noto um aumento bastante relevante, entre 1 litro a 1 litro e meio...

            Comentário


              #7
              Eu noto ...Não é nada de outro mundo, mas é notório!

              Deve ser mais uns 0,5 L a 1L aos 100 mas isso estou a especular!

              Mas como só uso o AC quando o rei faz anos (eu sei que faço mal mas não me dou muito bem com AC´s) não me doi muito na carteira

              Mas acho que já existem tópicos com estudos ,medições e conclusões por aí!

              Do género: "Até aos 100 vale mais a janela aberta,depois disso AC"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                Eu muito sinceramente não noto qualquer diferença no consumo de andar com o AC ON ou OFF.
                No caso do Yaris, a minha opinião é igual a esta

                Sobre o Focus, a história já é outra. Além de perder alguns 10cv e 30Nm (lol), o consumo aumenta na casa aprox. de 1lt/100km

                Comentário


                  #9
                  Eu, por acaso, ando praticamente sempre com o AC ligado. O ar dentro do habitáculo está sempre no ponto (não gosto de andar de janela aberta...)

                  Mas este Inverno fiz umas experiências de andar com ele desligado e não notei diferenças de consumo como disse!

                  Comentário


                    #10
                    Nao noto diferença nenhuma no Mercedes. Seja no consumo como na potencia disponivel ...

                    Já noutros carros notava um pouco de perda de potencia e cerca de 10% de aumento de consumo...

                    Mas nao à nada que pague andar fresquinho no carro

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um Focus TDCI e não noto qq diferença. Por outro lado a grande maioria dos meus trajectos são em AE e Nacional, logo pode não ser representativo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                        Boas tardes.

                        Como alguns saberão, adquiri um focus 1.6TDCI novo, e infelizmente ainda não chegou.

                        O meu carro antigo não tem ar condicionado, e agora começa o calor outra vez e mal posso esperar para ter o focus na mao com AC automatico bi-zona no maximo

                        Eu sei que poderei saber esta informação quando tiver o carro, mas entretanto interroguei-me sobre que gastos de gasoleo terá o AC em relação aos gastos do carro.

                        Supondo que o focus gastará perto de 6L/100, quanto é o gasto a adcionar a este valor por ter o AC ligado?

                        Respostas podem vir de malta que tenha focus, e malta sem focus.


                        Obrigado malta.
                        Abraço
                        No meu Focus TDCI Zetec de 110CV de 07/07 noto mais 0,5L/100. O carro fica muito mais preguiçoso no para arranca e nas recuperações. Em estrada livre a circular normalmente nota-se pouco no desempenho.

                        Comentário


                          #13
                          Da experiência que tenho, há, de facto, um ligeiro aumento do consumo e perda de rendimento. No entanto, além de não ser nada do outro mundo, é o (pequeno) preço a pagar para se andar fresquinho!

                          Namastê.

                          Comentário


                            #14
                            Não sei, o meu está sempre ligado. Mas se eu vir o consumo anunciado pela marca para o que eu faço quando conduzo de forma calma, o gasto com o AC é mínimo.

                            Comentário


                              #15
                              Acho que se nota mais em carros com pouca potencia! Por exemplo no Golf dos meus pais a diferença entre o AC on e off é praticamente nula!

                              Agora no meu Fiesta 1.4 TDCI, fez-me mais 1,5 litros de média num depósito!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                                Acho que se nota mais em carros com pouca potencia! Por exemplo no Golf dos meus pais a diferença entre o AC on e off é praticamente nula!

                                Agora no meu Fiesta 1.4 TDCI, fez-me mais 1,5 litros de média num depósito!
                                Tens alguma coisa estragada ou então o trajecto foi diferente do habitual.

                                Comentário


                                  #17
                                  Dou outro exemplo , num mercedes citaro o carro nao mexe com o AC ligado , gastando mais uns 10l aos 100 ou 20l

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu não noto nada... HDI, CDI, CDTI, TDI... No Golf 1.4 notava um pouco de perda de rendimento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      O meu DI-D de 140 cv na Grandis consome cerca de mais 0.5 litros, mesmo com o 2º. AC ligado, mas noto alguma perda de potencia nalgumas situações, como por ex. a baixa rotação, trajectos citadinos de tráfego intenso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
                                        Eu não noto nada... HDI, CDI, CDTI, TDI... No Golf 1.4 notava um pouco de perda de rendimento.

                                        Tu nao notas ...

                                        Mas nota-se bem a diferença ... principalmente em carros de baixa cilindrada e potencia...

                                        Comentário


                                          #21
                                          No Clio dCi 65cv notava uma ligeira preguiça, especialmente nas baixas rotações.

                                          No Corda cdti não noto diferença nenhuma.

                                          A nível de consumos nunca notei alteração, quer no dci quer no cdti.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu no G.punto 90cv noto mais em cidade, já tem baixas fracas então com o A/C ligado uiiiiiii mas pronto......e o consumo sobe um pouco em cidade, já em Auto-estrada não sinto diferencas, já no Linea tambem 90cv não sinto diferencas tanto em cidade como em auto-estrada, em andamento ou consumo!!o

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Tens alguma coisa estragada ou então o trajecto foi diferente do habitual.
                                              lol

                                              Tenho o pé direito pesado, e com 68cv a puxar um carro carregado + AC ligado, não há hipótese!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por miguelspc Ver Post
                                                dou outro exemplo , num mercedes citaro o carro nao mexe com o ac ligado , gastando mais uns 10l aos 100 ou 20l

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já ouvi dizer (e já aqui citado) que nos carros de maior cilindrada não se nota diferencias nas potencias/consumos.
                                                  No meu caso, tendo um Grande Punto Diesel 75CV, quando ligo o AC, noto perda de potência, especialmente em baixas rotações e aumento no consumo (não sei dizer o quanto, mas para terem uma ideia, normalmente consigo fazer consumos de 4.5l/100, esta semana liguei o AC 3 vezes e com o deposito quase no fim o consumo aumentou-me 0.1 (costumo fazer reset cada vez que abasteço o meu carro, tendo da ultima vez posto cerca de 30 litros))

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    no 1.4 HDI notava alguma coisa no rendimento, não no consumo. no 1.6 HDI 110 e 90 não noto nada.

                                                    Já no 1.9 Multijet 120 cv do Alfa 159 noto quer no rendimento, quer no consumo (mais 0,5 no CB). Especialmente com o motor frio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Reparo que na maioria das vezes, as pessoas referem muito o maior consumo da parte do carro ao utilizarem o AC. Mas andar de vidros abertos também aumenta o consumo. E fica inclusive ela por ela.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        20% ? que exagero. o consumo do ar condicionado de um hummer dava para mexer o meu carro então

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Curioso...

                                                          Eu noto o ac a roubar força ao motor (logo a aumentar consumo) no civic 1.5 a gasolina, mas nem no 1.6 HDi nem no 1.9 TDI noto diferença nenhuma de andamento e/ou consumo.

                                                          Penso que nos sistemas de ac actuais esse aumento de consumo seja marginal face ao que acontecia antigamente.

                                                          Em qualquer dos casos, é pior ir a 160 km/h a transpirar dentro do carro, do que a 140 km/h com uma temperatura agradável.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            no manual do meu carro tá lá quanto gasta a mais (1-2 litros, mas é a gasolina). Pode ser que no teu tb tenhas essa info.

                                                            De qq forma, o AC precisa de 3000-4000 W de potência. O motor terá de gerar coisa de 5-7 cv a mais. Por isso não me parece que seja percentual.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X