Devolução do IVA nos automoveis

A mostrar resultados 1 para 9 de 9

Título: Devolução do IVA nos automoveis

Piloto de Kart ZeBitaite's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Thumbs down Devolução do IVA nos automoveis

Boas

Há 1 mês atrás, um advogado amigo enviou-me por mail, informação e documentação, para eu solicitar a devolução do IVA, do carro que comprei novo há 2 anos e meio.
    Acontece que na altura, paguei 75% do carro e pedi um financiamento, em ALD, para o meu carro. Por esse facto, como o carro está em nome da financeira, há 1 mês atrás reencaminhei a documentação e decretos de lei para eles, solicitando que pedissem a devolução do IVA.
    Como nunca mais me disseram nada, hoje contactei-os. Disseram-me que o assunto está a ser estudado e que não tinham a certeza se me iriam devolver o dinheiro, mesmo que o estado o faça, pois trata-se de um ALD.

Ora bem, se assim for, é uma grande trafulhice! Eu paguei 75% do carro, que ainda por cima fica em nome da financeira que apenas pagou 25% e agora quando o IVA é devolvido, eles querem ficar com o dinheiro todo para eles!!! Se isto for assim, sinto-me roubado e assaltado!!!

Penso que não me podem pedir pagamentos, sobre um valor que a financeira não vai financiar!

Alguem tem informação sobre esta situação?

Cumprimentos

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

A informação que se tem até ao momento é que como o OE não prevê a rectroactividade da lei não se prevê que o estado seja obrigado a devolver o que quer que seja.

Mais informações só quando a isenção de IVA sobre o ISV for legislada.

Piloto de Kart jmsm's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Talking Latest news ...

Notícia de última hora !!

"Governo revê em baixa o ISV / IC / IVA e coloca a carga fiscal ao nível da Espanha e da Alemanha."

"O Governo Português reviu hoje em baixa a carga fiscal associada ao automóvel, nomeadamente ISV / IC / IVA, colocando a carga fiscal ao nível dos nossos vizinhos comunitários Espanha e Alemanha.

Hoje, enquanto fazia 'drifts' na rotunda Marquês de Pombal em Lisboa ao volante do seu potente AIXAM, o Ministro das Finanças, Peixeira dos Santos, mostrou-se confiante com o desafogo da actual situação económico-financeira dando luz verde em sede de conselho de ministros para a redução das verbas a serem consagradas em sede de revisão - a 9ª revisão - do orçamento geral do estado.

Os 'foristas' do Fórum AutoHoje celebraram esta notícia de forma bastante emocionada com tiros de AK-47 para o ar, fogo-de-artíficio, cavalos, mulheres nuas e anões ...

O PM, José "Vendedor de Carros Usados" Só-se-perdem-as-que-caem-no-chão comentou a propósito desta notícia: porreiro pá, porreiro pá ... "

.... wishful thinking ...
    Última edição por jmsm : 29-04-10 às 17:44:26 Razão: typo

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Estou na mesma situacao que tu, mas foi credito.
    já enviei o papel que uma advogada amiga minha me deu, mas até agora nao recebi resposta de ninguem..
    Última edição por JoelM : 30-04-10 às 08:25:07

Banido vsfce's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

O pessoal que comprou carros através de Leasing/Ald pode esperar sentado pelo reembolso do IVA.
    Essas empresas deduziram o IVA aquando da compra da viatura, portanto agora se eles reclamarem ainda têm é que devolver o IVA deduzido em excesso.

É lixado mas é a realidade, esqueçam esse dinheiro porque está perdido.

O restante pessoal também pode puxar da cadeira porque ou muito me engano ou isto não vai dar em nada.

Fica aqui a transposição da informação que consta no OE relativamente ao IVA/ISV.

Artigo 135.º
    Autorização legislativa relativa ao regime do IVA sobre o ISV
    1 — Fica o Governo autorizado a legislar no sentido de:
    a
    ) Excluir do valor tributável para efeitos de IVA o imposto sobre veículos, procedendo assim a um desagravamento fiscal de 20 %;

b
    ) Compensar a exclusão referida na alínea anterior através de um agravamento das taxas do imposto sobre veículos no mesmo valor de 20%;

c
    ) Adaptar os Códigos do IVA e do ISV, assim como toda a respectiva legislação complementar, às alterações fiscais autorizadas pelo presente artigo, nomeadamente no que respeita à respectiva incidência objectiva, valor tributável, facto gerador e obrigações acessórias.
    2 — As medidas legislativas produzidas ao abrigo da presente autorização estão subordinadas à observação de um princípio geral de neutralidade orçamental, devendo deixar globalmente inalterada a receita fiscal resultante da tributação automóvel e à manutenção dos regimes de isenção previstos na Lei n.º 22 -A/2007, de 29 de Junho, em sede de pagamento do IVA e do ISV, designadamente os destinados a pessoas com deficiência motora.
    3 — As medidas legislativas produzidas ao abrigo da presente autorização devem espelhar as recomendações técnicas que entretanto venham a ser formuladas pelas instâncias comunitárias.
    4 — O Governo estabelece as regras legais necessárias para assegurar que as alterações fiscais produzidas ao abrigo da presente autorização são comunicadas aos consumidores com inteira transparência e que por ocasião da sua introdução não se proceda a qualquer agravamento do preço base dos veículos automóveis.

Keep Dreaming

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jmsm Ver Post
    Notícia de última hora !!

"Governo revê em baixa o ISV / IC / IVA e coloca a carga fiscal ao nível da Espanha e da Alemanha."

"O Governo Português reviu hoje em baixa a carga fiscal associada ao automóvel, nomeadamente ISV / IC / IVA, colocando a carga fiscal ao nível dos nossos vizinhos comunitários Espanha e Alemanha.

Hoje, enquanto fazia 'drifts' na rotunda Marquês de Pombal em Lisboa ao volante do seu potente AIXAM, o Ministro das Finanças, Peixeira dos Santos, mostrou-se confiante com o desafogo da actual situação económico-financeira dando luz verde em sede de conselho de ministros para a redução das verbas a serem consagradas em sede de revisão - a 9ª revisão - do orçamento geral do estado.

Os 'foristas' do Fórum AutoHoje celebraram esta notícia de forma bastante emocionada com tiros de AK-47 para o ar, fogo-de-artíficio, cavalos, mulheres nuas e anões ...

O PM, José "Vendedor de Carros Usados" Só-se-perdem-as-que-caem-no-chão comentou a propósito desta notícia: porreiro pá, porreiro pá ... "

.... wishful thinking ...

Mas que era bom era

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Uma amiga minha diz que já recebeu, mas já nao sei se acredite lol..

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Uma amiga minha diz que já recebeu, mas já nao sei se acredite lol..
    Deve ter recebido é o Irs....

Recruta nº 1202 NunoMCCII's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Ainda acreditam no Pai Natal?