Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa de 5 velocidades vs. caixa de 6 velocidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Caixa de 5 velocidades vs. caixa de 6 velocidades

    Como já começam a existir muitos carros com caixa de 6 velocidades, gostava de saber quais as vantagens que estes têm em relação aos carros com caixa de 5 velocidades.

    #2
    Originalmente Colocado por Xalupa Ver Post
    Como já começam a existir muitos carros com caixa de 6 velocidades, gostava de saber quais as vantagens que estes têm em relação aos carros com caixa de 5 velocidades.
    Assim de repente, generalizando, relaçoes mais curtas, e menores consumos.
    Editado pela última vez por erc; 02 May 2010, 14:57. Razão: consumos mal escrito(comsumos)

    Comentário


      #3
      Exactamente, uma caixa de 6 dá-te relações de caixa mais curtas o que convida a uma conduçao mais sport e permite consumos menores a velocidades cruzeiro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Xalupa Ver Post
        Como já começam a existir muitos carros com caixa de 6 velocidades, gostava de saber quais as vantagens que estes têm em relação aos carros com caixa de 5 velocidades.
        Há 5 anos atrás talvez essa frase fizesse todo o sentido, pois aí começaram aparecer as caixas de 6 veloc. nos pequenos motores especialmente diesel.

        curiosamente hoje em dia esses mesmos pequenos motores ou suas evoluções e novos (ex: 1.6 TDi do grupo VW) estão ser comercializados com caixa de 5 veloc. !!!



        mas de facto são as relações mais curtas, 1ª, 2ª ... e obtem-se uma 6ª longa que permeti manter a veloc. a rotação mais baixa, logo menores consumos, menor emissão CO2... e até menos ruido.

        Comentário


          #5
          Relações mais curtas como disseram; a 6ª mais longa depende da caixa em questão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Relações mais curtas como disseram; a 6ª mais longa depende da caixa em questão.


            hilariante!

            Arranja-me lá então uma caixa que faça uma "reduçao" de 5ª para 6ª

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post


              hilariante!

              Arranja-me lá então uma caixa que faça uma "reduçao" de 5ª para 6ª
              Arranjo-te uma caixa de 6 velocidades em que aos 120km/h em 6ª o carro já vai às 3000rpm. Se achas que isto é uma 6ª longa vou ali e já volto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post


                hilariante!

                Arranja-me lá então uma caixa que faça uma "reduçao" de 5ª para 6ª
                Punto 55 6 Speed

                Comentário


                  #9
                  Qtas mais velocidades tiver uma caixa melhores vão ser os consumos do motor, pois não tem que se usar tanto as rpms elevadas para trocar de mudança.
                  Mas qtas mais mudanças tiver uma caixa mais cara ela se torna.

                  Comentário


                    #10
                    E sendo a principal razão a de que os carros com 6 velocidades consomem menos do que os que só têm 5, porque razão há carros do mesmo modelo a gasolina que só têm 5 velocidades e a gasóleo têm as 6? Refiro-me em particular aos Hyundai i30 e Kia Ceed, que a gasóleo têm 6 velocidades e a gasolina têm 5. Os mais recentes, claro (depois do 1º. restyling).

                    Comentário


                      #11
                      A caixa serve fundamentalmente para manter o motor num certo regime de funcionamento.

                      Quanto mais velocidades uma caixa tem, mais estreito o regime em que conseguimos manter o motor. Por exemplo, com uma caixa de 5 cada próxima velocidade baixa a rotação em 1000rpm, por isso se formos a fazer uma condução desportiva num motor com o pico de potência às 5500rpm, conseguimos manter o motor entre as 5000 e as 6000. Com uma caixa de 6 cada velocidade baixa a rotação 800rpm, pelo que conseguimos manter o motor entre as 5100 e as 5900, este mantém-se portanto mais próximo do regime de potência máxima, anda mais. Para consumos não acredito que faça muita diferença, e mesmo em performance não é com um 1.4 que se vai notar.

                      Por lógica, quanto mais ampla for a disponibilidade do motor (quanto maior a janela de rotação com binário alto), de menos velocidades ele precisa. Um Diesel que tem binário máximo das 1800 às 2500 pode precisar de 6 velocidades, um Otto com binário máximo ou quase máximo entre as 2000 e as 4500 não precisa de tantas velocidades porque pode-se puxar mais pelo motor em cada uma. Um motor eléctrico que tem binário quase constante nem precisa de caixa, ou então leva só duas - uma para baixa velocidade e uma para alta.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pela explicação, SRLA Sempre a aprender.

                        Comentário


                          #13
                          A minha tem 6 velocidades e a 6ª serve essencialmente para poupar combustível mantendo a velocidade de cruzeiro. Como o meu carro tem 140CV é perfeitamente possível ir em 6ª a 70KM/h desde que tenhas uma ampla recta à tua frente.

                          De resto é o que já se disse: relações mais curtas e consegues andar em mudanças mais elevadas relativamente mais cedo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Arranjo-te uma caixa de 6 velocidades em que aos 120km/h em 6ª o carro já vai às 3000rpm. Se achas que isto é uma 6ª longa vou ali e já volto
                            Só se for num carro a gasolina porque se for num diesel não me acredito. O meu só chega a essa rotação à volta dos 145/150 km/h.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                              Só se for num carro a gasolina porque se for num diesel não me acredito. O meu só chega a essa rotação à volta dos 145/150 km/h.
                              É a gasolina, mas não deixa de ser uma 6ª curta na minha opinião.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora podes dizer qual é o carro em questão só para poder ficar mais elucidado?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                  Só se for num carro a gasolina porque se for num diesel não me acredito. O meu só chega a essa rotação à volta dos 145/150 km/h.
                                  Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, no meu 1.4TSI com uma 6ª consigo pouco acima das 3000 rotações aos 150KM/H.

                                  Aliás não me recordo de algum dia ter ultrapassado as 4000rpm em andamento normal (só mesmo a acelerar depois de pagar portagens para tirar o carvão dos injectores e chegar rapidamente aos 120KM/h - após o qual estabilizada nos 2750rpm).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas,

                                    O meu diesel de 140 cv em 6ª a 3000 rpm vai a 140km/hora e já se nota bastante motor no habitáculo, portanto considerado que esta caixa é curta, talvez por ser um monovolume e fazer recuperações com mais á vontade. Aguenta, sem espinhas, a 6ª em recta a partir dos 60/70.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Arranjo-te uma caixa de 6 velocidades em que aos 120km/h em 6ª o carro já vai às 3000rpm. Se achas que isto é uma 6ª longa vou ali e já volto
                                      A do Civic Type R vai prai às 4000rpm a 120, e há de haver ainda mais curtas.

                                      90% dos carros que têm 6ª serve apenas para consumos, ainda que alguns deles cheguem a esgotar a 5ª.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
                                        A do Civic Type R vai prai às 4000rpm a 120, e há de haver ainda mais curtas.

                                        90% dos carros que têm 6ª serve apenas para consumos, ainda que alguns deles cheguem a esgotar a 5ª.
                                        Não te esqueças que o motor do Civic Type R faz 8000rpm, 4000 nesse motor são 2250 num qualquer TDI.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          Não te esqueças que o motor do Civic Type R faz 8000rpm, 4000 nesse motor são 2250 num qualquer TDI.
                                          ?? No que é que isso ajuda o consumos mais baixo, ruido, emissões, etc?

                                          Estava apenas a pegar no exemplo do Punto 6speed e dei outro exemplo. Mas como referi antes, há de haver outros carros com caixas ainda mais curtas provavelmente (independentemente da rotação que possam fazer)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                            Já agora podes dizer qual é o carro em questão só para poder ficar mais elucidado?
                                            Uma Mazda 6 2.0

                                            A do Civic Type R vai prai às 4000rpm a 120, e há de haver ainda mais curtas.

                                            90% dos carros que têm 6ª serve apenas para consumos, ainda que alguns deles cheguem a esgotar a 5ª.
                                            Num Civic Type R ainda posso compreender, uma vez que é um carro com cariz desportivo. Numa carrinha com intuito familiar seria de esperar outro escalonamento de caixa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
                                              ?? No que é que isso ajuda o consumos mais baixo, ruido, emissões, etc?

                                              Estava apenas a pegar no exemplo do Punto 6speed e dei outro exemplo. Mas como referi antes, há de haver outros carros com caixas ainda mais curtas provavelmente (independentemente da rotação que possam fazer)
                                              O erro é mesmo esse, não se pode ter em conta a relação de caixa sem ter em conta a rotação do motor. Binário e rotação são duas faces da mesma moeda, e a caixa serve precisamente para "trocar" um pelo outro conforme dá jeito.

                                              Um carro com motor mais rotativo deverá sempre ter uma caixa mais curta que um com motor menos rotativo com a mesma potência. É claro que isso reflecte-se nos consumos, emissões etc, por isso mesmo há tão poucos carros na estrada com motores rotativos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SevenTrixx Ver Post

                                                curiosamente hoje em dia esses mesmos pequenos motores ou suas evoluções e novos (ex: 1.6 TDi do grupo VW) estão ser comercializados com caixa de 5 veloc. !!!
                                                O 1.6 TDI não é evolução de motor nenhum... É um motor para ocupar um segmento que na VW era ocupado por versões com potencias reduzidas dos blocos 1.9 e 2.0 TDI..

                                                Portanto, não sabemos como seriam esses motores com uma caixa de 6 velocidades, nem sabemos e a razão de não haver caixa de 6 é de economia de combustível ou de economia para os cofres da VW porque usam uma caixa mais barata de produzir... Mas sabemos que com a caixa de 7 velocidades DSG o motor até parece outro..


                                                De resto, tendo em conta o carácter dos motores turbo diesel actuais.. Que normalmente não são muito amigos das altas rotações, não têm grande força abaixo das 1500 rpm's e que têm a sua faixa ideal de utilização entre as 1750 e as 2500 rpm's, penso que as caixas de 6 relações se adaptam perfeitamente. Porque permite ter mudanças com desmultiplicações relativamente próximas entre a 1ª e a 5ª, de forma a que não seja preciso puxar muito pelas rotações, nem a rotação caia muito abaixo da faixa ideal quando se troca de mudança.. E depois permitem ter uma 6ª relativamente longa, para que se possa viajar a velocidades de cruzeiro relativamente altas, sem que o consumo, ou o barulho do motor subam em demasia...
                                                Editado pela última vez por mundano; 09 May 2010, 20:43.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  O erro é mesmo esse, não se pode ter em conta a relação de caixa sem ter em conta a rotação do motor. Binário e rotação são duas faces da mesma moeda, e a caixa serve precisamente para "trocar" um pelo outro conforme dá jeito.

                                                  Um carro com motor mais rotativo deverá sempre ter uma caixa mais curta que um com motor menos rotativo com a mesma potência. É claro que isso reflecte-se nos consumos, emissões etc, por isso mesmo há tão poucos carros na estrada com motores rotativos.
                                                  Obrigado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu A3 1.6 (GPL) a 120 km/h reais (gps) vai nas 3800rpm, exactamente no regime de binário máximo. Ao calcar um pouco recupera sempre bem a esta velocidade e aguenta os 120 mesmo carregado e em esforço.
                                                    Quanto aos consumos não se reflecte negativamente, em AE fica nos 6-6.5 a uma velocidade estável de 120km/h (comprovados à unha).
                                                    Prefiro caixa de 5, acho que se enquadram muito bem com o motor para lhe dar bom andamento embora no início me parecesse curta por me assustar com a rotação elevada
                                                    Mas que já andei em carros que a caixa arruinava o andamento de motores até razoáveis, isso já

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      vantagens? ... que raio de pergunta é essa? é óbvio que 6 velocidades é mais vantajoso que 5 ... nunca iria compensar ter 5 velocidades, agora se falares em gear ratio já é outra história, mas isso não depende do nr de velocidades

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
                                                        A do Civic Type R vai prai às 4000rpm a 120, e há de haver ainda mais curtas.

                                                        90% dos carros que têm 6ª serve apenas para consumos, ainda que alguns deles cheguem a esgotar a 5ª.
                                                        O meu não esgota 5ª nem 6ª

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nao sei se estou no sitio certo mas, peço a vossa ajuda.
                                                          No caso concreto, treta-se da minha FIAT PALIO WEEKEND 1200CC 75CV DE 1999, Preciso saber se compensara manter esta carrinha ou por outro lado vende-le e comprar uma outra?
                                                          Isto tudo porque atualmente realizo muita "autoestrada", coisa que no passado nao acontecia, e agr, fazendo cerca de 50 kms por dia (350 por semana) esta carrinha gasta-me cerca os 23 litros, que meto todas semanas!
                                                          Sera isto aceitavel ou sera um exagero?
                                                          aguardo pelas vossas opinioes e dicas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso depende muito.

                                                            É melhor uma caixa de 5v bem escalonada do que uma caixa de 6v mal escalonada.

                                                            Ainda me lembro de Accord 2.2 CTDI 140cv que passaram de caixa de 5v para 6v e não ganharam nada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X