Jante 17" ou 18" em Leon 1.6 TDI DSG? - Página 2

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Título: Jante 17" ou 18" em Leon 1.6 TDI DSG?

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Uma jante 16'' até pode ser mais pesada que uma 18'' e penalizar mais consumos e prestações que uma jante maior. Depende dos materiais usados..

    Agora o que é certo é que pneus para jante 18'' são um bocado caros
    Pior que o peso é onde está o peso, quanto mais afastado do centro pior como é óbvio.

    Este é o problema das jantes grande e não o próprio peso!


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    '17 ou '18 para algo com 105cv?

    Tenham juízo...

    Errrr....

    Citroen C4 1.6 HDI 92cv VTR Pack - Jante 17 de origem;

    Renault Megane 1.5 DCI - Jante 17 de origem;


    Vamos continuar?

  3. #33
    Moderador SilverArrow's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Errrr....

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    Vamos continuar?
    Lá por que outros maus exemplos, não quer dizer que seja certo.

  4. #34
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Lá por que outros maus exemplos, não quer dizer que seja certo.
    Nem mais, daqui a pouco temos estes carritos que já têm de puxar um peso considerável, com Jante 19''/20''...

    Depois admiram-se que não cumpram as performances anunciadas, quer seja ao nível das prestações ou dos consumos...

    Que desperdício de borracha...

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    Pois...

    As jantes são bonitas, mas alguém me pode confirmar perda de performance e aumento de consumos com esta jante de 18"??
    Sim, posso confirmar.

    Tenho um irmão com uma Audi A6 2.0tdi Avant que tem 2 jogos de pneus/jantes:
    - jante 16" 225 (?)
    - jante 18" 245 (?)

    Já por diversas vezes se queixou que com as jantes 18" a carrinha gasta bem mais, na ordem dos 1~1,5 litros/100km a mais...

    Portanto,a decisão é tua.

    PS - Eu aceitava 18", experimentava, e depois vendia se fosse caso disso


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por gemini Ver Post
    Sim, posso confirmar.

    Tenho um irmão com uma Audi A6 2.0tdi Avant que tem 2 jogos de pneus/jantes:
    - jante 16" 225 (?)
    - jante 18" 245 (?)

    Já por diversas vezes se queixou que com as jantes 18" a carrinha gasta bem mais, na ordem dos 1~1,5 litros/100km a mais...

    Portanto,a decisão é tua.

    PS - Eu aceitava 18", experimentava, e depois vendia se fosse caso disso
    Eu faria o mesmo, acho que é o mais sensato neste caso

  7. #37
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    Há varios exemplos de carros com pouca potencia e jantes grandes, GP sport por exemplo..

    Eu punha 17", ganhas no conforto, performances, preço de pneus, consumo e nao perdes assim tanto na dinamica.

    Boa sorte com a maquina!

  8. #38
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    Se há sitio onde se notam percas de performance, aumento de consumos e pior, comportamento desajustado ou mesmo perigoso é com o aumento das jantes e consequentemente do pneu.

    Já comprovei isso, com o mesmo carro e jantes diferentes.

    Não é só o tamanho da jante, é o "maior" pneu que vem junto, é o peso da mesma e sua distribuição. Peso não suspenso é critico.

    Usar outros maus exemplos não vale :D

  9. #39
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    Respondendo a pergunta do tópico:

    Não!

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Errrr....

    Citroen C4 1.6 HDI 92cv VTR Pack - Jante 17 de origem;

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    Vamos continuar?
    Olha que eu tenho jante 17" no meu e estou seriamente a pensar mudar para 16"...

  11. #41
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    bem entre as 17 e 18 a meu ver inda se sente uma diferença pelo menos nas costas e o look tambem nao muda por ai alem ;). Eu faria o que te disseram ai em cima experimentas se nao gostares leonclub c isso que vendes bem ;).

  12. #42
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    A meu ver o maior problema da jante 18'' é o conforto e a diferenca de precos num jogo de pneus, que tb n é assim tanta! De resto é só vantagens para mim. O carro fica logo outro. O facto de um carro ter 105cv ou 300cv é irrelevante.

  13. #43
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    Realmente o ideal parece-me que seriam umas jantes de 16" mas como essa opção não está em cima da mesa, agora também não interessa.

    É óbvio que umas jantes maiores esteticamente ficam muito bem, percebendo-se assim a ideia das jantes de 17" de origem em muitos carros.
    É claro que lá fora, provavelmente serão extra mas como cá já pagamos um balúrdio pelos carros ao menos metem umas jantes de liga para a malta ficar mais contente.

    Respondendo à questão, é estranho andarem a dizer que não têm jantes de 17" disponíveis. Mais parece que querem despachar algumas de 18" que têm lá penduradas. Se realmente querias as de 17" poderás sempre insistir, ameaçando desistir do negócio, a ver o que dizem. Por outro lado podes também seguir a sugestão já apresentada; experimentas as de 18" e depois vendes e metes umas de 17" ou 16" conforme te apeteça.

    É claro que é sempre uma seca depois andares com o trabalho de vender as jantes e comprar outras...

    Agora quanto a colocarem jantes sobredimensionadas nos carros, por mim até podiam meter jantes de 30", não sou eu que pago a gasolina e os pneus...

  14. #44
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    não sendo possivel as 17, e podes ficar com uma 18 por pouco mais não vejo onde esta a duvida, ainda por cima essas jantes são muito fixes

    Pede com as 18, depois vês como se comporta o carro se for de mais vendes ou trocas, simples

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por smithico Ver Post
    A meu ver o maior problema da jante 18'' é o conforto e a diferenca de precos num jogo de pneus, que tb n é assim tanta! De resto é só vantagens para mim. O carro fica logo outro. O facto de um carro ter 105cv ou 300cv é irrelevante.
    A bold está uma valente posta...

  16. #46
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    jante maior afecta o andamento, consumos e conforto, ganha na curva (porque vais usar um perfil menor) e estética

    eu optava por 18, podes sempre reprogramar a centralina para ganhar binário.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por smithico Ver Post
    A meu ver o maior problema da jante 18'' é o conforto e a diferenca de precos num jogo de pneus, que tb n é assim tanta! De resto é só vantagens para mim. O carro fica logo outro. O facto de um carro ter 105cv ou 300cv é irrelevante.
    Pelo que já vi não é nada irrelevante, antes pelo contrário. O peso não suspenso como são as jantes valem mais do que muita coisa xpto.

    Agora que para ti seja irrelevante ou pouco importante, é outra coisa.

    Se pediram opiniões, acho que não devemos induzir em erro.

  18. #48
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    jante maior afecta o andamento, consumos e conforto, ganha na curva (porque vais usar um perfil menor) e estética

    eu optava por 18, podes sempre reprogramar a centralina para ganhar binário.
    O ganhar em curva depende sempre do setup de suspensão utilizado, perfil menor não significa automaticamente que curva melhor, tem de haver uma compensação...

    A Seat já reprograma carros sem perder garantia?
    É um risco assim para o grande se se é apanhado com um carro mexido na garantia...

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    O ganhar em curva depende sempre do setup de suspensão utilizado, perfil menor não significa automaticamente que curva melhor, tem de haver uma compensação...

    A Seat já reprograma carros sem perder garantia?
    É um risco assim para o grande se se é apanhado com um carro mexido na garantia...
    Só falando de altura do pneu, em teoria aponta para uma melhoria no comportamento (menos dobrar pelo menos)...mas é como dizes, depende muito de outras variáveis

    Se for com um aumento da largura do pneu então ainda menos é uma relação directa...pode até ter mais grip (em seco) mas o controlo, os limites, o escorregar podem ficar mais mais "sensíveis" e isso não se paga com nada!

    O que está no carro tem em mente um certo compromisso com um conjunto de variáveis...alterar sem saber, nem sempre é boa ideia.

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    O ganhar em curva depende sempre do setup de suspensão utilizado, perfil menor não significa automaticamente que curva melhor, tem de haver uma compensação...

    A Seat já reprograma carros sem perder garantia?
    É um risco assim para o grande se se é apanhado com um carro mexido na garantia...
    O ganhar em curva também depende do perfil do pneu, mais do que pensas.

    Quanto à garantia, perdes sim, o pessoal da Seat não te vai saber responder bem, o facto é que qualquer alteração perde garantia, tenta saber junto deles. Se calhar a melhor opção seria uma box plug-and-play, qualquer coisa tiras de lá a box, ganhos na ordem dos 40Nms

    Quando acabar a garantia fazes a reprogramação à homem.

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    O ganhar em curva também depende do perfil do pneu, mais do que pensas.

    Quanto à garantia, perdes sim, o pessoal da Seat não te vai saber responder bem, o facto é que qualquer alteração perde garantia, tenta saber junto deles. Se calhar a melhor opção seria uma box plug-and-play, qualquer coisa tiras de lá a box, ganhos na ordem dos 40Nms

    Quando acabar a garantia fazes a reprogramação à homem.
    Eu não digo que não se ganha alguma coisa, mas perdem-se outras no processo.
    A minha experiência é no Clio Williams com borracha da mesma marca 185/55 e 195/50...

    O segundo curvava mais rápido, e ligeiramente mais plano, mas quando estavas mais perto do limite, o carro não era tão informativo...

    Apenas digo que não é automático nem linear, tem de se compensar nas molas (+/- duras), ou em algum lado dependendo do carro para se ganhar aquela "margem de manobra" no limite.

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Se há sitio onde se notam percas de performance, aumento de consumos e pior, comportamento desajustado ou mesmo perigoso é com o aumento das jantes e consequentemente do pneu.

    Já comprovei isso, com o mesmo carro e jantes diferentes.

    Não é só o tamanho da jante, é o "maior" pneu que vem junto, é o peso da mesma e sua distribuição. Peso não suspenso é critico.

    Usar outros maus exemplos não vale :D
    Eu sou dos primeiros a reforçar a importância do peso não-suspenso dado que já tive a experiência disso com resultados demasiado óbvios.
    Mais peso e borracha tem implicações grandes (negativas) no rendimento do carro.
    Adicionalmente, os pneus de baixo perfil ao terem um factor de amortecimento menor, também colocam mais stress em alguns componentes do carro, nomeadamente na direcção e suspensão (casquilhos, etc).

    No entanto, tudo isto é uma questão de relação entre diversas componentes, e dizer que coisas feitas pelos fabricantes dos automóveis são maus exemplos parece-me algo redutor.

    Alguém pesou o conjunto jante+pneu de algum dos exemplos que dei e comparou com os setup's abaixo?
    Quanto pesa a jante 16 e 17? Quanto pesa o pneu que provavelmente tem a mesma largura (205), mas acaba por ter mais borracha no R16 por ser mais alto?

    Ou estamos a falar em termos generalistas, ignorando as diferenças de peso dos diversos materiais que compõem as jantes (e actualmente até alguns pneus)?

  23. #53
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Alguém pesou o conjunto jante+pneu de algum dos exemplos que dei e comparou com os setup's abaixo?
    Quanto pesa a jante 16 e 17? Quanto pesa o pneu que provavelmente tem a mesma largura (205), mas acaba por ter mais borracha no R16 por ser mais alto?

    Ou estamos a falar em termos generalistas, ignorando as diferenças de peso dos diversos materiais que compõem as jantes (e actualmente até alguns pneus)?
    Aqui ninguém pesou mas é tudo Engenheiro logo respondem sem problemas :P

    Fica com as 18. Anda com o carro durante 5 mil kms. Se não gostares arranjas facilmente quem te troque essas 18 Draco por umas 17 de origem + 200€.

    Tens a hipótese de escolher de graça, e se não gostares ainda podes ganhar €. Onde raios está a dúvida?

  24. #54
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    Boas.


    Obrigado pelas respostas!


    Houve um desenvolvimento neste caso: falei com o vendedor e existe a possibilidade de colocar a jante 17" Aroa que vem de série na versão Sport do Leon. Mas eu não gosto destas jantes! As de 17" Agra que eu queria continuam a insistir que não é possível...

    Vou dar uma resposta até às 18:30 de hoje e ainda não decidi o que fazer.


    Não acham que como tanto a jante 17" como a de 18" trazem pneus 225, apenas diferindo no perfil /45 /40 respectivamente, as diferenças vão ser assim tão grandes? Tipo + 1L ou 1,5L/100, passando de confortável para desconfortável...?




    Fiquem bem.

  25. #55
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    Olha que eu tenho jante 17" no meu e estou seriamente a pensar mudar para 16"...
    conheço quem num C4-110cvs-cmp tenha mudado de 17 para 16.

    consumo inferior em cerca de um litro e o custo dos pneus bem diferente!

    portanto à pergunta do tópico:

    17 no máximo, 18 nunca ...

  26. #56
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    Boas tardes!
    Tenho as andromeda 18 no meu FR.
    O meu segundo jogo de pneus ficou por 680€ com tudo incluido.
    Foram uns Bridgestone potenza re050a Y 225/40/18.
    Se tivesse na tua posição metia as 18, se achares muito duro entras no forum do leonclub e rapidamente fazes negocio.

    De origem as suspensões do Leon são bastante rijas, posso dizer que o meu é um autentico Kart. O sport um pouco menos, mas é bastante dura para a generalidade dos carros.

    Parabéns pela escolha do veículo.
    Isso com DSg deve ser um mimo.

    Cumps

  27. #57
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    Citação Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
    passando de confortável para desconfortável...?
    A minha opinião sobre esse modelo:

    16" -> confortável

    17" -> desconfortável

    18" -> muito desconfortável

    Mas nada como tu experimentares.

  28. #58
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    Errrr....

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    Lá por que outros maus exemplos, não quer dizer que seja certo.
    Exactamente.

    Também tens Polos da anterior geração de 65cv e '16 e não é um bom exemplo.

    Quando tens os 18d (143cv), 20d (177/184cv) com '16 de série ou aos 2.0 TDI 140 e 170 também com '16 na versão Attraction (Audi), Elegance (Skoda) e Confortline (VW), esses exemplos tornam-se ridículos porque claramente a jante é tão só para showoff puro e uma pseudodesportividade.

    A moda da jante gigante que assola por aí muita marca em motorizações pequenas e médias, é completamente parva na minha opinião.

  29. #59
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    Exactamente.

    Também tens Polos da anterior geração de 65cv e '16 e não é um bom exemplo.

    Quando tens os 18d (143cv), 20d (177/184cv) com '16 de série ou aos 2.0 TDI 140 e 170 também com '16 na versão Attraction (Audi), Elegance (Skoda) e Confortline (VW), esses exemplos tornam-se ridículos porque claramente a jante é tão só para showoff puro e uma pseudodesportividade.

    A moda da jante gigante que assola por aí muita marca em motorizações pequenas e médias, é completamente parva na minha opinião.


    Boas.

    Concordo que a jante "certa" para este carro seria a de 16". Mas como não posso escolher essa medida acho que a de 17" é um compromisso razoável entre a estética e o conforto.

    Também é verdade que a jante de 18" fica muito bem no carro e não me parece que seja parva a ideia de ter um carro mais bonito com sacrifício do conforto e consumos. Quem não gosta de ter um carro bonito?

    Por esse ponto de vista existem muitos outros extras e itens que são "parvos" em carros com pouco motor, não seriam só as jantes com certeza!

    As opiniões estão divididas, assim como eu!


    Fiquem bem.

  30. #60
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    Exactamente, a jante certa para essa cavalagem é a '16.

    Por isso a '17 já fica no limite do razoável, na minha opinião '18 já é absurdo.

    Mas também quando se vêem Astras 1.3 CDTI 90 com jante '18 por aí...já nada me choca

    Mas isto sou eu que acho que o look (desportivo) vai muito além de uma jante grande

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