Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.3 CDTI - fiabilidade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor 1.3 CDTI - fiabilidade?

    Procuro conhecer a fiabilidade a longo prazo do motor (e electrónica e tal) Opel 1.3 CDTI.

    A ideia é comprar uma viatura usada, possivelmente uma com esse motor já com mais de 150.000km

    Obrigado

    Nota: Juro que procurei na função pesquisa e nada apareceu.

    #2
    Evita esse motor em unidades de 2004 ou 2005.

    Consumo de óleo exagerado, entre outras pequeninas coisas...

    Comentário


      #3
      Sempre ouvi dizer mal desse motor. Agora se esses problemas já estão resolvidos ou não...

      Abraço.

      Comentário


        #4
        É o melhor motor do mundo!!

        Acho que não dão grandes problemas.

        Penso que na opel deram um pouco mais que na fiat e suzuki, mas nao tenho a certeza.

        Das varias pessoas que conheco que o têm até agora ninguem se tem queixado, um deles até sem oleo anda :|.. (não
        é só o teu carloscross =P)

        tenta alguns mais recentes 2007 por exemplo.

        de resto têm sido motores relativamente fiaveis, com os bugs iniciais como quase todos.


        O meu até hoje, 0 problemas, mesmo oleo nao tem gasto nada
        Editado pela última vez por JoelM; 13 May 2010, 11:25.

        Comentário


          #5
          Tenho um Corsa 1.3CDTI de 90 cv com 70000 Kms. sem qualquer tipo de problema. Nunca tive que repor óleo, nem mesmo antes da primeira revisão.

          Comentário


            #6
            eu dá ideia de que tenho do motor, com +- 2000kms a conduzir é:

            -engraçado porque até consegue ser despachado no corsa
            -tem um trabalhar engraçado e não é muito barulhento comparando com um manco.

            do que leio aqui do fórum:

            -péssimo quando montado na OPEL em especial no Astra

            Comentário


              #7
              Eu penso que é "péssimo" no Astra mais pela questão das performances algo limitadas porque propriamente pela fiabilidade.

              Uma vez mais, os seguintes sites podem ser bastante úteis:

              http://www.manuel-automobile.com/fic...iabilite-opel/

              Fiabilit des opel (pannes les plus connues)

              Fiabilit des opel (vos tmoignages)

              Comentário


                #8
                Boas
                E assim eu quando esse motor saiu fui contra ele.Achei que nunca seria grande coisa e tal.
                Mas certo e que ja tive 3 Opel com esse motor e nos 3 ja andei mais de 400.000 km´s e sem problemas.
                Apenas uma valvula egr que depois de trocada acabou o problema. O ultimo carro entreguei a semana passada com 280.000 e com um trabalhar ainda sertinho. nem oleo gastava nada.
                Tenho um primo meu que tinha uma do trabalho com 390.000 mil quando começou o motor a bater mas tambem andava bem puxadinha

                Comentário


                  #9
                  A minha experiência 1.3 CDTI 75cv

                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                  É o melhor motor do mundo!!

                  Acho que não dão grandes problemas.

                  Penso que na opel deram um pouco mais que na fiat e suzuki, mas nao tenho a certeza.

                  Das varias pessoas que conheco que o têm até agora ninguem se tem queixado, um deles até sem oleo anda :|.. (não
                  é só o teu carloscross =P)

                  tenta alguns mais recentes 2007 por exemplo.

                  de resto têm sido motores relativamente fiaveis, com os bugs iniciais como quase todos.


                  O meu até hoje, 0 problemas, mesmo oleo nao tem gasto nada
                  Corsa D CDTI 75cv, de 2007, com cerca de 92300km. Até agora:

                  Tive uma altura em que os discos de travão empenavam com muita facilidade. Após 3 mudas, o problema está resolvido. Não sei o que fizeram de diferente da última vez, mas os outros jogos não chegavam a durar 20.000km e estes têm durado sem problemas e com exactamente o mesmo tipo de condução. Se calhar mudaram o fornecedor de discos (suponho eu)...
                  Por volta dos 70.000km, teve que rectificar os injectores, pois fazia muito fumo branco no arranque e aceleração a frio.
                  Por volta dos 76.000km, a bomba de água entregou a alma ao criador na A8. A minha sorte foi ter dado por isso, senão corria sérios riscos de o motor ter ido também à viola. Na Opel disseram que este problema da bomba de água não é invulgar, pelo que convém andar atento.
                  Quanto a consumo de óleo, é muito pouco. O meu faz cerca de 0,5litro de óleo por cada 3.000~4.000km.

                  Para além disto, se fazes muitos km, aviso-te que acho os bancos um bocado desconfortáveis...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Corsa D CDTI 75cv, de 2007, com cerca de 92300km. Até agora:

                    Tive uma altura em que os discos de travão empenavam com muita facilidade. Após 3 mudas, o problema está resolvido. Não sei o que fizeram de diferente da última vez, mas os outros jogos não chegavam a durar 20.000km e estes têm durado sem problemas e com exactamente o mesmo tipo de condução. Se calhar mudaram o fornecedor de discos (suponho eu)...
                    Por volta dos 70.000km, teve que rectificar os injectores, pois fazia muito fumo branco no arranque e aceleração a frio.
                    Por volta dos 76.000km, a bomba de água entregou a alma ao criador na A8. A minha sorte foi ter dado por isso, senão corria sérios riscos de o motor ter ido também à viola. Na Opel disseram que este problema da bomba de água não é invulgar, pelo que convém andar atento.
                    Quanto a consumo de óleo, é muito pouco. O meu faz cerca de 0,5litro de óleo por cada 3.000~4.000km.

                    Para além disto, se fazes muitos km, aviso-te que acho os bancos um bocado desconfortáveis...
                    Eu concordo que os bancos são para o durito, mas não os acho nada desconfortáveis, antes pelo contrário. Uma das vantagens está no excelente apoio lateral e no suporte que não ao corpo. Há 2 anos fiz 1600 kms a ir e vir do Algarve e, ao contrário do que estava à espera, as minhas costas estavam impecáveis e não tinha aquela urgência de me esticar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Eu penso que é "péssimo" no Astra mais pela questão das performances algo limitadas porque propriamente pela fiabilidade.
                      Não fiquei com essa ideia!

                      Há uns meses conduzi um Astra de 90cv ecoFLEX no qual íamos 4 pessoas, mas uns sacos de viagem não muito grandes. O desempenho dele em AE foi muito satisfatório. Fiquei até surpreendido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                        Não fiquei com essa ideia!

                        Há uns meses conduzi um Astra de 90cv ecoFLEX no qual íamos 4 pessoas, mas uns sacos de viagem não muito grandes. O desempenho dele em AE foi muito satisfatório. Fiquei até surpreendido.

                        Mas isso és tu, que não deves ser piloto de corridas.
                        Mas para quem gosta de andar sempre a "rasgar" e queimar pneu em cada rotunda, para esses sim será é um motor algo fraco.

                        Comentário


                          #13
                          eu por acaso tb ando interessada num Astra (3 portas)....
                          Vêm-se muitos 1.3 à venda em comparação com os 1.7.
                          Porque será?

                          Já me disseram que são pouco potentes para a carroçaria do Astra daí os consumos de óleo e afins com o passar do tempo....

                          Comentário


                            #14
                            Fiabilidade? Bem, nem poderia haver melhor motor para verificar isso.
                            Esse 1.3 - 4cil CR turbo-diesel vendeu tanto e serve em tantos modelos que se houvesse problemas de fiabilidade já todos saberíamos a muito tempo.
                            Eu particularmente não tenho esse motor, mas temos na empresa corsas e astras com o 1.3cdti e também pessoas conhecidas que nunca se queixaram.

                            Comentário


                              #15
                              Falamos deste bloco em que versão de potência, ano e em que veículo ??

                              Eu posso desde já dizer que tive, e ainda tenho por mais uns dias, um Corsa C 1.3 CDTi de 2005.

                              120mil km de momento, ando com ele desde os 60mil e fins de 2007 o que já dá para afirmar umas coisas.


                              Sobre o gasto de óleo..

                              Fazendo as trocas de óleo de 30 mil em 30 mil km's, ou seja, long life de referencia 5W30 é óbvio que a meio de cada troca de óleo será necessário acrescentar óleo. Aí um 1l deve chegar.

                              Se se trocar de 15 em 15 mil km, ou seja, óleo normal 5W40 penso que não será preciso acrescentar óleo.

                              Estou a por estas duas hipóteses pois a marca deixa utilizar ambos os óleos apesar de recomendar o 5W30 long-life.

                              Atenção falo por mim que fazia e faço pouca cidade, alguma EN e alguma AE, mas acredito que numa condução exclusivamente de AE a fundo e cidade intensa é bem possível, até direi normal, que gaste mais óleo.

                              Agora eu acho que não gaste assim tanto óleo como já aí disseram, mas atenção o meu é de 05/2005 e este motor apareceu em fins de 2003 por isso não sei se as primeiras versões gastam mais que isto.

                              Como termo de comparação tenho uma A4 1.9 TDi 130cv de 2004 que troca o óleo de 30 em 30 mil km e nem é preciso acrescentos entre trocas. E ainda dizem que este motor gasta óleo mas isso são outros 500.


                              Sobre problemas crónicos conhecidos e mais uma vez falo por mim é a fatídica válvula EGR que entre os 100 e 150 mil km tem de ser substituída. É possível que existam casos em que tal não sucede mas penso que sejam raros. Ao meu Corsa aconteceu-lhe este problema aos 115 mil km e desde aí que ando com ela assim


                              Depois temos ainda outro problema crónico pouco falado que é a fragilidade da corrente, sim corrente e não correia.

                              Sei que desde que o motor saiu em 2003 e até 2006 esta corrente é fraca e apesar de em teoria ter de durar 240 mil km a verdade é que acaba por ceder bem antes disso. Mais uma vez entre os 100 e 150 mil é bem provável que ela parta. A mim aconteceu-me mesmo aos 100 mil km certos.

                              Não sei quanto foi o arranjo pois estava dentro da garantia e foi o stand que pagou mas penso que não seja muito caro ainda que chato pois o carro desliga-se do nada e é frustrante. Felizmente isto sucede-me perto de casa em Évora e pude logo encostar.


                              Outra coisa, o meu turbo anda a assobiar bem e também já não deve durar muito mas isso já não vai ser problema meu pois o carro está prestes a ser entregue como retoma.


                              Agora se comprares um 1.3CDTi já com corrente nova e reforçada, ou de 2006 para a frente que já a trás, com turbo novo e com válvula EGR força nisso
                              Editado pela última vez por ClioIIIRS; 13 May 2010, 14:24.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um GPunto 1.3 MJet de 75 cv, de 2006, com 132000 kms. O bloco em causa é o mesmo.

                                Até agora, só tive que repor o nível do óleo uma vez, por volta dos 115000 kms.

                                De resto, nenhum problema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                  Mas isso és tu, que não deves ser piloto de corridas.
                                  Mas para quem gosta de andar sempre a "rasgar" e queimar pneu em cada rotunda, para esses sim será é um motor algo fraco.
                                  Pois tambem acho que o motor, mesmo no astra chega para o objectivo de andar dentro das normas, não é nenhum velocista como é de esperar, e deve ter umas baixas muito fracas, mas de resto deve chegar bem..

                                  Excepto se for para andar sempre acima dos 180 em AE e fazer dos 0-100 em 8 sdgs e fazer recuperacoes de encostar ao banco..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por XANNINHA Ver Post
                                    Já me disseram que são pouco potentes para a carroçaria do Astra daí os consumos de óleo e afins com o passar do tempo....
                                    Epá que analogia brilhante, é o famoso diz que disse.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As unidades Opel tinham a electrónica diferente dos Fiat.
                                      Penso que a alimentação era também diferente, mas isto não confirmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O problema crónico nessa viatura, é o ruído na coluna de direcção. Exceptuando isso, dá problemas como os outros...

                                        Comentário


                                          #21
                                          consumo de oleo exagerado de resto nada a apontar

                                          Comentário


                                            #22
                                            No caso dos Astras e sei pois é o carro da gerência da minha esponja, o motor é limitado em cidade, devido ao seu peso. Em AE todos andão bem , desde que embalados.
                                            O motor serve várias marcas e modelos:
                                            Opel
                                            Suzuki
                                            Fiat
                                            Lancia
                                            Alfa Romeo
                                            e se calhar mais alguma que na ma lembro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O motor no geral é até muito bom para a cilindrada que tem pois permite andamentos muito vivos e consumos 5 estrelas (4.5 a 5 litros). Para mim peca apenas por uma coisa que é bastante chata de lidar por vezes, o turbo lag. É frustrante por vezes querermos entrar numa rotunda com bastante tráfego e ele não anda nada e de repente dá tudo que até patina ou nos primeiros tempos em que não estava habituado, ir abaixo.

                                              Bem, tirando isso que parece estar mais atenuado nas gerações mais novas desse motor só tenho apontar um defeito crónico nas unidades até 2005 no que toca à distribuição. O tensor que estica a corrente enquanto não fazia pressão na mesma para a esticar (através do óleo do motor) provocava um desgaste excessivo na mesma e no carreto da cambota, podendo culminar na avaria da mesma que o foi o que aconteceu ao ClioIIIRS que por muita sorte não danificou o motor gravemento. Este defeito, para uns ouvidos mais atentos é perceptível por isso se têm dúvidas levem a uma oficina Opel ou algum mecânico que perceba desse motor que logo esclarecem se precisa do KIT de distribuição rectificado (tensor com mola de pressão).

                                              Após estas unidades ou após a rectificação das unidades mais antigas, que eu saiba, é sempre andar. Quanto à EGR isso acontece em muitos motores por isso não considero um defeito crónico desta unidade embora possa avariar e ter de levar uma mesmo nova. Aconselho a ver o preço de uma na Fiat pois parece que fica mais em conta (vá-se lá perceber, deve ser o german status ).

                                              Cumprimentos.

                                              PS: Corsa C 1.3 Van 2005
                                              Editado pela última vez por ciber007; 14 May 2010, 08:31.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                                                Eu concordo que os bancos são para o durito, mas não os acho nada desconfortáveis, antes pelo contrário. Uma das vantagens está no excelente apoio lateral e no suporte que não ao corpo. Há 2 anos fiz 1600 kms a ir e vir do Algarve e, ao contrário do que estava à espera, as minhas costas estavam impecáveis e não tinha aquela urgência de me esticar.
                                                Pois, eu, em 5 dias fiz cerca de 2.400km, pelo que se calhar notei mais a coisa. Ao fim de muitos km, o rabo começa a ficar quadrado! Mas quem não faça frequentemente muitos km, não vai notar grande coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas, em termos de consumo de oleo posso dizer que o meu entre mudas não é atestado e chega á manutenção anual no meio do nível da vareta(que é o indicado +/-,como nível)

                                                  Fiabilidade,bem....,tenho um problema que já me dá cabo da cabeça há cerca de 10000kms....um trepidar pelo carro todo em 4ª,5ª e 6ª entre as 1800rpm e 2250 rpm. Já são várias viaturas que sei que fazem isto,mas solução não há e como a garantia já lá vai, deixar na Opel para "experimentar-mos o carro para ver-mos o que se passa",nem p€nsar.

                                                  E lá anda assim....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                    Não fiquei com essa ideia!

                                                    Há uns meses conduzi um Astra de 90cv ecoFLEX no qual íamos 4 pessoas, mas uns sacos de viagem não muito grandes. O desempenho dele em AE foi muito satisfatório. Fiquei até surpreendido.
                                                    Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                    Mas isso és tu, que não deves ser piloto de corridas.
                                                    Mas para quem gosta de andar sempre a "rasgar" e queimar pneu em cada rotunda, para esses sim será é um motor algo fraco.

                                                    Não faças esses juízos de valor, estás a falar com um homem habituado a um Busso V6.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por catlike Ver Post
                                                      consumo de oleo exagerado de resto nada a apontar
                                                      Define exagerado, p.f

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                        Mas isso és tu, que não deves ser piloto de corridas.
                                                        Mas para quem gosta de andar sempre a "rasgar" e queimar pneu em cada rotunda, para esses sim será é um motor algo fraco.

                                                        Para quem quer andar a rasgar tem muito mais por onde escolher...de certeza que quem procura este motor, a performance não é a prioridade,pelo menos para mim não foi, há que saber o que se quer...sinceramente não sei o que raio as pessoas pensam de um carro com um 1.3 com 90 cv...não é nenhum foguete nem é o propósito deste motor...até está dentro da média...se achas que o Astra 1.3cdti é pastelão, vai experimentar um Mercedes A 160 CDI...este sim, desiludiu-me imenso, para um motor com 1991cm3...parecia um 1000...consegue ser bem mais lento que o 1.3...mas de longe.
                                                        Editado pela última vez por paulo27; 15 May 2010, 11:13.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          estes sao motores que tem de andar com o oleo sempre acima do meio...entre os 3/4 e o cheio...senao o tensor da corrente nao trabalha oleado o que faz com que a corrente parte perto dos 100 e poucos..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                            estes sao motores que tem de andar com o oleo sempre acima do meio...entre os 3/4 e o cheio...senao o tensor da corrente nao trabalha oleado o que faz com que a corrente parte perto dos 100 e poucos..
                                                            O problema do tensor é este não ter uma mola, como a maior parte, que coloque alguma tensão na corrente antes de o óleo o encher e poder ser este a fazer a pressão. Este problema foi corrigido posteriormente com um tensor com mola.

                                                            Isto mesmo assim não impede que aparecem unidades de 2003 com 300mil ou mais quilómetros sem nunca terem mudado a corrente porque o desgaste da mesma acentua-se sobretudo se andarmos a ligar o carro e a desligá-lo várias vezes por dia ao invés de fazer 300 quilómetros seguidos em AE.

                                                            Comprado o KIT corrigido dificilmente, mesmo com muito liga e desliga do motor (curtos trajectos), teremos problemas com a corrente.

                                                            Cumprimentos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X