Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Última Chance Para a Seat?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Última Chance Para a Seat?

    Seat is to embark on a five-year restructuring plan - and company CEO James Muir has described it as "the last attempt for Seat as a brand".

    "This is the last attempt for the brand. It wouldn't make sense to think anything else," Muir said, acknowledging his VW Group bosses are growing increasingly frustrated with the brand.

    However, he acknowledged: "If one would want to get rid of Seat, one would have to give the other part money to take it."

    Plans include better use of Seat's Martorell factory near Barcelona, which can produce 500,000 vehicles a year but currently runs at only 60 per cent capacity.

    Muir stated that the plant must run at 90 per cent capacity to be profitable. Initiatives include production of Audi's small SUV, the Q3, in Spain from 2011. Around 80,000 units of that car are expected to be built per year.

    Seat's previous three-year turnaround plan failed: sales fell 8.5 per cent to 336,683 cars in 2009.

    Muir replaced Erich Schmitt last September.

    The company's first quarter losses this year were lower year-on-year, at 110 million euros (£100m).

    "I cannot solely rely on cost reduction to make Seat profitable. It'll be an uphill battle, but I believe it is possible," added Muir.

    Fonte: autocar.co.uk

    Será que vamos assistir ao fim da Seat? Pessoalmente não sabia que as coisas estavam tão mal por aqueles lados.

    Honestamente acho que é inevitável a VW livrar-se da Seat ou da Skoda mais cedo ou mais tarde. Aqui há uns anos atrás a Seat era apenas uma alternativa barata à VW. Eram carros que tinham como primeira preocupação o preço reduzido. Hoje em dia a Skoda ocupa esse lugar no grupo VW, mas está claramente a subir em termos de reputação. Já não é vista como apenas uma marca barata, mas como uma marca com a melhor relação qualidade-preço do mercado. Para além tem carros de segmentos acima dos Seat. Ou seja, daqui a uns anos quando acabar o preconceito contra a Skoda, vamos começar a ver a marca checa a vai estar melhor colocada nos segmentos superiores do que a Seat. E é muito mais fácil para a Skoda "descer" do que para a Seat "subir".

    Neste momento não compensa comprar Seat. A diferença de preços para a VW não justifica a opção pela marca espanhola. Até em termos estéticos já esteve muito melhor.

    #2
    È desta que é comprada pela FIAT...

    Comentário


      #3
      Peço desculpa mas enganei-me no fórum. Se um moderador pudesse transferir este tópico para o geral agradecia imenso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
        È desta que é comprada pela FIAT...
        A fiat compra toda a gente

        Comentário


          #5
          Toda a gente não sei, mas no que concerne á SEAT, haviam uns rumores aqui há uns tempos....
          Até gosto da SEAT, tenho pena que possa vir a acabar...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
            Toda a gente não sei, mas no que concerne á SEAT, haviam uns rumores aqui há uns tempos....
            Até gosto da SEAT, tenho pena que possa vir a acabar...
            O meu comentário fiz porque sempre que alguma marca está para ser fechada ou vendida aparece o rumor que a fiat a vai comprar.

            Comentário


              #7
              Mas a Seat ja n foi o "departamento" espanhol da Fiat noutros tempos, ou estou a dizer asneira? (isto para justificar q n me surpreenderia q a Fiat "pegasse" nela de novo).
              Qt à questao propriamente dita espero muito sinceramente q a Seat sobreviva, singre, se imponha e ganhe o seu espaço pois tem vindo a merecer, pois ate tem dado cartas em varios segmentos e eventos desportivos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por erc Ver Post
                Mas a Seat ja n foi o "departamento" espanhol da Fiat noutros tempos, ou estou a dizer asneira? (isto para justificar q n me surpreenderia q a Fiat "pegasse" nela de novo).
                Qt à questao propriamente dita espero muito sinceramente q a Seat sobreviva, singre, se imponha e ganhe o seu espaço pois tem vindo a merecer, pois ate tem dado cartas em varios segmentos e eventos desportivos.
                sim penso que é verdade o que disseste, e aliás seria benéfico para os amantes de automóveis continuar a ver a SEAT no desporto automovel, eu pessoalmente gosto muito do WTCC

                Comentário


                  #9
                  se apostassem em carros diferentes e não cópias uns dos outros como acontece agora no grupo audi, se criassem um SUV tipo qashqai, se criassem algo tipo scirocco mas mais barato, vocacionado para a desportividade em vez de venderem alteas XL, alhambras que vão ser mais feias que o rodius, se optimizassem o ibiza com a saída da tourer, se tivessem ficado quietos com a "fantástica" ideia de fazerem um audi A4 reciclado da geração anterior e mais dois ou três aspectos, então sim, poderiam ter salvação.

                  assim sendo anuncia-se uma morte lenta, vendendo apenas ibizas e leons. mas realmente nunca pensei que estivessem assim tão mal, já que vendem muitos carros destes dois modelos.

                  Comentário


                    #10
                    Realmente também não sabia que estavam mal. Por outro lado também não estranha assim tanto devido à crise mundial em que vivmemos....

                    Mesmo que venha a ser vendida estou certo de que alguma outra marca a compre, porque mesmo sendo o seu forte apenas em leons e ibizas é uma marca que não vende mal.
                    No caso de ser apanhada por outra marca até pode ser uma mais valia em termos de novos modelos e novas ideias.

                    Comentário


                      #11
                      ultima oportunidade para a Seat

                      A SEAT revelou um plano de cinco anos para rentabilizar a marca. Se não conseguir o futuro não se revelará promissor.

                      Mas muita da culpa não é da VW, que não apostou na marca, que não renovou produtos quando devia? Que nunca deu a importância de devia?

                      Seat brand enters Last Chance Saloon with new 5yr Plan

                      Quem tiver mais infos, agradecia... Nesta noticias os pormenores são poucos...

                      Dá para perceber que o futuro passa por produzir modelos para outras marcas do grupo.. será assim até a marca desaparecer?

                      Comentário


                        #12
                        A Seat está como a Opel. Ambas as marcas dão imenso prejuízo há vários anos consecutivos e ambas podem desaparecer se nos próximos 4 ou 5 anos não se tornarem rentáveis.

                        Comentário


                          #13
                          A Seat, dentro do grupo VW, seria a marca "desportiva" do Grupo, mas o que se vê, é que quem quer comprar um carro desportivo deste grupo, compra Audi A3 ou Vw Golf com motores potentes, já que são carros mais fiáveis.
                          Digo isto pois a maior parte dos carros da Seat que vejo a circular são Ibiza e Leon, este ultimo muito bonito
                          Teria pena ver desaparecer esta marca...

                          Comentário


                            #14
                            Há um topico a falar deste assunto na parte errada do forum (road book).
                            Apelo a moderação para anexar os dois.

                            Quanto a noticia, surpreende-me até pq tenho a sensação de que, pelo menos, a nova geração do ibiza está a vender mto bem. O leon apesar dos anos de mercado ainda vende. O mesmo para as alteas.

                            Não obstante, a VW que abra os olhos. Tem na SEAT a hipotese de fazer um braço com cunho desportivo dentro do seu grupo (tipo a scion na toyota).
                            Não pode é andar constantemente a castrar as criações dos responsaveis da marca espanhola.

                            Comentário


                              #15
                              O problema é que as marcas tem muito poucas diferenças entre si (por acaso a Seat até a que mais se afastava) competem nos mesmos segmentos, havendo apenas ligeiras oscilações nos preços pedidos por produtos similares.

                              Enquanto havia mercado para todos, tudo fino, agora quando começa a apertar...

                              Comentário


                                #16
                                Creio que a Seat na sua história nunca desenvolveu um modelo , ou motor próprio. Ou fabricaram sobre licença Fiat ou WM.´Quanto a mim é a unica marca sem historial

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post

                                  Neste momento não compensa comprar Seat. A diferença de preços para a VW não justifica a opção pela marca espanhola. Até em termos estéticos já esteve muito melhor.
                                  Pois eu até poderia concordar mas em Portugal não foi isso que vejo. Na altura de comprar o Ibiza, o mesmo com mais equipamento ficava cerca de 4.000€ mais barato que um Polo.

                                  Em termos esteticos, é tudo muito discutivel, eu por exemplo não gosto da estectica paralelipipeda com 4 rodas que a VW está a utilizar em todos os seus modelos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Oportunidade de ouro para os chinocas (SAIC) adquirirem know-how e abrirem a porta de entrada na Europa. Basta qu€r€r€m (coisa que para aqueles lados não deve faltar...€€€).

                                    Ou então para a TATA, continuar os seus planos de expansão, após ter adquirido a Jaguar...

                                    Veja-se a KIA, abriu um centro de design na Europa, construiu/adquiriu fabricas na Europa e agora é o que se vê...
                                    Editado pela última vez por mablopes; 14 May 2010, 15:08.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vou aqui repetir-me pela milionésima vez.

                                      Grupos Multimarca não funcionam eternamente !

                                      Principalmente se umas concorrem com as outras no mesmo segmento, com o mesmo tipo de filosofia, variando uns plásticos e o preço.

                                      Umas marcas começam a comprar outras para aniquilar a concorrência e depois metem-na dentro de casa, tentam baralhar e dar de novo, mas para uma marca sobreviver, outras acabam por dar o sangue...

                                      Que comprassem a concorrência e fizessem desaparecer a "marca", aproveitando as infra-estruturas, concordava, de outra forma, corre mal.

                                      Veja-se pelo que tem passado o Grupo Fiat, que exceptuando a Ferrari (que não pertence à FIAT AUTO, sublinhe-se), nunca há dinheiro para apostar naquilo que não é FIAT, ora investem tardiamente na Lancia, destróem-na, retirando-lhe o ser e como não dá frutos viram-se para a Alfa Romeo, que apesar do bom trabalho, por vir MUITO tarde o investimento, agora também já não compensa (segundo palavras do novo CEO FIAT).

                                      O Grupo VW, se calhar agora amealhando a marca Porsche também, vai ficar assim cheio de conflitos internos e ou se livra de algumas marcas do mercado, ou pelo menos de alguns mercados, ou então vai haver sangue e muitos, mas muitos prejuízos.

                                      Bem faz (fez) a Ford (e viu-se que resultou), que se livrou do "monte" de marcas que detinha e agora vai apostar a 100% na Marca FORD, independentemente dos acordos paralelos que possa ter ou ainda vir a ter com outros construtores para partilha de motores, plataformas, etc.

                                      Aceita-se, digamos um pequeno grupo, como por exemplo a BMW, que tem mais 2 marcas, mas em nada interferem com A MARCA.

                                      O caso da PSA, já esteve pelas ruas da amargura, quando fazia 106 e saxos com as mesmas portas, capot, etc, mas a tempo lembrou-se que podia ter dois tipos de cliente, o do 207/308 e o do C3/C4, arriscou um bocadinho no C5, que se tornou (muito apetecível), mais alemão e entrou no campo reservado ao substituto do 407.

                                      Por isso voltando ao Grupo a que pertence a SEAT e ao cerne da questão, é difícil justificar um R8, ao lado de um Gallardo, a existência de uma Lamborghini, quando a Porsche necessitará de puxar pelos galões nos Super Sport, visto ter andado a ser INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, criando carros para fazer muito dinheiro e comprar a VW...agora de nada serve ter camiões e mini cayman/boxster, para isso há outras marcas dentro do grupo.
                                      A Bugatti, já tem o destino traçado como carroçador e não como construtor, a Bentley, por enquanto ainda justifica a sua existência.
                                      Para a Skoda e para Seat a nível MUNDIAL, a VW chega.

                                      Por isso, é natural que quando uma destas pequenas não deitam sumo quando são expremidas, se deitem fora.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Afirmar que a Seat é a exclusiva culpada pela situação em que se encontra é equivalente a afirmar-se que as sucessivas governações portuguesas das últimas duas décadas são as culpadas pela situação em que nos encontramos agora (e pela pressão exercida do exterior nas últimas semanas).

                                        Comentário


                                          #21
                                          REPOST!
                                          http://forum.autohoje.com/newreply.p...1&p=1063548913

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RollsRoyce Ver Post
                                            A Seat está como a Opel. Ambas as marcas dão imenso prejuízo há vários anos consecutivos e ambas podem desaparecer se nos próximos 4 ou 5 anos não se tornarem rentáveis.
                                            Esse discurso foi válido na altura da crise, e seria possivelmente válido se a Fiat tivesse comprado a Opel. Mas assim, as realidades são bem diferentes.
                                            Indo além dos números da contabilidade:
                                            Primeiro que tudo, a Opel tem uma elevada percentagem de mercado em países como o UK e Alemanha, que são dos mais significantes da Europa, com vários carros a serem best-sellers. Depois nos restantes países está normalmente no Top5, com alguns modelos como a Meriva/Zafira a dominar os respectivos segmentos.
                                            Daí que, se a marca tem tido contabilidades anómalas, o problema está na gestão dos engravatados, porque não há no grupo GM Europe outra marca que se intrometa na fatia de mercado da Opel. E não foi por acaso que a GM USA não quiz livrar-se da Opel, já que perdia praticamente todo o mercado que tem na Europa. Além disso, em Russelhein é de onde saem algumas das plataformas e tecnologias do grupo. Mais: com a nova tendência de nos States aparecerem carros/modelos europeus (Ford, Fiat/Chrysler, etc...) a GM daria um autêntico tiro no pé. A provar isso: a marca Buick associada lá a clientes de idade avançada, está a ver a sua imagem melhorar na opinião pública devido ao novo Buick Regal (Opel Insignia).
                                            Já a Chevrolet sempre será mais para o mercado low-cost, como uma Daewoo disfarçada.


                                            Agora comparando com a Seat, o panorama é diferente. Tirando a Espanha, a Seat não deve ter muitos países onde venda tão bem... pois há uma outra marca no próprio grupo (Skoda) que nos países a Este atrai para si boa parte do potencial mercado da Seat. Isto falando em carros ditos "standard"... que curiosamente têm vindo a falhar na Seat, como o Toledo, por exemplo. Outros não parecem convencer, como o Exeo (A4 reciclado), ou a Alhambra.
                                            Depois se formos para as versões "sport", então a coisa complica-se porque a VW tem tornado a apostar nos GTi/GTD e afins...
                                            O problema da Seat neste momento é mais de afirmação e identidade.

                                            - Acho difícil a VW conseguir tornar a Seat numa marca exclusivamente desportiva convencendo os mercados disso
                                            - Se mantiver a mesma tendência até agora, o problema mantém-se
                                            - Se aumentar a qualidade e preços, começa a fazer comichão à própria VW, e isso não dá grande jeito.

                                            A melhor hipótese a meu ver seria:
                                            - juntar a Seat e a Skoda, mandar uma delas fora (X) e apostar no reforço de pub nos países em que a marca "X" tinha considerável volume de vendas.
                                            - completar os modelos da frota da que ficar, juntar o melhor das duas, e assim apostar em modelos únicos concretos que sirvam o mercado das duas, poupando em modelos e custos. No fim das contas muito do material deve ser já +/- comum no grupo, portanto não deveria ser difícil.

                                            O risco seria apenas tentar convencer a clientela da marca "X" a manter-se no grupo e a habituar-se à outra marca. De resto, a VW pouparia bastante dinheiro em ter apenas uma marca para todo esse mercado, em vez de duas. Menos modelos, mais unificação de produção e peças, possivelmente menos gastos nas fábricas e trabalhadores, etc, etc...
                                            Editado pela última vez por MAXLD; 14 May 2010, 15:50.

                                            Comentário


                                              #23
                                              No meu ponto de vista, independentemente da canibalização entre marcas do mesmo grupo, o grande segredo do mercado automóvel hoje em dia é fazer automóveis BONS, BONITOS e BARATOS! Os 3 B´s.

                                              E infelizmente, para a SEAT, não tem nenhum modelo com estas características, sendo que o que mais se aproxima deste identidade, será o LEON.

                                              O EXEO é bom, mas não é nada barato. As linhas são convencionais e clássicas (já falaram no A4 reciclado)

                                              O IBIZA, muito vendido há uns anos, não convence ninguém com as linhas actuais. Não é bonito.

                                              O ALTEA... é apenas mais um, no segmento, sem grande versatilidade.

                                              O ALHAMBRA está em fim de vida, e não tem hipoteses contra as actuais ofertas.

                                              Nao compreendo porque concebem a SEAT como uma marca desportiva. Por terem alguns carros com a sigla FR ou modelos chamados CUPRA? Isso não é suficiente...
                                              Nao minha opiniao, nao creio que os consumidores tenham percepção da SEAT como marca desportiva do Grupo VAG.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tu até podes ver a skoda e a seat como marcas parecidas ou passível de os clientes de uma transitarem para a outra, mas o cliente normal que se calhar não está tão informado nem sabe sequer que são do mesmo grupo, e vê tantas semelhanças como vê de uma citroen para uma fiat por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  Tu até podes ver a skoda e a seat como marcas parecidas ou passível de os clientes de uma transitarem para a outra, mas o cliente normal que se calhar não está tão informado nem sabe sequer que são do mesmo grupo
                                                  Daí as eventuais campanhas de publicidade e esclarecimento. Ou até mesmo fazerem um simples rebranding temporário de uma delas, com modelos comuns.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MAXLD Ver Post
                                                    Esse discurso foi válido na altura da crise, e seria possivelmente válido se a Fiat tivesse comprado a Opel. Mas assim, as realidades são bem diferentes.
                                                    Indo além dos números da contabilidade:
                                                    Primeiro que tudo, a Opel tem uma elevada percentagem de mercado em países como o UK e Alemanha, que são dos mais significantes da Europa, com vários carros a serem best-sellers. Depois nos restantes países está normalmente no Top5, com alguns modelos como a Meriva/Zafira a dominar os respectivos segmentos.
                                                    Daí que, se a marca tem tido contabilidades anómalas, o problema está na gestão dos engravatados, porque não há no grupo GM Europe outra marca que se intrometa na fatia de mercado da Opel. E não foi por acaso que a GM USA não quiz livrar-se da Opel, já que perdia praticamente todo o mercado que tem na Europa. Além disso, em Russelhein é de onde saem algumas das plataformas e tecnologias do grupo. Mais: com a nova tendência de nos States aparecerem carros/modelos europeus (Ford, Fiat/Chrysler, etc...) a GM daria um autêntico tiro no pé. A provar isso: a marca Buick associada lá a clientes de idade avançada, está a ver a sua imagem melhorar na opinião pública devido ao novo Buick Regal (Opel Insignia).
                                                    Já a Chevrolet sempre será mais para o mercado low-cost, como uma Daewoo disfarçada.


                                                    A GM Europe tem dado avultados prejuízos praticamente todos os anos neste século. E as perspectivas nos próximos anos não são muito melhores... Se não fossem as garantias e empréstimos dadas pelo estado alemão os americanos tinham mesmo vendido as instalações da Alemanha aos italianos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
                                                      È desta que é comprada pela FIAT...
                                                      Isso não faz lá muito sentido. A Seat não ia acrescentar nada à Fiat. Aliás a Fiat é uma concorrente directa da Seat, não se complementam.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A Seat é uma marca que, apesar das sinergias com o grupo VW, soube criar uma identidade própria, desportiva.
                                                        Pessoalmente, gosto muito da marca; particularmente do Ibiza que já é um ícone no segmento B.
                                                        Não gosto da Skoda, não me perguntem porquê; talvez porque, esses sim, são apenas VW mais baratos e infinitamente menos charmosos.

                                                        Boa sorte para a simpática marca espanhola. Acredito que vá tudo correr bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pois mas para a Fiat seria mais uma forma de rentabilizar as suas plataformas, a Seat sempre vende mais que a Lancia por exemplo.

                                                          O problema da Seat é o lucro mais baixo, basta ver a sua base técnica e o que a mesma base custa com um símbolo Audi...

                                                          Venderem a Seat? quem poderia estar interessado numa marca que não tem tecnologia própria? Se repararem a Seat é uma marca que usufrui da tecnologia de um grupo, caso seja vendida vai oca!

                                                          Hoje em dia os grupos querem comprar coisas que não estejam ocas.

                                                          Por exemplo uma Volvo no seio da Ford não era oca, tinha as suas bases técnicas e os seus motores.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O problema da Seat e da Skoda é a marca VW estar a força-las a estar em baixo.

                                                            A marca VW tem se mantido a meio caminho para as premium em alguns aspectos mas com a pressão de alguns concorrentes em oferecer níveis de acabamento parecidos e preços mais baixos o que vemos é que a VW está a ser "obrigada" a segurar os preços e ao não subir os preços estes entram em rota de colisão com marcas internas como a SEAT e a Skoda, é neste ponto que a festa acaba para estas 2 e a escalabilidade de preços é perdida.

                                                            Forçar a vida toda a SEAT e a Skoda a serem vistas como baratas e uma alternativa à VW terá os seus fins porque elas acabam por ir ganhando popularidade por si e a imagem inevitavelmente sobe pelos produtos que apresenta.

                                                            Então com a imprensa alemã a fazer publicidade à Skoda dando-lhe melhores criticas...e acima de tudo mostrando as suas boas qualidades e o seu preço correcto a marca VW acaba por cair no julgamento pelo facto de começarem a questionar a relação preço/produto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X