Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.6 Hdi 112 cvs 270 NM/1750 rpm

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.6 Hdi 112 cvs 270 NM/1750 rpm

    Olá,
    Não sei se já foi falado aqui mas reparei que há 1 motor novo no 308 que tem 112 cvs (em vez dos 109) e 270 (em vez de 240 NM).

    Este binário é atingido às 1750 rpm o que associado a 1 caixa de 6 implica A priori um fulgor engraçado.

    O que têm ouvido ou experimentado deste motor?

    #2
    Tanta conversa sobre binário. Aparece um motor renovado e nada de discussão.

    Comentário


      #3
      Acho que isto já foi discutido noutro tópico, de qualquer forma o outro motor já era interessante e "puxava" carros bastante pesados, portanto acredito que esteja ainda mais interessante, sobretudo acima das 2.000.

      Já conduzi (plo menos com tempo suficiente) um c4 com esse motor e gostava de conduzir agora para ver se se aproxima mais do 1.6jtd

      Comentário


        #4
        Apesar de estar em francês, posso sempre acrescentar esta informação.
        Tambem tenho curiosidade em ter mais relatos desse motor.

        Principales caractéristiques techniques

        * Cylindrée : 1560 cm3
        * Nombre de cylindres, disposition : 4 en ligne
        * Nombre de soupapes par cylindre : 2
        * Puissance administrative : 6 CV
        * Puissance maxi : 112 ch DIN (82 kW CEE) à 4000 tr/min
        * Couple maxi : 270 Nm CEE à 1750 tr/min / 285 Nm CEE à 2000 tr/min (overboost)
        * Norme de dépollution : EURO 5
        * Type d'injection : Directe à rampe commune

        * Carter cylindre et carter chapeau vilebrequin en aluminium, avec inserts fonte
        * Culasse aluminium 8 soupapes
        * Turbo à Géométrie Variable (TGV)
        * Injection common rail 2ème génération Siemens et Bosch améliorée au niveau de l’hydraulique injecteur et de la maîtrise des quantités injectées
        * Système de combustion amélioré ECCS
        * EGR haute efficacité
        * Post-traitement : catalyseur 2 voies + FAP

        Comentário


          #5
          Esse motor é melhor em tudo, basicamente.

          A versão de 110 cv, para os padrões actuais, era pouco refinada, apesar de muito disponível. Este mantém a disponibilidade, mas é muito menos áspero, mais suave, linear e silencioso.

          Mais do que o binário, o que interessa é que a agradabilidade da condução cresceu.

          Comentário


            #6
            Estará melhor do que o 1.5 dci 110 ?
            Pelos numeros sim, mas na relidade?
            Alguem com experiencia que diga de sua justiça.

            Comentário


              #7
              Dados relativos ao Citroën DS3
              De realçar que são dados oficiais, e com jante 17".

              Ds3.jpg

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por helderfixe Ver Post
                Estará melhor do que o 1.5 dci 110 ?
                Pelos numeros sim, mas na relidade?
                Alguem com experiencia que diga de sua justiça.
                É mais elástico e, no global, melhor.

                Comentário


                  #9
                  Estranho:

                  No 308

                  km77.com . Ficha técnica

                  270/1750.

                  O binario maximo está disponivel mais cedo

                  Comentário


                    #10
                    A potencia máxima é atingida logo às 3600rpm e não às 4000rpm como ai está, a versão de 109 é que era às 4000rpm.

                    Os 112cv iludem pois o motor acaba por ter bem mais que 3cv em baixas e médias rpm, basta ver o binário e o facto que a versão de 109cv às 3600rpm se calhar nem 100cv produzia.

                    Se este motor não fosse melhor também qualquer coisa estava mal, existindo 2 gerações à frente de injectores no mercado facilmente se percebe que com a maior pressão dos mesmos tiram mais potencia desde cedo e sem precisarem de uma cabeça 16v.

                    O 109cv já era bem bom em suavidade, melhor ainda até fico curioso para experimentar.

                    (existem erros nos sites de vendas) ou existem versões com 112 às 3600 e outros às 4000rpm!
                    Editado pela última vez por Cagi; 19 May 2010, 13:50.

                    Comentário


                      #11
                      No KM77:

                      Nos 308 e 207 o motor é 112 às 3600 e 270nm às 1750rpm, nos C3 e DS3 é mais tarde tanto a potencia como o binário!

                      Ambos têm segundo o site cabeça e bloco em alumínio e no de 109 era apenas a cabeça.
                      Editado pela última vez por Cagi; 19 May 2010, 14:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                        No KM77:

                        Nos 308 e 207 o motor é 112 às 3600 e 270nm às 1750rpm, nos C3 e DS3 é mais tarde tanto a potencia como o binário!

                        Ambos têm segundo o site cabeça e bloco em alumínio e no de 109 era apenas a cabeça.
                        Já nos 1.6 HDI 90 e 110 o bloco era de aluminio.

                        Peugeot Citroën (PSA) ha desarrollado una variante del motor Diesel de 1,4 litros con más cilindrada y potencia. Este motor tendrá el nombre comercial «HDi» en coches de Peugeot o Citroën, y «Duratorq TDCi» cuando lo lleven coches de Ford.
                        Como el 1,4 litros, tiene el bloque y la culata de aluminio; de las dos versiones que habrá, la más potente tiene el cárter superior también de aluminio. La cifra de peso que da Peugeot para este motor es 120 kg.
                        El aumento de cilindrada con relación al motor 1,4 litros se debe a que la carrera crece 6,3 mm y el diámetro 1,3 mm. Es un motor de carrera larga, sus medidas son 75,0 x 88,3 mm y su cilindrada exacta 1.560 cm³.

                        in km77.com. Información. Motor 1.6 HDi. (04-03-2003)

                        Comentário


                          #13
                          Sei de um ford focus 1.6 TDCI de 109 cv que foi ao banco e acusou 116 cv e 285 nm todo stock

                          Comentário


                            #14
                            Realmente é curioso terem abandonado a cabeça de 16v que a anterior geração adoptava, parece um retrocesso. Vendo bem, em motores relativamente pequenos e que não rodam muito rápido não sei se as 16v teriam assim grande vantagem na taxa de enchimento e na turbolencia. A Toyota por exemplo, no 1.4 d4d nunca adoptou essa tecnologia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                              Realmente é curioso terem abandonado a cabeça de 16v que a anterior geração adoptava, parece um retrocesso. Vendo bem, em motores relativamente pequenos e que não rodam muito rápido não sei se as 16v teriam assim grande vantagem na taxa de enchimento e na turbolencia. A Toyota por exemplo, no 1.4 d4d nunca adoptou essa tecnologia.
                              Pois não faço a menor ideia de como é o 1.4 d4d em altas, mas sei que o megane 1.5dci 110cvs acima das 3400 começa a moer -embora a caixa de 6 ajude-, algo que não se nota tanto no 1.6hdi de 110cvs. (o antigo, ou seja o de 16v).

                              Obviamente a peugeot sabe bem melhor que eu a vantagem ou desvantagem das 8v vs 16v nestes motores, creio que o objectivo foi de minimizar peso e peças moveis (atrito). Isto a juntar a injectores mais recentes, uma possivel nova afinação da ECU e prováveis mexidas no turbo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Sei de um ford focus 1.6 TDCI de 109 cv que foi ao banco e acusou 116 cv e 285 nm todo stock
                                Aqui acusou mesmo os 109 enquanto que no clio acusou bastante mais. Coches nuevos y segunda mano en Autopista.es

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, o de 110 já era bastante bom. Este a ter de facto todas as descritas caracteristicas deve ser mto bom!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    Esse motor é melhor em tudo, basicamente.

                                    A versão de 110 cv, para os padrões actuais, era pouco refinada, apesar de muito disponível. Este mantém a disponibilidade, mas é muito menos áspero, mais suave, linear e silencioso.

                                    Mais do que o binário, o que interessa é que a agradabilidade da condução cresceu.
                                    o 1.6 hdi 110 era pouco refinado??

                                    Não sei qual o teu parametro de comparação =/

                                    è que realmente consumia pouco, era muito linear, muito disponivel e andava suficiente para os pesos que puxava (experiencia pug 308 1.6 hdi 110cv de 2007)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                      o 1.6 hdi 110 era pouco refinado??

                                      Não sei qual o teu parametro de comparação =/

                                      è que realmente consumia pouco, era muito linear, muito disponivel e andava suficiente para os pesos que puxava (experiencia pug 308 1.6 hdi 110cv de 2007)
                                      lá nisso tens razão: comparando o 1.6 hdi ao 1.3 cdti não dúvidas de que o HID é um óptimo motor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                        o 1.6 hdi 110 era pouco refinado??

                                        Não sei qual o teu parametro de comparação =/

                                        è que realmente consumia pouco, era muito linear, muito disponivel e andava suficiente para os pesos que puxava (experiencia pug 308 1.6 hdi 110cv de 2007)
                                        O parâmetro de condução é toda a condução. Era pouco refinado, pois já há propostas mais lineares, silenciosas e com menos vibrações. Mas isso é perfeitamente normal, pois o 1.6 HDI já tem uns anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          O parâmetro de condução é toda a condução. Era pouco refinado, pois já há propostas mais lineares, silenciosas e com menos vibrações. Mas isso é perfeitamente normal, pois o 1.6 HDI já tem uns anos.
                                          Só me queixo da sonoridade que poderia ser mais contida. De resto linear é ele. Puxa bem das 1500 às 4500 e não vibra por aí além.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ...to day basis (since the user can drive more often at lower engine speeds): 135 Nm from 1000 rpm, 242 at 1500 rpm, 270 from 1750 to 2000 and 224 Nm at 3500 rpm
                                            ....

                                            Peugeot 308CC 1.6 HDi FAP 112


                                            242 NM as 1500 rpm......

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              o 1.6 hdi 110 era pouco refinado??

                                              Não sei qual o teu parametro de comparação =/

                                              è que realmente consumia pouco, era muito linear, muito disponivel e andava suficiente para os pesos que puxava (experiencia pug 308 1.6 hdi 110cv de 2007)
                                              Isto é tudo relativo.

                                              Se comparares o 1.6 hdi com o 1.9 TDI, o primeiro é um poço de refinamento em ruído e vibrações.

                                              Mas se comparares com o 1.6 TDI actual, o mesmo 1.6 Hdi parece um tractor.
                                              Recentemente saí directamente do meu C4 para um Golf 1.6 TDI, e (como é natural pela diferença de idade dos projectos) as diferenças são bastante óbvias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E uma coisa muito importante um carro novo filtra tudo muito melhor, poucas folgas, fluidos novos, telas acústicas novas, não se deixem iludir e ficarem a pensar que existem diferenças assim tão grandes.

                                                Nos meus noto bem o aumento de vibrações e ruído com o passar dos kms.

                                                Obviamente que melhoram varias coisas ao aplicar tecnologia mais recente mas a velhice dos produtos que temos como referencia também influencia apreciação.

                                                O meu GP não fazia nenhuma vibração a ligar e a desligar e agora já faz, se fosse andar num novo obviamente que ia notar diferenças e o meu apenas tem 2 anos e 60 mil.

                                                O maior binário a baixa rotação também ajuda a que haja mais vibrações com o tempo devido ao maior esforço aplicado no material, o GP pode estar a gaguejar que não se sente nada também não tem binário ao relantim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Isto é tudo relativo.

                                                  Se comparares o 1.6 hdi com o 1.9 TDI, o primeiro é um poço de refinamento em ruído e vibrações.

                                                  Mas se comparares com o 1.6 TDI actual, o mesmo 1.6 Hdi parece um tractor.
                                                  Recentemente saí directamente do meu C4 para um Golf 1.6 TDI, e (como é natural pela diferença de idade dos projectos) as diferenças são bastante óbvias.
                                                  Sim, é isso mesmo.

                                                  Usaste exemplos para ilustrar o que eu tinha referido. Assim, até fica mais fácil de entender.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por skportugal Ver Post
                                                    Aqui acusou mesmo os 109 enquanto que no clio acusou bastante mais. Coches nuevos y segunda mano en Autopista.es
                                                    Se fores ao fordpt.com tens lá um exemplo que a focus acusou os tais 116 cvs em banco que te falei stock

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                      Se fores ao fordpt.com tens lá um exemplo que a focus acusou os tais 116 cvs em banco que te falei stock
                                                      Sim, e todos eles em banco normalmente acusam mais um pouco, já vi isso a acontecer com muitos casos mesmo, o que achei digamos, "interessante", foi o 1.6 hdi aqui não dar mais e ficar atrás do 1.5 dci em acelerações.. Bem sei que o hdi é forte... Mas se virem bem, o dci até consegue ser mais forte que o corsa cdti 125cv numa das recuperações em 4ª.
                                                      Quanto ao motor em questão no tópico, quem me dera os 270 Nm . O meu motor abaixo das 2000 é quase pra esquecer.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por skportugal Ver Post
                                                        Sim, e todos eles em banco normalmente acusam mais um pouco, já vi isso a acontecer com muitos casos mesmo, o que achei digamos, "interessante", foi o 1.6 hdi aqui não dar mais e ficar atrás do 1.5 dci em acelerações.. Bem sei que o hdi é forte... Mas se virem bem, o dci até consegue ser mais forte que o corsa cdti 125cv numa das recuperações em 4ª.
                                                        Quanto ao motor em questão no tópico, quem me dera os 270 Nm . O meu motor abaixo das 2000 é quase pra esquecer.
                                                        Dar mais uns cavalitos em banco não diz nada.

                                                        Eu medi a minha carrinha no mesmo dia mas em horas diferentes no mesmo banco, com dois ficheiros diferentes, e apesar das curvas não terem mudado (nem a diferença entre stock/reprogramado), houve uma diferença dos valores máximos curiosa entre as medições, e que tem que ver com imensos factores, desde a temperatura do ar no banco, temperatura do motor (falando das temperaturas de admissão e gasóleo, etc).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Dar mais uns cavalitos em banco não diz nada.

                                                          Eu medi a minha carrinha no mesmo dia mas em horas diferentes no mesmo banco, com dois ficheiros diferentes, e apesar das curvas não terem mudado (nem a diferença entre stock/reprogramado), houve uma diferença dos valores máximos curiosa entre as medições, e que tem que ver com imensos factores, desde a temperatura do ar no banco, temperatura do motor (falando das temperaturas de admissão e gasóleo, etc).
                                                          Exactamente, em estrada é que se vêm se os cavalos estão lá ou não.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acredito que este 1.6HDI seja o segundo melhor da classe, só superado pelo 1.6JTDm de 120cv. Falo a nível de performances, tecnologia e usabilidade(força disponível).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X