bmw serie 1 116d - Página 6

Página 6 de 8 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 151 para 180 de 217

Título: bmw serie 1 116d

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
    As diferenças entre um 16d, 18d e 20d não são meia dúzia de parâmetros alterados na centralina..
    eu falei em 20d ?? acho que não, falei apenas em 16d e 18d em que as diferenças são praticamente ZERO. Basta olhar para o preço do 16d para ver isso, se a BMW realmente usa-se componentes mais fracos no 16d o preço deste seria certamente mais baixo, caso contrario ía perder dinheiro por cada 16d que vendesse. O 20d já tem outra mecanica, ou seja, diferenças a nivel de turbo, intercooler, injectores, caixa e etc.

Pode-se reprogramar um 16d para os mesmos níveis de 18d mas a fiabilidade nunca será a mesma (não que diga que seja má.. apenas não tão boa).

Cumprimentos

pios não, em vez de aguentar 450.000km só aguenta 430.000km

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Não digas que 115 são suficientes. Não tarda está aí a brigada a dizer que homem que é homem só de 200cv para cima...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post

Acreditas mesmo nisso que estás a dizer?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Acreditas mesmo nisso que estás a dizer?
    se eu acredito ?? eu confirmo, a fiabilidade dum carro depende 93% do condutor e 7% depende da sorte

PS: se eu quizer pego num carro de orgiem e daqui a 5 minutos está com o motor partido, e posso pegar num alterado e fazer 400.000km.... depende do condutor

isto tudo se a alteração for feita com pes e cabeça por alguem que saiba o que está a fazer.
    Última edição por Crysis : 02-06-10 às 16:16:02

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

se eu acredito ?? eu confirmo, a fiabilidade dum carro depende 93% do condutor e 7% depende da sorte
    Nisso concordo ctg. Agora carros com repro a coisa muda de figura só no seguinte:
    Imagina que passas de 110 para 150cv. Se usares o carro como se tivesse 110cv não há problemas, mas aí também não precisavas de repro. Se usares os 150cv estás a submeter componentes a stress mecânico para o qual não foram concebidos daí que a durabilidade é menor e não há volta a dar.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Nisso concordo ctg. Agora carros com repro a coisa muda de figura só no seguinte:
    Imagina que passas de 110 para 150cv. Se usares o carro como se tivesse 110cv não há problemas, mas aí também não precisavas de repro. Se usares os 150cv estás a submeter componentes a stress mecânico para o qual não foram concebidos daí que a durabilidade é menor e não há volta a dar.
    aí é que está a razão desta discussão toda, a marca quando lança um produto/motor para o mercado não pode ter em conta apenas os clientes que estimam muito bem o seu carro, a marca tem que ter especialmente cuidado com a falta de cuidado dos utilizadores, então a solução é vai ser aumentar a margem de tolerância de fiabilidade dos componentes diminuindo assim a carga aplicada sobre os mesmos.
    Os motores quando estão em fase de testes estão com potencias bem acima daquelas que vai ser lançado para o mercado para dar a tal margem de "segurança" e também para controlar os níveis de CO2 e consumos.
    Agora imagina um utilizador relativamente "calmo" que faz as revisões a tempo e a horas tem os cuidados que se deve ter num carro turbo como por exemplo e principalmente com as aceleradelas a frio, tendo assim uma repro o desgaste extra do material vai ser praticamente insignificante, afinal de contas a fiabilidade da mecânica foi testada com valores idênticos à de uma repro
    Última edição por Crysis : 03-06-10 às 19:20:11

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Uma repro trás sempre mais desgaste ao motor do que com a potência original. Obviamente que os motores estão testados para condições extremas. Não estou com isto a dizer que o motor com repro parta. agora se se utilizar a repro a duração do motor é menor. O desgaste é maior. Por muito cuidado que o condutor tenha. Os componentes são sujeitos a stress mecânico supetior ao que sofreriam com os valores de origem.

Piloto de Testes andantedodia's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

eu falei em 20d ?? acho que não, falei apenas em 16d e 18d em que as diferenças são praticamente ZERO. Basta olhar para o preço do 16d para ver isso, se a BMW realmente usa-se componentes mais fracos no 16d o preço deste seria certamente mais baixo, caso contrario ía perder dinheiro por cada 16d que vendesse. O 20d já tem outra mecanica, ou seja, diferenças a nivel de turbo, intercooler, injectores, caixa e etc.

Portanto se a BMW tiver componentes mais baratos e mantiver o preço está a perder dinheiro?

450.000 km?! Mas achas mesmo que onde se nota mais o efeito de uma reprogramação é o motor?

Ah e já agora segundo a imprensa o 118d partilha mais componentes com o 120d do que com o 116d...

Cumprimentos

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Uma repro trás sempre mais desgaste ao motor do que com a potência original. Obviamente que os motores estão testados para condições extremas. Não estou com isto a dizer que o motor com repro parta. agora se se utilizar a repro a duração do motor é menor. O desgaste é maior. Por muito cuidado que o condutor tenha. Os componentes são sujeitos a stress mecânico supetior ao que sofreriam com os valores de origem.

nunca foi dito o contrario, a questão está até que ponto esse desgaste extra é significante quando a "esperança media de vida" dum TD actualmente é de 400.000km
    Última edição por Crysis : 02-06-10 às 17:14:52

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Portanto se a BMW tiver componentes mais baratos e mantiver o preço está a perder dinheiro?
    não, visto que o 116d usa a mesma mecanica do 118d, se este(16d) fosse muito mais barato iria perder dinheiro, ou quase

450.000 km?! Mas achas mesmo que onde se nota mais o efeito de uma reprogramação é o motor?
    não, é nos estofos

Ah e já agora segundo a imprensa o 118d partilha mais componentes com o 120d do que com o 116d...
    então mostra lá, posso perfeitamente estar enganado

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

não, visto que o 116d usa a mesma mecanica do 118d, se este(16d) fosse muito mais barato iria perder dinheiro, ou quase

não, é nos estofos

então mostra lá, posso perfeitamente estar enganado
    Se leres bem o que eu escrevi, existe diferença mecânica entre o 16d e o 18d que justifica a diferença de preço...

Em relação às repros depende de carro para carro mais os mais comuns é caixa, turbo e injectores.

Quanto às diferenças entre os modelos todos vai ao google tens mtos foruns e sites para ler sobre isso.

Cumprimentos

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

nunca foi dito o contrario, a questão está até que ponto esse desgaste extra é significante quando a "esperança media de vida" dum TD actualmente é de 400.000km
    Se a repro fosse assim tão boa solução, as marcas nos seus upgrades usavam-na. Mas não é isso que se passa. Para alem de alterarem os parâmetros de software acompanham essas alterações com mudanças mo hardware, injectores,turbos,intercoolers, refrigeração,bombas injectoras etc, etc.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

A razão para o 16d não ser mais "mais barato" que o 18d é porque pagam praticamente o mesmo imposto, dado que o 16d apenas emite menos 1g que o 18d.

Já a diferença de CO2 entre um 18d e 20d é de 6g.

Aliás, se actualmente a diferença de preço entre um 18d e 20d é de aproximadamente €3300, basta dizer que quando comprei o meu S1 (2007) a diferença pouco passava dos €2000.

Obviamente que o 20d não ficou mais caro ou o 18d mais barato de produzir, respectivamente.

Os impostos é que ditam a diferença

Em termos mecânicos o 16d tem rigorosamente o mesmo bloco do 18d. Difere a electrónica. Acho que nem a relação da caixa é diferente...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post

Em termos mecânicos o 16d tem rigorosamente o mesmo bloco do 18d. Difere a electrónica. Acho que nem a relação da caixa é diferente...
    Ter o mesmo bloco não quer dizer que em termos mecânicos seja igual. Aliás a diferença está nos periféricos. Convençam-se que há mais diferenças que a electrónica.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Em relação às repros depende de carro para carro mais os mais comuns é caixa, turbo e injectores.
    turbo concordo agora caixa e injectores é o que mais sofre ? essa para mim é nova, o que mais sofre desgaste é embraiagem e turbo

Quanto às diferenças entre os modelos todos vai ao google tens mtos foruns e sites para ler sobre isso.
    já fui ao google ver muitos sites e a conclusão que tirei foi que 16d=18d. Agora se provares o contrario sou o primeiro a reconhecer que estava errado

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

turbo concordo agora caixa e injectores é o que mais sofre ? essa para mim é nova, o que mais sofre desgaste é embraiagem e turbo
    Então não era o motor? Como te disse depende de caso para caso...

já fui ao google ver muitos sites e a conclusão que tirei foi que 16d=18d. Agora se provares o contrario sou o primeiro a reconhecer que estava errado
    Eu não tenho que provar nada, já pesquisei isso há imenso tempo, portanto na tua opinião os 2000€ de diferença no preço base antes de impostos é uma repro... enfim cada um com a sua, podes sempre perguntar no stand ficavas melhor informado

Cumprimentos

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Eu não tenho que provar nada,
    nem eu

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Procura bem então... Já foi dito e redito que os 16, 18, 20 e 23 partilham o mesmo "bloco", depois vão diferendo as várias specs... Mas meu caro, o 16d "é tão igual" a um 18d, como um 18d "é tão igual" a um 120d... Poderá haver uma maior diferenciação entre o 20 e o 23 pq este ultimo é bi-turbo...embora as medições nao sejam muito diferentes. De resto... Na minha modesta opinião é assim, o 16d nao se insere no nível dos 3 modelos acima: 18, 20, 23. A partir do 18 (143cv) já se tem um carro que "anda", e n um carro que vale mais como utilitário de elite. (116d)

Os fóruns até têm o seu interesse, o problema é que há por aqui (e noutros lados afins) uns quantos "sabichões" que gostam de dizer q o carro do outro é fraco, é submotorizado ou algo do género, e desdenham, desdenham, criticam, gozam até e acham-se os maiores entendidos nisto... mas o q é certo é q depois vai se a ver e em casa têm uma bicicleta ou triciclo... A mania de dizer mal do outro, pobre mentalidade... Quem desdenha quer comprar. Mts que aqui criticaram a escolha do user do 116d com Kit M (discutível, é certo...), nem deviam abrir a boca, pq davam o "c******" para ter um carro igual... pois comparado c o que têm em casa... Mts dos q criticam nao fazem criticas construtivas, mas sim "destrutivas".
    Última edição por topdriver1 : 02-06-10 às 18:43:56

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por topdriver1 Ver Post
    Procura bem então... Já foi dito e redito que os 16, 18, 20 e 23 partilham o mesmo "bloco", depois vão diferendo as várias specs... Mas meu caro, o 16d "é tão igual" a um 18d, como um 18d "é tão igual" a um 120d... Poderá haver uma maior diferenciação entre o 20 e o 23 pq este ultimo é bi-turbo...embora as medições nao sejam muito diferentes. De resto... Na minha modesta opinião é assim, o 16d nao se insere no nível dos 3 modelos acima: 18, 20, 23. A partir do 18 (143cv) já se tem um carro que "anda", e n um carro que vale mais como utilitário de elite. (116d)

Os fóruns até têm o seu interesse, o problema é que há por aqui (e noutros lados afins) uns quantos "sabichões" que gostam de dizer q o carro do outro é fraco, é submotorizado ou algo do género, e desdenham, desdenham, criticam, gozam até e acham-se os maiores entendidos nisto... mas o q é certo é q depois vai se a ver e em casa têm uma bicicleta ou triciclo... A mania de dizer mal do outro, pobre mentalidade... Quem desdenha quer comprar. Mts que aqui criticaram a escolha do user do 116d com Kit M (discutível, é certo...), nem deviam abrir a boca, pq davam o "c******" para ter um carro igual... pois comparado c o que têm em casa... Mts dos q criticam nao fazem criticas construtivas, mas sim "destrutivas".
    Eu por acaso apoiei a compra do 116d kit M Não me importava nada de ter um para o dia a dia, gasta bem menos que o meu :P

Cumprimentos

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

LOL...400 000?

Acho que estas a abusar um bocado xD

Turbo intercooler, injectores, segmentos, etc etc para 400 000 não é para qualquer um...praticamente só para os motores submotorizados, muito bons, ou bem conduzidos é que terão essa vida. 400 mil é muita fruta....se for sempre em AE a média velocidade ok, mas num comercial ou taxi, não sei até que ponto fazem 400 mil com boas relações cavalos/cc que é o que o mercado exige e tem trazido para nos hoje em dia.

Banido bezugo1's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Boa noite

Eu sou dos que "aconselhou" a repro.... mas onde é que viram que era para fazer aos 0kms?? Ou mesmo antes de acabar a garantia??

Quem é que aqui viu alguém dizer que só com muitos cavalos é que se é homem??

A potência extra não serve para nada???!! Mas vocês gostam de CARROS ou de electrodomésticos??

Tudo bem que se não se pode ter (ou se prefere não gastar) um CARRO... então fica-se pelo que se pode/opta... Mas agora a sério... não preferiam um CARRO com power a sério tipo M5/RS5/AMG??? Parece que não

OK... dizem que a ter power já tem que vir com ele de origem.... E se só pudessem ter um carro normal que adicionando um extra ficava poderoso sem afectar a durabilidade/fiabilidade?? Não queriam?? Parece que não

É obvio que a durabilidade/fiabilidade é (teoricamente) afectada... mas mesmo assim apenas marginalmente. Qual é o problema?

Acham que um M5 dura (teoricamente) o mesmo que um 545i??? Claro que não.

Acham que um Ferrari Scuderia dura o mesmo que um MB 190d?? Claro que não.

Deixavam de os comprar por causa disso?? Infelizmente acho que sim..

Se o user prefere um carro com menos potência e mais equipamento, então faz uma óptima compra

Compreendo perfeitamente essa de estar habituado a pouco e parece que agora tenho um avião, mas essa sensação vai passar.... Infelizmente diga-se de passagem.

Se daqui a uns anos já estiver "farto" de não sentir nada de especial quando carrega a fundo, então tem uma opção muito válida, barata e acessível à sua disposição.

O desgaste extra é irrisório, especialmente considerando os ganhos...

Como já aqui disseram (e muito bem) o desgaste é quase 100% dependente do condutor...

Quanto a garantias: Sabem que se meterem uma box ACShnitzer num BMW não perdem a garantia? Sabem que a Toyota andou muitos anos a vender repros para os seus carros sem perda de garantia? Decerto houve outras marcas...

Se eles dizem que não desgasta mais?? Claro que não dizem... a potência (seja ela de origem ou não) provoca desgaste... Isto parece-me óbvio

Mas isto ainda é mais certo... Um carro stock sempre a fundo ou sem cuidados nenhuns dá o berro muito mais cedo que um reprogramado que tenha um dono cuidadoso e sapiente

Força.... ataquem

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post
    Força.... ataquem

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    LOL...400 000?

Acho que estas a abusar um bocado xD

Turbo intercooler, injectores, segmentos, etc etc para 400 000 não é para qualquer um...praticamente só para os motores submotorizados, muito bons, ou bem conduzidos é que terão essa vida. 400 mil é muita fruta....se for sempre em AE a média velocidade ok, mas num comercial ou taxi, não sei até que ponto fazem 400 mil com boas relações cavalos/cc que é o que o mercado exige e tem trazido para nos hoje em dia.
    Para os condutores de AE fazer kms e kms não é tarefa difícil. Mas para quem não tem dinheiro para portagens não pode circular nesses caminhos. Alguns componentes são muito pouco solicitados em AE e o motor limita-se a ir a rolar estável sem oscilações.
    O problema está no dia-a-dia em EN e percursos citadinos, com muito ralenti, muitos arranques em subidas a seco e alguns deles ainda a frio, ultrapassagens e um sem fim-de-coisas. Carros destas últimas gerações que tenham feito 100 000km apenas nestas últimas utilizações conheço poucos.
    É como os TIR, a partir do momento em que os tiram da AE e os metem em cidade e nacionais, o motor fica com o tempo contado para bem menos (dito por um tio motorista com vasta experiência).

Com quase 400 000km conheço uma C220 cdi de 1999. Mas que já deixou muito dinheirinho em reparações, isso já. Mais do que o meu carro custou

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Procura bem então... Já foi dito e redito que os 16, 18, 20 e 23 partilham o mesmo "bloco", depois vão diferendo as várias specs... Mas meu caro, o 16d "é tão igual" a um 18d, como um 18d "é tão igual" a um 120d... Poderá haver uma maior diferenciação entre o 20 e o 23 pq este ultimo é bi-turbo...embora as medições nao sejam muito diferentes.

já foi dito e redito por quem ?? por outros membros do forum ?...

é a minha palavra contra a deles, e agora quem tem razão ?? não sei, já aqui disseram que basta ir ao google e á uma data de sites a falar do assunto... mas n encontrei nada.

deve de haver tanto link que nem se dão ao trabalho de postar aqui a provar que o hardware entre 16d e 18d são diferentes....

Os fóruns até têm o seu interesse, o problema é que há por aqui (e noutros lados afins) uns quantos "sabichões"

também me parece
    Última edição por Crysis : 03-06-10 às 12:07:43

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bezugo1 Ver Post

A potência extra não serve para nada???!! Mas vocês gostam de CARROS ou de electrodomésticos??

(O facto de gostar de carros implica gostar de potência? Os carros são só potência?)

Tudo bem que se não se pode ter (ou se prefere não gastar) um CARRO... então fica-se pelo que se pode/opta... Mas agora a sério... não preferiam um CARRO com power a sério tipo M5/RS5/AMG??? Parece que não

(Claro que preferia um M3. Mas lá está com potência de origem. Com tudo dimensiondo para essa potência)

OK... dizem que a ter power já tem que vir com ele de origem.... E se só pudessem ter um carro normal que adicionando um extra ficava poderoso sem afectar a durabilidade/fiabilidade?? Não queriam?? Parece que não

(Ao adicionar o tal "extra" a durabilidade/fiabilidade fica comprometida.)

É obvio que a durabilidade/fiabilidade é (teoricamente) afectada... mas mesmo assim apenas marginalmente. Qual é o problema?

(Isso do marginal é muito relativo)

Acham que um M5 dura (teoricamente) o mesmo que um 545i??? Claro que não.

Acham que um Ferrari Scuderia dura o mesmo que um MB 190d?? Claro que não.

Deixavam de os comprar por causa disso?? Infelizmente acho que sim..

(Compraras carros que não são comparáveis.)

Se o user prefere um carro com menos potência e mais equipamento, então faz uma óptima compra

Compreendo perfeitamente essa de estar habituado a pouco e parece que agora tenho um avião, mas essa sensação vai passar.... Infelizmente diga-se de passagem.

(Olha que em mim não passou. Estou completamente satisfeito agora com a potência que o carro tem como no 1º dia)

Se daqui a uns anos já estiver "farto" de não sentir nada de especial quando carrega a fundo, então tem uma opção muito válida, barata e acessível à sua disposição.

O desgaste extra é irrisório, especialmente considerando os ganhos...

(Para mim o desgaste não é irrisório)

Como já aqui disseram (e muito bem) o desgaste é quase 100% dependente do condutor...

Quanto a garantias: Sabem que se meterem uma box ACShnitzer num BMW não perdem a garantia? Sabem que a Toyota andou muitos anos a vender repros para os seus carros sem perda de garantia? Decerto houve outras marcas...

Se eles dizem que não desgasta mais?? Claro que não dizem... a potência (seja ela de origem ou não) provoca desgaste... Isto parece-me óbvio.
    (não faças confusão. O motor está dimensionado para a potência de origem. A potência extra, repro, é sempre um desgaste extra.)

Mas isto ainda é mais certo... Um carro stock sempre a fundo ou sem cuidados nenhuns dá o berro muito mais cedo que um reprogramado que tenha um dono cuidadoso e sapiente
    (Verdade de La palise)

Força.... ataquem
    Tomei a liberdade de comentar.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Estou a ver que mais vale eu ir directo ao assunto e evitar que o pessoal que pensa que percebe alguma coisa do assunto se enterre mais.

foi indicado um gráfico de potencia de um 16d reprogramado, este chegou aos 180cv como podem ver:

agora pesquisando na mesmo no fórum da Vilauto Competições temos precisamente um tópico a perguntar qual será a potencia esperada num 18d reprogramado, e a resposta será na mesma os 180cv atingidos no 16d.... o que isto quer dizer ?? será que tem a mecânica diferente ou será que é apenas electrónica ?? !!! acho que não é preciso dizer mais nada.

E ainda para quem diz que o 18d partilha quase tudo com o 20d e não o 16d, também pode verificar que se calhar estava a mandar postas de pescada, ou melhor "escrevido", a espalhar desinformação !!!

repro bmw 118d 143cv

Nota:
    não estou a criticar quem é contra a reprogramação.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

quem quer repros que as faça. Agora não digam que não compromete a fiabilidade pk compromete. Obviamente que as empresas que fazem repros tem o interesse em dizer que não há problemas para a mecânica. Mas que os há há. Agora se me disserem que há quem prefira fazer repro mesmo sabendo que a durabilidade não é a mesma por mim é na boa. agora não venham dizer que é um mar de rosas. Mais uma vez digo que se a repro fosse milagrosa as marcas nos upgrades de potência faziam simplesmente repros. E não é isso que acontece. Acompanham sempre com alterações mecânicas. Sempre.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

quem quer repros que as faça. Agora não digam que não compromete a fiabilidade pk compromete. Obviamente que as empresas que fazem repros tem o interesse em dizer que não há problemas para a mecânica. Mas que os há há. Agora se me disserem que há quem prefira fazer repro mesmo sabendo que a durabilidade não é a mesma por mim é na boa. agora não venham dizer que é um mar de rosas. Mais uma vez digo que se a repro fosse milagrosa as marcas nos upgrades de potência faziam simplesmente repros. E não é isso que acontece. Acompanham sempre com alterações mecânicas. Sempre.

pelos vistos não.

Potenciación del BMW 116d hasta los 143 CV, por Hartge : Coches y Motor

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Realmente. A Hartge até é fabricante de automóveis. É um preparador como qualquer outro. Mas já vi que nem vale a pena continuar....

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Realmente. A Hartge até é fabricante de automóveis. É um preparador como qualquer outro. Mas já vi que nem vale a pena continuar....

nem devia ter começado

Página 6 de 8 PrimeiraPrimeira ... 567 ... ÚltimaÚltima