Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibizafr Tdi vs Fiat Gpunto M-jet 130cv - AJUDA POR FAVOR

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Ibizafr Tdi vs Fiat Gpunto M-jet 130cv - AJUDA POR FAVOR

    Boas, sou novo por estas bandas... espero que me possam ajudar a resolver este dilema.

    Não, este não é mais um daqueles tópicos comuns em que se comparam ibizas a outros carros só porque sim , para os quais já ninguém tem paciencia.

    O que se passa é que tenciono adquirir um comercial recentemente, um que ande bem e que ao mesmo relativamente económico. Na minha opinião é incortonável a opção ibiza. Adoro o carro e anda muito bem, no entanto, são um pouco caros para os anos que têm... Então como alternativa, o grand punto: bonito, barato, com os mesmos 130cv's, mais novo, mais equipamento.No entanto, desvaloriza muito mais e nunca ouvi falar muito bem da qualidade de construção da fiat e não conheço bem o carro.

    Como podem ver, estou mesmo num grande impasse...
    Conto com a vossa ajuda!

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por Gustavizle Ver Post
    Boas, sou novo por estas bandas... espero que me possam ajudar a resolver este dilema.

    Não, este não é mais um daqueles tópicos comuns em que se comparam ibizas a outros carros só porque sim , para os quais já ninguém tem paciencia.

    O que se passa é que tenciono adquirir um comercial recentemente, um que ande bem e que ao mesmo relativamente económico. Na minha opinião é incortonável a opção ibiza. Adoro o carro e anda muito bem, no entanto, são um pouco caros para os anos que têm... Então como alternativa, o grand punto: bonito, barato, com os mesmos 130cv's, mais novo, mais equipamento.No entanto, desvaloriza muito mais e nunca ouvi falar muito bem da qualidade de construção da fiat e não conheço bem o carro.

    Como podem ver, estou mesmo num grande impasse...
    Conto com a vossa ajuda!

    Cumps
    Sê bem-vindo

    Antes de começar, qual é o ano e preço de ambos os carros?

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Boas http://forum.autohoje.com/diario-de-...nto-sport.html este é o meu DB, nao é um 130cv mas pode dar uma ajuda noutras coisas.

      Ambos andam bastante bem, mas penso que o FR ande ligeiramente mais, talvez seja tambem mais divertido de conduzir as sensacões que transmite, no euro ncap o GP teve 5 estrelas o Ibiza que é mais antigo teve 4.
      eu preferia o GP mas sou suspeito, em relação à qualidade de construcao nao te preocupes muito, conheco os 2 carros bem, e nenhum é melhor que o outro plo menos significativamente, a ter de escolher o melhor nesta matéria talvez o Ibiza mas por pouco, no entanto acho o interior do GP (do sport principalmente) mais agradavel, mas sao gostos claro.

      Ambos são fiaveis. O gp com essa potencia é um pouco raro, mas deve estar mais barato que o fr.

      Boa sorte com a escolha!
      Editado pela última vez por JoelM; 20 May 2010, 15:36.

      Comentário


        #4
        Se a estética pesar na tua decisão: G.Punto
        Se o motor for a principal característica: Ibiza
        Quanto à qualidade, deve andar ela por ela. O G.Punto tem a vantagem de ser mais recente, e logo mais seguro (pelo menos no EuroNcap).

        Pessoalmente escolhia o G.Punto. Tem 130 cv e deve andar bastante bem à mesma; é mais bonito(subjectivo); e a construção já tem outro nível; é é um modelo mais recente; é mais seguro.
        Os Ibiza's, então os Fr's, estão na maioria, já alterados, além da conotação que têm...
        Boa sorte com a escolha

        Comentário


          #5
          Os fr's andam por volta de 2004 a 2006 e os Gp's 2006 a 2007. No entanto os ibizas de 2006 já rondam os 14.500€ e , para mim, é aí que resíde a vantagem do gp, porque são mais recentes e mais baratos (11000-12000€) e com muitos menos km's que os ibizas.
          Só receio que o gp seja uma desilusão em termos de andamento...

          Obrigado a todos pelas respostas...

          Vumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Boas http://forum.autohoje.com/diario-de-...nto-sport.html este é o meu DB, nao é um 130cv mas pode dar uma ajuda noutras coisas.

            Ambos andam bastante bem, mas penso que o FR ande ligeiramente mais, talvez seja tambem mais divertido de conduzir as sensacões que transmite, no euro ncap o GP teve 5 estrelas o Ibiza que é mais antigo teve 4.
            eu preferia o GP mas sou suspeito, em relação à qualidade de construcao nao te preocupes muito, conheco os 2 carros bem, e nenhum é melhor que o outro plo menos significativamente, a ter de escolher o melhor nesta matéria talvez o Ibiza mas por pouco, no entanto acho o interior do GP (do sport principalmente) mais agradavel, mas sao gostos claro.

            Ambos são fiaveis. O gp com essa potencia é um pouco raro, mas deve estar mais barato que o fr.

            Boa sorte com a escolha!
            Não se fica pelo ligeiramente...

            Comentário


              #7
              Eu escolhia o grand punto em todas as frentes qualidade, estetica, segurança , motor deve ser ele por ela mas os 130 cv do punto ja deve dar grande gozo

              Comentário


                #8
                Não sei quantos kms e os preços em questão, isso seria importante para se poder avaliar melhor, mas assim à partida iria para o IBIZA, o motor julgo que dará mais gozo, a nível de construção interior julgo que ainda assim será melhor que o FIAT, na minha opinião é mais bonito e julgo que o comportamento também será melhor. Sou suspeito por dois motivos, já tive um ibiza TDI sport que também tinha 130cv e que basicamente era o mesmo que um fr com umas ligeiras diferenças e por outro lado nunca gostei (e continuo a não gostar) da FIAT...

                Comentário


                  #9
                  Leva o GP que ficas melhor servido e não são os cagajesimos a mais do FR por debitar mais cavalagem que vai fazer diferença alem de ser mais ruidoso e vibrar mais.

                  Não sei o que querem falar com qualidade de construção (esse termo diz pouco sem especificar) mas duvido que o Ibiza seja melhor em pormenores de encaixe (por imagens de detalhe e do que já pude ver ao desmontar) ou em materiais e a sua durabilidade, pelo contrario que geralmente tem pegas das portas pintadas (rubbertouch) e não será preciso dizer o seu estado ao fim de algum tempo.

                  Os materiais gerais são equiparáveis nos principais painéis simplesmente nesta gama de carros são sempre termo-plasticos (uns usam poliuretano injectado em todo o tablie e alguns também nos topos das portas como os Clios e 207) por muito que apregoem o contrario o facto é que em termos científicos não passa de mito muitas vezes (as aparências não são durabilidade e as provas só com as nomenclaturas do tipo de material que se encontram nas costas das peças), tens vantagens no GP na zona mais próxima do tablie é todo esponjoso e não existem rubbertouch em lado nenhum que irão borrar o aspecto de qualquer interior a médio/longo prazo.

                  Depois o Ibiza é um projecto mais antigo 4 anos o que afecta directamente a componente tecnológica do carro seja em equipamentos seja em tecnologia.

                  Então o Ibiza custar mais que o GP sendo mais velho e gasto e ainda sabendo os custos de manutenção de peças Vag...só por desconhecimento e por ser TDI alem de muito amor e não são só os motores que precisam de peças ao contrario do que muita gente pensa.

                  Comportamento e conforto não me pronuncio porque no caso do Ibiza não sei por ter conduzido e no caso do GP sei que a afinação de chassis e a pressão dos pneus é diferente em relação à minha versão, segundo o site KM77 é mais rijo em relação ao 1.3 e têm melhor tacto.

                  Se queres mais dinamismo tens outras opções até mais aptas não existem é a diesel com estas potencias mas tens preços idênticos e a opção GPL.

                  "El Diesel de 90 CV es mucho más blando de suspensión que el de 131 CV, quizá en exceso, porque la carrocería tiene movimientos muy amplios de cabeceo y balanceo; da la impresión de que la carrocería va algo «suelta». No obstante, lo blanda que es su suspensión no influye claramente en la trayectoria, porque el Grande Punto tiene un agarre lateral alto, responde relativamente bien a las órdenes del volante, no reacciona con brusquedad y es seguro, sobre todo si tiene control de estabilidad.

                  Si se valora mucho la estabilidad o el confort y la estabilidad que da una buena suspensión hay mejores alternativas, como un Renault Clio. Un Ford Fiesta o un Peugeot 207 son más estables, pero no más cómodos. Un Skoda Fabia, no me parece preferible al Grande Punto."



                  km77.com. Fiat Grande Punto. Información. Imágenes.


                  km77.com. Información. SEAT Ibiza. (08-02-2006)



                  Se te desenrascares em espanhol vai aqui que são boas analises.

                  Comentário


                    #10
                    A suspensão do 1.9 é mais rija penso que tambem deverá ser para suportar melhor o peso do motor. QUanto ao andar mais não acho que seja assim muitooo mais, mas plo menos em papel no km77 é realmente mais rapido em tudo, mas não com distancias enormes.

                    Comentário


                      #11
                      ja disse aqui muita vez...o motor 130 do GP anda muito bem...ainda a pouco tempo falei com um rapaz que tem um...em velocidade de ponteiro anda pelos 225 em recta...

                      e o chassi do GP é muito melhor que o do ibiza a nivel de curvas

                      Comentário


                        #12
                        Peço desculpa, mas qual é a motorização do Grande Punto a que se referem?

                        Actualmente, o Multijet mais potente à venda em Portugal na gama GP ou EVO não é o de 95 CV?

                        Comentário


                          #13
                          O gp teve uma versao 1.9 130cv, e noutros paises ate 1.9 120cv. mas depois por falta de vendas acabou em portugal, é pena não terem posto o 1.6 105 plo menos, até porque o gp 1.9 130 custava 28.000€ e dar esse dinheiro por um Grande punto era complicado, com o 1.6 se ficasse plos 22 ou 23mil € não era mau.

                          Já agora o Evo só tem até o 1.3 m-jet. e não me parece que venha a ter mais, é pena...isto em portugal claro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            O gp teve uma versao 1.9 130cv, e noutros paises ate 1.9 120cv. mas depois por falta de vendas acabou em portugal, é pena não terem posto o 1.6 105 plo menos, até porque o gp 1.9 130 custava 28.000€ e dar esse dinheiro por um Grande punto era complicado, com o 1.6 se ficasse plos 22 ou 23mil € não era mau.

                            Já agora o Evo só tem até o 1.3 m-jet. e não me parece que venha a ter mais, é pena...isto em portugal claro.
                            AH?!!?
                            Deve existir 1 num milhão, ou aproximado disso... 28.000 por um GP, era um valor absolutamente irracional e ridiculo.

                            Sinceramente, nao sei porque a FIAT nao coloca o 1.6 no GP, tal como tem a Alfa no Mito... mas isso levava-nos para outros tópicos.

                            Obgd pela informação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
                              AH?!!?
                              Deve existir 1 num milhão, ou aproximado disso... 28.000 por um GP, era um valor absolutamente irracional e ridiculo.

                              Sinceramente, nao sei porque a FIAT nao coloca o 1.6 no GP, tal como tem a Alfa no Mito... mas isso levava-nos para outros tópicos.

                              Obgd pela informação.
                              Existe o 1.6 Multijet 120cv no GPunto e EVO. Só não é comercializado cá.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
                                Reparei que alguns de vocês são, ou já foram, proprietarios de um destes modelos.
                                Em relação aos consumos, com que posso contar? Há quem diga que estes carros são um pouco gastadores por terem sido construidos mais virados para o plano desportivo.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Existe o 1.6 Multijet 120cv no GPunto e EVO. Só não é comercializado cá.
                                  exactamente..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gustavizle Ver Post
                                    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
                                    Reparei que alguns de vocês são, ou já foram, proprietarios de um destes modelos.
                                    Em relação aos consumos, com que posso contar? Há quem diga que estes carros são um pouco gastadores por terem sido construidos mais virados para o plano desportivo.

                                    Cumps
                                    Hum não me parece, o fr talvez gaste um pouquinho menos, e tudo depende da tua conducao, podem fazer medias de 8 ou 9 como podem fazer médias de 5 litros.Com uma conducao normal devem rondar os 6 e pouco.

                                    Até porque nenhum dos motores foi construido para um plano mais desportivo, acho que simplesmente eram motores que estavam disponiveis nos grupos(vag e fiat) e em carros pequenos com uns certos adereços mais "sport" e afinações de suspensao diferentes da restante gama, permitem andamentos bastante vivos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gustavizle Ver Post
                                      Só receio que o gp seja uma desilusão em termos de andamento...
                                      Quanto a isso garanto-te que não há razões para te preocupares

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tive dentro de vários Puntos da mesma altura e considero o IBiza melhor construído, mais robusto, continuo a dizer. Quanto aos motores, ao contrário do que diz o Cagi, têm exacatamente a mesma cavalagem - 130cv, no que diz respeito a binário é que o Ibiza tem mais!
                                        Quanto a consumos, eu no meu, gastava cerca de 7 em cidade, 7,5 na AE a andar constantemente entre os 160 e os 190 e cheguei a gastar 11 quando fazia umas viagens de Portalegre até marvão pela serra... Bem, estamos a falar na minha altura mais de acelera... porque este carro se te me teres numa estrada nacional a andar em torno dos 100, em que fazes tudo em 6ª mesmo ultrapassagens gasta-te 5 e pouco, sensivelmente o mesmo que gasta na AE em torno dos 120-140.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Punto da altura ou grande punto? isto porque o punto antigo era realmente mais fraquinho que o ibiza nessa questao
                                          tambem acho que o ibiza à primeira vista seja um pouco melhor construido, mas nada de mais e os sport têm um pouco mais de plastico "fofo"(se isto for importante) que as versoes "normais".
                                          De qualquer forma acho o interior do grande punto mais agradavel e certamente não era o interior do ibiza que me(mas isto sou eu) faria dicidir por ele, pois tem um ar mais antigo e a nivel de qualidade não é assim tao superior.
                                          O Polo da minha maria é melhor construido a consola central quando se carrega não faz aqueles estalinhos e o proprio tejadilho tem um material melhor que o GP ou ibiza, no entanto devido ao tipo de porta copos já tem ruidos na consola que o meu não faz.(São poucos e nada incomodativos mas só para dar como exemplo).
                                          Editado pela última vez por JoelM; 21 May 2010, 14:17.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vou aqui deixar os prós e contras e cada um deles:

                                            Prós do Ibiza:

                                            Motor com fama de durar mais, o que, como é óbvio, não quer dizer que o 1.9 Mjet seja mau pois não é. Já sei que a seguir vêm-me aqui bater a dizer que o 1.9Mjet é muito fiável etc etc e eu sei que é apenas duvide que agunete e dure tanto como o PD130.

                                            Consumos ligeiramentes inferiores apesar de achar que isto é pouco relevante pois falamos de diferenças de para aí 0,5l.

                                            Mais ponta, 208 vs 200km/h. Ok podem-me dizer que no dia-a-dia isto pouco interessa, e eu até concordo, mas é só mais um dado que pode interessar ao Gustavizle.

                                            Apesar de em performance pura, e esquendo a ponta, serem equivalentes o PD130 é mais disponível e agradável em baixas. Dado: 310 vs 280nm.

                                            Melhor equipado, sim porque os FR mesmo comerciais vêm com CB, CC, AC Auto de série e eu já vi anuncios de GPuntos 1.9 e tinham todos AC manual, ou seja, o auto é opcional.

                                            Contras do Ibiza:

                                            Preço, completamente sobrevalorizado.

                                            Conforto podia ser bem melhor.

                                            Projecto mais antigo com tudo o que isso implica.

                                            Curvar pior, apesar de achar que isto é um precisosismo pois só se nota em estradas com curvas mais fechadas e assim. Quer dizer não é bem apenas um
                                            preciosismo, depende é por onde o carro anda pois para cidade e AE vai dar ao mesmo.

                                            Imagem de carro de Zé Boné, street racer tuning etc etc. Eu estou-me bem a lixar para isto pois não sou ZB, nem ando no SR nem no Tuning e ainda assim tenho encomendado um FR TDi dos novos. Mas para uns percebo que posso ser um contra.


                                            Prós do Gpunto:

                                            Preço, muito mais acessível do que o FR.

                                            Projecto mais recente.

                                            Curva um pouco melhor. Mas lá está como já disse isso sente-se mais nuns tipos de percurso que noutros.

                                            Motor mais e silencioso e refinado devido a utilizar tecnolgia mais recente, Common Rail power.

                                            Contras do GPunto:

                                            Não tem AC auto que é a única coisa que lhe falta em relação ao FR no capitulo do equipamento.

                                            Maior desvalorização, ok também é mais barato na comprar é certo mas se depois é preciso vender num curto espaço de tempo estas coisas sentem-se na pele.

                                            No geral acho que o PD130 é melhor pois é mais disponível e poupado e, neste caso, faz com exista uma diferença de 8km/h na velocidade máxima.

                                            Conforto também podia ser melhor.

                                            ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                            Acho que no que toca a qualidade quer real quer percepcionada estão ambos empatados. Nenhum dos dois é brilhante e não estão ao nível dos melhores do segmento da altura.

                                            Mas também esses outros segmentos B não têm motores 1.9 de 130cv diesel.

                                            No capitulo da estética gosto bastante dos dois, quer interior quer exteriormente mas aqui a tua opinião é que interessa mais.


                                            Ficam aqui fichas técnicas de ambos:

                                            http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133188

                                            http://www.km77.com/eli/motor/Ficha.asp?id=13734


                                            Boa compra !
                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 21 May 2010, 14:26.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 1.6 JTD 130 pode ser mto bom, mais suave e silencioso, mas motor como o 1.9TDI é difícil encontrar. Na minha opinião foi o melhor motor da VW. Deixou saudades a quem o teve.
                                              Mas claro que um carro não é só motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E onde é que se encontram GP de 130 CV, 5 lugares??

                                                Estive a ver alguns sites da especialidade, e niente!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  5 lugares gp's só conheco um e foi por um erro, era suposto vir comercial!

                                                  Concordo com tudo do clioiiirs, apenas no equipamento o gp deve vir com a ligacao ao telemovel, entrada usb, acho que cc. acho eu plo menos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    os 1.9 para portugal vem todos 5 lugares e depois ca e que sao alterados para 2 lugares..

                                                    eu ja vi um de 5 lugares

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sim o caso que referi foi que era suposto terem vendido ao rapaz o 1.9 130cv 2 lugares e por um erro, "ficou" 5 lugares

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como das importância a performance, eu no teu ligar não arriscava
                                                        IBIZA FR e no meu ver esteticamente o mais engraçado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                          os 1.9 para portugal vem todos 5 lugares e depois ca e que sao alterados para 2 lugares..

                                                          eu ja vi um de 5 lugares
                                                          Tá bem, mas se praticamente nao há à venda FIAT GP 130 CV de 5 lugares... este tópico até deixa quase de fazer sentido, não é?

                                                          A não ser que o nosso amigo queira mesmo um comercial, aí o caso já muda de figura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Existem ai muitos equívocos, pois o GP pode ter AC automático e dual zone, o meu tem e ninguém sabe o equipamento do que está em causa.

                                                            O GP Sport traz Blue&Me que contempla uma serie de equipamentos como USB, Altavoz, leitor de sms, agenda telefónica, etc

                                                            São 4 anos de diferença, dogmas à parte o Ibiza mais concorrente é o ultimo não o que está em causa.

                                                            A boa montagem e construção do GP é verificada pela capacidade de resistir ao aparecimento de ruídos gerais, tenho experiência própria alem que já andei em mais onde pude comprovar. Caso não acreditem em mim existem ai um teste alemão onde desmontaram o carro todo e de facto eles verificaram que a construção era melhor do que parece porque ao fim de 100 mil kms o único ruído que eles mostram ser digno era na caixa do kit anti furo por ser apenas apertado ao centro com um parafuso.

                                                            No GP convido quem quiser a esmagar o punho das portas (são pontos que pelo menos num Polo range por todos os lados), a pressionar os painéis das mesmas e do tablie e depois terem coragem de dizer que não é robusto, alias é uma coisa que se sente logo naquele interior quando o começamos analisar, uma porta que é completamente aparafusada na parte inferior, tem mais 3 parafusos enormes em pontos chave e tem batentes de molas com esponja...só podem estar a brincar e a falar baseados em preconceitos.

                                                            O ponto mais falível, desleixado e que chama mais atenção é o porta luvas que não tem um ajuste perfeito mas gostava de ver quem não compra um carro por essa razão...

                                                            O Ibiza tem a consola toda em plástico assim como tablie, no GP Sport toda a zona mais próxima das mãos é esponjosa, nas portas é tudo plásticos em ambos com tecido na zona onde andam as mãos e é suficiente porque não andamos com as mãos por outras zonas.

                                                            O ser melhor ou pior não interessa para nada porque o que realmente interessa é a durabilidade efectiva e se é suficiente resistente ao tempo, um podia ser melhor que o outro e em ambos serem insuficientes.

                                                            Quanto à potencia dos motores, o TDI debita mais cavalagem que o Mjet, para quem diz que debitam a mesma e contra argumenta que o TDI produz mais binário só pode estar a gozar visto a potencia ser igual a binário x rotação...

                                                            O TDI 130cv sempre foi conhecido por debitar consideravelmente mais potencia que os 130cv, alias os valores de performance são equiparáveis a motores de 140 e até mais cavalos, basta ver que o 2.0 TDi 140cv não andava mais montado no mesmo veiculo.

                                                            A única forma do ibiza andar mais seria ser mais leve o que não é, e facilmente se conclui que terá de debitar durante a baixa de rotação mais potencia o que é verdade pois o binário declarado já por si é superior e existem inúmeros testes a esses blocos onde se comprova a superior potencia em relação aos 130cv principalmente velocidade de ponta que é facilmente constatada.

                                                            Queres uma opinião séria, compra aquele que te diz mais e esquece opiniões para chegares a uma conclusão porque a tua verdade é diferente da dos outros.

                                                            Dou-te a minha palavra porque tenho um GP Sport e sei como se tem portado, o mesmo vai acontecer com os Ibizas e acabas por ficar no mesmo porque ou te deixas levar pelos preconceitos do que cada um vale ou pegas tu nos pés e vais ver cada um e depois de estares dentro deles e andares é que te vais decidir.
                                                            Editado pela última vez por Cagi; 21 May 2010, 18:41.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X