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Prioridade à saída da verde

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    Prioridade à saída da verde

    Acho que não é repost. Fiz uma pesquisa e não encontrei nada.
    Na maioria dos casos logo a seguir ás portagens fica só uma via. A minha dúvida é a seguinte: Quem tem prioridade, quem passou pela via verde ou quem arrancou após pagar a portagem? Por norma são os que param que se apresentam pela direita, mas os que passam na via verde passam a uma velocidade superior. Alguém sabe como funciona?;)

    #2
    quem chega 1º?

    quando chegam ao mm tempo passa 1º quem tiver o carro mais bonito ;)

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      #3
      A dias que n passa nenhum, ficam os 2 entalados!

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        #4
        Depende das marcações no chão... Quem muda de faixa perde a prioridade... E normalmente a faixa que tem continuidade é a da via verde..

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          #5
          citação:Originalmente colocada por mundano

          Depende das marcações no chão... Quem muda de faixa perde a prioridade... E normalmente a faixa que tem continuidade é a da via verde..
          pois... isso se as marcas tivessem continuidade...

          o que tenho reparado... é que só existem marcas durante alguns metros após a via verde... e depois... é quem chega primeiro... [8)]

          ja me tem acontecido usar a via verde mais á direita... e ter que dar prioridade á esquerda... para não haver contactos... desnecessários... [8)]

          Comentário


            #6
            O bom-senso...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por mjm

              O bom-senso...
              [}]


              ..."bom senso"... [8)]

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                #8
                o carro mais velho...por razões obvias...

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                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Karbono

                  citação:Originalmente colocada por mjm

                  O bom-senso...
                  [}]


                  ..."bom senso"... [8)]
                  Onde está o erro?!!!

                  Se a tua ideia era seres ridículo...
                  Parabéns! Conseguiste...

                  [}][8)]

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                    #10
                    acho que ele tava era a querer dizer que não há disso cá na tugalândia... (infelizmente até tem razão)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por smdx

                      acho que ele tava era a querer dizer que não há disso cá na tugalândia... (infelizmente até tem razão)
                      É possível...
                      Mas a forma da citação dá a ideia de erro...:D

                      E concordo, "bom-senso" não é para todos...

                      Comentário


                        #12
                        Eu nunca tive esse tipo de problema na via-verde, porque a diferença de velocidades costuma ser grande entre quem vem já embalado da via-verde e quem tem de arrancar da portagem. Mas... como normalmente a faixa da via-verde é a que é desenhada até acabar a zona de portagens, é essa a faixa com prioridade. Quando não há faixa, visto que a via-verde costuma estar encostada o mais à esquerda possivel, é de admitir que se tenha prioridade também porque, visto seguirmos sempre encostados à esquerda não estamos a mudar de faixa, ao contrário de quem vem no meio, que atravessa várias faixas, mesmo que não estejam desenhadas.

                        Comentário


                          #13
                          mas se nao houver faixas no chão os outros estão pela direita... isso de ter prioridade por ir sempre enconstado à esquerda não serve... também podia vir alguém sempre encontado à direita

                          Comentário


                            #14
                            E pá, por favor, esqueçam a prioridade á direita quando falamos de mudança de fila de trânsito, como é o caso.

                            A prioridade á direita aplica-se estritamente em cruzamentos e entroncamentos.

                            No caso em questão aplica-se a regulamentação para trânsito em filas paralelas, ou seja, aquele que pretende mudar de fila de trânsito ou aquele que circula na fila de trânsito que termina PERDE SEMPRE A PRIORIDADE, devendo tomar todas as precauções ao efectuar a manobra.

                            A menos que, claro, exista sinalização no pavimento a indicar o contrário.

                            Quanto á Via Verde, não existe qualquer regulamentação especifica, ou seja, quem provem da VV não tem nenhum direito "a mais" para alem de não ter que parar na portagem.

                            EDIT: Relativamente aos locais onde 2 ou mais filas desenbocam num "garrafão" em que não se percebe qual das filas termina, deve imperar o bom senso e, em caso de embate, cada caso é analisado em particular para atribuição de responsabilidades.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Vanquish

                              E pá, por favor, esqueçam a prioridade á direita quando falamos de mudança de fila de trânsito, como é o caso.

                              A prioridade á direita aplica-se estritamente em cruzamentos e entroncamentos.

                              No caso em questão aplica-se a regulamentação para trânsito em filas paralelas, ou seja, aquele que pretende mudar de fila de trânsito ou aquele que circula na fila de trânsito que termina PERDE SEMPRE A PRIORIDADE, devendo tomar todas as precauções ao efectuar a manobra.

                              A menos que, claro, exista sinalização no pavimento a indicar o contrário.

                              Quanto á Via Verde, não existe qualquer regulamentação especifica, ou seja, quem provem da VV não tem nenhum direito "a mais" para alem de não ter que parar na portagem.

                              EDIT: Relativamente aos locais onde 2 ou mais filas desenbocam num "garrafão" em que não se percebe qual das filas termina, deve imperar o bom senso e, em caso de embate, cada caso é analisado em particular para atribuição de responsabilidades.
                              Então sendo assim não nenhuma regra especifica para esta situação, aplicando-se as normas para as mudanças de faixa. A minha dúvida era exactamente esta, pois que eu tivesse conhecimento, o código é omisso nestas situações.

                              Comentário


                                #16
                                O problema destas coisas é naquelas portagens onde inicialmente eram 3 saídas... aquilo era tudo muito bonito, havia 1 para a via verde e 2 para os que paravam. E cada uma delas depois tinha a sua faixa bem marcadinha no chão e não havia cá confusões.

                                O mal é que as portagens começaram a ser o "gargalo" do transito e toca a aumentar às "casotas". E alarga-se um bocadinho para cada lado e já cabem 6 passagens em lugar de 3. E depois as junções ... é o que deu para fazer.

                                - CREL, nas portagens de Queluz, em ambos os sentidos
                                - A8, nas portagens de Loures, em ambos os sentidos
                                - A5 ao sair para Porto Salvo

                                Estas assim de repente são as que me lembram de haver confusões no pós portagens. Todas elas alvo de alargamento depois da construção inicial.

                                Atenção que não estou a criticar o alargamento (pois depois das obras sempre "ficaram melhores"). Imagino que quem teve que resolver o problema pensou "Bem, ao menos meto mais 'casotas' que o transito sempre passa mais depressa. Eles que tenham mais cuidado depois das 'casotas'"

                                Comentário


                                  #17
                                  ... (nada como desenterrar um tópico com 16 anos)

                                  Mais um caso onde bastava haver sinalização e já não era assunto para ninguém.


                                  Utilizo com bastante frequência a saída da A4 em Ermesinde: link para o local https://goo.gl/maps/sjkPaFqhFhH76ALE8

                                  Esta saída tem uma particularidade: quem vem do sentido do Porto, a saída não tem portagem. As restantes portagens são à direita, de quem vem do sentido Vila Real.

                                  Neste caso, a saída da viaverde é a mais à direita.



                                  Existem quatro vias de saídas de portagens que se transformam em duas vias, uma para passagem aérea e outra para uma rotunda.

                                  A saída com mais transito é a que vem do Porto (a mais à esquerda) e a saída para a rotunda é onde acumula mais transito (a da direita).

                                  O X é a via de quem sai da viaverde:





                                  ... ora, imediatamente depois da saída das portagens deixa de existir sinalização horizontal.



                                  Os que saem da viaverde saem sempre apressados, passam toda a fila de transito pela direita e insistem na prioridade.




                                  Normalmente impera o bom senso, e passa-se à vez.

                                  Em caso de acidente, todos ralham e ninguém tem razão.


                                  Forma-se fila e quem sai da via B, muda de via à direita e forma fila aí, que é para deixar passar quem segue sempre pela direita.

                                  Quem sai da viaverde, da via A, vai sempre pela direita até ao fim e mete-se.
                                  Não dá pisca, porque pensam que não é necessário, porque segundo pensam, não estão a mudar de via e tem prioridade.
                                  Quem está em fila também não tem que deixar passar alguém que o está a passar pela direita.

                                  Já quem sai da viaverde e quer ir para a outra via mais à esquerda, abranda, dá pisca, e espera que o deixem passar.



                                  Acredito que em caso de acidente, seja 50/50 para as seguradoras e cada um que pague.

                                  Pergunta para queijinho:

                                  Qual a vossa opinião, de quem tem prioridade, viaverde ou restantes?
                                  Ficheiros anexados

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                                    #18
                                    Engenharia Civil portuguesa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      A tinta para desenhar triângulos invertidos no chão deve ter terminado...

                                      Comentário

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