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Custo produção vs custo de venda

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    Custo produção vs custo de venda

    Em roupa por vezes, toda a gente tem a ideia que muita coisa é feita na china a preços irrisórios,5€ por exemplo, e vendido em Portugal a 50€.

    Qual é a margem do custo de produção de um carro?Apesar de claro haver muitos tipos de carros, e preços de produção muito diferenciados,será que existe uma proporcionalidade da margem de lucro?

    Quanto custa a produzir um carro de 15mil€, 40mil€ ou 70mil€ por exemplo?

    #2
    2500 euros, dizia-me um familiar que trabalhou na área financeira da AE, por uma Sharan em 2004

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      #3
      Essa questão não é fácil de responder, porque depende muito daquilo que incluíres nos custos de produção, por exemplo:
      -Custo de desenvolvimento;
      -Custo com marketing;
      -Custos financeiros, sociais, de gestão, etc..

      Comentário


        #4
        Acho que se deve contabilizar o custo de desenvolvimento e promoção, o que deve fazer subir bem as coisas

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          #5
          Se isolarmos a venda do veículo, a margem na venda é muito baixa, negativa até, para a uma boa parte dos construtores generalistas.
          Após impostos a margem geral de um construtor deverá andar pelos 1,5% e os 10%, dependendo dos fabricantes. (Em condições normais, exc. crise)
          Construtores como a PSA, Fiat, Renault, etc... têm margens negativas na venda dos veículos. Geralmente estes construtores servem-se dos serviços (pós-venda) e das aplicações financeiras para subsistirem! Aliás, o negócio destes fabricantes não é a venda dos automóveis, os automóveis são apenas um meio para venderem os serviços que gravitam em torno do automóvel.
          Editado pela última vez por 3com; 29 May 2010, 22:20.

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            #6
            vi no ano passado um estudo que referia que, em geral, as marcas premium típicas ganham cerca de 2000€ num automóvel. Referiam por exemplo que a Porsche ganhava muito mais, cerca de 20.000€ por carro. Ferrari's/ lambo's e outras não sei...

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              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Essa questão não é fácil de responder, porque depende muito daquilo que incluíres nos custos de produção, por exemplo:
              -Custo de desenvolvimento;
              -Custo com marketing;
              -Custos financeiros, sociais, de gestão, etc..
              Isso é dos pontos em que os fabricantes geralmente não têm grandes problemas, a não ser que tenham que contrair empréstimos extraordinários!
              De grosso modo quase todos eles têm bom cashflow e lucram bastante com as aplicações financeiras.

              Retirado do relatório de contas da Renault:
              Ficheiros anexados
              Editado pela última vez por 3com; 29 May 2010, 22:38.

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                #8
                Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                Se isolarmos a venda do veículo, a margem na venda é muito baixa, negativa até, para a uma boa parte dos construtores generalistas.
                Após impostos a margem geral de um construtor deverá andar pelos 1,5% e os 10%, dependendo dos fabricantes. (Em condições normais, exc. crise)
                Construtores como a PSA, Fiat, Renault, etc... têm margens negativas na venda dos veículos. Geralmente estes construtores servem-se dos serviços (pós-venda) e das aplicações financeiras para subsistirem! Aliás, o negócio destes fabricantes não é a venda dos automóveis, os automóveis são apenas um meio para venderem os serviços que gravitam em torno do automóvel.
                Mas com a crise, a venda de automóveis desce, mas se o lucro neles não é positivo sequer, as marcas não deviam sentir a crise, porque os serviços inerentes ao carro não continuam lá?Até podem ser mais antigos, mas continua a haver acidentes e avarias e desgaste não?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                  Mas com a crise, a venda de automóveis desce, mas se o lucro neles não é positivo sequer, as marcas não deviam sentir a crise, porque os serviços inerentes ao carro não continuam lá?Até podem ser mais antigos, mas continua a haver acidentes e avarias e desgaste não?
                  Parte do lucro vem da aplicação financeira!
                  A marca recebe o dinheiro na totalidade o que é óptimo para garantir bom cashflow e além disso vai recebendo juros, já que a grande maioria compra o carro a prestações!
                  Não vender veículos significa vender menos aplicações financeiras.... Além disso a generalidade dos fabricantes perde 50% de quota de mercado para os reparadores não autorizados até aos 4 anos de idade do veículo. Se a rede não for alimentada com veículos novos, o impacto nos serviços é ainda maior, porque os carros que vendem não compensam os que perdem para os reparadores independentes. Neste momento o maior desafio dos fabricantes é manter os clientes fieis à rede oficial...
                  Alguns fabricantes como a Kia estão a tentar resolver esse problema ao oferecer 5+2 anos de garantia...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                    Parte do lucro vem da aplicação financeira!
                    A marca recebe o dinheiro na totalidade o que é óptimo para garantir bom cashflow e além disso vai recebendo juros, já que a grande maioria compra o carro a prestações!
                    Não vender veículos significa vender menos aplicações financeiras.... Além disso a generalidade dos fabricantes perde 50% de quota de mercado para os reparadores não autorizados até aos 4 anos de idade do veículo. Se a rede não for alimentada com veículos novos, o impacto nos serviços é ainda maior, porque os carros que vendem não compensam os que perdem para os reparadores independentes. Neste momento o maior desafio dos fabricantes é manter os clientes fieis à rede oficial...
                    Alguns fabricantes como a Kia estão a tentar resolver esse problema ao oferecer 5+2 anos de garantia...

                    Ou seja, se toda a gente comprasse carro a pronto as marcas estavam lixadas?
                    Quanto ás reparações, não lhes compensaria baixar um pouco os preços, e talvez a recuperação de clientes compensasse o abaixamento dos preços não?

                    Sempre pensei que construir um carro, tivesse uma parte cara do desenvolvimento do mesmo, mas que a construção em si fosse relativamente barata e desse para ter um lucro de cerca de 50%, tipo um clio/corsa custar a produzir 8/9mil€ e vendessem a 18/19mil€.

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                      #11
                      Há que não misturar "batatas" com "cebolas" Estou a falar de margem liquida após impostos e dedução de custos.
                      Se te referes a margem bruta na venda, isso é outra conversa
                      Nesses valores de venda do Clio não estarás a considerar o IVA e o ISV ? (Estes montantes vão direitinhos para o Estado)

                      Quanto ao resto, neste momento algumas dessas questões estão na mesa de todos os construtores.


                      PS: Há uns 3 anos atrás a Hyundai ofereceu 1% desconto na compra de veículos a prestações! (No mercado Americano)
                      Foi uma boa jogada para ajudar a abater a elevada divida que têm.
                      Editado pela última vez por 3com; 29 May 2010, 23:10.

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                        #12
                        Sim mas os impostos variam de país para país, e o importante seria os custos de desenvolvimento, promoção etc, versus preço final antes de impostos(preço da marca, se é que é igual para todos os países antes de impostos)!

                        Ou as marcas para poderem vender a um preço "razoável", por causa dos impostos, ficam praticamente sem margem de lucro?

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                          #13
                          Originalmente Colocado por 3com Ver Post
                          Isso é dos pontos em que os fabricantes geralmente não têm grandes problemas, a não ser que tenham que contrair empréstimos extraordinários!
                          De grosso modo quase todos eles têm bom cashflow e lucram bastante com as aplicações financeiras.

                          Retirado do relatório de contas da Renault:
                          Não percebo muito do sector automóvel, mas não sei se será bem como dizes... O gráfico que apresentas está distorcido pelos péssimos anos de vendas que foram 2008 e 2009 (principalmente este último). Na medida em que os custos fixos são elevadas neste tipo de negócio, uma redução de vendas fará facilmente surgirem prejuizos operacionais. Se reparares em 2008, já um ano muito mau, os Roperacionais, apesar de negativos não foram muito maus. Quanto à componente financeira, obviamente que, no caso da renault, vai ser sempre positiva pois conseguem financiar-se a baixas taxas de juro e vendem os créditos com alguma margem. Já agora, os ROperacionais nao são os Cash flows. CF= ROP + Amorizações e depreciações do período + Delta Fundo de Maneio. OU seja, a empresa até pode ter apresentado Rop<0 mas ter CF>0.

                          POr outro lado, pelo menos em POrtugal (não sei como se passa em outros países), nem todos os grupos automóveis têm uma financeira. Se não estou em erro, só mesmo a renault (o que lhes ajuda a vender carros porque oferecem pacotes bem competitivos). QUe eu saiba o VW não tem, opel tb não, etc., e mesmo assim conseguem vender carros sem perder dinheiro. Ou seja, julgo que devem ter ROperacionais>0, senão estavam falidos (sem bem que a Opel já esteve mais longe). QUando andei a ver a minha última aquisição o que me ofereciam eram créditos bancários (até me diziam que ir ao meu banco para comparar condições...). A renault é que alicia muito bem: em modelos em fim de vida oferecem 0% sem juros; taxas de juro muito baixas; etc. Julgo que se não tivessem esse tipo de política eram capazes de vender bem menos do que vendem.
                          Editado pela última vez por pcg2001; 30 May 2010, 17:22.

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