Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é Que a Citröen Não Tem Carros Mais Potentes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque é Que a Citröen Não Tem Carros Mais Potentes?

    A questão é mesmo essa.

    Sendo a Citroen uma marca que lidera actualmente os campeonatos do mundo de rallyes e teve fortes tradições no mundo automobilístico do Paris-Dakar com os seus famosíssimos ZX e anteriormente com alguns 2cv, além de ter lançado o saxo cup, que vendeu paletes deles, não seria expectável que houvesse pelo menos um modelo mais tipicamente desportivo, com um bom binário e uma boa cavalagem?

    O que encontramos são modelos a gasóleo que geram alguma potência a nível de motor (2.0 e 2.2 a diesel), mas de resto anda-se pelos utilitários e pouco mais.

    Será que um investimento num C4 e num C5 mais racing não trariam lucros à empresa?

    Os próprios motores, apesar de serem fiáveis, são obsoletos, como é o caso do motor 1124cc. O 1400cc a diesel merecia mais alguns cavalos e aumentarem de 109 para 112cv no 1600 a diesel foi ridículo, pese embora tenha mais binário e força.

    Porque não um motor 1500 ou 1600cc de 160 ou 180cv turbo num C4 ou num modelo acima? Fica a ideia que gostaria de ver discutida, mas sem fanatismos.

    Abraço.

    #2
    [ATTACH]77320[/ATTACH]

    [ATTACH]77321[/ATTACH]

    [ATTACH]77322[/ATTACH]

    Comentário


      #3
      Tens neste momento á venda o DS3 THP 150cv e tens o C4 Coupé com o mesmo motor.
      Sei que havia também um C4 Coupé versão VTS que era um 2.0 180cv, mas não vi nenhuma informação relativa a esse motor no site da citroen.

      Comentário


        #4
        O C4 na geração anterior tinha um motor com 180cv...o VTS...e viu-se o que vendeu e tem de momento um 1.6cc turbo de 150cv...que também está montado no DS3, e está também prevista a inclusão de um 1.6cc Turbo de 200cv no DS3. Portanto até tem motorizações potentes.

        A Citroen é uma marca com uma forte presença desportiva, mas só ao mais alto nível...contudo sabe fazer carro muito eficazes e engraçados, o problema está em não ter o retorno desse investimento.

        Quer se queira quer não, ainda há o "preconceito" entre dar 40mil € por Citroen quando se pode dar o mesmo por um Audi ou BMW...o preconceito tanto tem uma ponta de verdade/razão como tem a parte do preconceito puro e duro.

        Comentário


          #5
          também tem o 2.7HDI V6

          Comentário


            #6
            A explicação é incrivelmente simples: esses modelos não são rentáveis, pois vendem muito poucas unidades.

            Comentário


              #7
              pois acho que a questão é as vendas, o C5 quanto mais caro menos vende, o c4 deve ser igual bem como o c6.

              O c3 não é carro plo menos o espirito para ter 200cv, o resto da gama(excepto ds3) é mono volumes e o c1 que tambem é normal que não tenha versoes muito potentes.

              Em relação ao 1.4 vs 1.6, bom o 1.6 é mais potente e o 1.4hdi só nao tem mais cv porque eles não querem, até porque começava a entrar no campo do 1.6, tal como a fiat tem o 1.3 desde 70cv a 105 e o 1.6 desde 90cv(Acho que em alguns modelos como comerciais de mercadorias o 1.6 90cv é o jtd, mas como têm a parceria com a psa não tenho a certeza) a 120cv.
              No entanto o 1.6 90cv não é usado, plo menos nos "carros normais", e o 1.3 105 só existiu num modelo.

              Poderiam era reduzir o tamanho do 1.4 para 1.2 ou 1.1 até, com todas as vantagens de peso, consumos, imposto etc que podesse trazer.É tudo uma questao de €€€€€ =P
              Editado pela última vez por JoelM; 31 May 2010, 10:58.

              Comentário


                #8
                só acho má politica a da Citroën não rentabilizar a participação no Mundial de Ralis, tendo na sua gama um carro de tracção integral....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  também tem o 2.7HDI V6
                  Agora já o 3.0 com 240 (ou 245) cvs...

                  Comentário


                    #10
                    E porque é que todas as palavras do título têm a inicial em maiúsculo?


                    Simples, não tem mercado para tal!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      A questão é mesmo essa.


                      Os próprios motores, apesar de serem fiáveis, são obsoletos, como é o caso do motor 1124cc. O 1400cc a diesel merecia mais alguns cavalos e aumentarem de 109 para 112cv no 1600 a diesel foi ridículo, pese embora tenha mais binário e força.
                      Se calhar não precisam de mais. Os 92/112 cv são suficientes para apresentar soluções pelo menos iguais à concorrência (tirando a Kia cm o 1,6 de 128cv). Quando a concorrência aumentar a pontencia ele tb aumentam. Aliás, j+a li algures que se calhar estão à espera para ver o que vai sair do 1.6 dci (?) da renault para depois responderem. Agora, basta manter o que têm, com pouco investimento, que satisfazem a procura.

                      Comentário


                        #12
                        tentando responder de uma forma geral, não coloquei o 2.7HDI V6 porque as vendas são residuais.

                        é lógico que o factor preço inibe muita gente e se têm dinheiro, podem ou querem dar 40000€ por um veículo, é verdade que em 95% dos casos, se não for mais, viram-se para os alemães. mas também é certo que com 40000€ compramos um citro mais potente e um alemão mais básico e com menos extras, mas a marca ainda conta e muito!

                        não sou muito adepto do C4 e a gasolina aqui tem preços quase proibitivos, mas penso que se fosse minimamente rentável em alguns países europeus, poderia existir uma versão do género by loeb com um "cabedal" porreiro. nada dessa versão a diesel que tem um kit e os cavalos são os mesmos do costume. dar mais dinheiro por um carro que traz umas jantes, um símbolo e um aileron e o motorzeco é o mesmo do costume? não, obrigado.

                        uma versão mediana, tipo 1500 ou 1600 com uns cavalos porreiros, adquiridos do know-how dos rallys, adequada a um preço na ordem dos 20/22000€ seria uma vantagem competitiva face a outras marcas. e já estou a por de parte um motor 2000cc como havia na versão VTS com 180cv, como referiram em cima.

                        outra situação é o aumentar da cavalagem. andaram com 136cv largos anos, quando a concorrência apresentava e comercializava com sucesso versões com 170, 175 e 177cv. agora lá trocaram os algarismos e meteram 163cv, mas ainda assim são poucos num motor 2.0.

                        porque não criarem um modelo assumidamente desportista, com filosofia de rally? sou apologista das marcas que abrangem uma fatia enorme do mercado e não que se centram em desportivos ou em veículos utilitários. não quer dizer que nunca comprarei dessas marcas, mas acho que só respondem a 1 ou 2 públicos-alvo.

                        a citroen neste momento e esquecendo o C6 está virada como sempre esteve para os utilitários/transportes de mercadorias e tem o C5 como um "nicho" dentro da filosofia da própria marca, ou seja, tem o seu veículo de luxo a preços mais reduzidos com o motor 1600cc que com aquele peso deve andar só embalado.

                        ainda ontem andei num saxo com o motor 1100 (não me acredito que fosse o 1400) e iam 5 pessoas. deram-me as chaves para conduzir em cidade. sempre que parava num semáforo ou cruzamento, ao arrancar ou carregava a fundo ou então se fosse até meio com o pedal o carro simplesmente não desenvolvia. e nenhum de nós pesava mais de 70 e qualquer coisa kg. nem o meu antigo ZX fazia isso, mesmo sendo um carro mais pesado e com o mesmo motor, 1124cc.

                        realmente eles procuram pouco desenvolvimento, mas garantias de fiabilidade. só quando uma marca concorrente directa desenvolve algo novo ou melhora o seu produto, eles lá vão aumentar um pouco a potência.

                        Comentário


                          #13
                          "caditonuno" só uma coisa, em relação ao c5 1.6hdi, no outro dia fiz uma viagem de 400 km's mais coisa menos coisa, e achei o motor mais que suficiente, é certo que nao é nenhum velocista mas para cumprir as regras chega e sobra bem, mesmo em cidade o carro desenvolve bem, dentro das suas limitações como é obvio.Já agora a viagem foi feita c 5 pessoas no carro.
                          Quanto ao resto, vamos ver como pega o ds3, é que terem como compradores os "fãs" da marca só nao chega, para fazer um sistema integral no c4 por exemplo e por um motor mais potente etc etc e vender pouco, o mais provavel e rentavel é ficar quieto.
                          Quanto ao 1.1 é fraquinho já o conduzi, mas acho que eles já estao a desenvolver o novo pequeno motor a gasolina.
                          O mercado e o dinheiro ditam as regras, isso era giro para nós mas será que vendia?
                          Editado pela última vez por JoelM; 31 May 2010, 15:24.

                          Comentário


                            #14
                            eu não disse que nao era insuficiente, atenção, mas lá está, referi que se calhar só embalado. supondo que alguém gosta do C5, que por acaso está muito bom (estive na apresentação há uns 2 anos) e tem dinheiro para o comprar na versão 2.0, é óbvio que se calhar se vira para outras propostas.

                            o C5 1600cc chega para o legal cumprimento das normas da estrada, mas se quiseres fzer uma ultrapassagem mais rápida ou andar mais em autoestrada a médio prazo vais esforçar mais o motor ou ele não vai responder tão bem sempre que for solicitado. não te esqueças que é um carro que pesa cerca de 1600kg + 5 pessoas a bordo. o 2000cc pesa mais 100kg, mas também traz mais 400cc de cilindrada e mais 55cv e mais uma mudança. é uma diferença substancial.

                            agora para uma utilização estradista normal de cidade e semi-urbano, o 2000cc torna-se até desnecessário.

                            Comentário


                              #15
                              Por falares no 2.0 ter mais uma mudança, no 1.6 ter 6ª é que se calhar era util, vou tentar dar exemplos:
                              a 140 já ia às 3.000 rpm, ouvia-se bem o motor, a 160 ia a 3.500(talvez um pouco mais), ou ainda tem muita força para dar, ou uma ultrapassagem nestas condicoes pode ser dificil.

                              No entanto para quem anda a 120, ter uma 6ª podia tornar o carro mole numa ultrapassagem em 6ª, para alem de ter o exemplo do meu carro, que em 6ª com vento sem inclinação tem dias de nao passar os 160, no entanto a descer aquilo nunca mais acaba lol.

                              Isto porque em 5ª dos 90 aos 130 140 achei que ele tinha uma excelente recuperacao tendo em conta os cc e cv, mais peso claro.

                              Já agora mesmo em cidade dá para circular baixas, claro desde que não apanhemos uma subida ingreme às 1.100rpm com pessoas no carro e AC por exemplo.

                              Tambem gostei dos consumos, achei foi que o motor se ouvia muito por exemplo mais que no meu gp, isto 150 km/h vs 150km/h 5ªv vs 6ª no gp.
                              Editado pela última vez por JoelM; 31 May 2010, 16:22.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bu2t3r Ver Post
                                Tens neste momento á venda o DS3 THP 150cv e tens o C4 Coupé com o mesmo motor.
                                Sei que havia também um C4 Coupé versão VTS que era um 2.0 180cv, mas não vi nenhuma informação relativa a esse motor no site da citroen.
                                E supostamente vem ai o DS3R com mais de 200cv.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também considero uma falha grande por parte da Citroen não se ter aproveitado de forma mais eficaz dos seus sucessos de rallye, sobretudo aproveitando a presença do Loeb na equipa.

                                  Talvez a coisa mude para o ano, já que com o fim dos WRC, e logo do C4, o DS3 vai assumir as redeas, e já vimos imagens de uma variante de 200cv do carrinho.

                                  Mesmo assim há algo confuso na estratégia do grupo PSA, porque, pelo que tenho lido, querem que a Peugeot assuma a veia mais dinâmica e desportiva do grupo, mas, a meu ver a Citroen tem feito "titulos" tão bons ou melhores que a Peugeot nesse campo.
                                  O DS3 está a ser uma surpresa no mundo dos hot-hatch, e tem impressionado mais que o RC-Z na Peugeot, pelo menos no que toca a dotes dinâmicos.

                                  Acho que deveriam defenir melhor as áreas de intervenção das duas marcas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então não há??? Pelo que vejo aqui no fórum o 2.2 HDI dá para cima de 250 e atravessa-se em rEtundas. Acho que mais desportivo é impossível

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vai atras dos 3.0d e foi só para testar porque se tivesse passado um f430 ele tinha ido atras dele e feito um topico a dizer "F430 a andar bem? ou estará mexido é que deu 300 km/h fiquei admirado de ver um ferrari a andar tanto, mas pronto depois tava com pressa e lá fiz sinal de luzes para ele sair da frente.."

                                      Comentário


                                        #20
                                        Saudades do CUP

                                        Comentário


                                          #21
                                          A Citroen até pode fabricar, dificilmente é o importador nacional aposta nele.....já que as vendas são residuais e o mercado automovel não está para brincadeiras nem para riscos.

                                          Há uns anos é que se faziam os objectivos de costas ou de barriga.....dava para tudo, agora cortam-se em tudo o que se pode.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                            A Citroen até pode fabricar, dificilmente é o importador nacional aposta nele.....já que as vendas são residuais e o mercado automovel não está para brincadeiras nem para riscos.

                                            Há uns anos é que se faziam os objectivos de costas ou de barriga.....dava para tudo, agora cortam-se em tudo o que se pode.
                                            Concordo plenamente e já agora lanço também a questão por exemplo na VW, com os novos motores 1.6 TDI !
                                            É A CRISE, PESSOAL!

                                            E também concordo com alguém que disse aí, que o motor 1.6 hdi 110 cv, chega muito bem! Eu tenho agora um 1.6 Tdci 109 Cv, e axo que puxa muito bem (não tem a brutalidade de um Tdi, mas não fica atrás, sendo apenas mais "suave"!), e sei o que digo pq tive um 1.9 Tdi 130 Cv!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Porque É Que Escreveste O Título Assim?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                eu não disse que nao era insuficiente, atenção, mas lá está, referi que se calhar só embalado. supondo que alguém gosta do C5, que por acaso está muito bom (estive na apresentação há uns 2 anos) e tem dinheiro para o comprar na versão 2.0, é óbvio que se calhar se vira para outras propostas.

                                                o C5 1600cc chega para o legal cumprimento das normas da estrada, mas se quiseres fzer uma ultrapassagem mais rápida ou andar mais em autoestrada a médio prazo vais esforçar mais o motor ou ele não vai responder tão bem sempre que for solicitado. não te esqueças que é um carro que pesa cerca de 1600kg + 5 pessoas a bordo. o 2000cc pesa mais 100kg, mas também traz mais 400cc de cilindrada e mais 55cv e mais uma mudança. é uma diferença substancial.

                                                agora para uma utilização estradista normal de cidade e semi-urbano, o 2000cc torna-se até desnecessário.
                                                O C5 1.6 HDI anuncia 191 km/h de velocidade máxima, e 12.2 segundos dos 0 aos 100 km/h.

                                                Um Leon com o "novo" 1.6 TDI anuncia performances muito semelhantes.

                                                Parece-me mais que suficiente para uma utilização normal.

                                                Eu também queria andar com, no mínimo, 300 cavalos debaixo do pé. Mas infelizmente não e possível..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Por falares no 2.0 ter mais uma mudança, no 1.6 ter 6ª é que se calhar era util, vou tentar dar exemplos:
                                                  a 140 já ia às 3.000 rpm, ouvia-se bem o motor, a 160 ia a 3.500(talvez um pouco mais), ou ainda tem muita força para dar, ou uma ultrapassagem nestas condicoes pode ser dificil.

                                                  .....

                                                  Tambémgostei dos consumos, achei foi que o motor se ouvia muito por exemplo mais que no meu gp, isto 150 km/h vs 150km/h 5ªv vs 6ª no gp.
                                                  a nível de motor não posso dizer nada, só conheço o 1800cc da geração anterior e aquilo bebe que se farta se acelerarmos, já agora.

                                                  quanto à falta de uma 6ª, concordo perfeitamente contigo. faz imensa falta a 6ª no 1600cc. já quando o meu pai tinha o ZX, dizia na altura que a descer todos os santos ajudam...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    E supostamente vem ai o DS3R com mais de 200cv.
                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    Também considero uma falha grande por parte da Citroen não se ter aproveitado de forma mais eficaz dos seus sucessos de rallye, sobretudo aproveitando a presença do Loeb na equipa.

                                                    Talvez a coisa mude para o ano, já que com o fim dos WRC, e logo do C4, o DS3 vai assumir as redeas, e já vimos imagens de uma variante de 200cv do carrinho.

                                                    Mesmo assim há algo confuso na estratégia do grupo PSA, porque, pelo que tenho lido, querem que a Peugeot assuma a veia mais dinâmica e desportiva do grupo, mas, a meu ver a Citroen tem feito "titulos" tão bons ou melhores que a Peugeot nesse campo.
                                                    O DS3 está a ser uma surpresa no mundo dos hot-hatch, e tem impressionado mais que o RC-Z na Peugeot, pelo menos no que toca a dotes dinâmicos.

                                                    Acho que deveriam defenir melhor as áreas de intervenção das duas marcas.

                                                    esse novo de 200cv ainda não conhecia. se fizessem um em 5 portas e eu na altura de trocar não fizesse muitos kms, até podia escolher um desses. não diria que o escolhesse no fim, mas pelo menos daria uma olhada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                      A Citroen até pode fabricar, dificilmente é o importador nacional aposta nele.....já que as vendas são residuais e o mercado automovel não está para brincadeiras nem para riscos.

                                                      Há uns anos é que se faziam os objectivos de costas ou de barriga.....dava para tudo, agora cortam-se em tudo o que se pode.
                                                      mesmo que exista ou possa existir, deveria constar no catálogo. não é propriamente um focus RS, que custa 46000 e tem um motor enorme. poderia haver sempre quem quisesse. há modelos noutras marcas que saem noutros países e em PT não e passa-se o mesmo com as versões.

                                                      o honda legend é um desses casos, em PT nickles. penso que só tem a versão do motor do 350/370z. o murano também e no entanto está disponível, ao contrário do primeiro. esquisitas, estas políticas das marcas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        mesmo que exista ou possa existir, deveria constar no catálogo. não é propriamente um focus RS, que custa 46000 e tem um motor enorme. poderia haver sempre quem quisesse. há modelos noutras marcas que saem noutros países e em PT não e passa-se o mesmo com as versões.

                                                        o honda legend é um desses casos, em PT nickles. penso que só tem a versão do motor do 350/370z. o murano também e no entanto está disponível, ao contrário do primeiro. esquisitas, estas políticas das marcas.
                                                        Já por diversas vezes eu expliquei o motivo desse tipo de politicas, se a logica fosse facil ou desse modo não existiam grelhas de produto para cada país...nem sequer valia a pena gestores de produto existirem: poderias até encomendar carros que não existiam na Europa mas sim nos Estados Unidos....!!!

                                                        Os importadores para terem um determinado modelo na grelha precisam previamente de comprar "x" vagas na fabrica anualmente para terem direito a ele, consequemente apenas compram os modelos que trazem rentabilidade e fazem volume...não vão comprar modelos que vendem 3 ou 4 unidades ano e que vão dar mais prejuizo do que lucro.

                                                        A logica é esta:

                                                        Eu sou o Resp. de Portugal e todos os anos os Srs da sede da marca na Europa me enviam um email a perguntar quantos quero destes e quantos quero daquele...!!!

                                                        Eu respondo e para eles esta despachado....no fim do ano, venda eu ou não venda as unidades que encomendei ( até podem nem ser produzidas ) lá vêm a facturinha para pagar...

                                                        Achas que eu vou encomendar um volume razoavel ( porque é preciso para ter direito a quota de produção ) sem ter a certeza que os vendo quando tenho a certeza que no fim do ano eles me enfiam os valores da factura ou os carros pela goelha abaixo ???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                          consequemente apenas compram os modelos que trazem rentabilidade e fazem volume...não vão comprar modelos que vendem 3 ou 4 unidades ano e que vão dar mais prejuizo do que lucro.
                                                          É um comportamento óbvio e de bom senso.

                                                          Os tempos não estão para brincadeiras. Já lá vai o tempo em que as marcas podiam desperdiçar recursos com brincadeiras como modelos "semi desportivos".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            até tem tem lógica esses tipo de explicação da parte do pugsales, mas se apostassem em algo concreto, barato e com um bom comportamento dinâmico poderiam ter sorte. mas também compreendo o ponto de vista deles. de vez em quando há carros que são muito bem conseguidos e são um flop de vendas. temos casos desses recentemente. são esses casos o renault laguna, o C3 que não sei se vai ser ou não, mas que só vi uns 2 ou 3, fiat bravo, o outlander, mazda 3 e 6, pug 407, lancia delta, etc.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X