Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mazda MX5 NA- Guia de Compra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mazda MX5 NA- Guia de Compra

    Boas,

    Tenho um amigo meu que está interessado em comprar um Mazda MX5 NA, ou seja dos primeiros, e tenho-o ajudado a ver alguns modelos mas gostaria de saber algumas opiniões dos PROs dos Miatas, e ao mesmo tempo, compilar neste tópico um conjunto de informações que sejam um buying guide.

    Minhas dúvidas:

    Existem 3 versões:

    1.6l - 90cv

    1.6l - 115cv

    1.8l - 130cv

    Quais as diferenças entre os dois 1.6l para dar os tais 25cv de diferença?

    O 1.8 à partida será a melhor versão, correcto?

    Quais são os que têm Diferencial Autoblocante?

    Conhecem algum em MT BOM estado para venda?

    Cumps,
    Carlos SIlva
    Editado pela última vez por cooperluke; 01 June 2010, 14:00.

    #2
    Se fosse a ti, dava uma vista de olhos nos seguintes endereços:

    MX-5 - Clube MazdaPT

    Forum www.MiataMania.com.pt - Message Board

    Comentário


      #3
      As diferenças do 115 para o 90 acontecem, porque, nos anos 90, quando entraram novos regulamentos acerca de emissões, incluindo a obrigatoriedade de uso de catalisador em todos os carros novos, muitos construtores apenas adaptaram os motores que tinham.

      No geral, o resultado foi mesmo uma castração, ao nivel de cavalagens. Uns mais outros menos.

      Tenho um Mx5 de 90cv. Já experimentei um de 115.
      Curiosamente, em termos de andamento as diferenças não são assim tão perceptiveis, apesar de existirem no papel.

      O de 115 acaba por ser uma melhor proposta, ja que anda um pouco mais, e as médias costumam ser 1 litro abaixo das conseguidas pelo de 90cv.

      Apesar dos Mx5 de 90cv serem mais recentes, estes carrinhos são bastante duráveis no geral. A única grande preocupação tem mesmo a ver com corrosão em alguns sitios especificos, como nas embaladeiras junto às rodas traseiras.

      no meu caso, a grande despesa tem sido apenas com pneus. Não de abusar em intermináveis derivas, mas porque tenho sido abençoado com uma média de 1, 2 furos por ano

      A nivel mecânico é só mesmo manutenção.
      O único problema que deu até hoje, foi a bomba hidraulica da embraiagem. Mas era uma pecinha de 10€ ou menos, que tem tendência para ser substituida, e a operação não é muito complexa.

      As mecânicas aguentam facilmente grandes quilometragens. por isso, não é necessário deixar para trás propostas com mais de 100 000 kms. Aguentam bem mais do que isso. Os 1600 derivam do 1600 Turbo usado no Mazda 323, logo, maior parte dos componentes até estão "sobredimensionados" para o carro em questão, o que faz dele um motor bastante resistente.

      Quanto ao diferencial autoblocante, se não estou em erro, apenas apareceram com o 1.8.
      Em teoria deverá ser o mais divertido, já que com mais motor, e ao manter os pneus modestos (em dimensão) do 1.6, deve ser uma barrigada de riso.

      Em relação à compra, talvez não seja mal pensar em adquirir um com AC, que em dias de muito sol e calor, andar descapotável pode ser um suplicio, e sendo a capota de lona, dá para transformar o habitáculo num belo forno.

      De resto, também verificar o estado da embraiagem, já que alguns destes meninos são usados em demasiadas brincadeiras.
      Mas ainda encontram-se bastantes exemplares em estado impecável, basicamente usados como carrinho de passeio para o fim de semana.

      Em relação à capota, ter em atenção algumas borrachas da mesma, que quando deterioradas, dão azo a inflitrações.
      Não será estranho encontrarem modelos que já vão na 2ª capota.

      De resto, um dos brinquedos mais interessantes do mundo automóvel, relativamente acessivel (em portugal estão inflacionados).
      Não anda muito, mas aquilo foi mesmo feito para as curvas, não para a VDG.

      Como nota final, vejam também os a geração a seguir. O preço deles está cada vez mais próximo dos NA

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por crash Ver Post
        As diferenças do 115 para o 90 acontecem, porque, nos anos 90, quando entraram novos regulamentos acerca de emissões, incluindo a obrigatoriedade de uso de catalisador em todos os carros novos, muitos construtores apenas adaptaram os motores que tinham.

        No geral, o resultado foi mesmo uma castração, ao nivel de cavalagens. Uns mais outros menos.

        Tenho um Mx5 de 90cv. Já experimentei um de 115.
        Curiosamente, em termos de andamento as diferenças não são assim tão perceptiveis, apesar de existirem no papel.

        O de 115 acaba por ser uma melhor proposta, ja que anda um pouco mais, e as médias costumam ser 1 litro abaixo das conseguidas pelo de 90cv.

        Apesar dos Mx5 de 90cv serem mais recentes, estes carrinhos são bastante duráveis no geral. A única grande preocupação tem mesmo a ver com corrosão em alguns sitios especificos, como nas embaladeiras junto às rodas traseiras.

        no meu caso, a grande despesa tem sido apenas com pneus. Não de abusar em intermináveis derivas, mas porque tenho sido abençoado com uma média de 1, 2 furos por ano

        A nivel mecânico é só mesmo manutenção.
        O único problema que deu até hoje, foi a bomba hidraulica da embraiagem. Mas era uma pecinha de 10€ ou menos, que tem tendência para ser substituida, e a operação não é muito complexa.

        As mecânicas aguentam facilmente grandes quilometragens. por isso, não é necessário deixar para trás propostas com mais de 100 000 kms. Aguentam bem mais do que isso. Os 1600 derivam do 1600 Turbo usado no Mazda 323, logo, maior parte dos componentes até estão "sobredimensionados" para o carro em questão, o que faz dele um motor bastante resistente.

        Quanto ao diferencial autoblocante, se não estou em erro, apenas apareceram com o 1.8.
        Em teoria deverá ser o mais divertido, já que com mais motor, e ao manter os pneus modestos (em dimensão) do 1.6, deve ser uma barrigada de riso.

        Em relação à compra, talvez não seja mal pensar em adquirir um com AC, que em dias de muito sol e calor, andar descapotável pode ser um suplicio, e sendo a capota de lona, dá para transformar o habitáculo num belo forno.

        De resto, também verificar o estado da embraiagem, já que alguns destes meninos são usados em demasiadas brincadeiras.
        Mas ainda encontram-se bastantes exemplares em estado impecável, basicamente usados como carrinho de passeio para o fim de semana.

        Em relação à capota, ter em atenção algumas borrachas da mesma, que quando deterioradas, dão azo a inflitrações.
        Não será estranho encontrarem modelos que já vão na 2ª capota.

        De resto, um dos brinquedos mais interessantes do mundo automóvel, relativamente acessivel (em portugal estão inflacionados).
        Não anda muito, mas aquilo foi mesmo feito para as curvas, não para a VDG.

        Como nota final, vejam também os a geração a seguir. O preço deles está cada vez mais próximo dos NA

        Estou aqui com o crash, pelo preço que pedem pelos NA's 1,8 já quase que se compra um NB 1,8!
        De resto, acho que ele já referiu practicamente tudo sobre os NA!

        Boa procura!

        Comentário


          #5
          Boas,


          E os NB de 10º Aniversário, valem a pena? Têm algum equipamento especial a nível de mecânica?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
            Boas,


            E os NB de 10º Aniversário, valem a pena? Têm algum equipamento especial a nível de mecânica?

            Caixa de 6, barra AA frontal, amortecedores Bilstein, LSD Torsen e acho que é só em termos de diferenças para os 1,8 normal.
            O interior ou se ama ou detesta devido aos pormenores em azul...

            Comentário


              #7
              Bem, já deram uma boa ideia. Resta-me reforçar que os preços, estranhamente, nos NA's andam tão altos que ficam perto de um NB - já é um pouco mais novo.

              Há n versões de MX5 pelo que torna-se difícil de dizer que esta ou aquela é melhor.

              Pessoalmente gosto mais do Sport feito com base nessa versão 10th Aniv. - mas sem os interiores sui generis da mesma.

              Não sei se todos os 1.8 têm LSD por cá (nem todos são originalmente portugueses)...mas a probabilidade é bem maior do que nos 1.6 que julgo ser sempre um opcional - existem formas de verificar -> ver links já aí colocados.

              Quanto à fiabilidade, é uma máquina, e portanto como em tudo está sujeito a desgastes que se acentuam com a idade e os kms. Mas o MX5, pelo menos em termos de motor resiste muito bem, acima da média!, a isso pelo que não é algo que te devas preocupar no topo -> vê mais a capota, a carroçaria/chapa, etc.
              Editado pela última vez por Nightlord; 07 June 2010, 23:24.

              Comentário


                #8
                Boas,

                Segue mais alguma informação sobre os NB de 10º Aniversário que compilei:

                Série Limitada a 7500 unidades no Mundo, com 20unid vendidas em Portugal.

                Exteriores:

                - Cor azul metalizado específica: sapphire blue mica
                - Logotipos alusivos à série especial com o número sequencial;
                - Certificado de Autenticidade Emoldurado do modelo com número sequencial assinado pelo presidente da Mazda James E. Miller datado de 10 de Fevereiro de 1999;
                - Jantes especiais de 5 braços cromadas;



                Alterações Mecânicas:

                - Caixa de 6 velocidades;
                - barra AA frontal;
                - suspensão desportiva com amortecedores Bilstein;
                - LSD Torsen;

                Interiores:

                - Volante Nardi azul e preto;
                - Estofos em Pele e Alcântara pretos e azuis;
                - Carpetes, fole das mudanças, capota e cobertura da capota em azul;
                - Aros cromados em volta do taquímetro e velocímetro;



                Em alguns mercados:
                -chaves azuis;
                -rádio Bose;
                -tapetes;
                -Conjunto de oferta com: modelo à escala 1/24; dois relógios Seiko (M/F) com aplicações em azul e logo Mazda, portachaves mazda em caixa de veludo azul;

                Comentário


                  #9
                  Boas,

                  Parece que o meu amigo irá optar por um NC 1.8.

                  Face ao NB, perde em:

                  -performances
                  -ausencia de LSD

                  ganha em:

                  -maior solidez geral
                  -mais equipamento
                  -mt menos kms
                  -caporta mais bem isolada

                  Já agora... visto que no NB o 1.8 tinha mais 20cv, será que o carro não está de alguma forma estrangulado para cumprir normas anti-poluição e não estar demasiado próximo do 2.0 que "só tem" 160cv ???

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                    Boas,

                    Parece que o meu amigo irá optar por um NC 1.8.

                    Face ao NB, perde em:

                    -performances
                    -ausencia de LSD

                    ganha em:

                    -maior solidez geral
                    -mais equipamento
                    -mt menos kms
                    -caporta mais bem isolada

                    Já agora... visto que no NB o 1.8 tinha mais 20cv, será que o carro não está de alguma forma estrangulado para cumprir normas anti-poluição e não estar demasiado próximo do 2.0 que "só tem" 160cv ???
                    Acho que ambos os motores são "novos" e sem as provas de fiabilidade dos anteriores 1,6 e 1,8.
                    Quanto ao resto, são escolhas. Os preços estão de facto aproximados, mas quer-me parecer que os NB irão aguentar melhor o valor de mercado do que os NC's.

                    Comentário


                      #11
                      Não conheço os NC de perto...mas devem ter um salto de conforto e qualidade de vida a bordo bastante grande - plataforma nova, enquanto o NB era quase um restyling da 1ª geração.

                      Acho que o 1.8 actual é novo (não tenho a certeza) e nada tem a ver com os blocos B do antigamente.

                      Às vezes a potência máxima não é tudo. Se bem que os 126cvs. de facto sabem a pouco.

                      Não é possível o 2.0? Não tanto pela potência máxima, mas porque deve ser um motor mais cheio (mais cilindrada) e tem LSD e outro equipamento.

                      Talvez indo para um modelo um pouco mais antigo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                        Boas,

                        Parece que o meu amigo irá optar por um NC 1.8.

                        Face ao NB, perde em:

                        -performances
                        -ausencia de LSD

                        ganha em:

                        -maior solidez geral
                        -mais equipamento
                        -mt menos kms
                        -caporta mais bem isolada

                        Já agora... visto que no NB o 1.8 tinha mais 20cv, será que o carro não está de alguma forma estrangulado para cumprir normas anti-poluição e não estar demasiado próximo do 2.0 que "só tem" 160cv ???
                        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                        Não conheço os NC de perto...mas devem ter um salto de conforto e qualidade de vida a bordo bastante grande - plataforma nova, enquanto o NB era quase um restyling da 1ª geração.

                        Acho que o 1.8 actual é novo (não tenho a certeza) e nada tem a ver com os blocos B do antigamente.

                        Às vezes a potência máxima não é tudo. Se bem que os 126cvs. de facto sabem a pouco.

                        Não é possível o 2.0? Não tanto pela potência máxima, mas porque deve ser um motor mais cheio (mais cilindrada) e tem LSD e outro equipamento.

                        Talvez indo para um modelo um pouco mais antigo?

                        Acho que ambos os blocos são novos, o 1,8 uma variante "reduzida" do 2,0. Seria preferível um 2,0 de preferência com o kit de rebaixamento Eibach.
                        Pessoalmente compraria um 2,0 mais antigo/maior quilometragem face a um 1,8 mais "novo".

                        Comentário


                          #13
                          Que NC se trata?
                          o original ou o reestilizado?

                          É que o primeiro NC vinha com "bugs" dinâmicos, tendo sido criticado por isso, com algumas reacções mais bruscas quando no limite, e sem a fluidez e comunicação que caracteriza o Mx5.
                          A forma mais saudável de atenuar o estado das coisas, é adquirir um kit especifico da Eibach que, entre outras coisas, coloca o carro mais perto do chão em 3cm

                          por outro lado, o restyling veio colmatar todas essas falhas, recuperando tudo o que se gostava no Mx5.

                          Aconselha-se também que o Mx5 venha com as rodas mais pequenas. As jantes de 17 trazem pneus mais largos, cortando parte do factor "fun", aumentando o desconforto e como li numa critica, traz, talvez demasiado grip. E isso era no 2.0, imagino no 1.8.

                          Quanto à fiabilidade do motor, não faço a minima, mas o 1.8 é diferente do NB.

                          Apesar de mais "rustico", o NB continua a ser o melhor Mx5.
                          O 1.8 do NB é bastante resistente. Há muitas conversões turbo desse motor, com potências acima dos 200cv, e a fiabilidade mantém-se ao nivel de sempre, sendo fácil encontrar modelos com quilometragens acima dos 160000, com alguns a ultrapassarem a fasquia dos 200 000. Basta pesquisar por alguns fóruns especializados no Mx5.

                          Agora também depende do teu amigo e do uso que ele pretende para o carro.
                          Se ele quer a coisa mais para o cruise, o NC 1.8 serve perfeitamente.
                          Para ter aquela dose extra de excitação, o NB 1.8 é sem dúvida a melhor escolha.
                          Sim, é mais barulhento, menos "sólido", mas o gozo proporcionado deverá ser superior.
                          Pesa um pouco menos, tem mais cavalos e rodas de dimensão mais modesta, melhorando o equilibrio entre performance/grip

                          Comentário


                            #14
                            Ponho a ênfase no mais barulhento e menos sólido Na brinca que eu gosto muito do meu carro...simplesmente reconheço-lhe os vários defeitos que tem.

                            Quanto à robustez do 1.8 do NB, tenho a mesma ideia. Apenas posso falar do meu...tem 106mil kms. e até agora nada a apontar. Tem sido o material das revisões de 15 em 15mil.

                            Acho que vai muito do preço. Depois é um trade-off entre fun/versatilidade para o dia-a-dia como meio de transporte.

                            Sendo que seja o NB ou NC...nenhuma das opções será assim tão má em nenhum dos parâmetros. Ou seja, tanto o NB dá para o dia-a-dia (senão estava lixado )...como o NC (principalmente com o apontamento que o Crash disse em relação à suspensão!!!) terá um bom factor de fun.

                            Qualquer um, o teu amigo irá bem servido de certeza.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X