1.4 Otto Opel: O problema é a caixa? - Página 7

Página 7 de 11 PrimeiraPrimeira ... 678 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 181 para 210 de 302

Título: 1.4 Otto Opel: O problema é a caixa?

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
    Em que carro??? Se for numa A6 carrinha, das antigas, ainda vá que não vá... Ou numa VW transporter (ou la como se chama).
    Esse motor, mesmo em passats ou A4 tem uma disponibilidade surpreendente...
    Isto depende muito do que cada um pretende e o que cada um preza na condução...os tais parâmetros.

Neste caso foi num A4 da geração B6.

Mas tu achas que um 1.9TDI de 105cvs. no actual Ibiza tem uma grande disponibilidade...não vou estar a discutir e argumentar contra. Eu tive um e sei bem a arrastadeira que é -> muito por culpa daquela caixa loooonga.

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    Por exemplo para o fabia a diferença entre o 1.2 tsi 105 e o 1.6 tdi de 105 os consumos anunciados são de 5.3 e 4.2. Ou seja 1.1l de diferença. Conhecendo os automóveis como conheço o diesel deve ter como real 5 e o gasolina para aí 6,5 7. Ou seja a diferença nunca deverá ser inferior a 2l. ora 2l para quem anda muito já é uma grande diferença
    Porque aumentas mais o consumo real de um gasolina que um diesel?

Não conheço os carros em questão e estou a falar em termos genéricos, eu sei. Mas por principio não generalizaria assim.

De qualquer forma, mesmo com essa diferença de 2l, que acredito que seja real e bate muito com o que a minha experiência me diz em relação a vários carros gasolina e diesel diferentes que me passaram pelas mãos -> eu "pago" os 2l a mais na boa pelas vantagens que o gasolina me dá.

Piloto de Rallye JoelM's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O Polo lá de casa tem feito média de 6.4, o Gp 5.3, mas se puxar plo polo e pelo GP a média que mais sobe é a do Polo.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Porque aumentas mais o consumo real de um gasolina que um diesel?

Não conheço os carros em questão e estou a falar em termos genéricos, eu sei. Mas por principio não generalizaria assim.

De qualquer forma, mesmo com essa diferença de 2l, que acredito que seja real e bate muito com o que a minha experiência me diz em relação a vários carros gasolina e diesel diferentes que me passaram pelas mãos -> eu "pago" os 2l a mais na boa pelas vantagens que o gasolina me dá.
    Por questões de principio de funcionamento os consumos de carros a gasolina são muito mais sensiveis a maneira como se conduz. Pois eu não pago esses 2l a mais pk a gasolina não me dá nenhuma vantagem.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Tudo depende do gosto de condução, o dci nao ve vantagem em puxar até as 6.000rpm até porque o motor dele tem boas baixas.

E acho que o que ele quer dizer é que isso de puxar as rotaçoes é bom para os desportivos nao para o dia-a-dia ou para o astra em questao.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
    Tudo depende do gosto de condução, o dci nao ve vantagem em puxar até as 6.000rpm até porque o motor dele tem boas baixas.

E acho que o que ele quer dizer é que isso de puxar as rotaçoes é bom para os desportivos nao para o dia-a-dia ou para o astra em questao.
    É que é mesmo isso. No dia a dia queremos conduzir de forma despreocupada. Sem ter de andar a puxar rotações. Obviamente que se for um desportivo, tipo um carro para dar umas gazadas isso sim dá gosto puxar por ele. Agora eu com um diesel consigo ter essas duas vertentes. Condução despreocupada quando quero, dar umas puxadelas quando me apetece. Com um gasolina 1.4 como o que discutimos neste tópico, não dá para conduzir despreocupadamente e pior, se queremos uma condução mais empenhada também não tem um desempenho aceitável.

GPL
    GPL está offline
    Piloto de Troféu GPL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

É que é mesmo isso. No dia a dia queremos conduzir de forma despreocupada. Sem ter de andar a puxar rotações. Obviamente que se for um desportivo, tipo um carro para dar umas gazadas isso sim dá gosto puxar por ele. Agora eu com um diesel consigo ter essas duas vertentes. Condução despreocupada quando quero, dar umas puxadelas quando me apetece. Com um gasolina 1.4 como o que discutimos neste tópico, não dá para conduzir despreocupadamente e pior, se queremos uma condução mais empenhada também não tem um desempenho aceitável.
    O problema no meio de isto tudo é que estás a comparar um carro mais pesado, com motor atmosférico e que atinge a potência só mesmo lá em cima (que é pouca mais que a do teu) e atinge o binário máximo muito mais tarde.
    Eu continuo a achar que a comparação é desajustada, e o 1.2 tsi é garantidamente ainda mais disponível que o teu dci mas ainda mais potente (105cv). Tens também o tce, acho que esses motor é que devias comparar com o teu E numa coisa não tens hipóteses, são muito mais fáceis de se conviver com eles certamente, conheço bem os clios dci e em cidade e EN nota-se bem o matraquear do motor e alguma trepidação. E tens o problema de não poderes ir lá acima quando queres, ficas nos 80cv enquanto o tsi vai até ais 105 e é uma grande diferença...

Acho que é um erro crasso das marcas colocarem motores de 16v em carros de baixa cilindrada e ainda para mais pesados. Os diesel de 16v, se reparares, também dão a sensação de não puxarem nada até o turbo entrar.

WebMotors - Motor 8 ou 16V: Veja qual é a melhor opção para o seu bolso

Um motor de 8 válvulas é superior em cidade e EN porque entrega muito binário logo desde o ralenti. Um motor de 16 válvulas ou mais é especialmente bom para viver em altas rotações, como AE onde respira melhor

Percebes onde quero chegar? O meu também é 8V e em relação ao do meu pai a diferença a muito baixa rotação é brutal. Seja em 3ª ou 4ª, se calcar o carro "salta" logo para a frente enquanto na do meu pai não se passa nada pracitamente. Então em segunda ao ralenti até o turbo entrar atrevo-me a dizer que responde tanto como o 1.9 Tdi. Quando o turbo do tdi entra é que fica a ganhar obviamente.
    O astra só responde ao acelerador lá para cima, demora mas responde.
    O teu também é 8V e ainda para mais tem turbo, não há comparação e a baixa velocidade o peso inferior do teu importa muito.
    Voltei a apanhar agora outro clio igual ao teu na subida e novamente teve de se arrumar...
    Em alta rotação tenho mais uns cv (todas às 5600rpm)e o binário todo às 3800rpm. Não tenho lag nenhum ao usar bem a caixa. E o tipo do clio ia a assapar como podia...

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    O problema no meio de isto tudo é que estás a comparar um carro mais pesado, com motor atmosférico e que atinge a potência só mesmo lá em cima (que é pouca mais que a do teu) e atinge o binário máximo muito mais tarde.
    Eu continuo a achar que a comparação é desajustada, e o 1.2 tsi é garantidamente ainda mais disponível que o teu dci mas ainda mais potente (105cv). Tens também o tce, acho que esses motor é que devias comparar com o teu E numa coisa não tens hipóteses, são muito mais fáceis de se conviver com eles certamente, conheço bem os clios dci e em cidade e EN nota-se bem o matraquear do motor e alguma trepidação. E tens o problema de não poderes ir lá acima quando queres, ficas nos 80cv enquanto o tsi vai até ais 105 e é uma grande diferença...

Acho que é um erro crasso das marcas colocarem motores de 16v em carros de baixa cilindrada e ainda para mais pesados. Os diesel de 16v, se reparares, também dão a sensação de não puxarem nada até o turbo entrar.

WebMotors - Motor 8 ou 16V: Veja qual é a melhor opção para o seu bolso

Um motor de 8 válvulas é superior em cidade e EN porque entrega muito binário logo desde o ralenti. Um motor de 16 válvulas ou mais é especialmente bom para viver em altas rotações, como AE onde respira melhor

Percebes onde quero chegar? O meu também é 8V e em relação ao do meu pai a diferença a muito baixa rotação é brutal. Seja em 3ª ou 4ª, se calcar o carro "salta" logo para a frente enquanto na do meu pai não se passa nada pracitamente. Então em segunda ao ralenti até o turbo entrar atrevo-me a dizer que responde tanto como o 1.9 Tdi. Quando o turbo do tdi entra é que fica a ganhar obviamente.
    O astra só responde ao acelerador lá para cima, demora mas responde.
    O teu também é 8V e ainda para mais tem turbo, não há comparação e a baixa velocidade o peso inferior do teu importa muito.
    Voltei a apanhar agora outro clio igual ao teu na subida e novamente teve de se arrumar...
    Em alta rotação tenho mais uns cv (todas às 5600rpm)e o binário todo às 3800rpm. Não tenho lag nenhum ao usar bem a caixa. E o tipo do clio ia a assapar como podia...
    se vires as caracteristicas técnicas do 1,2 tsi de 105 e do 1.6 tdi também de 105, o que se vê é que o gasolina tem mais 3km/h de velocidade máxima (completamente irrelevante) e tem muito menos binário. O que vai acontecer? é que o tdi vai ser mais agradável de conduzir.
    Esse clio que apanhaste devia ser o de 65cv.
    Não caias no erro de dizer que o clio é muito mais leve que o astra. Já te disse que são pouco mais de 100kg. O que equilibra a relação peso/potência.
    O astra realmente não anda nada.
    Atrevo-me a dizer que o GTC com o motor cdti de 90cv será mais agradável de conduzir (para o meu tipo de condução) ainda que seja mais pesado que o 1.4 90cv gasolina.
    Última edição por dci80 : 08-06-10 às 11:25:02

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Isto depende muito do que cada um pretende e o que cada um preza na condução...os tais parâmetros.

Neste caso foi num A4 da geração B6.

Mas tu achas que um 1.9TDI de 105cvs. no actual Ibiza tem uma grande disponibilidade...não vou estar a discutir e argumentar contra. Eu tive um e sei bem a arrastadeira que é -> muito por culpa daquela caixa loooonga.
    Então se era num A4, a tua percepção deve estar um bocado errada...

Digamos que ias a uns 80 em 4ª. Ora, esse carro deve ter caixa de 6 o que em 4ª a 80 dá aí umas 2200 rpm. Não acredito que nesse regime, o carro não respondesse. Digo mais... calcasses o acelarador como dizes, e ficavas colado ao banco até pq está numa faixa propicia a isso.
    Ainda para mais na audi. Esse motor num A3 era fazia do carro uma bombinha, tendo em conta a potencia fruto da gestão electronica diferente e mais umas mariquices...

Quanto ao ibiza, sim, acho quem tem uma boa disponibilidade. Pelo menos consigo pisar em 4ª pouco acima das 1000rpm (1100-1200) e o carro sai relativamente bem de situações de esforço embora não saindo disparado. As 1500 já se ouve o silvo do turbo.
    Se tu não achas... é a tua opinião, provavelmente formada pela experiencia que tens em carros mais potentes. Eu acho-o mais disponivel do que por ex um 1.6hdi de 110cv em todos os regimes abaixo das 3500rpm porque, por culpa da caixa, demora bastante a passar dessa faixa de rotação.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

GPL tens ai o peso do Astra?O peso do GP em vazio é 1220kl (livrete)Quanto é o teu DCI?

GPL tambem vai haver ou há o tsi 85cv, eu acho que depende de motor para motor, o a gasolina turbo com a mesma potencia vs diesel turbo é sempre diferente, tem sempre o binário disponivel de outra maneira.

Exemplo no grupo Fiat:

Alfa romeo Mito QV 170cv 1.4 multiair
    Potência máxima (cv)170Regime potência máxima (rpm)5500Binário máximo (Nm)250Regime binário máximo (rpm)2500
    Alfa romeo 159 2.0 170jtdm
    Potência máxima (cv)170Regime potência máxima (rpm)4000Binário máximo (Nm)360Regime binário máximo (rpm)1750

Velocidades consumos e essas coisas nao ponho aqui porque o mito pesa prai menos 300kilos não ficaria justo..

Já agora fica o seat fr
    Potência máxima (cv)143Regime potência máxima (rpm)4200Binário máximo (Nm)320Regime binário máximo (rpm)1750
    Eu sei que isto não é tudo falta as curvas de binário potencia que no fundo é o que interessa..

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

se vires as caracteristicas técnicas do 1,2 tsi de 105 e do 1.6 tdi também de 105, o que se vê é que o gasolina tem mais 3km/h de velocidade máxima (completamente irrelevante) e tem muito menos binário. O que vai acontecer? é que o tdi vai ser mais agradável de conduzir.
    Esse clio que apanhaste devia ser o de 65cv.
    Não caias no erro de dizer que o clio é muito mais leve que o astra. Já te disse que são pouco mais de 100kg. O que equilibra a relação peso/potência.
    O astra realmente não anda nada.
    Atrevo-me a dizer que o GTC com o motor cdti de 90cv será mais agradável de conduzir (para o meu tipo de condução) ainda que seja mais pesado que o 1.4 90cv gasolina.

Não é bem assim. Eu nem estava a comparar o 1.2 tsi com o 1.6 tdi, estava a dizer que o 1.2 tsi era melhor exemplo para comparares com o teu do que o pobre do astra 1.4 que em cidade nunca vai conseguir competir.
    O 1.6 Tdi stock só tem 240 Nm para aquela cilindrada toda, o 1.2 tsi tem 200 Nm mas é um motor mais leve e ajuda a reduzir o peso do carro.
    Compara o 1.2 tdi com o 1.2 tsi só para teres uma idea das diferenças, e onde está o tão falado "diesel power" em circunstâncias iguais
    75cv vs 105 e 180 Nm vs 200 Nm? lol

Eu acho o astra 1.3 cdti (andei num de 2008) um dos carros com condução mais manhosa que já experimentei. Cai no poço, entra o turbo e lá puxa aquela carapaça pesada, mete relação a cima e volta a cair no poço e em AE para ultrapassar não anda nada e é manhoso, prefiro o astra atmosférico. É uma condução aos solavancos, mais vale andar pouco mas linear do que aquilo. Para mim não dava...
    O astra é pesado em comparação com um utilitário, vê o peso de livrete do teu clio e o do astra 1.4.

Quanto ao clio que ia à minha frente ser o de 65cv
    Era bom era, nesse já andei eu e chegar aos 130 a trepar desde os 30 km/h naquele tempo não era para ele de certeza. Claro que eu ia sempre acima das 3800rpm onde tenho o binário máximo (que está maior a gpl) daí para cima começa a aparecer a potência

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
    Então se era num A4, a tua percepção deve estar um bocado errada...

Digamos que ias a uns 80 em 4ª. Ora, esse carro deve ter caixa de 6 o que em 4ª a 80 dá aí umas 2200 rpm. Não acredito que nesse regime, o carro não respondesse. Digo mais... calcasses o acelarador como dizes, e ficavas colado ao banco até pq está numa faixa propicia a isso.
    A curta experiencia que tive com um B6 130 foi que o carro tinha uma disponibilidade bastante boa desde baixas, e às 2.200 até o meu pequeno motor "dispara" bem, aliás nos diesel é aquela faixa "optima".
    Mas pronto tudo depende do que se espera tambem..

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O 1.3 acima das 2.000 mexe-se bem, plo menos no GP, mas cai sobretudo para baixo das 1.500 esquece..Por acaso gostava de saber porque raio o corsa (km77) é sempre pior nas medicoes, sempre!O astra acredito entao que seja ainda pior, agora se aquilo que esta no km77 está certo nao sei..

Já agora o meu 90cv tem 200nm com menos potencia que o tsi 105, isso é normal, apesar de turbinados os gasosas têm menos binario, mas geralmente tambem têm menos cc.

Como te disse eu no mito 1.4 155cv senti a "falta" do kick a baixas em relação ao 1.6jtd, mas como no caso até andei a brincar com o 155cv compensou com o andar sempre em altas rotaçoes, por outro lado o barulho já era muito para o dia-a-dia e o normal para o track day .

Digo mais, para quem nao percebe nada de nada, e não sabe as diferencas de diesel vs gasolina, e lhe dessem para a mao uns dias para dar umas voltas normais, o tal "dia-a-dia", a pessoa dizia ou ficava com a sensação que o 1.6 jtd andava mais que o 1.4t.
    Eu acho isto, a nao ser que pessoa fosse testar mesmo, porque se nao o fizesse dava essa tal sensação.
    Última edição por JoelM : 08-06-10 às 11:48:51

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Como te disse eu no mito 1.4 155cv senti a "falta" do kick a baixas em relação ao 1.6jtd, mas como no caso até andei a brincar com o 155cv compensou com o andar sempre em altas rotaçoes, por outro lado o barulho já era muito para o dia-a-dia e o normal para o track day .
    Pois, por regra o pessoal gosta do feeling "à americana" de quanto mais bruto mais anda. Contudo o que importa é a velocidade a subir certinha e não levar uma cacetada sempre que entra o turbo. As medições dos 0 aos 100 provam que muitos carros que parecem andar muito, afinal são passados por outros "discretos". Os americanos não compreendiam os "subtis" mas rápidos japoneses por isso mesmo

Um carro com mais cilindrada tem normalmente mais binário que o de menor cilindrada e são 200cc de diferença. Contudo, a versão realmente "apimentada" desse bloco 1.4 é a do Punto EVO Abarth SS.
    Esse sim tem um 1.4 Multiair com 200 cv e 270 Nm (é difícil extrair mais de um bloco tão pequeno) e faz 7.2 segundos dos 0 aos 100.

Upgraded Fiat Grande Punto Abarth SS to Release 200 HP - autoevolution

Se fosse um bloco 1.6 como o jtd, o que não sairia dali. A vantagem do diesel foi sempre poder ter mais cilindrada do que um a gasolina devido ao consumo inferior. Era possível ter um 5000 cc diesel em vez de um 3500 cc a gasolina pelos mesmos custos de combustível. Mas na realidade, em termos de binário a coisa fica igual e em termos de potência os gasolinas ganham a milhas...
    Desde que o combustível não seja problema (que está a ser reduzido com os turbo otto, start-stop e essas tretas todas) toda a gente penso eu prefere a gasolina
    Última edição por GPL : 08-06-10 às 12:02:54

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Fica este exemplo que tenho na memória, de um carro que na opinião de alguns colegas andava muito por ser diesel e bruto (até o experimentarem e perderem o pio).

YouTube - Seat Ibiza 1.9 SDI engine running
    YouTube - Very tragic acceleration Fabia 1.9 SDI / 47kW

Pois...bruto e com muita cilindrada mas totalmente obsoleto em termos de desempenho...

Já este minúsculo 1.3 atmosférico que me deixou parvo porque não esperava quase nada dele...
    YouTube - Suzuki Swift 1.3 GTi 0-180 km/h

Bruto é uma coisa, rápido é outra.
    O nosso colega Meliante sabe do que estou a falar

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

pensas tu.Eu depende de motor para motor, e da ocasiao, nao tenho uma preferencia "assumida", quanto ao jtd vs mito, foi só um teste e um exemplo que te dei, e penso estar correcto, e o jtd em que andei nem foi no mito era um carro mais pesado, tambem podia falar do 150cv diesel.

Como já disse actualmente comprava um otto atmosferico, ou seja, não me preocupo muito com a questao das baixas, até porque no meu caso a perder nao ficava nunca.

O DCi por exemplo prefere um diesel a ter o pico de força antes dasd 2.000, algo que os otto é muito mais dificil.
    O que nao gosto mesmo nos diesel é quando ando a pé em lx e quando passam muitos parece que custa respirar, tirando isso acho que me é indiferente, gosto de um bom motor, seja diesel ou otto.
    Última edição por JoelM : 08-06-10 às 12:17:08

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Já conduzi 2 diesel atmosféricos, um 2.2 e um 1.9, a verdade é que aquilo levantas o pé nunca vai abaixo, têm uma força brutal, mas o meu 1.3 anda mais que esses 2.

O problema é que os ottos para serem muito rapidos desde as baixas, ou é em carros leves ou eram motores muito grandes, ou consumiam muito, e mesmo assim como já te disse, e dei o exemplo do mito a sensação é que o jtd anda tanto ou mais, mesmo com menos cv, ate porque tem um binario muito bom e logo a baixas, ora a maior parte do mercado, não passa das 3.000 seja diesel seja otto, sobretudo em cidade, logo as pessoas muitas vezes preferem diesel.

Um colega meu faz poucos km's mas diz que só quer diesel porque está habituado e nao se ve a conduzir outra coisa..

E outra coisa, para o mercado as pessoas querem um carro rapido, nao pensam se é diesel e tem de ter turbo e ser um 2.000cc, a verdade é que os diesel actualmente andam tanto como os a gasolina, sao rapidos a acelerar ou seja, no dia-a-dia o diesel é plo menos tao bom como o a gasolina, e se calhar mesmo em track day um gasosas seja turbo ou atmosferico, desde que tenho 90cv contra outro 90cv diesel a coisa fica muito identica.
    É que 98% do pessoal, nao liga muito nem quer saber, e têm medo de ver as rotações subirem...
    Isto na prespectiva de mercado claro..

E nao estou a dar razao a ninguem, como já disse percebo ambos os gostos e argumentos.
    Última edição por JoelM : 08-06-10 às 12:23:50

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Já conduzi 2 diesel atmosféricos, um 2.2 e um 1.9, a verdade é que aquilo levantas o pé nunca vai abaixo, têm uma força brutal, mas o meu 1.3 anda mais que esses 2.

O problema é que os ottos para serem muito rapidos desde as baixas, ou é em carros leves ou eram motores muito grandes, ou consumiam muito, e mesmo assim como já te disse, e dei o exemplo do mito a sensação é que o jtd anda tanto ou mais, mesmo com menos cv, ate porque tem um binario muito bom e logo a baixas, ora a maior parte do mercado, não passa das 3.000 seja diesel seja otto, sobretudo em cidade, logo as pessoas muitas vezes preferem diesel.

Um colega meu faz poucos km's mas diz que só quer diesel porque está habituado e nao se ve a conduzir outra coisa..
    Exctamente por isso é que um motor turbinado é tão diferente de um motor atmosférico. Sem um bloco com boa cubicagem é dificil obter um binário razoável, se for de 8V ainda safa alguma coisa, se for pequeno e de 16V lá se foi o bicho...
    O manco da tua maria tem 12V precisamente para garantir o mínimo de boas baixas
    Eu ao que experimentei até excluía os ottos turbinados e ia para um bloco grandinho atmosférico. O consumo era aceitável e tinha tudo logo desde o ralenti, sem truques e preocupações de turbos e queriquices. Um 6 em linha da BMW era capaz de ser uma boa opção, um motor com um bom som, andamento q.b. e que soubesse sempre o que estava lá quando precisasse dele, em qualquer rpm
    É tudo muito bonito enquanto corre bem, mas ao passo que um bloco atmosférico dura uma vida sem mexer em nada a nível de motor, um TD ou TO está sempre sujeito a manhosices e tem mão de obra bem mais complicada. Sinceramente gosto da sensação de ter um atmosférico que parece estar ali para durar uma vida inteira, no futuro o salto ideal seria para um do dobro da cubicagem para durar outra vida sem surpresas pelo caminho.
    Última edição por GPL : 08-06-10 às 12:34:34

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

O 3cil da maria é de longe mais agradavel de conduzir em cidade que o 1.3m-jet 90cv.

Em Ae prefiro o meu de longe!

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Um dia que perca a cabeça ainda me meto num 540i V8, da maneira que estão a desvalorizar...
    Acabavam-se as queixas, bebia mas andava sem tretas e desde que fosse fiável...era sempre a bombar.

Talvez um dia mais tarde
    Fiquei fanático pelo 745i que vi, mas esse já era grande demais. Mas que tem uma bomba lá dentro, isso tem

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

E se de repente o GPL subir em flexa? o GPL tem 2 coisas muito boas, a poluicao e o preco claro.

Mas se o preco subir muito.....

Mas pronto isso tambem acontece com o diesel, so que o meu faz 5 litros um 540i faz 15.

ice
    ice está online
    Piloto de Troféu ice's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A questão da menor fiabilidade de um turbo em relação a um atmosférico é cada vez mais um mito...

Qualquer atmosférico tem também montes de tecnologia empregue.

O turbo terá mais um componente, o proprio turbo, que bem mantido dura uma vida.

Longe vão os tempos dos carburados...

Eu também gosto de ambos os combustíveis, cada um tem as suas mais valias

Quanto às caixas longas, as questões ambientais tornam quase obrigatório as 4 e 5 extra long.

Ou como já ouvi dizer "não há caixas longas, há é motores fracos"

Cump.

Piloto de Rallye mELIANTE's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Fica este exemplo que tenho na memória, de um carro que na opinião de alguns colegas andava muito por ser diesel e bruto (até o experimentarem e perderem o pio).

YouTube - Seat Ibiza 1.9 SDI engine running
    YouTube - Very tragic acceleration Fabia 1.9 SDI / 47kW

Pois...bruto e com muita cilindrada mas totalmente obsoleto em termos de desempenho...

Já este minúsculo 1.3 atmosférico que me deixou parvo porque não esperava quase nada dele...
    YouTube - Suzuki Swift 1.3 GTi 0-180 km/h

Bruto é uma coisa, rápido é outra.
    O nosso colega Meliante sabe do que estou a falar
    Olha um 1.3 a gasolina atmosférico de 16v que até em baixas anda bem...Whati??

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Não é bem assim. Eu nem estava a comparar o 1.2 tsi com o 1.6 tdi, estava a dizer que o 1.2 tsi era melhor exemplo para comparares com o teu do que o pobre do astra 1.4 que em cidade nunca vai conseguir competir.
    O 1.6 Tdi stock só tem 240 Nm para aquela cilindrada toda, o 1.2 tsi tem 200 Nm mas é um motor mais leve e ajuda a reduzir o peso do carro.
    Compara o 1.2 tdi com o 1.2 tsi só para teres uma idea das diferenças, e onde está o tão falado "diesel power" em circunstâncias iguais
    75cv vs 105 e 180 Nm vs 200 Nm? lol

Eu acho o astra 1.3 cdti (andei num de 2008) um dos carros com condução mais manhosa que já experimentei. Cai no poço, entra o turbo e lá puxa aquela carapaça pesada, mete relação a cima e volta a cair no poço e em AE para ultrapassar não anda nada e é manhoso, prefiro o astra atmosférico. É uma condução aos solavancos, mais vale andar pouco mas linear do que aquilo. Para mim não dava...
    O astra é pesado em comparação com um utilitário, vê o peso de livrete do teu clio e o do astra 1.4.

Quanto ao clio que ia à minha frente ser o de 65cv
    Era bom era, nesse já andei eu e chegar aos 130 a trepar desde os 30 km/h naquele tempo não era para ele de certeza. Claro que eu ia sempre acima das 3800rpm onde tenho o binário máximo (que está maior a gpl) daí para cima começa a aparecer a potência
    então mas queres comparar um tsi com 105cv a um dci de 80??? ou a um tdi de 75?? mas que raio de comparação.
    Volto a dizer que o astra não é assim tão mais pesado que o clio. Já vi os livretes. E se não me engano são 130kg de diferença. Faz lá as contas á relação peso potência.
    Esse clio que andaste estava avariado de certeza. conheces a subia da A1 em Minde? pois com o carro carregado (5 pessoas e bagagem) comecei a 140 e acabei a 140 em 5ª. Experimenta com o teu fazer isso.

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Essa subida com o getz comecei a 160 e pouco acabei a 100 talvez

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Essa subida com o getz comecei a 160 e pouco acabei a 100 talvez
    E mais, subidas que eu faço na boa em 5ª com o clio tenho de fazer em 4ª ou 3ª com o astra. Com o clio carregado e astra vazio. Portanto acho que realmente o motor 1.4 a gasolina é mesmo bom. E não venham com a treta do peso. Eu tenho so 2 carros sem bem a diferença de peso. Mas o astra tem coisas boas. O sistema de som é óptimo.

GPL
    GPL está offline
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

então mas queres comparar um tsi com 105cv a um dci de 80??? ou a um tdi de 75?? mas que raio de comparação.
    Volto a dizer que o astra não é assim tão mais pesado que o clio. Já vi os livretes. E se não me engano são 130kg de diferença. Faz lá as contas á relação peso potência.
    Esse clio que andaste estava avariado de certeza. conheces a subia da A1 em Minde? pois com o carro carregado (5 pessoas e bagagem) comecei a 140 e acabei a 140 em 5ª. Experimenta com o teu fazer isso.
    Estando tu a dizer que o dci chega para tudo e que em nenhuma situação sentes falta de desempenho, não posso ir buscar um motor fraquinho atmosférico não é?
    Vê lá que estou a por um pequeníssimo 1.2 tsi face ao teu 1.5 dci e mesmo assim é injusto? Eu quando chegar a casa vou-te dizer o peso de livrete da astra caravan 1.4 de 2002 do meu pai e mesmo essa pesadona bem puxada anda.
    Mesmo o GTC de 90cv de que falas em todo o lado declara cerca de 1170kg em vazio, com o condutor dificilmente menos de 1240kg...
    O peso do teu clio é de 975kg, com condutor uns 1040kg mais ou menos. são 200kg de diferença, o equivalente ao astra levar o condutor e 3 ocupantes e tu ires sozinho! Tens noção do que isso "trava" o carro em cidade? A menos que tenhas o clio com grande sistema de som e carregado com 1001 coisas, porque é bem mais leve mesmo tendo um motor diesel (que é pequeno neste caso).

E o astra diz que faz 12.5 seg. segundos dos 0 aos 60mph (96,5 km/h) medido por quem o testou. Se isso é não andar nada tens de andar em alguns que já experimentei. Pode parecer ter pouca força, e realmente é assim em baixas, mas não andar nada acho errado.
    O clio declara 11.8 seg dos 0 às 60 mph (96,5 km/h) , portanto não entendo a diferença descomunal.
    Não esqueças das 8V versus 16V e do turbo que tens. Em cidade o teu safa-se melhor, mas em AE cuidado com o pesado astra

Quanto às subidas que falas, não substimes o 1.6 8V. A 120 km/h de ponteiro vai nas 3800 rpm e tem binário suficiente para manter a velocidade, depois entra a potência e consegue progredir. Viemos 5 no carro de Valpaços até ao Porto com a mala cheia e depóstio cheio e acredita que ficavas surpreendido. Eu fiquei

Tens aqui os dados do meu:
    http://www.parkers.co.uk/cars/specs/...px?deriv=17209

do teu clio 1.5 dci:
    http://www.parkers.co.uk/cars/specs/...px?deriv=24173

e do astra 1.4:
    http://www.parkers.co.uk/cars/specs/...px?deriv=27106
    Última edição por GPL : 08-06-10 às 15:15:23

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Estando tu a dizer que o dci chega para tudo e que em nenhuma situação sentes falta de desempenho, não posso ir buscar um motor fraquinho atmosférico não é?
    Vê lá que estou a por um pequeníssimo 1.2 tsi face ao teu 1.5 dci e mesmo assim é injusto? )]
    Claro que é injusto. só se o 1,2 tsi for o de 85cv. Aí sim está justo. Refaz lá a tuas contas do peso pk o meu pesa em vazio 1035Kg.
    Em comparações tens de comparar potências equivalentes. Sejam turbo sejam atmosféricos, sejam a jacto. Por alguma coisa nas competições automóveis é a potencia que é limitada. Não será para por em igualdade de circunstâncias? Não é a subida de potência que os construtores pretendem?

Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

E mais, subidas que eu faço na boa em 5ª com o clio tenho de fazer em 4ª ou 3ª com o astra. Com o clio carregado e astra vazio. Portanto acho que realmente o motor 1.4 a gasolina é mesmo bom. E não venham com a treta do peso. Eu tenho so 2 carros sem bem a diferença de peso. Mas o astra tem coisas boas. O sistema de som é óptimo.
    Eu acho incrivel como o astra em que ando nao faça mais ruidos parasitas, gosto dos materiais usados para um segmento C de 99.No entanto para a versão sport da altura acho-o fraco em equipamento.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Eu acho incrivel como o astra em que ando nao faça mais ruidos parasitas, gosto dos materiais usados para um segmento C de 99.No entanto para a versão sport da altura acho-o fraco em equipamento.
    Pois olha aquele em que ando é de 2006 e tem 48000km. Faz pouco menos ruidos parasitas que o clio com 236000km. Já para não falar nos problemas que já deu e que acho inaceitáveis no segmento C.

Página 7 de 11 PrimeiraPrimeira ... 678 ... ÚltimaÚltima