Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O dever de informar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O dever de informar

    Lamentando a morte e os feridos, à parte de outras interrogações já abordadas no tópico que dedico ao Fiat Stilo, interrogo-me sobre o escopo jornalístico ao expressamente mencionar a marca e modelo do carro interveniente no acidente.
    Na verdade e salvo o erro, julgo não ser frequente a menção nos meios de comunicação social à marca e modelo, daí a minha surpresa.
    Contudo quero frisar que acho que o relato jornalístico deverá sempre ser o mais exaustivo possível.

    Estarei equivocado?



    O motor do Fiat Stilo partiu-se em dois bocados. Um ficou numa berma da IC-17/CRIL, na zona de Odivelas, outro uns metros mais à frente. Atrás ficaram as peças que o carro desgovernado ia largando à medida que galgava o raile. Lá dentro, os cinco amigos, vindos de uma despedida de solteiro, tentaram agarrar-se à vida. Um deles não conseguiu e teve morte imediata. Os outros, entre eles o protagonista da festa, ficaram feridos. Foi o desfecho trágico de uma noite de diversão.

    O pó branco deixado no asfalto pelos Bombeiros não esconde a violência do despiste. Eram 06h24 de ontem quando o carro que trazia os cinco amigos de uma noite de festa entrou em despiste no Senhor Roubado, em direcção a Lisboa.

    Nuno R., que trabalhava na empresa do pai, 28 anos, foi projectado pela janela do tecto de abrir e teve morte imediata. Os outros quatro conseguiram manter-se dentro da viatura, enquanto esta galgava o raile do lado direito da via. O carro desgovernado tombou o sinal vertical, raspou num pilar e só parou quando capotou – na via mais à esquerda.

    O corpo de Nuno R. foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Era pai de uma menina de pouco mais de um ano. Rodrigo S., de 28 anos, que tinha casamento marcado para sábado, e Nuno, de 30 anos, sofreram ferimentos graves e permaneciam ontem internados no Hospital de Santa Maria. Fonte hospitalar disse ao CM que ambos se encontravam “estabilizados”. João Miguel, o proprietário do carro, de 26 anos, sofreu ferimentos ligeiros e foi para casa ao início da noite. A quinta vítima, David G., de 23 anos, foi transferida para o Hospital Amadora-Sintra.

    Os cinco amigos tinham ido comemorar a despedida de solteiro de Rodrigo S.. Já estavam de regresso a casa, na zona da Amadora, quando se deu o despiste. A Secção de Acidentes da PSP de Benfica está a investigar o sinistro. As causas são ainda desconhecidas.


    in http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200

    #2
    O CM só não diz a marca e modelo se o jornalista não conseguir descobrir.

    EDIT: Ainda há 1 hora passei no local, fica aqui a 2 km.

    Comentário


      #3

      Comentário


        #4
        não estou a perceber.
        mas achas que o jornalista não devia falar do carro em questão?

        Comentário


          #5
          Na imprensa escrita acho que é habito mencionarem no minimo o modelo dos veiculos acidentados.

          Esse acidente foi de uma violencia!! Nessa zona há um curva e o carro foi em frente contra o rail?

          Comentário


            #6
            Já tinha ouvi mencionar a marca, tipo: "O automovel da marca XYZ vinha a efectuar uma ultrapassagem".
            Agora o modelo e tudo é a 1ª vez!

            Será que o jornalista quiz dizer que aconteceu isto e aquilo porque era o modelo e marca em questão??? Eu quero acreditar que não!!

            cumps,
            [dio]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por zombi.l

              não estou a perceber.
              mas achas que o jornalista não devia falar do carro em questão?
              O dever de informar que impende sobre o jornalista implica que ele faça o relato mais completo possível, com a descrição, se possível, da marca e modelo da viatura em questão. Eu concordo com esta postura.
              Contudo nem sempre vejo essa preocupação nas muitas notícias que leio sobre acidentes de viação.
              Nesta, em especial, fiquei quase convencido que a besta foi o carro, pois "O motor do Fiat Stilo partiu-se em dois bocados (...) Atrás ficaram as peças que o carro desgovernado ia largando à medida que galgava o raile (...) Lá dentro, os cinco amigos, vindos de uma despedida de solteiro, tentaram agarrar-se à vida." .

              Poderá ser minha impressão, mas sabem que este modo de escrever tem subtilezas muito próprias...mas enfim, é a minha impressão.

              Comentário


                #8
                Se foi projectado pela janela do tecto de abrir (?) é porque não ia com o cinto de segurança posto...

                Quanto a dizerem a marca do carro, é normal e já tenho visto várias noticias a mencionar isso mesmo.

                Mais uma vez lamenta-se a perda de uma vida na estrada. Que os restantes ocupantes melhorem rápido.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Iuri

                  citação:Originalmente colocada por zombi.l

                  não estou a perceber.
                  mas achas que o jornalista não devia falar do carro em questão?
                  O dever de informar que impende sobre o jornalista implica que ele faça o relato mais completo possível, com a descrição, se possível, da marca e modelo da viatura em questão. Eu concordo com esta postura.
                  Contudo nem sempre vejo essa preocupação nas muitas notícias que leio sobre acidentes de viação.
                  Nesta, em especial, fiquei quase convencido que a besta foi o carro, pois "O motor do Fiat Stilo partiu-se em dois bocados (...) Atrás ficaram as peças que o carro desgovernado ia largando à medida que galgava o raile (...) Lá dentro, os cinco amigos, vindos de uma despedida de solteiro, tentaram agarrar-se à vida." .

                  Poderá ser minha impressão, mas sabem que este modo de escrever tem subtilezas muito próprias...mas enfim, é a minha impressão.
                  Da mesma forma que salvo erro tu tens um Stilo ou és uma aficionado pelo carro, isto acaba por te chamar a atenção disso e te levar a pensar que é uma espécie de "cabala". É normal, quando algo nos é "comum" que nos sintamos mais "atingidos". Não sei se estás a perceber o que estou a dizer.

                  É o dever do jornalista cingir-se aos factos. E não tentar gerar esse tipo de "cabalas". ;)

                  Comentário


                    #10
                    já tenho visto o modelo referenciado mais vezes.
                    não vejo nenhuma agravante. não podem afirmar é que o gajo ia bezaina. podem sim dizer que se supõe (ou algo no genero) que o condutor ia alcoolizado.

                    ps. não falo em particular neste caso.

                    Comentário


                      #11
                      Muito honestamente, isto já roça a mania da perseguição.[xx(]

                      Comentário


                        #12
                        Sou absolutamente e irrevogavelmente a favor da descrição da marca/modelo/ano dos veículos envolvidos em acidentes. Julgo mesmo que a "boa acidentologia" deveria tratar estatisticamente este dado e [u]divulgá-lo</u>.

                        Estou farto que me digam que o Fiat Uno de 87 é tão seguro como o Classe S de 2006, desde que circulem ambos a 12km/h...

                        A informação é um bem precioso e muito mais eficaz na prevenção de acidentes que 200 Subarus.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Vanquish
                          Muito honestamente, isto já roça a mania da perseguição.
                          Morre uma pessoa e estão preocupados com uma possivel conspiração global contra a Fiat, no minimo doentio [v]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por testenick

                            citação:Originalmente colocada por Iuri

                            citação:Originalmente colocada por zombi.l

                            não estou a perceber.
                            mas achas que o jornalista não devia falar do carro em questão?
                            O dever de informar que impende sobre o jornalista implica que ele faça o relato mais completo possível, com a descrição, se possível, da marca e modelo da viatura em questão. Eu concordo com esta postura.
                            Contudo nem sempre vejo essa preocupação nas muitas notícias que leio sobre acidentes de viação.
                            Nesta, em especial, fiquei quase convencido que a besta foi o carro, pois "O motor do Fiat Stilo partiu-se em dois bocados (...) Atrás ficaram as peças que o carro desgovernado ia largando à medida que galgava o raile (...) Lá dentro, os cinco amigos, vindos de uma despedida de solteiro, tentaram agarrar-se à vida." .

                            Poderá ser minha impressão, mas sabem que este modo de escrever tem subtilezas muito próprias...mas enfim, é a minha impressão.
                            Da mesma forma que salvo erro tu tens um Stilo ou és uma aficionado pelo carro, isto acaba por te chamar a atenção disso e te levar a pensar que é uma espécie de "cabala". É normal, quando algo nos é "comum" que nos sintamos mais "atingidos". Não sei se estás a perceber o que estou a dizer.

                            É o dever do jornalista cingir-se aos factos. E não tentar gerar esse tipo de "cabalas". ;)
                            Não cometas o erro de confundir um pretenso vendedor com um suposto apreciador.
                            O facto de ser um proprietário de um Fiat Stilo de maneira nenhuma me tolda as ideias muito menos me retira a objectividade, nem esse facto especialmente me sensibilizou para esta notícia.
                            Para ser verdadeiro, confesso que chamou-me a atenção o facto de a vítima mortal ter saído projectada pelo tecto de abrir, acessório que o meu carro tem.
                            Já o referi. Foi o modo especial como se relatou o acidente que depois me chamou a atenção.

                            Bom seria se, amanhã ou logo que o jornalista descubra ou possa divulgar, fosse publicada notícia a explicar de fonte segura as supostas razões do acidente.

                            Comentário


                              #15
                              Mania da perseguição?! Qual quê?[8]

                              Não vês que ficam todos lixados porque o belo tecto de abrir panorâmico foi provavelmente a causa final (final, porque antes disso houve o acidente e provavelmente não trazer cinto). Ou seja existe um ponto contra uma característica do Stilo...[8]

                              Conheço fanáticos por marcas, mas tão doentios como os que vejo por este forum é digno de teses de doutoramento de psicólogos[8]

                              PS: escusam de me vir atacar FIAT boys[:P]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Iuri

                                Não cometas o erro de confundir um pretenso vendedor com um suposto apreciador.O facto de ser um proprietário de um Fiat Stilo de maneira nenhuma me tolda as ideias muito menos me retira a objectividade, nem esse facto especialmente me sensibilizou para esta notícia.
                                Para ser verdadeiro, confesso que chamou-me a atenção o facto de a vítima mortal ter saído projectada pelo tecto de abrir, acessório que o meu carro tem.
                                Já o referi. Foi o modo especial como se relatou o acidente que depois me chamou a atenção.

                                Bom seria se, amanhã ou logo que o jornalista descubra ou possa divulgar, fosse publicada notícia a explicar de fonte segura as supostas razões do acidente.
                                Primeira parte: Esta diferença neste fórum é tão ténue que são o mesmo. [xx(] Por acaso, não te tenho como fanático da Fiat mas um aficionado pela mesma. ;) O que não quer dizer que certas coisas de uma marca não nos chamem mais a atenção. Inconscientemente ou não. A mim certas marcas chamam mais a atenção que outras. ;)

                                Segunda parte: É preciso repetir o que vão dizer?.... velocidade...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Bolide

                                  citação:Originalmente colocada por Vanquish
                                  Muito honestamente, isto já roça a mania da perseguição.
                                  Morre uma pessoa e estão preocupados com uma possivel conspiração global contra a Fiat, no minimo doentio [v]
                                  Com o devido respeito pela tua opinião, ninguém ofendeu ou profanou a infeliz vítima.
                                  Creio no entanto que este não é o local próprio, nem nós somos as pessoas indicadas para velar as vítimas. São as famílias e amigos que terão que carregar esse triste "fardo".

                                  Aqui temos liberdade, penso eu, para apreciar um acontecimento nas suas mais variadas perspectivas, livres de quaisquer perseguições!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Iuri

                                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                                    citação:Originalmente colocada por Vanquish
                                    Muito honestamente, isto já roça a mania da perseguição.
                                    Morre uma pessoa e estão preocupados com uma possivel conspiração global contra a Fiat, no minimo doentio [v]
                                    Com o devido respeito pela tua opinião, ninguém ofendeu ou profanou a infeliz vítima.
                                    Creio no entanto que este não é o local próprio, nem nós somos as pessoas indicadas para velar as vítimas. São as famílias e amigos que terão que carregar esse triste "fardo".

                                    Aqui temos liberdade, penso eu, para apreciar um acontecimento nas suas mais variadas perspectivas, livres de quaisquer perseguições!
                                    Sem duvida Iuri, mas eu por exemplo já referi que conheço o Correio da Manhã há muitos anos e, sempre que descobrem, colocam explicitamente a marca e modelo do/s carro/s envolvido/s no acidente. Outras pessoas que leiam assiduamente o jornal o poderão confirmar, pelo que não vejo razão para tal desconfiança da tua parte.

                                    Aliás, eu li essa noticia de manhã no café e chamou-me a atenção por ter acontecido aqui a 2 passos e por ser um Stilo, não no sentido depreciativo mas no sentido de ser um automóvel que ainda não tinha visto envolvido num acidente grave como este.

                                    EDIT: Se fosse um BMW, um MB, um Opel, um Renault, um Peugeot, chamar-me-ia tanto a atenção como um Stilo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Assunto arrumado.
                                      Espero então que assim continuem.


                                      EDIT: Se fosse um BMW, um MB, um Opel, um Renault, um Peugeot, seria um Fiat e não um Stilo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        continu-o na mesma.
                                        pela leitura da noticia, acho que não foi posta em casa a qualidade ou falta desta da viatura em questão.
                                        vejo é que á partida ia um gajo dentro duma viatura sem cinto. não acredito que o sinto se tenha soltado ou aberto, se é possivel? á partida tudo é possivel.

                                        lembram-se quando o sousa cintra atirou a garrafa pala janela do carro com esta fechada? falaram a marca, pelo menos, e ninguem extrapolou a possivel falta de qualidade do vidro.

                                        parece que se está a exagerar.

                                        não vi explicada a causa do acidente. se foi falha mecanica ou do elemento entre o banco e o volante.

                                        se houver algum acidente que envolva um 205, só me interesa saber a causa, a velocidade e os estragos da viatura, por razões obvias.
                                        é logico que lamento qualquer frido o falecido em todos os acidentes e não só.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Iuri

                                          Assunto arrumado.
                                          Espero então que assim continuem.


                                          EDIT: Se fosse um BMW, um MB, um Opel, um Renault, um Peugeot, seria um Fiat e não um Stilo.
                                          Eu percebi o que querias dizer com o tópico, e concordo a 100% ctg. Nao vou comentar mais pq já sabes, não vale a pena quando há sempre a Brigada dos "Contra"!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dado que fui um dos "contras", sinto-me visado com a tua afirmação, e isso deixa-me de facto um bocado á toa, cada vez me passo mais com estas manias da perseguição.

                                            Eu não tenho nada contra marca nenhuma, adoro o GP, talvez seja hipótese de troca na próxima compra, adoro a Alfa, não tenho nada a dizer dos 1.3 mjet, etc, etc, etc. Mas isso não faz de mim um seguidor cego de todos aqueles que idolatram a marca em questão!

                                            Não tenho nada a dizer da marca/grupo, mas tenho que ser do contra quando vejo um membro, no seu direito, a insurgir-se contra um diário que é useiro e vezeiro, e bem, em chamar os carros pelos nomes/modelos e fazer de qualquer trágico acidente uma prosa digna de prémio nobel. Porque é que agora tinha que ser diferente?? Por ser um Fiat?? Não!! Limitaram-se a fazer o que fazem diariamente!!

                                            Sinceramente, acho que acabam por ser vocês próprios a vitimizarem-se a torto e a direito e depois acreditam que aquilo que criam é culpa dos outros.

                                            Parem, pensem, reflitam certas atitudes, vamos conversar normalmente PORRA!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O passageiro só saiu voando pelo teto solar por se tratar de um veículo cujo sistema é bem grande, o skywindow, acho que se não tivesse mencionado o modelo os leitores pesariam ser absurdo tal notícia.

                                              Não questionando em si o skywindow, mas talvez faltando avisar a obrigatoriedade dos cintos de segurança.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Metam o cinto!!![8][8][8]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  o que é que tem de bem ou mal dizerem a marca do veiculo?

                                                  lembrem-se que picanços absurdos de marcas e fanatismos cegos sao praticamente exclusivos deste forum, ha quem viva para alem disso.

                                                  o que me custa a perceber é o motor partido em 2 bocados...é que para partir um bloco e todos os componentes de forma a ficarem 2 bocados em sitios diferentes, a força necessaria nao é comportavel por nenhum humano. nem tao pouco seria facil descubrir a placa do nº de chassis para se ver o modelo....

                                                  exageros jornalisticos?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por dio

                                                    Já tinha ouvi mencionar a marca, tipo: "O automovel da marca XYZ vinha a efectuar uma ultrapassagem".
                                                    Agora o modelo e tudo é a 1ª vez!

                                                    Será que o jornalista quiz dizer que aconteceu isto e aquilo porque era o modelo e marca em questão??? Eu quero acreditar que não!!

                                                    cumps,
                                                    [dio]
                                                    tb nao quero acreditar nisso!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mania da perseguição alert???? por favor q raio d post este.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Bolide

                                                        citação:Originalmente colocada por Vanquish
                                                        Muito honestamente, isto já roça a mania da perseguição.
                                                        Morre uma pessoa e estão preocupados com uma possivel conspiração global contra a Fiat, no minimo doentio [v]
                                                        concordo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A pergunta não era se concordavam com a divulgação da marca modelo dos veículos envolvidos em acidentes?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Doentio é as pessoas pensarem que os outros só pensam o mal, sem olhar ao quê e a quem...[xx(]

                                                            A pergunta que foi solicitada pelo Iuri é tão correcta e normal como tantas outras. Obviamente que comeu o pecado capital de relacionar a noticia do CM em que é referido um Fiat Stilo, sabendo muitos que é possuidor de um. Se fosse uma marca X, não haveria a tal conspiração contra a Fiat mas acredito que acabaria por alguém dizer que era uma conspiração contra a marca X.
                                                            Agora é obvio que é normal que assim seja, um user pedir para comentar isto ou aquilo, uma vez que se trata de um modelo semelhante ao que possui. Onde é que está o busilis?
                                                            É lamentável aperceber-nos que grande parte das discussões nos topicos surgem de pessoas que não fazem o minimo esforço para manter a lisura e isenção que bem falta faz. Ao contrário, surgem logo com teorias da conspiração quando, até então, nada foi apresentado pelo autor do topico que permita essa conclusão.


                                                            Respondendo ao topico em concreto, entendo que a noticia deve ser o mais exaustive possível mas só até a um ponto que que todos os dados que são apresentados para além do necessário de modo em que não se traduza num melhor entendimento para o leitor, devem ser omitidos.
                                                            Neste caso, referir-se que foi num Fiat Stilo o acidente não acrescenta nada de mais que faça o leitor perceber as causas do acidente. Noutras noticias, poderá não ser assim, quando por exemplo, a causa seria uma avaria mecânica ou um rebentamento de um pneu. Aqui já faria mais sentido referir a marca e modelo.
                                                            Quando leio no CM uma frase isolada deste tipos: "O motor do Fiat Stilo partiu-se em dois bocados.", lembro-me que é um jornal um pouco sensionalista e acabo por compreender o porquê dessa frase.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X