Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que os airbag's são mesmo funcionais?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que os airbag's são mesmo funcionais?

    A questão talvez não tenha sido colocada da melhor forma, além de que sei de todos os testes realizados, dos primórdios com a Mercedes, das mortes evitadas, do modo como funciona, etc, mas fico com algumas dúvidas, sobretudo baseado em 2 casos reais e recentes:[xx(]

    BM Série 5 : em que o dono teve um acidente frontal (saída de estrada), o carro foi para a sucata todo partido e apenas disparou um airbag lateral e do lado do pendura. Não sei quantos airbag's tem, mas vi que a frente ficou toda desfeita! Quase nem parecia um BM[:0]

    Polo com menos de um ano: em que o dono perdeu o controlo do bicho, embateu no separador central da AE, andou às cambalhotas e, tal como o anterior, o carro foi para a sucata todo partido (incluindo a frente) e nem um airbag disparou!

    Sei que são apenas dois casos (vi os dois carros e falei com ambos os condutores), mas não deixa de ser curioso! Será que não há muito marketing por aí? Terá sido apenas obra do acaso? Conhecem mais casos parecidos? Já algum de vocês levou com um airbag?[8)]

    Atenção que não coloco em dúvida que o dito equipamento de segurança salve muitas vidas, mas... tenho algumas reservas, já para não falar nas pessoas que não colocam o cinto (reduzindo ou anulando a eficácia do dito), dos que conduzem juntinho ao volante, dos que colocam objectos sobre o local do dito ou dos carros que andam por aí tendo esse dispositivo sem manutenção (penso que é ao fim de 10 anos, mas não tenho a certeza, se varia de marca ou modelo!)[8)]

    Digam da vossa justiça![:X]

    #2
    Tambem ja constatei em dois rover de amigos meus um 25 2.0d e um 45 1.4 que em embates violentos em que a frente ficou destruida nao dispararam...
    Outro de um amigo meu Renault clio II 1.9d num embate em que a frente nao teve nada dispararam todos, em relação a manutenção o carro do meu pai fala em dez anos o carro esta quase lá e diz para substituir tudo(os dois frontais + pre tensores) mais vale nesse caso vender o carro so a manutenção segundo a marca fica por mais de o valor comercial do carro...E não quer dizer que um airbag com mais de dez anos nao possa disparar...E que este componente apesar de existir aos anos nao tem descido de preço...

    Comentário


      #3
      O meu primo que mora na casa ao lado da minha, teve um acidente com um BMW 316i E36 que já tinha 10 ou 11 anos e os airbags dispararam ;)
      Ocasionalmente tambem oiço falar de um caso ou outro em que os airbags não disparam...

      Comentário


        #4
        Eu espero mesmo que eles funcionem caso seja necessário, mas o melhor é eles ficaram lá quietinhos... é sinal que não batemos!!! :D

        Um carro de serviço de uma empresa onde trabalhei teve um acidente, na marca a reparação era cara... o carro vai para a oficina do "xico da esquina", repara-se a chapa, e as tampas dos airbags são fechadas mas sem nada lá dentro... [:0][:0][:0]

        Eu até tremo em pensar que esse carro um dia pode ser vendido a alguém... e será caso único?!?!?!? [xx(]

        Comentário


          #5
          Se lerem bem o manual dos carros.

          Indicam lá uma dezena de situações em que os AirBags podem não funcionar....

          Por exemplo Capotar....

          Por exemplo bater num Poste de frente ou de lado (mesmo a meio)

          Por exemplo apanhar com uma moto de frente.

          Etc etc etc...

          Comentário


            #6
            Em relação à pergunta do tópico, espero nunca vir a saber se são mesmo funcionais...[8D]
            Pelo que se ouve dizer/ler sabe-se que o período de vida útil de um airbag são mais ou menos 10 anos.
            Agora, depois disso quais são os efeitos que podem resultar de um airbag que tenha mais que essa idade (se bem que isso é sempre relativo e subjectivo) e que seja confrontado, digamos assim, com um acidente?
            Será que não funcionam?
            Será que as substâncias que o constituem estão em degradação e podem causar piores e maioes problemas para a pele, do que aqueles que já são conhecidos num airbag em bom estado (falo das queimaduras)?

            Uma pessoa que tenha um carro com um certa idade, deve trocar os airbags, e como aqui foi dito, a troca até pode ter um valor mais elevado que o valor comercial do carro, sendo assim não é melhor tirar os airbags de lá, mesmo sabendo que é um "disparate"?

            Ainda bem que apareceu este tópico, pois nos últimos dias temos levado com uma enxurrilhada (acho que é assim que se escreve) de tópicos que não interessam.;)
            Cumps.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Speedy

              Em relação à pergunta do tópico, espero nunca vir a saber se são mesmo funcionais...[8D]
              Pelo que se ouve dizer/ler sabe-se que o período de vida útil de um airbag são mais ou menos 10 anos.
              Agora, depois disso quais são os efeitos que podem resultar de um airbag que tenha mais que essa idade (se bem que isso é sempre relativo e subjectivo) e que seja confrontado, digamos assim, com um acidente?
              Será que não funcionam?
              Será que as substâncias que o constituem estão em degradação e podem causar piores e maioes problemas para a pele, do que aqueles que já são conhecidos num airbag em bom estado (falo das queimaduras)?

              Uma pessoa que tenha um carro com um certa idade, deve trocar os airbags, e como aqui foi dito, a troca até pode ter um valor mais elevado que o valor comercial do carro, sendo assim não é melhor tirar os airbags de lá, mesmo sabendo que é um "disparate"?

              Ainda bem que apareceu este tópico, pois nos últimos dias temos levado com uma enxurrilhada (acho que é assim que se escreve) de tópicos que não interessam.;)
              Cumps.
              Por acaso tb estou curioso...

              Tenho um carro com 12 anos que tem air-bag, e já me tinha interrogado sobre isto tb...


              Será que mais vale tira-lo de lá??



              Uma coisa que ja reparei é que este airbag é totalmente independente de qq electronica, não como o que tive no Punto...

              Comentário


                #8
                Infelizmente já tive a experiência de levar com o airbag na cara, num dia kuando ia com o meu pai e vem uma senhora em contramão e... PUM.. lá se foi o meu lindo Xsara..... o embate foi eskerda com eskerda e saltaram os 2 airbags frontais..ou seja os Abags sempre evitaram ke batesse com a cara no tablier.. ou o meu pai no volante, já ke era ele a conduzir.. visto k eu inda n tnh carta ne . se nao houvesse airbags, eu estaria vivo klaro mas sempre me aleijava, claro ke isto foi a 60km/h.. pois a 100, os airbags são inúteis. já agora mais alguem teve esta desagradável experiencia?? Os airbags deitam uma espécie de um pó, mesmo atrofiante, é o gas que eles trazem nao é ? .. e também fikei sem pelos no pulso direito.. o diabo do airbag cortou.os :D:D... mas foi mesmo uma pena ver o Xsara a ser puxado para cima do reboque mas os sensores dos airbags funcionaram bem.. Quando os AB não disparam , será por kausa dos sensores ? ou será por causa da sua colocaçao ?? Cumps Citro4EVER

                Comentário


                  #9
                  O meu irmão no A4 teve um choque frontal não muito grave mas chegou para estragar o pára-choques e até o radiador. Os airbags não actuaram…ele acha que se calhar o choque talvez não foi suficiente para tal, para alem de referir que naquela situação eram quase dispensáveis visto que segurou-se ao volante evitando bater com a cabeça no mesmo.
                  Pelo que sei, nos crash-tests é raro não actuarem!
                  Espero nunca verificar se funcionam ou não:D:D:D!
                  Vocês nunca ouviram falar de carros com sensores tão sensíveis que com uma bolada no pára-choques disparam logo?:D Eu já…não sei se é verdade se é mentira!

                  Cumprimentos.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                    O meu irmão no A4 teve um choque frontal não muito grave mas chegou para estragar o pára-choques e até o radiador. Os airbags não actuaram…ele acha que se calhar o choque talvez não foi suficiente para tal, para alem de referir que naquela situação eram quase dispensáveis visto que segurou-se ao volante evitando bater com a cabeça no mesmo.
                    Pelo que sei, nos crash-tests é raro não actuarem!
                    Espero nunca verificar se funcionam ou não:D:D:D!
                    Vocês nunca ouviram falar de carros com sensores tão sensíveis que com uma bolada no pára-choques disparam logo?:D Eu já…não sei se é verdade se é mentira!

                    Cumprimentos.
                    Aconteceu nos primeiros anos em que uma simples batida forte num passeio podia deflagrar o airbag. Por isso é que eles são calibrados para disparar apenas quando a gravidade o justifica.

                    Comentário


                      #11
                      Isso é dependente da desacelaração

                      Tem um valor de desacelaração para o disparo..

                      Por exemplo, se o nosso carro pudesse parar de 100 a 0km/h em 1 mt era capaz de os fazer disparar.

                      Quando bati á um ano atrás, tinha a Palio 6 anos, e o airbag disparou. Os estragos apesar do custo, nem foram muito grandes, mas como deve ter existido uma grande desacelaração, pois ela parou em pouco espaço e vinha ai a uns 80km/h e como estava o piso orvalhado e areia, pouco reduziu a travagem...

                      Dispararam, mas nem era necessário e como me protegi, pior fiz... fiquei com o lado da cara amassado, uns dias, e pior, na altura não liguei e não sabia, mas devia ter lavado bem essa zona e evitava que os produtos que tem o airbag fizessem mais estragos...

                      Comentário


                        #12
                        Há duas coisas que me fazem confusão. Uma delas é o que acontecerá a uma pessoa que use óculos e leve com um airbag. Será que não se vai magoar a sério?

                        A outra é o que acontecerá se o airbag rebentar numa posição pouco adequada. Quero com isto dizer, se o airbag rebentar com o volante fora da posição normal, ou mesmo quando vamos a conduzir erradamente com um braço meio atravessado entre nós e o volante. Será que não levamos com o próprio braço na cara?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Há duas coisas que me fazem confusão. Uma delas é o que acontecerá a uma pessoa que use óculos e leve com um airbag. Será que não se vai magoar a sério?

                          A outra é o que acontecerá se o airbag rebentar numa posição pouco adequada. Quero com isto dizer, se o airbag rebentar com o volante fora da posição normal, ou mesmo quando vamos a conduzir erradamente com um braço meio atravessado entre nós e o volante. Será que não levamos com o próprio braço na cara?
                          Pois....eles não estão pensados para estas situações.
                          Com os óculos podes ter problemas graves (danos nos olhos, ou piores, como podem imaginar). Se abrir com o volante a fazer uma curva, também vai encher de maneira não apropriada, daí o C4 ter o airbag sempre na mesma posição (uma técnica a seguir no futuro na minha opinião).
                          Se tiveres o braço à frente, levas com a cara e o saco nele...imagina o soco que levas;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por mpribas

                            citação:Há duas coisas que me fazem confusão. Uma delas é o que acontecerá a uma pessoa que use óculos e leve com um airbag. Será que não se vai magoar a sério?

                            A outra é o que acontecerá se o airbag rebentar numa posição pouco adequada. Quero com isto dizer, se o airbag rebentar com o volante fora da posição normal, ou mesmo quando vamos a conduzir erradamente com um braço meio atravessado entre nós e o volante. Será que não levamos com o próprio braço na cara?
                            Pois....eles não estão pensados para estas situações.
                            Com os óculos podes ter problemas graves (danos nos olhos, ou piores, como podem imaginar). Se abrir com o volante a fazer uma curva, também vai encher de maneira não apropriada, daí o C4 ter o airbag sempre na mesma posição (uma técnica a seguir no futuro na minha opinião).
                            Se tiveres o braço à frente, levas com a cara e o saco nele...imagina o soco que levas;)
                            Eu infelizmente ja senti um air-bag. E ia de oculos.


                            Mas como a minha posição de condução é relativamente afastada do volante, nem sequer me lembro se lhe toquei...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Baiones

                              citação:Originalmente colocada por mpribas

                              citação:Há duas coisas que me fazem confusão. Uma delas é o que acontecerá a uma pessoa que use óculos e leve com um airbag. Será que não se vai magoar a sério?

                              A outra é o que acontecerá se o airbag rebentar numa posição pouco adequada. Quero com isto dizer, se o airbag rebentar com o volante fora da posição normal, ou mesmo quando vamos a conduzir erradamente com um braço meio atravessado entre nós e o volante. Será que não levamos com o próprio braço na cara?
                              Pois....eles não estão pensados para estas situações.
                              Com os óculos podes ter problemas graves (danos nos olhos, ou piores, como podem imaginar). Se abrir com o volante a fazer uma curva, também vai encher de maneira não apropriada, daí o C4 ter o airbag sempre na mesma posição (uma técnica a seguir no futuro na minha opinião).
                              Se tiveres o braço à frente, levas com a cara e o saco nele...imagina o soco que levas;)
                              Eu infelizmente ja senti um air-bag. E ia de oculos.


                              Mas como a minha posição de condução é relativamente afastada do volante, nem sequer me lembro se lhe toquei...
                              Nem eu nem o meu pai sentimos o airbag a tocar-nos, mas nos crash test os bonecos tocam.. e muito.. relativamente aos óculos, o meu pau não sofreu qualquer problema.. apenas fikou com a mão um pouco inxada por causa do volante.. Cumps Citro4EVER

                              Comentário


                                #16
                                Me lembro de uma 328ti E36 no Rio de Janeiro que disparou os air-bags ao passar por um buraco.

                                O mesmo ocorreu em 96 com a Ford Windstar do jornalista Eliakim Araújo em São Paulo ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  No fifth gear já fizeram um teste em que a questão era a mesma! O episódio, é que não sei qual é!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Air-bag do passageiro é discutivel, até a Volvo, que tem fama na área da segurança não considera o Air-bag do passageiro muito importante ( há tempos era opcçional, a custo zero em alguns modelos, actualmente não sei)

                                    Já o condutor, eu se tiver um acidente, gostava que o airbag evita-se uma cabeçada no volante.

                                    Só me faz confusão é se por exemplo, alguem na iminencia de um acidente, começa a apitar ( supondo que para o objecto sair da frente), buzina que fica no volante, tal como o airbag, bate e o airbag salta, impresão minha, ou vai ficar com a mão em muito mau estado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Tó Zé

                                      Há duas coisas que me fazem confusão. Uma delas é o que acontecerá a uma pessoa que use óculos e leve com um airbag. Será que não se vai magoar a sério?

                                      A outra é o que acontecerá se o airbag rebentar numa posição pouco adequada. Quero com isto dizer, se o airbag rebentar com o volante fora da posição normal, ou mesmo quando vamos a conduzir erradamente com um braço meio atravessado entre nós e o volante. Será que não levamos com o próprio braço na cara?
                                      É por isso mesmo que devemos ter as mãos na posicção das 10h15 ou das 9h10...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X