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Passagem por lombas

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    Passagem por lombas

    boas

    li há algum tempo (penso que foi neste forum) que se devia passar pelas lombas com a embraiagem no fundo
    isto tem fundamento lógico?

    #2
    Não, mas podes usar a embraiagem para o carro não saltar tanto na lomba se fores a andar depressa.

    Comentário


      #3
      Não, não tem. Os únicos cuidados a ter é passar devagar e não levar o pé no travão, a não ser que se queira habilitar a empenar os discos, pelo menos. O resultado é o mesmo que entrar num buraco a travar.

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        #4
        Hmmm...ainda bem que eu ando devagarinho nas lombas.

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          #5
          Por acaso o meu instrutor de condução, tb me disse que era melhor passar com a embraiagem a fundo.

          Pq assim a caixa não estava "ligada" e era melhor...

          Comentário


            #6
            Eu normalmente passo com o carro engatado, sem acelerar e sem travar;)

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              #7
              Eu normalmente travo até aí meio metro antes da lomba e depois acelero forte para a frente "levantar".

              Amortecedores há muitos! :D


              E pastilhas também. [8)]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por CL

                Eu normalmente travo até aí meio metro antes da lomba e depois acelero forte para a frente "levantar".

                Amortecedores há muitos! :D


                E pastilhas também. [8)]

                :D:D:D

                [8)]

                Comentário


                  #9
                  Eu normalmente abrando e reduzo muito a velocidade...

                  As lombas são a maior trampa que inventaram...


                  Só dão cabo do carro, e quem anda a abrir normalmente continua a "voar" por cima delas... [xx(]


                  Ou seja, so serve para abrandar quem já respeita... [8]

                  Comentário


                    #10
                    sim, eu passo devagar
                    às vezes quase que paro antes da lomba

                    mas como o Silver disse, eu li algures que minimizava os danos na caixa (e na transmissão?!)

                    Comentário


                      #11
                      Eu normalmente travo antes das lombas até um metro antes, e quando estou a passar por cima já estou em 2a velocidade a acelerar ligeiramente. É a maneira como se sentem menos.

                      Comentário


                        #12
                        Eu travo antes e depois de atingir a redução que pretendo deixo o carro passar a lomba. Antes da caixa sofrer algum dano estão primeiro a suspensão a transmissão e a direcção.

                        Um bom hábito para quem quer poupar a caixa é carregar na embraiagem quando se liga a ignição. Aí sim, poupa a caixa no caso de haver uma mudança engatada esquecida e isola a caixa da trepidação do motor quando começa a rodar.

                        Comentário


                          #13
                          Eu não tenho hipótese e sou obrigado a passar devegarinho pois o meu Alfa 156 tem a frente baixinha e não quero estar sempre a bater por baixo. Há zonas em que é compreensível haver lombas, há outras que deviam ter e não têm. E há sítios em que simplesmente não estão lá a fazer nada... enfim, estamos em Portugal!

                          Comentário


                            #14
                            Com o UMM nem toco no travão... Com o pug já vou mais devagar, mas as vezes, nem as vejo aparecer e pimbas lá vai um salto...

                            Comentário


                              #15
                              A velocidade a que passo nas lombas depende do carro em que vou.
                              Com carros muito duros (alemães, por exemplo) a tendencia é abrandar, sentir o safanão e depois retomar a marcha.
                              Em carros franceses com suspensões muito viradas para o conforto tenho tendencia a abrandar menos, como se sente menos o salto dentro do carro, nesse aspecto é mais prático (se se for de vidro aberto até se ouve o amortecedor a trabalhar, eheh).
                              Apercebi-me disto porque em zonas com duas faixas é normal o pessoal dos carros mais baixos ou duros quase pararem para passar na lomba ao passo que por exemplo as senhoras nos seus Clios ou 206 nem chegam pé ao travão, é sempre a andar que se faz tarde...

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Existem ali umas na amadora que tem mesmo que ser a 10 á hora senão....até dói. [XX(]

                                Comentário


                                  #17
                                  Como sou eu que pago as reparações do meu carro, sou cuidadoso nessas situações, independentemente da suspensão do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tudo o que seja lombas, estradas com buracos e estradas de areia com lombas invertidas, passo o mais devagar possivel, o dinheiro não cai do céu, mas tambem irrita-me lá passar, mas nem sempre existem alternativas, prefiro gastar mais gasóleo e poupar os amortecedores e afins do que passar nesses buracos que tanto me enervam!

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu travo antes e acelero durante e depois ......

                                      se a lomba for muito grande passo devagarinho e a virar para um lado e depois pa outro

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                        eu travo antes e acelero durante e depois ......

                                        se a lomba for muito grande passo devagarinho e a virar para um lado e depois pa outro
                                        Para quê?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nas que dá para fazer isso sem sair da faixa, passo só com o lado direito por cima delas, e pouco reduzo..

                                          Nas outras reduzo até estar perto e passo ai em 2ª ou 3ª e passo calmamente, dependo do tipo de lomba

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                                            citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                            eu travo antes e acelero durante e depois ......

                                            se a lomba for muito grande passo devagarinho e a virar para um lado e depois pa outro
                                            Para quê?
                                            Para subir uma roda de cada vez ;)

                                            Eu tambem faço isso [8D]

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Killerace

                                              Existem ali umas na amadora que tem mesmo que ser a 10 á hora senão....até dói. [XX(]
                                              Onde, mais propriamente?

                                              As piores são aquelas que parecem feitas da tinta das passadeiras.Ficam com pouca altura mas parece que estraga mais!

                                              Comentário


                                                #24
                                                E passam as lombas a direito, ou tentar passar mais na diagonal para passar 1 roda de cada vez?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                                  E passam as lombas a direito, ou tentar passar mais na diagonal para passar 1 roda de cada vez?
                                                  Ja ouvi que é melhor na diagonal do que a direito.
                                                  Mas na diagonal obriga a passar uma roda de cada vez, logo o esforço não é repartido e "caí" todo numa so roda!
                                                  Ao passo que se forem as duas ao mesmo tempo, existe uma distribuição do esforço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas na diagonal o angulo da inclinacao da entrada da roda é menor, logo menor esforço e a suspensao é nao joga tanto, enquanto que a direito
                                                    repara que quando o carro desce a lomba ai é que dá um grande esforço na suspensao.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      logo... melhor diagonal ou não!?... ninguém tem uma opinião..sólida!?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso e 1 truque usado no ciclismo.

                                                        Olha pensa: Tens 1 subida. Qual e melhor subir a direito ou em ziguezague? Se tivesse forma e tempo de demonstrar ves que em ziguezague o esforço (declive da subida) é atenuado,

                                                        E como subires escadas. Tenta subir a direito ou indo da direita p a esquerda e da esquerda para a direita. Este ultimo metodo ate parece q era plano

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Romao

                                                          citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                                                          citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                          eu travo antes e acelero durante e depois ......

                                                          se a lomba for muito grande passo devagarinho e a virar para um lado e depois pa outro
                                                          Para quê?
                                                          Para subir uma roda de cada vez ;)

                                                          Eu tambem faço isso [8D]
                                                          Eu também.

                                                          Mas é só naquelas lombas mesmo grandes, que obrigam a passar muito devagar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            e passar em ponto morto, sem o pé na embraiagem? só assim é q a transmissão está completamente separada do motor, ou não?
                                                            foi o que alguém me disse em tempos, e desde essa altura, tenho feito assim!
                                                            será que é inutil??!

                                                            Comentário

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