Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mercedes C250cdi vs C350cdi (ou BMW??)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mercedes C250cdi vs C350cdi (ou BMW??)

    Estou a comprar uma carrinha mercedes classe c.

    Já testei o 250cdi e é bastante potente sobretudo no arranque.

    Pedia a quem já tenha guiado o motor 250cdi e o 350cdi para me dar uma opinião se na prática o motor maior faz diferença que se note (no preço nota-se).

    No papel a diferença é a seguinte:
    - 250cdi; 204bhp; 500Nm
    - 350cdi; 231bhp; 540Nm

    Obrigado, Pedro
    Editado pela última vez por automobilia; 18 June 2010, 22:48.

    #2
    Qual é a diferença de preço na realidade ? ou seja, no teu caso, que imagino já estejas no processo de negociação ?

    Eu ao resto não posso responder pois só conduzi um C250cdi.

    Conceptualmente valorizo imenso o facto de se poderem ter 6 cilindros e um motor maior. Mas o 250 cdi pareceu-me um 4 cilindros particularmente competente.

    Comentário


      #3
      principal diferença / mais-valia : caixa automática 7G
      de série no V6
      e no C250 apenas se associado à tracção 4Matic (pelo menos por enquanto)

      Comentário


        #4
        Como acho que te pode ajudar, transcrevo o que já tinha escrito noutro tópico semelhante:

        Relativamente a opção de compra entre o 350 cdi e o 250cdi e C/E tens de ter em atenção 6 grandes pormenores:

        - o facelift do C está aí à porta. Não tarda começam os descontos.

        - o motor 350cdi vai ser substituído por um bloco completamente novo com uma potência entre os 255 e 265 (há ainda algumas duvidas pois algumas fontes falem em HP, outras PS, outras BHP, outras em KW posteriormente mal convertidos, etc). Não tarda começam também os descontos nestes, mas ficarás sempre com um produto "antiquado".

        - a caixa 7G vai ficar disponível para todos os 4 cilindros durante a segunda metade do ano, começando já pelo C250cdi 4matic. Posto isto, não ponderes sequer a automática de 5 velocidades que daqui a uns anos ninguém lhe pega por isso.

        - vai ser introduzido o sistema star-stop e novos elementos blue-efficiency nos 220 e 250cdi, assim que iniciarem a produção dos My2011, com reduções de quase 1 litro em consumos anunciados (com diminuição de ISV e impostos consequente). Já estiveram em exposição nos salões automóveis deste ano.

        - vai sair a motorização 300cdi (250cdi + motor eléctrico, com 225 cv +/-) e antes dela a 300cdi (v6 actual, que vai ser substituído, com 7G e 204 cavalos). Esta última já existe na Alemanha e foi criada para ganhar espaço de mercado com a sigla em questão até a primeira está pronta.

        - o IVA vai subir.
        A estes elementos todos convém acrescentar o que irás pagar a mais de seguro, IUC, revisões e gasóleo.

        Dando a minha opinião pessoal, acho que em Portugal não se justifica a aquisição do 350cdi, face a um 250 tão mais barato. Estamos a falar de um carro que no final das contas nos fica 20% mais caro para levantar do stand e 2x em burocracias e obrigatoriedades.

        Posto isto, no meu entender, os 27cavalos, 40nm e a 7G Tronic não valem a diferença pedida.

        Visto de outra maneira, o que vais gastar a mais agora e durante toda a vida útil do carro, dá-te para pensares em trazeres o próximo carro a "custo zero" (custos + retoma).

        Comentário


          #5
          DocJRA, muito obrigado pela sua resposta completa e cuidada, com muita informação que eu não conhecia.

          Começo a pensar que a E250cdi ainda é o melhor compromisso... pelo menos é nova e não está para ser substituída.

          Pedro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por automobilia Ver Post
            DocJRA, muito obrigado pela sua resposta completa e cuidada, com muita informação que eu não conhecia.

            Começo a pensar que a E250cdi ainda é o melhor compromisso... pelo menos é nova e não está para ser substituída.

            Pedro
            Nem mais

            Comentário


              #7
              Em termos claros, o 350 CDI é muito melhor que o 250 CDI. É muito mais linear, suave, o som é mais agradável e ainda vem com a caixa 7G-Tronic. Em Auto-estrada, nota-se algumas diferenças nas prestações, mas nem é por aí.

              O problema é que, em Portugal, a diferença de preço é considerável e já dá para muitos extras.

              Na minha opinião, se a diferença de preço não implica cortar nos extras, vai para o 350 CDI.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Em termos claros, o 350 CDI é muito melhor que o 250 CDI. É muito mais linear, suave, o som é mais agradável e ainda vem com a caixa 7G-Tronic. Em Auto-estrada, nota-se algumas diferenças nas prestações, mas nem é por aí.

                O problema é que, em Portugal, a diferença de preço é considerável e já dá para muitos extras.

                Na minha opinião, se a diferença de preço não implica cortar nos extras, vai para o 350 CDI.
                Confirmo o que diz o JGTB, já conduzi os 2 motores e há bastante diferença. O 350 CDI tem muito mais força e disponibilidade em todos os regimes. Os números podem parecer muito semelhantes no papel mas na prática vê-se bem a diferença. Quanto a consumos não sei ao certo quanto gastam os 250, mas o 350 CDI anda pelos 8. De qualquer maneira o 250 CDI já é agradável com motor que chegue.

                Comentário


                  #9
                  Se há dinheiro é a 350 CDI sem pensar 2 x's... 6 cilindros é outra fruta... se não, o 250 CDI é mais que competente

                  Comentário


                    #10
                    Acho que ninguém duvida que o 350cdi+7G é um conjunto em tudo superior, mas sinceramente as diferenças estão longe de se traduzirem nos 18'000€ a mais pedidos.

                    Uma carrinha 350cdi base fica por +/- 68'000 (PVP + despesas). Basta uma PM + Alarme + sensores + Xenon + Pack AMG + Command e a coisa vai para muito perto de 80'000.

                    Se quiserem tecto panorâmicos, bancos multi-contorno, sistema de som, jantes 18, faróis inteligentes, etc então já falamos de valores na ordem dos 85'000 PVP.

                    Pessoalmente acho um exagero de dinheiro por uma classe C, até porque as promoções "traga uma 350 por mais meia dúzia de tostões que uma 250" que existiam no final do ano passado já acabaram.

                    Tens de fazer bem as contas aos tostões antes de te deixares levar pela emoção. Até porque por +/-85'000€, se estiveres disposto a abdicares do facto de ser carrinha, já entramos no universo do 530d auto com a nova caixa ZF de 8 velocidades ou do E 350cdi, igualmente bem equipados. Ambos andam pelos 75'000€ base e já trazem muita coisa de série que é extra no C.

                    Se quiseres manter a configuração touring tens a 335d, e esta sim com uma performance muito superior ao à C350cdi, basicamente pelo mesmo preço base, ou a 330d (manual) por menos 5000€ e com um motor equivalente.

                    Claro está que depois tudo depende dos descontos e condições que conseguires em cada um dos modelos e marcas.

                    Comentário


                      #11
                      Eu iria para o 250. A dif€r€nça, ainda é grande...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                        Acho que ninguém duvida que o 350cdi+7G é um conjunto em tudo superior, mas sinceramente as diferenças estão longe de se traduzirem nos 18'000€ a mais pedidos.

                        Uma carrinha 350cdi base fica por +/- 68'000 (PVP + despesas). Basta uma PM + Alarme + sensores + Xenon + Pack AMG + Command e a coisa vai para muito perto de 80'000.

                        Se quiserem tecto panorâmicos, bancos multi-contorno, sistema de som, jantes 18, faróis inteligentes, etc então já falamos de valores na ordem dos 85'000 PVP.

                        Pessoalmente acho um exagero de dinheiro por uma classe C, até porque as promoções "traga uma 350 por mais meia dúzia de tostões que uma 250" que existiam no final do ano passado já acabaram.

                        Tens de fazer bem as contas aos tostões antes de te deixares levar pela emoção. Até porque por +/-85'000€, se estiveres disposto a abdicares do facto de ser carrinha, já entramos no universo do 530d auto com a nova caixa ZF de 8 velocidades ou do E 350cdi, igualmente bem equipados. Ambos andam pelos 75'000€ base e já trazem muita coisa de série que é extra no C.

                        Se quiseres manter a configuração touring tens a 335d, e esta sim com uma performance muito superior ao à C350cdi, basicamente pelo mesmo preço base, ou a 330d (manual) por menos 5000€ e com um motor equivalente.

                        Claro está que depois tudo depende dos descontos e condições que conseguires em cada um dos modelos e marcas.
                        Que grande confusão que aí vai.. o utilizador tá comprador de uma classe C e não E.

                        E já agora a E350CDI é bastante inferior ao novo 530d em termos de performances e consumos.

                        Como disse anteriormente o 350CDI num classe C que pesa bem menos que um E deve ficar uma coisa linda.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                          Que grande confusão que aí vai.. o utilizador tá comprador de uma classe C e não E.

                          E já agora a E350CDI é bastante inferior ao novo 530d em termos de performances e consumos.

                          Como disse anteriormente o 350CDI num classe C que pesa bem menos que um E deve ficar uma coisa linda.

                          Cumprimentos
                          Ora lê lá outra vez e diz-me qual a confusão.

                          O user veio ao fórum pedir a opinião relativamente a duas motorizações do mesmo modelo (C station).

                          Após ouvir algumas opiniões disse:

                          DocJRA, muito obrigado pela sua resposta completa e cuidada, com muita informação que eu não conhecia.

                          Começo a pensar que a E250cdi ainda é o melhor compromisso... pelo menos é nova e não está para ser substituída.

                          Pedro
                          Posto isto, e uma vez que a pessoa em causa já estava à partida disposta a dar muitos €€€€€ por C Station 350CDI, porque não contribuir para o tópico e apresentar mais opções dentro do mesmo segmento (330d - mais barato e equivalente e 335d touring - preço semelhante, mas mais performante) e até do segmento superior, mas desta vez em carro (530d Auto 8v e E350cdi) saindo a ganhar em todos os capítulos, mas poupando o golp€ das touring/station no preço final.

                          Quanto ao 530d ser melhor que o E350cdi, é algo que não está em discussão neste tópico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                            Acho que ninguém duvida que o 350cdi+7G é um conjunto em tudo superior, mas sinceramente as diferenças estão longe de se traduzirem nos 18'000€ a mais pedidos.

                            Uma carrinha 350cdi base fica por +/- 68'000 (PVP + despesas). Basta uma PM + Alarme + sensores + Xenon + Pack AMG + Command e a coisa vai para muito perto de 80'000.

                            Se quiserem tecto panorâmicos, bancos multi-contorno, sistema de som, jantes 18, faróis inteligentes, etc então já falamos de valores na ordem dos 85'000 PVP.

                            Pessoalmente acho um exagero de dinheiro por uma classe C, até porque as promoções "traga uma 350 por mais meia dúzia de tostões que uma 250" que existiam no final do ano passado já acabaram.

                            Tens de fazer bem as contas aos tostões antes de te deixares levar pela emoção. Até porque por +/-85'000€, se estiveres disposto a abdicares do facto de ser carrinha, já entramos no universo do 530d auto com a nova caixa ZF de 8 velocidades ou do E 350cdi, igualmente bem equipados. Ambos andam pelos 75'000€ base e já trazem muita coisa de série que é extra no C.

                            Se quiseres manter a configuração touring tens a 335d, e esta sim com uma performance muito superior ao à C350cdi, basicamente pelo mesmo preço base, ou a 330d (manual) por menos 5000€ e com um motor equivalente.

                            Claro está que depois tudo depende dos descontos e condições que conseguires em cada um dos modelos e marcas.
                            Muito bom post.

                            80.000€ por uma classe C é para mim puro non-sense.

                            Isso são valores para 5er, Classe Es , A6s e SUVs premium. Nunca um familiar médio, por mais estrelas que tenha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                              Muito bom post.

                              80.000€ por uma classe C é para mim puro non-sense.

                              Isso são valores para 5er, Classe Es , A6s e SUVs premium. Nunca um familiar médio, por mais estrelas que tenha.
                              Eu não concordo... a comparação deve ser feita sem extras claro, porque os extras que uma pessoa quer para o carro são iguais para ambas as versões... ou seja o C350 CDI são 64 000€ + 16 000€ (extras) o que dá para uma E250CDI de 64 000€ + 16000€ (extras)...

                              Se me perguntarem que modelo prefiro e visto que ando 80% do tempo sozinho escolheria o C350CDI... um carro destes seria para manter tempo suficiente para não me importar com a diferença a nível de retoma.

                              É apenas a minha preferência, cada um tem a sua

                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por automobilia Ver Post
                                DocJRA, muito obrigado pela sua resposta completa e cuidada, com muita informação que eu não conhecia.

                                Começo a pensar que a E250cdi ainda é o melhor compromisso... pelo menos é nova e não está para ser substituída.

                                Pedro
                                Exacto... porque o C ja vai ser substituido em 2014... na melhor das hipoteses...

                                Comentário


                                  #17
                                  Perdoa-me a duvida basica mas, sendo tu um real potencial comprador pq n vais experimentar ambos?
                                  Num percurso de AE, particularmente com declives, vais notar diferenças significativas certamente, dum motor 2l 4cil. para um 3l v6 a nivel de linearidade recuperaçoes etc-e 40nm de binario acredita q é relevante.
                                  Se os €€€ n fossem tidos em consideraçao escolheria o motor 3l.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Viva,

                                    Estive à duas semanas na mesma situação e optei por um E250 station relativamente bem equipado. O 350CDI com 7g tronic é de facto superior, mas daí a justificar 19k de diferença..

                                    Nada como experimentar ambos os motores e carros, mas achei o E bastante superior ao C.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post

                                      E já agora a E350CDI é bastante inferior ao novo 530d em termos de performances e consumos.
                                      Boas,

                                      Podes ver na autobild/alemanha do dia 2 deste mes o novo E350cdi com 265cvs/620nm, novo bloco, que vai estar nas estradas em setembro.
                                      Ainda achas que o 530d 2010 melhor?
                                      think twice my friend...

                                      Voltando ao tópico, se tiveres oportunidade vai para o 350cdi!
                                      Experimenta e vais ver que é fruta de outra época!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DMCD Ver Post
                                        Boas,

                                        Podes ver na autobild/alemanha do dia 2 deste mes o novo E350cdi com 265cvs/620nm, novo bloco, que vai estar nas estradas em setembro.
                                        Ainda achas que o 530d 2010 melhor?
                                        think twice my friend...

                                        Voltando ao tópico, se tiveres oportunidade vai para o 350cdi!
                                        Experimenta e vais ver que é fruta de outra época!
                                        Ok quando esse motor tiver à venda logo se vé, entretanto ...

                                        Cumprimentos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luispt Ver Post
                                          Viva,

                                          Estive à duas semanas na mesma situação e optei por um E250 station relativamente bem equipado. O 350CDI com 7g tronic é de facto superior, mas daí a justificar 19k de diferença..

                                          Nada como experimentar ambos os motores e carros, mas achei o E bastante superior ao C.
                                          É normal, o E é um segmento superior e um projecto mais recente

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos pela vossa ajuda. Algumas notas aos vossos comentários:

                                            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                            Acho que ninguém duvida que o 350cdi+7G é um conjunto em tudo superior, mas sinceramente as diferenças estão longe de se traduzirem nos 18'000€ a mais pedidos.

                                            (...)

                                            Claro está que depois tudo depende dos descontos e condições que conseguires em cada um dos modelos e marcas.
                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                            Eu não concordo... a comparação deve ser feita sem extras claro, porque os extras que uma pessoa quer para o carro são iguais para ambas as versões...

                                            (...)

                                            Se me perguntarem que modelo prefiro e visto que ando 80% do tempo sozinho escolheria o C350CDI... um carro destes seria para manter tempo suficiente para não me importar com a diferença a nível de retoma.

                                            Cumprimentos
                                            Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                            Perdoa-me a duvida basica mas, sendo tu um real potencial comprador pq n vais experimentar ambos?
                                            Claro que também vou experimentar a C350cdi... Mas gosto de ouvir outras opiniões.

                                            Originalmente Colocado por luispt Ver Post
                                            Viva,

                                            Estive à duas semanas na mesma situação e optei por um E250 station relativamente bem equipado. O 350CDI com 7g tronic é de facto superior, mas daí a justificar 19k de diferença..

                                            Nada como experimentar ambos os motores e carros, mas achei o E bastante superior ao C.
                                            Para mim a diferença de preços base (i.e. sem extras) é a seguinte:
                                            - E250cdi berlina custa mais 7.749€ que a carrinha C250cdi
                                            - Carrinha E250cdi custa mais 3.636€ que a respectiva berlina
                                            - C350cdi custa mais 1.785€ que a carrinha E250cdi (e mais 13.170€ que a carrinha C250cdi).

                                            No C250 cdi tenho orçamento para comprar muitos extras (tudo o que interessa) enquanto que no C350cdi só posso por pintura metalizada, bancos em pele, parktronic, retrovisores electricos e gps com media interface (já não fica nada mal). O E fica a meio caminho com mais extras no carro que na carrinha.

                                            Também fui espreitar o BMW série 5 e (não estava à espera porque não gosto da marca) gostei muito do carro. Parece muito melhor que a geração anterior. Só que:
                                            - O motor do 520d é mais fraco que o do E250cdi - menos cavalos e MUITO menos binário, mas é mais barato;
                                            - O 525d tem os mesmos cavalos mas menos binário que o 250cdi mas é mais caro. Teria que comprar praticamente a versão base.

                                            Um 520d recheado de extras não é mau carro mas associo muito o motor a carros tipo série 3. No 5 fica um pouco pobre...

                                            Enfim, ainda não decidi. A saga continua para fechar até ao fim do mês.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O novo S5 é um excelente automóvel, tal como o antigo já o era, mas porventura este consegue ser ainda mais completo a agradar a uma clientela mais vasta.

                                              Diz quem experimentou que o novo motor 20d consegue ser um digno sucessor do antigo e, se vires bem, equivale por completo ao 30d usado na geração E39, com a grande vantagem de consumir menos 3 litros. Posto isto, pobre só se for de ideias, porque o espírito está lá todo.

                                              Quanto ao motor 350 cdi na Mercedes não te precipites, porque à partida quando começarem a produzir os MY2011 estes já contarão com o novo bloco de 265cv e 620nm e depois não há nada a fazer.... vais ficar com o "modelo velho" porque não esperaste 2/3 meses. O mesmo para os motores 220cdi e 250cdi que vão ter start-stop e mais umas tretas.

                                              Boa sorte na compra.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Agora q ja entra outra marca na equaçao, a pergunta da praxe q se impoe:
                                                Pq n um 330d ou 335d? Nao "cabe" ?
                                                Entre esses 2 MB se vai sair um novo, devem estar aí os descontos nos actuais-poderás negociar um bom preço e "carrega-lo" de extras. Se gostas do carro e é para ficar uns anos, na minha opiniao n fiques à espera do bloco novo, até pq sendo um bloco feito de raiz, deverá vir a um preço convidativo(leia-se impeditivo para o teu orçamento)...
                                                Qt aos extras cada vez mais acho-os na sua maioria um desperdicio para a maioria das pessoas-é um comentario um pouco corrosivo mas atente-se q a maioria das pessoas so usa o gps xpto efectivamente para ir ao algarve uma vez por ano. O radio xpto? A maioria das vezes nem de estaçao de radio se troca e explorar a qualidade das colunas torna-se incomodativo.
                                                Consola xpto? mas qd se tem tempo para andar a mexer naquilo? Ainda para mais q algumas sao tao complexas q se tornam labirinticas.
                                                Tecto panoramico? eu vou a olhar para a frente n vou a olhar para a lua..
                                                O q mais interessa é uma boa caixa e uns bancos confortaveis.
                                                Este comentario obviamente é mt pessoal, n de alguem arrependido mas de alguem q ja gastou diversas vezes em extras €€€ suficiente para comprar outro carro e q na maioria das vezes n retira o devido proveito dos mesmos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado a todos, que participaram, pela ajuda nesta decisão.

                                                  Já encomendei. Escolhi a carrinha Mercedes E250cdi. Chega no fim de Setembro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu fiz o test-drive ao E350cdi e ao 530d e optei pelo 530d... acho mais bonito, o motor é melhor, e a BMW em conforto melhorou, mesmo muito, era tão confortável como o mercedes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por erc Ver Post
                                                      Agora q ja entra outra marca na equaçao, a pergunta da praxe q se impoe:
                                                      Pq n um 330d ou 335d? Nao "cabe" ?
                                                      Entre esses 2 MB se vai sair um novo, devem estar aí os descontos nos actuais-poderás negociar um bom preço e "carrega-lo" de extras. Se gostas do carro e é para ficar uns anos, na minha opiniao n fiques à espera do bloco novo, até pq sendo um bloco feito de raiz, deverá vir a um preço convidativo(leia-se impeditivo para o teu orçamento)...
                                                      Qt aos extras cada vez mais acho-os na sua maioria um desperdicio para a maioria das pessoas-é um comentario um pouco corrosivo mas atente-se q a maioria das pessoas so usa o gps xpto efectivamente para ir ao algarve uma vez por ano. O radio xpto? A maioria das vezes nem de estaçao de radio se troca e explorar a qualidade das colunas torna-se incomodativo.
                                                      Consola xpto? mas qd se tem tempo para andar a mexer naquilo? Ainda para mais q algumas sao tao complexas q se tornam labirinticas.
                                                      Tecto panoramico? eu vou a olhar para a frente n vou a olhar para a lua..
                                                      O q mais interessa é uma boa caixa e uns bancos confortaveis.
                                                      Este comentario obviamente é mt pessoal, n de alguem arrependido mas de alguem q ja gastou diversas vezes em extras €€€ suficiente para comprar outro carro e q na maioria das vezes n retira o devido proveito dos mesmos.
                                                      Respeito a opinião e concordo, mas se o individuo que vai comprar tiver uns trocos a mais €€€, acho bem em investir nos extras até porque numa possivel venda mais tarde haverá sempre alguem que os procure no carro...

                                                      Originalmente Colocado por automobilia Ver Post
                                                      Obrigado a todos, que participaram, pela ajuda nesta decisão.

                                                      Já encomendei. Escolhi a carrinha Mercedes E250cdi. Chega no fim de Setembro.
                                                      Acho que fizeste uma boa compra, parabéns quando tiveres possibilidade coloca umas fotos para o pessoal ver. Estou curioso, é um carro fantástico...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parabéns pela escolha. Só espero que não seja em... branco!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Parabéns pela escolha. Só espero que não seja em... branco!!!
                                                          Branco, tecto preto e kit AMG... na zona da expo há só tipo uns 200

                                                          Cumprimentos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                            Branco, tecto preto e kit AMG... na zona da expo há só tipo uns 200

                                                            Cumprimentos
                                                            Pois... Não sei por que é que as pessoas, havendo milhares de combinações de cores exteriores/interiores, jantes, estofos, kits estéticos, etc. diferentes, optam sempre por escolhas já vistas em tido quanto é canto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X