Para quando automóveis chineses em Portugal? - Página 3

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23
A mostrar resultados 61 para 64 de 64
Like Tree1Likes

Título: Para quando automóveis chineses em Portugal?

Piloto de Fórmula 1 rca33's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2006
    I'll see you on the Dark Side of the Moon

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por crash Ver Post
    A história repete-se constantemente e este tópico é uma boa prova disso.

Houvesse net e Fórum Autohoje nos anos 80 e estariamos preocupados com a "ameaça amarela", usando argumentos semelhantes (ou adequados à altura) devido à invasão japonesa.

antes disso, umas décadas antes, a industria automóvel japonesa não era mais que umas interpretações manhosas do que se fazia na Europa e EUA

Nos anos 90, seria usar os mesmos argumentos para os carros coreanos, que não passavam de produtos japoneses (no geral) descontinuados pelos mesmos, estando uns furos abaixo da realidade europeia.

E agora estamos a ter a mesma discussão acerca dos produtos chineses.

A questão é... Daqui a um par de décadas (ou talvez menos), da mesma forma que ficou tudo doidão com o Kia Ceed, haverá um tópico a tender para o clubismo cego acerca de um qualquer produto chinês.
    Apesar de concordar com a base do teu pensamento, discordo em alguns pontos.

Se vires o percurso de algumas marcas Japonesas, verás que eles apresentaram em muitos casos soluções que metiam as existentes num chinelo, e posso dar-te a Honda (que será das Japonesas mais jovens nos automóveis) como exemplo.

A Honda surgiu no mercado pelas motas, só que surgiu com motores que eram não só muito avançados tecnologicamente, como extremamente fiáveis.

Enquanto os Americanos andavam com as suas Harley de meia dúzia de cavalos (ora em cima delas, ora a empurra-las), deixando sempre a sua mancha de óleo no chão a cada paragem e sendo visitante assíduo da oficina, a Honda lançou um motor altamente sofisticado, que não só era imensamente mais potente e suave, como ainda tinha intervalos de manutenção impensáveis para a altura.

Em cima disto tudo, eram extremamente fiáveis.

E em muitos outros casos passaram-se coisas idênticas.

Falas nos anos 80, mas nessa altura já a revista l'automobile escrevia "quem é que vai convencer o dono do seu Toyota que pega sempre de manhã a troca-lo por um francês que só pega quando quer?", foi (no mínimo) um enorme reconhecimento de qualidade.

É claro que onde há dinheiro há a capacidade de se fazer coisas, e coisas boas. Com dinheiro, podem ir buscar os melhores engenheiros da indústria automóvel, os processos de fabrico e desenvolvimento (etc) e vir a fazer uma das melhores marcas de automóveis do mundo, mas não me parece que o estado actual de contrafacção automóvel usual na China seja uma afirmação da sua qualidade.

Por outro lado, vivem-se outros tempos, e se a Kia até tem alguns produtos interessantes, não me parece que se consigam demarcar da concorrência por algum motivo em especial (que não seja o marketing dos 7 anos de garantia), porque mesmo na "guerra" japoneses vs europeus já ninguém se consegue destacar verdadeiramente seja no que for.
    A fiabilidade dos europeus/japoneses está mais próxima, e as soluções ergonómicas terríveis do passado nos japoneses também já não são uma realidade.

Fazer um produto de destaque hoje, com a agressividade que o sector tem não me parece uma tarefa muito fácil, mas como digo, onde há capacidade de investimento há capacidade de fazer coisas mais interessantes.

Piloto de Provas de Perícia onesolo's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Não percebo a pergunta e bem como a maioria das respostas...

Que eu saiba hoje em dia muitos dos carros q compramos vêm da china e se não vierem de la, a maioria dos componentes, especialmente os electronicos, vêm de la... por isso sim, ja existe por ai muitos carros chineses, apesar de não serem de marcas chinesas...

Piloto de Testes bacalao's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Apesar de concordar com a base do teu pensamento, discordo em alguns pontos.

Se vires o percurso de algumas marcas Japonesas, verás que eles apresentaram em muitos casos soluções que metiam as existentes num chinelo, e posso dar-te a Honda (que será das Japonesas mais jovens nos automóveis) como exemplo.

A Honda surgiu no mercado pelas motas, só que surgiu com motores que eram não só muito avançados tecnologicamente, como extremamente fiáveis.

Enquanto os Americanos andavam com as suas Harley de meia dúzia de cavalos (ora em cima delas, ora a empurra-las), deixando sempre a sua mancha de óleo no chão a cada paragem e sendo visitante assíduo da oficina, a Honda lançou um motor altamente sofisticado, que não só era imensamente mais potente e suave, como ainda tinha intervalos de manutenção impensáveis para a altura.

Em cima disto tudo, eram extremamente fiáveis.

E em muitos outros casos passaram-se coisas idênticas.

Falas nos anos 80, mas nessa altura já a revista l'automobile escrevia "quem é que vai convencer o dono do seu Toyota que pega sempre de manhã a troca-lo por um francês que só pega quando quer?", foi (no mínimo) um enorme reconhecimento de qualidade.

É claro que onde há dinheiro há a capacidade de se fazer coisas, e coisas boas. Com dinheiro, podem ir buscar os melhores engenheiros da indústria automóvel, os processos de fabrico e desenvolvimento (etc) e vir a fazer uma das melhores marcas de automóveis do mundo, mas não me parece que o estado actual de contrafacção automóvel usual na China seja uma afirmação da sua qualidade.

Por outro lado, vivem-se outros tempos, e se a Kia até tem alguns produtos interessantes, não me parece que se consigam demarcar da concorrência por algum motivo em especial (que não seja o marketing dos 7 anos de garantia), porque mesmo na "guerra" japoneses vs europeus já ninguém se consegue destacar verdadeiramente seja no que for.
    A fiabilidade dos europeus/japoneses está mais próxima, e as soluções ergonómicas terríveis do passado nos japoneses também já não são uma realidade.

Fazer um produto de destaque hoje, com a agressividade que o sector tem não me parece uma tarefa muito fácil, mas como digo, onde há capacidade de investimento há capacidade de fazer coisas mais interessantes.
    Estou de acordo contigo.

A questão passa pelo merito, se uma marca chinesa consegue ser uma especie de "japonesa" seria bemvinda...

Mas, eu acho que há marcas suficientes, não é preciso os chineses fazerem carros.

A Honda é das marcas que mais patentes possui hoje em dia. Falando em Harley, não me estranha que a Honda eles tenham aproveitado bem o mau momento da Harley nos anos 70, quando estava com problemas de qualidade. Mas a Harley soube dar a volta a situação, e a Honda está com o nome bem implantado, seja em motas ou carros.
    Apesar de ser a Toyota quem possui mais fama devido a ter estado no 1 lugar mundial, a Honda é que é o sinonimo de motores de referencia.

Piloto de Troféu LUSOPOWER's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
    Não percebo a pergunta e bem como a maioria das respostas...

Que eu saiba hoje em dia muitos dos carros q compramos vêm da china e se não vierem de la, a maioria dos componentes, especialmente os electronicos, vêm de la... por isso sim, ja existe por ai muitos carros chineses, apesar de não serem de marcas chinesas...
    Muitos componentes vêm da china pois, mas não confundas.
    Esses componentes que mencionas podem ser desenvolvidos na Europa e posteriormente serem fabricados na China, como aliás acontece na maior parte dos casos.
    O objectivo principal das marcas chinesas é fabricar ( e muito! ) enquanto que questões como concepção, segurança, emissões co2, e qualidade geral passam para segundo plano.

Página 3 de 3 PrimeiraPrimeira ... 23