Primeiro carro para um amigo meu

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Título: Primeiro carro para um amigo meu

  1. #1
    Banido Road2TheFreedom's Avatar
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    Por Defeito Primeiro carro para um amigo meu

    Um amigo meu acabou de tirar a carta e agora anda a ver se consegue encontrar um carrito económico e jeitoso para o dia a dia.

    Será para uns 20 ou 40 km diários, entre vias rápidas e percursos urbanos. Talvez um pouco de AE e EN ao fim de semana, para passear (ele gosta muito de fazer viagens algo longas , visitar vários pontos do país, é ele e eu lol, logo, aos fins de semana é natural que possa fazer algumas centenas de KM )

    O Orçamento máximo é de uns 500 / 800 euros.

    É claro que por este preço tanto se pode apanhar um carrito em bom estado, como um todo podre e portanto é escolher o que estiver em melhor estado.

    No entanto existem alguns requisitos :

    Tem de ser carro com conta-RPM, ponteiro da temperatura da água, vidros eléctricos, fecho centralizado, 5 portas, ou 4. Convém ser a carburador. E também convém ter 5 velocidades. Não pode ser japonês.

    Sugeri-lhe que pesquisasse sobre os seguintes :

    Fiat Uno 60 SX
    Renault Clio I 1.2 RT
    Citroën AX 11 TRE
    Opel Corsa A 1.2

    Breve análise :

    Fiat Uno 60 SX :

    Boa fiabilidade do motor, som magnífico para a cilindrada que tem, baixos consumos, boas performances, estofos excelentes, muito divertido de conduzir, bons materiais, manutenção barata e óptimo nivel de equipamento : fecho com comando , faróis de nevoeiro, vidros eléctricos, e mais uns pequenos gadjets. A suspensão é algo seca.

    Renault Clio I 1.2 RT : Conforto e comportamento óptimos, tal como os franceses sempre souberam fazer. Motor algo gastador ( será? ). É também muito fiável.

    Citroën AX 11 TRE : Não há muitas unidades que sejam da segunda geração mas ainda com o motor 1.1 carburador. A maioria dos 2ª fase são 1.1i. Talvez ele não se importe. Motor muito fiável. Carro com excelentes prestações, bons consumos, bom comportamento e bom conforto, é francês. O espaço é acanhado.

    Opel Corsa A 1.2 : Motor muito fiável, económico (será?) desconfortável a nível de suspensão, e o comportamento em curva é mau.


    Qual destes aconselham, ou, que outro aconselham ?


  2. #2
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    Por Defeito

    Eu aconselhava um fiesta mk4 mas por esse preço é tramado , talvez um fiesta mk3.5 com o 1.3 60cvs

  3. #3
    Banido Road2TheFreedom's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Eu aconselhava um fiesta mk4 mas por esse preço é tramado , talvez um fiesta mk3.5 com o 1.3 60cvs
    Boas. Esse fiesta são os de que ano? É que há tantos que eu perco-me lol.

    Os fiestas não são gulosos ? e aquele som de motor...hrrr lol

  4. #4
    Piloto de Rallye
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    Boas. Esse fiesta são os de que ano? É que há tantos que eu perco-me lol.

    Os fiestas não são gulosos ? e aquele som de motor...hrrr lol
    è o seguinte , o fiesta mk3 tanto pode ser a carburador 1.1 com 55cvs , ou 1.3 com 60cvs , ou entao a partir de 94 ja com restyling e injeçao 1.1 com 50cvs e 1.3 com 60cvs , tambem pode ver o SI com o 1.4 de 75 cvs acho eu

    Em relaçao a esse barulho tipo maquina de costura acontece no 1.1 e 1.3 , isto é apenas falta de afinaçao de valvulas que ficam a bater , uma afinaçao fica com um trabalhar equivalente a um de 16v

    Estes motores sao de guerra , tive um 1.1 a andar quase sem oleo ( nao tocava sequer na vareta)

    Fazem consumos de 5/6 e 6/7 no 1.3

    O meu 1.3 em velocidade dá 180 na boa

    De resto é meter gasolina , e depois atestar nivel de oleo e siga

    Tambem o clio 1.2 rt tambem é porreirito mas a nivel de interiores o fiesta ganha claramente

    Exemplo do fiesta si :
    http://www.automoveis.pt/rides/ford_fiesta/2859/
    Última edição por Miguelspc : 20-06-10 às 04:07:39

  5. #5
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    Dentro desse orçamento eu escolhia o Fiat, sem duvida!
    Só ao nível de conforto é que deixa algo a desejar.


  6. #6
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    No Uno o pior é a parte eléctrica, sendo o 60sx tem bastantes coisas para dar problemas.

    De resto, é motor de guerra e com uma manutenção que se faz por valores absurdos, de tão baixos.

    Eu numa escolha desse tipo ia para o Peugeot 106 XR 1.1.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    Tem de ser carro com conta-RPM, ponteiro da temperatura da água, vidros eléctricos, fecho centralizado, 5 portas, ou 4. Convém ser a carburador. E também convém ter 5 velocidades. Não pode ser japonês.
    Que requisitos mais estranhos...

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Que requisitos mais estranhos...
    Na parte do conta-rotações e da temperatura da água, concordo com ele. O meu Visa não os tem e às vezes dava-me jeito saber a "quantas" vou .



    Quanto à escolha, eu ia para o Clio por ser o mais agradável de utilizar, pois prima pela conforto, em curva não fica a dever nada aos outros, tal como em andamento. E pode fazer consumos bem moderados, para além de ter um motor fiável.

  9. #9
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    o fiat uno é bom para ser roubado 2 ou 3 vezes por semana.

  10. #10
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    Pois o Uno teria obrigatoriamente que ter alarme.

    Não acho que a parte electrónica do 60 SX seja complicada. Basta dar uma revisão geral e ele fica bom. Não acho que tenha assim tanta electrónica.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Que requisitos mais estranhos...

    Na parte do conta-RPM acho que faz sentido pois ajuda a poupar combustível. O ponteiro de temperatura da água acho que faz todo o sentido, e o ideal até era ter da temp do óleo, pressão do óleo....

    Fecho centralizado é excelente, em vez de se ter que andar a destrancar as portas uma de cada vez. Vidros eléctricos é mais para abrir o do pendura facilmente. O Carburador, é uma suposta paixão dele, as 5 velocidades fazem todo o sentido, pois aproveitam muito melhor os carros de 60cv do que uma de 4. E os japoneses, ele simplesmente não gosta, são gostos.

  12. #12
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    O corsa tem uma mecanica digamos fiavel, mas será certamente o mais gastador... o uno é uma caixa de fosforos, não oferece a minima segurança... a par do AX. Desses todos escolhia o clio, pois parece-me ser o mais equilibrado de todos... Conforto(se é para fazer viagens algo grandes/passear, convém que o seja), bom comportamento, facilmente encontras um com os VE e FC, a mecanica é simples e fiavel, com andamentos calmos, penso que não fica a dever nd aos concorrentes... dificil será tlv encontrares um com ponteiro de RPM e temperatura, mas isso tb é algo que se pode colocar... basta trocar o quadrante e fazer 1 ou 2 ligações, qualquer electricista o faz...

    Cumprimentos

  13. #13
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    O uno não tem segurança ? pois não. E qual dos outros tem ? lool....

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    O corsa tem uma mecanica digamos fiavel, mas será certamente o mais gastador... o uno é uma caixa de fosforos, não oferece a minima segurança... a par do AX. Desses todos escolhia o clio, pois parece-me ser o mais equilibrado de todos... Conforto(se é para fazer viagens algo grandes/passear, convém que o seja), bom comportamento, facilmente encontras um com os VE e FC, a mecanica é simples e fiavel, com andamentos calmos, penso que não fica a dever nd aos concorrentes... dificil será tlv encontrares um com ponteiro de RPM e temperatura, mas isso tb é algo que se pode colocar... basta trocar o quadrante e fazer 1 ou 2 ligações, qualquer electricista o faz...

    Cumprimentos

    Não me parece que o factor segurança possa ser considerado neste caso.

  15. #15
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    A história do amigo... mais valia dizeres logo que é para ti... Tantos pré requisitos obrigatórios.... que lol.

    Eu nao sei, mas acho q qualquer um desses "chassos" nao oferece nada, a começar na segurança.
    Eu no teu caso ou no do teu amigo, ponderava antes começar a juntar dinheiro e só depois pensar em algo.
    Comprar um carro de 500€ para mim antes preferia andar de bicicleta ou de mota. Agora carro? Qualquer um desses pouco ou nada vale , e é dinheiro mal gasto. Ainda por cima qnd dizes que é para andar em AE, pior ainda. Mas cada um faz as contas que quer.

    Cumps e boas escolhas.
    Última edição por topdriver1 : 20-06-10 às 12:55:12

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    O uno não tem segurança ? pois não. E qual dos outros tem ? lool....
    Pode ser impressão minha, mas acho o Corsa e o Clio, "mais carros", e consequentemente mais seguros que o Uno e AX...
    Não estou a dizer que o Corsa e o Clio são seguros, mas para sofrer um acidente, preferia estar no Clio ou Corsa, embora saiba que não são referência... tal como nenhum carro da época o era, deste segmento, só a partir de 98/99 é que as marcas começaram a evoluir nesse campo...

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por topdriver1 Ver Post
    A história do amigo... mais valia dizeres logo que é para ti... Tantos pré requisitos obrigatórios.... que lol.


    Cumps e boas escolhas.
    Não mesmo. Eu tenho um C5 V6 e se quiser carro mais antigo e económico tenho o Xantia 1.9 TD da minha mãe.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por UnDeRScOr3 Ver Post
    Pode ser impressão minha, mas acho o Corsa e o Clio, "mais carros", e consequentemente mais seguros que o Uno e AX...
    Não estou a dizer que o Corsa e o Clio são seguros, mas para sofrer um acidente, preferia estar no Clio ou Corsa, embora saiba que não são referência... tal como nenhum carro da época o era, deste segmento, só a partir de 98/99 é que as marcas começaram a evoluir nesse campo...
    Por acaso um reparo : O AX era o que tinha a melhor segurança passiva. Pelo menos antes de existir o Clio. E não sei se não será melhor que o clio.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por topdriver1 Ver Post
    A história do amigo... mais valia dizeres logo que é para ti... Tantos pré requisitos obrigatórios.... que lol.

    Eu nao sei, mas acho q qualquer um desses "chassos" nao oferece nada, a começar na segurança.
    Eu no teu caso ou no do teu amigo, ponderava antes começar a juntar dinheiro e só depois pensar em algo.
    Comprar um carro de 500€ para mim antes preferia andar de bicicleta ou de mota. Agora carro? Qualquer um desses pouco ou nada vale , e é dinheiro mal gasto. Ainda por cima qnd dizes que é para andar em AE, pior ainda. Mas cada um faz as contas que quer.

    Cumps e boas escolhas.
    Preferias andar a pé em vez de andar num carro mais antigo e modesto ? Ok, tu lá sabes.

    Estes carros não oferecem nada?

    E o que oferecem os transportes públicos ? Assaltos, más condições, atrasos, falta deles na madrugada, etc ?

    Ainda se vivessemos na Holanda...

  20. #20
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    E um Golf mk2 1.3? Encontram-se à venda boas unidades das últimas séries, de 1990/91, a bom preço.

  21. #21

  22. #22
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    Vai para um Rovda ou para um Hover, assim é só meio japonês.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    Um amigo meu acabou de tirar a carta e agora anda a ver se consegue encontrar um carrito económico e jeitoso para o dia a dia.

    Será para uns 20 ou 40 km diários, entre vias rápidas e percursos urbanos. Talvez um pouco de AE e EN ao fim de semana, para passear (ele gosta muito de fazer viagens algo longas , visitar vários pontos do país, é ele e eu lol, logo, aos fins de semana é natural que possa fazer algumas centenas de KM )

    O Orçamento máximo é de uns 500 / 800 euros.

    É claro que por este preço tanto se pode apanhar um carrito em bom estado, como um todo podre e portanto é escolher o que estiver em melhor estado.

    No entanto existem alguns requisitos :

    Tem de ser carro com conta-RPM, ponteiro da temperatura da água, vidros eléctricos, fecho centralizado, 5 portas, ou 4. Convém ser a carburador. E também convém ter 5 velocidades. Não pode ser japonês.

    Sugeri-lhe que pesquisasse sobre os seguintes :

    Fiat Uno 60 SX
    Renault Clio I 1.2 RT
    Citroën AX 11 TRE
    Opel Corsa A 1.2

    Breve análise :

    Fiat Uno 60 SX :

    Boa fiabilidade do motor, som magnífico para a cilindrada que tem, baixos consumos, boas performances, estofos excelentes, muito divertido de conduzir, bons materiais, manutenção barata e óptimo nivel de equipamento : fecho com comando , faróis de nevoeiro, vidros eléctricos, e mais uns pequenos gadjets. A suspensão é algo seca.

    Renault Clio I 1.2 RT : Conforto e comportamento óptimos, tal como os franceses sempre souberam fazer. Motor algo gastador ( será? ). É também muito fiável.

    Citroën AX 11 TRE : Não há muitas unidades que sejam da segunda geração mas ainda com o motor 1.1 carburador. A maioria dos 2ª fase são 1.1i. Talvez ele não se importe. Motor muito fiável. Carro com excelentes prestações, bons consumos, bom comportamento e bom conforto, é francês. O espaço é acanhado.

    Opel Corsa A 1.2 : Motor muito fiável, económico (será?) desconfortável a nível de suspensão, e o comportamento em curva é mau.


    Qual destes aconselham, ou, que outro aconselham ?
    Boas,

    eu também ando à procura do primeiro carro, para mim. Não tenho esses pré-requisitos "esquisitos" principalmente porque acho que nestes valores ser muito esquisito só nos leva a "andar de bicicleta"

    Somente quero um carro que não me leve o dinheiro da carteira (que não tenho) xD

    Inicialmente também andei nesses valores, e já vi tanto carro que nem te passa pela cabeça mas só houve um ainda que estava BOM para a idade, era um Opel Corsa A de '92, o 1.2 GL+....olhavas para o carro, andavas nele, muito bem estimado, era mesmo aquilo...tive muita pena de não ter ficado com ele

    Há uns dias fui ver um Corsa B de '95 parecia eu que me tinha enganado xD O de '92 tava muito melhor em TODOS os aspectos!!

    Mas é como dizem, é preciso sorte, pontaria e alguma ajuda de quem sabe mais do que nós

    Eu a ver se arranjo ai por 1000€ um carro com 12 ou menos anos, porque sei que os há, só falta aparecerem

    BOA SORTE!!

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
    E um Golf mk2 1.3? Encontram-se à venda boas unidades das últimas séries, de 1990/91, a bom preço.
    Não é má opção, mas os consumos devem ser maiores que os de um Uno, não ? Mas sim de facto é muito durável...mas....não se arrasta e gasta muito?

  25. #25
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    So posso dizer alguma coisa acerca do golf 2 1.4 no qual éra muito pastelao e muito bebado , ja para nao falar no ridiculo daquele interior

    O escort e o fiesta 1.25 sao excelentes escolhas tambem

  26. #26
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    Eu com 800 euros não comprava nada; esperava sim mais uns tempos até juntar mais algum e depois comprava algo em condições...

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
    Eu com 800 euros não comprava nada; esperava sim mais uns tempos até juntar mais algum e depois comprava algo em condições...
    Eu penso o contrario , eu comprei o meu fiesta de 94 com vidros electricos fecho central , mala eletrica etc com o 1.3 por 500 euros e ja o tenho á 4 anos e durante este tempo dá sempre para juntar mais e nao ando a pé

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    Preferias andar a pé em vez de andar num carro mais antigo e modesto ? Ok, tu lá sabes.

    Estes carros não oferecem nada?

    E o que oferecem os transportes públicos ? Assaltos, más condições, atrasos, falta deles na madrugada, etc ?

    Ainda se vivessemos na Holanda...
    Comentário desnecessário, a Holanda tem outros problemas sociais que nós não temos, e se comparares os nossos transportes com Luanda de certeza que te parecem muito bons.

    Quando à tua procura de carro, as tuas condições de procura são contraditórias com antigo e modesto.

    Cumprimentos

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
    Comentário desnecessário, a Holanda tem outros problemas sociais que nós não temos, e se comparares os nossos transportes com Luanda de certeza que te parecem muito bons.

    Quando à tua procura de carro, as tuas condições de procura são contraditórias com antigo e modesto.

    Cumprimentos
    A questão é que os antigos e modestos que têm conta rpm são ao mesmo preço dos que não têm.

    Mas o rapaz pediu ajuda para escolher carro, não para lhe dizerem que com 800 mais vale andar a pé.

    Junta 5000 euros e compra um carro minimamente moderno com 7 anos. Correia de distribuição? amortecedores? travões ? ah pois.....em manutenção acaba por ir dar ao mesmo, apenas muda a segurança mas não há milagres...

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
    A questão é que os antigos e modestos que têm conta rpm são ao mesmo preço dos que não têm.

    Mas o rapaz pediu ajuda para escolher carro, não para lhe dizerem que com 800 mais vale andar a pé.

    Junta 5000 euros e compra um carro minimamente moderno com 7 anos. Correia de distribuição? amortecedores? travões ? ah pois.....em manutenção acaba por ir dar ao mesmo, apenas muda a segurança mas não há milagres...
    Simplesmente acho que o objectivo deveria ser achar o carro nas melhores condições possíveis... entre um em melhores condições que outro vamos escolher o em piores condições por ter conta rotações? É que se não vamos as condições de procura são irrelevantes!

    Mariquices a mais na minha opinião de quem quer poupar!

    Cumprimentos

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