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Mercedes W 123 200/220/240/300 D

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    Mercedes W 123 200/220/240/300 D

    Consideram que nos anos 70/80, estes carros eram realmente bons carros, e que foram estes carros que deram a fama de serem carros tanque alemães por terem motor que dura uma vida ?

    têm motor fiável, chapa resistente á corrosão, são confortáveis, espaçosos, bem insonorizados, mas......

    Valia a pena dar um balúrdio por um Mercedes 200d com 55cv que demorava 31s dos 0-100 e que não passava dos 130 km/h?

    Ou dar um balúrdio por um 300d com 88cv que demorava 21s dos 0-100 e que não passava dos 160 km/h ?

    É que...sinceramente...eram ou não eram bons carros ? Nem vidros eléctricos....nem conta-rpm...nada.....

    Editado pela última vez por Road2TheFreedom; 20 June 2010, 04:31.

    #2
    Valia a pena, porque na época não havia a quantidade de opções a diesel, fiáveis e performantes, que há agora.

    Nessa época um Mercedes era esmagadoramente superior aos outros carros do mercado, era muito mais fiável e no capítulo das motorizações diesel era o melhor que se fazia.

    Daí que sejam fantásticos carros de trabalho, mais do que de luxo. 1 milhão de km sem abrir o motor não é pouco...

    Comentário


      #3
      Sim é verdade.

      No entanto, naquele tempo, dava-se muito mais importância ao espaço, conforto e fiabilidade do que ás performances.

      Na altura um carro era para toda a vida quase, as estradas eram muito piores, e o que se queria era um carro que durasse muito.

      No entanto em termos de performances, eram equivalentes aos outros.

      Por exemplo um Peugeot 504 Diesel anda o mesmo que o w123 equivalente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post

        ...

        Valia a pena dar um balúrdio por um Mercedes 200d com 55cv que demorava 31s dos 0-100 e que não passava dos 130 km/h?

        Ou dar um balúrdio por um 300d com 88cv que demorava 21s dos 0-100 e que não passava dos 160 km/h ?

        É que...sinceramente...eram ou não eram bons carros ? Nem vidros eléctricos....nem conta-rpm...nada.....
        Não percebi esta parte.
        O que eles tinham na altura era topo de gama, só olhando ao dia de hoje é que lhes faltam coisas básicas e tem poucos cavalos (pelos vistos eram mais que suficiente para ir do ponto A ao B, sem ser necessário 200cv).

        Comentário


          #5
          O prestígio da Mercedes não surgiu com os W123, mas já se vinha cimentando de há várias décadas a essa parte.

          E em termos de produto, este era apenas equivalente a outros à primeira vista, porque tecnologicamente também estavam muito acima da concorrência. E essa(s) qualidade(s) paga(m)-se.

          Comentário


            #6
            O Mercedes-Benz era muito superior aos outros modelos na altura. No caso da Peugeot, o topo de gama era mesmo o 604 que era um carro feito para competir com os carros de luxo alemães como o caso do W123 da Mercedes-Benz, mas poucas pessoas estavam dispostas a dar tanto dinheiro por um Peugeot, quando por esse mesmo valor compraría um Mercedes-Benz de qualidade claramente superior. O mesmo acontece nos dias de hoje com o Peugeot 607. Além disso Mercedes-Benz W123 tinha imensas motorizações diesel e gasolina, que acabava com toda a concorrência. 200D, 220D, 240D, 300D e ainda o 300D Turbodiesel. Nas motorizações a gasolina tinha o 200, 230, 230E, 250, 280, 280E!!

            Comentário


              #7
              Atenção, que a BMW também já tinha excelentes motores na época, principalmente os seus famosos 6 em linha, nomeadamente nos Série 5.

              Superioridade da Mercedes só talvez na fiabilidade, pois no "carácter" e em termos de performances, a BMW era melhor, sendo igualmente mais "económicos".

              Comentário


                #8
                O equipamento dos W123 era muito extenso e tinha muitos extras opcionalmente, como o caso dos vidros eléctricos, jantes especiais, bancos em pele, encostos de cabeça traseiros, antena eléctrica, bancos aquecidos, ar condicionado, ar condicionado automático, tecto de abrir manual ou automático, pintura metalizada, ABS, direcção assestida, airbag para o condutor, faróis de nevoeiro, faróis reguláveis, sistema lava-faróis, fecho central de portas, etc etc etc.... dizer que o W123 não tinha quase extras nenhuns é um erro tremendo!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Atenção, que a BMW também já tinha excelentes motores na época, principalmente os seus famosos 6 em linha, nomeadamente nos Série 5.

                  Superioridade da Mercedes só talvez na fiabilidade, pois no "carácter" e em termos de performances, a BMW era melhor, sendo igualmente mais "económicos".
                  O série 5 da BMW na altura era o E12, concorrente do W123. Só tinha motorizações a gasolina era o 518, 520, 525, 528i e por fim o 535i. O Mercedes-Benz W123 só não ofereceu concorrência ao 535i de 218cv. Quanto ás outras motorizações a gasolina estava tudo equilibrado, quanto ás motorizações diesel, a Mercedes-Benz estava muito á frente, tanto que o série 5 nem as tinha.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sportline Ver Post
                    O equipamento dos W123 era muito extenso e tinha muitos extras opcionalmente, como o caso dos vidros eléctricos, jantes especiais, bancos em pele, encostos de cabeça traseiros, antena eléctrica, bancos aquecidos, ar condicionado, ar condicionado automático, tecto de abrir manual ou automático, pintura metalizada, ABS, direcção assestida, airbag para o condutor, faróis de nevoeiro, faróis reguláveis, sistema lava-faróis, fecho central de portas, etc etc etc.... dizer que o W123 não tinha quase extras nenhuns é um erro tremendo!!
                    Hola, sportline.
                    ¿Cuántos MB W123 con airbag de conductor se venderían?¿Quizás un 2%(¿ó un 10%?) de los vendidos entre 1982 y 1984(únicos años en los que tenían dicha exclusiva opción sin ninguna duda)?

                    Sin duda llamaba la atención pero resulta que en 1982 salió al mercado el Volvo 700 aunque creo que tanto la serie 200 como la 700 no tenían disponible el airbag de conductor(en opción) hasta el año 1986/87...

                    Mucha calidad y fiabilidad,muy buena suspensión(confortable y estable: aunque en eslalom y con suelo mojado la propia Mercedes reconoció su clara inferioridad respecto de la primera generación de Mercedes Clase A con ESP el que por fin superó la prueba de alce con nota...)

                    pésima aerodinámica(al contrario que la serie sustituta W124)

                    y también muy mala relación prestaciones/consumos sobre todo en las versiones Diesel(al contrario que la serie sustituta W124),

                    así como un alto coste de mantenimiento incluso al compararlo con rivales directos tanto por tamaño, peso, equipamiento y motores aunque el resto de las marcas no tengan tan buena imagen...

                    Saludos.

                    Globalcar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Globalcar Ver Post
                      Hola, sportline.
                      ¿Cuántos MB W123 con airbag de conductor se venderían?¿Quizás un 2%(¿ó un 10%?) de los vendidos entre 1982 y 1984(únicos años en los que tenían dicha exclusiva opción sin ninguna duda)?

                      Sin duda llamaba la atención pero resulta que en 1982 salió al mercado el Volvo 700 aunque creo que tanto la serie 200 como la 700 no tenían disponible el airbag de conductor(en opción) hasta el año 1986/87...

                      Mucha calidad y fiabilidad,muy buena suspensión(confortable y estable: aunque en eslalom y con suelo mojado la propia Mercedes reconoció su clara inferioridad respecto de la primera generación de Mercedes Clase A con ESP el que por fin superó la prueba de alce con nota...)

                      pésima aerodinámica(al contrario que la serie sustituta W124)

                      y también muy mala relación prestaciones/consumos sobre todo en las versiones Diesel(al contrario que la serie sustituta W124),

                      así como un alto coste de mantenimiento incluso al compararlo con rivales directos tanto por tamaño, peso, equipamiento y motores aunque el resto de las marcas no tengan tan buena imagen...

                      Saludos.

                      Globalcar.
                      Mas estamos a falar de equipamentos opcionais, não interessa quantos se venderam, cada pessoa escolhía ou não o airbag ou outros equipamentos. Como mencionaram acima que o W123 não tem quase extras nenhuns, simplesmente mostrei quais alguns extras disponíveis. Os W123 tinham uma manutenção "barata" pois as suas peças eram bastante duráveis!! Os Volvo da série 200 não sei se já tinham a opcção do airbag. O classe A não entra neste tópico, pois tamos a falar de W123 anos 70.

                      Comentário


                        #12
                        Esta primeira imagem é perfeita para o título do tópico:










                        Editado pela última vez por ssmnp; 20 June 2010, 15:27.

                        Comentário


                          #13









                          Comentário


                            #14
                            Mercedes W123 T a Hidrogénio



                            Mercedes W123 T Eléctrico







                            Mercedes W123 e Mercedes W201 (190) na linha de produção

                            Editado pela última vez por ssmnp; 20 June 2010, 16:24.

                            Comentário


                              #15
                              Excelentes imagens, snmp

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Não percebi esta parte.
                                O que eles tinham na altura era topo de gama, só olhando ao dia de hoje é que lhes faltam coisas básicas e tem poucos cavalos (pelos vistos eram mais que suficiente para ir do ponto A ao B, sem ser necessário 200cv).
                                Eu acho que na altura , o W123 tinha um concorrente de peso : O Citroen CX, que vinha muito bem equipado e tinha motorizações competentes ( tal como os W123), só não sei se eram tão fiáveis, mas também duravam muito mesmo.

                                CX 2200D com 64cv (concorrente do 200 ou 220D )
                                CX 2500D 75cv (Concorrente do 240D)
                                CX 2500 TurboD 1 com 95cv (concorrente do 300D )
                                CX 2500 Turbo D 2 com 120cv (concorrente do 300 TD )

                                Mas em todas as equivalências, o CX andava mais, creio eu porque mais leve e porque tinha uma melhor aerodinâmica.

                                Tinha suspensão hidropneumática, volante que se automaticamente metia a direcção na posição central, a maioria já tinha vidros eléctricos, vários com ar condicionado, e alguns tinham computador de bordo (apenas nos CX 25 GTI Turbo 2 ). E os mercedes também podiam ter isto pois claro. Mas é pena porque a maioria dos que vemos, nem sequer os vidros eléctricos tinham.

                                A chapa da mercedes durava muito mais do que a concorrência, e os materiais interiores também.

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema é que a fiabilidade e resistência à corrosão do CX era trágica. A inovação, suspensão e equipamento eram de topo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                    O problema é que a fiabilidade e resistência à corrosão do CX era trágica. A inovação, suspensão e equipamento eram de topo...
                                    E a suspensão era bastante fiável, desde que se fizesse os programas de manutenção da marca.

                                    Quanto á corrosão, pois, na verdade eu acho que as que eram trágicas, eram as unidades montadas em Mangualde, porque as de montagem francesa, eram bem mais resistentes á corrosão. Pelo menos no GS era assim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ar condicionado automático.

                                      Versão Longa ou Limusine.


                                      Mercedes-Benz 280. 6 cilindros a carburador e 156cv.

                                      Mercedes-Benz C123 versão americana.


                                      Primeiro Coupé a Diesel


                                      Editado pela última vez por sportline; 21 June 2010, 00:33.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cuidado ao dizer Mercedes-Benz TD, pois muitos pensam que TD significa Turbodiesel e não é!!!! Na série W123 o modelo Station (S123) designa-se TD para os modelos diesel como por exemplo o 240TD. Para os modelos a gasolina dotados de motores a injecção designa-se TE como o 280TE. Para motores a gasolina de carburador designa-se T ex: 200T. Para ser Turbodiesel terá de estar escrito essa palavra.


                                        As versões Station tinham ainda a opcção de 7 lugares, e vinha equipado de série com regulação de nível hidropneumático da suspenção traseira.

                                        Ar condicionado automático mais recente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o w123 300D é sem dúvida dos meus mercedes preferidos de todos os tempos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mtos boas imagens nunca pensei que ja tivessem esse equipamento todo mm que algum opcional

                                            Comentário


                                              #23
                                              Atenção que algumas das versões e equipamentos só estavam disponíveis, por exemplo, para o mercado dos Estados Unidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Atenção que algumas das versões e equipamentos só estavam disponíveis, por exemplo, para o mercado dos Estados Unidos.
                                                Eu acho que quase todos os equipamentos estavam disponíveis na Europa. A diferênça é que nos EUA certos equipamentos eram de série, enquanto na Europa era opçionais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então era possível encomendar um 300D com Ar condicionado, fecho centralizado, e vidros eléctricos ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É impressionante a qualidade destes automóveis, o detalhe com que era feito.
                                                    Tecto de abrir manual. Havía também automático, claro!!!

                                                    Rede porta-objectos nas costas dos bancos da frente, opcional.

                                                    Para as versões de caixa automática, tinha o Cruise Control (Tempomat).


                                                    Espelhos retrovisores eléctricos e anti reflexo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                                      Então era possível encomendar um 300D com Ar condicionado, fecho centralizado, e vidros eléctricos ?
                                                      Perfeitamente.

                                                      Só não podias comprar um 300 CD Turbo, ou uma berlina 300 D Turbo, porque por cá não havia. De salientar que o 280 a carburador foi produzido em minoria no W123 (nunca me lembro de ter visto nenhum, mas foram produzidas 33206 berlinas "280", ao passo que das berlinas "280 E" foram fabricadas 126.375 unidades. Este motor nunca saiu na carrinha, e foi descontinuado em 1981).

                                                      Também penso que o conta-rotações não estaria disponível, a não ser para o 300 Turbodiesel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sendo assim, o 300D w123 é dos meus mercedes preferidos. Se tiver VE ,AC e FC, melhor ainda. Quanto ao conta-rpm, mandava-se meter e pronto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Perfeitamente.

                                                          Só não podias comprar um 300 CD Turbo, ou uma berlina 300 D Turbo, porque por cá não havia. De salientar que o 280 a carburador foi produzido em minoria no W123 (nunca me lembro de ter visto nenhum, mas foram produzidas 33206 berlinas "280", ao passo que das berlinas "280 E" foram fabricadas 126.375 unidades. Este motor nunca saiu na carrinha, e foi descontinuado em 1981).

                                                          Também penso que o conta-rotações não estaria disponível, a não ser para o 300 Turbodiesel.
                                                          Só não dava para comprar aqui em Portugal a versão Turbodiesel, pois era restrito ao mercado EUA e Canadá, mas muitos importavam de lá, daí haver bastantes modelos cá em Portugal!!!! O número de Station S123 vendidas foi de 119.517, estávam disponíveis o 240TD, 300TD, 200T, 230T, 230TE, 250T, 280TE e ainda o 300TD Turbodiesel para os mercados já acima referidos. O motor 280 a carburador nunca esteve disponível para a Station. O conta-rotações nos modelos a gasóleo era só no Turbodiesel, motor de 5 cilindros e 125cv.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                                                            Então era possível encomendar um 300D com Ar condicionado, fecho centralizado, e vidros eléctricos ?
                                                            Isso e muito mais, pele, bancos aquecidos, caixa automática com cruise control, tecto de abrir eléctrico, ABS, Airbag, avisador de colocação do cinto de segurança, vários tipos de madeira para o interior, pinturas metalizadas, jantes especiais etc etc, a lista é tão extença.......... Sem qualquer concorrênte na altura sem dúvida!!!!

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