Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que Gasolina usam?..95 ou 98??..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que Gasolina usam?..95 ou 98??..

    Tenho posto sempre gasolina 98 oct no Smart Roadster tal como se indica no manual de instruções mas disseram-me ultimamente que é disparatado... que, na verdade, não convém é fazer misturadas mas que seria bem mais esperto utilizar 95 desde que não andasse a alternar e a misturar...
    Não percebo nada disso para além de ter lido há uns tempos numa ProTeste que de um levantamento efectuado a estudo das gas 95 e 98 das gasolineiras no mercado pela DECO se ter concluído que a diferença real entre 95 e 98 seria menosprezável não sendo aconselhado ao consumidor opção por esta última. Por favor, os entendidos, que me elucidem..!

    #2
    100

    Comentário


      #3
      Eu uso 95.
      A gasolina 98 octanas é sentida geralmente em automoveis com cilindradas superiores (salvo seja).

      Comentário


        #4
        Uso 95 porque não tenho nenhuma máquina com 200cv ou mais.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

          Uso 95 porque não tenho nenhuma máquina com 200cv ou mais.
          x2

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

            Eu uso 95.
            A gasolina 98 octanas é sentida geralmente em automoveis com cilindradas superiores (salvo seja).
            ...ok.. a minha questão é se não é asneirar chutar com 95 no carro sendo que o manual do fabricante indica 98...
            .. mas ao fim ao cabo isto tem a ver com o quê?... é o nível de resíduo, n é? Sendo a 98 mais "pura"...
            mas que raio.. porque carga d´água indicam os gajos 98?...

            Comentário


              #7
              Uso 95 porque é mais barata, cumpre as exigências, e não noto diferenças significativas quando uso 98.

              Comentário


                #8
                95. Porque não há mais barato.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                  citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                  Eu uso 95.
                  A gasolina 98 octanas é sentida geralmente em automoveis com cilindradas superiores (salvo seja).
                  ...ok.. a minha questão é se não é asneirar chutar com 95 no carro sendo que o manual do fabricante indica 98...
                  .. mas ao fim ao cabo isto tem a ver com o quê?... é o nível de resíduo, n é? Sendo a 98 mais "pura"...
                  mas que raio.. porque carga d´água indicam os gajos 98?...
                  Penso que podes utilizar a de 95 octanas na mesma.
                  Muito resumidamente, a diferença entre esses 2 combustiveis é a "potência" quimica de cada um.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                    Uso 95 porque não tenho nenhuma máquina com 200cv ou mais.
                    Mito! Depende de carro para carro, não tem relação directa com a potência!

                    BTW eu uso 95 no meu carro de dia a dia (o manual indica 95 portanto... mais era atirar dinheiro à rua).
                    O pré-clássico, ou pré-antigo precisa de 98, pois ainda era do tempo da super.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                      Eu uso 95.
                      A gasolina 98 octanas é sentida geralmente em automoveis com cilindradas superiores (salvo seja).
                      ...ok.. a minha questão é se não é asneirar chutar com 95 no carro sendo que o manual do fabricante indica 98...
                      .. mas ao fim ao cabo isto tem a ver com o quê?... é o nível de resíduo, n é? Sendo a 98 mais "pura"...
                      mas que raio.. porque carga d´água indicam os gajos 98?...
                      Se o manual indica 98, obviamente que é asneira meter 95. 1 + 1 = 2.
                      Tens um motor turbo, mais propenso à detonação.

                      Comentário


                        #12
                        95 porque é a indicada pela marca

                        Comentário


                          #13
                          O meu carro não é tão velho!!!
                          :D:D

                          Comentário


                            #14
                            tenho um corolla ts e uso de 95 como indica na marca, e a gasolina de 95 ja ta cara quanto mais andar a usar a de 98 ;)
                            acho que a de 98 so compensa usar em automoveis com mais de 250cv na minha opiniã0

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Rui_P07

                              O meu carro não é tão velho!!!
                              :D:D
                              what!?..


                              Bem, daquilo que me foi dado saber, as gasolinas são, realmente diferentes. A octanagem corresponde a 1 potencial de deflagração da gasolina. Quanto mais alta, menos propensa à detonação. Se se originar a explosão antes que a mistura ar/gasolina atinja o seu do ponto crítico, previsto para retirar o maior rendimento, a eficiencia do motor nunca será óptima. A explosão prematura pode ser originada por diversos factores (depósitos de "carvão" na cabeça do piston, que sobreaquecem, servindo como detonadores; compressão desadequada, etc.) que, normalmente afectam todos os carros. É por isso que a gasolina de 98 e 100 octanas é mais cara e, de um modo por vezes pouco explícito, é certo, mais eficiente em termos de geração de energia. É por isto, para mim, obvio que a gasolina com mais octanas seja melhor e mais cara. É obvio que isto depende dos carros... não sei é se existem questões outras relacionadas com a sobrevida do motor que não as com o simples rendimento...A verdade é que se apurarem a octanagem do combustivel de um formula 1 ficarão surpreendidos...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por BMiguel

                                tenho um corolla ts e uso de 95 como indica na marca, e a gasolina de 95 ja ta cara quanto mais andar a usar a de 98 ;)
                                acho que a de 98 so compensa usar em automoveis com mais de 250cv na minha opiniã0
                                Mas compensa.. porque.....

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                                  ...ok.. a minha questão é se não é asneirar chutar com 95 no carro sendo que o manual do fabricante indica 98...

                                  Não é asneira nenhuma e até vais agradecer a médio/longo prazo graças aos detergentes que te irão manter o sistema de alimentação em melhores condições de limpeza. Se o fabricante indica um mínimo de 98 octanas porque não havemos nós de meter GPL que até é muito mais barato que a gasolina de 95 octanas? ;)


                                  citação:.. mas ao fim ao cabo isto tem a ver com o quê?... é o nível de resíduo, n é? Sendo a 98 mais "pura"...
                                  Não tem rigorosamente nada a ver com o nível de lixos nem aditivos/detergentes mas simplesmente com a maior capacidade de resistência à detonação que é o que nunca queres que ocorra no motor do teu carro se fores tu a pagar as contas da oficina.


                                  citação: mas que raio.. porque carga d´água indicam os gajos 98?...
                                  Podes estar descansado que se eles indicam a de 98 é porque esse motor não deve funcionar com um índice de octano inferior, senão eles indicá-lo-iam.

                                  E não te preocupes com a gasolina que os outros usam porque os outros não têm um carro igual ao teu e cada motor tem as suas especificidades e exigências próprias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por CL

                                    citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                                    ...ok.. a minha questão é se não é asneirar chutar com 95 no carro sendo que o manual do fabricante indica 98...

                                    Não é asneira nenhuma e até vais agradecer a médio/longo prazo graças aos detergentes que te irão manter o sistema de alimentação em melhores condições de limpeza. Se o fabricante indica um mínimo de 98 octanas porque não havemos nós de meter GPL que até é muito mais barato que a gasolina de 95 octanas? ;)


                                    citação:.. mas ao fim ao cabo isto tem a ver com o quê?... é o nível de resíduo, n é? Sendo a 98 mais "pura"...
                                    Não tem rigorosamente nada a ver com o nível de lixos nem aditivos/detergentes mas simplesmente com a maior capacidade de resistência à detonação que é o que nunca queres que ocorra no motor do teu carro se fores tu a pagar as contas da oficina.


                                    citação: mas que raio.. porque carga d´água indicam os gajos 98?...
                                    Podes estar descansado que se eles indicam a de 98 é porque esse motor não deve funcionar com um índice de octano inferior, senão eles indicá-lo-iam.

                                    E não te preocupes com a gasolina que os outros usam porque os outros não têm um carro igual ao teu e cada motor tem as suas especificidades e exigências próprias.

                                    ehhh...bem.. melhores respostas, impossível!!! impec!

                                    Comentário


                                      #19
                                      sim se no manual aconselha de 98 entao mete dessa, o motor deve tar mais afinado para esse tipo de gasolina, mas n percebo muito do assunto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por RPM

                                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                        Uso 95 porque não tenho nenhuma máquina com 200cv ou mais.
                                        Mito! Depende de carro para carro, não tem relação directa com a potência!

                                        BTW eu uso 95 no meu carro de dia a dia (o manual indica 95 portanto... mais era atirar dinheiro à rua).
                                        O pré-clássico, ou pré-antigo precisa de 98, pois ainda era do tempo da super.
                                        Mito? Desculpa mas não acho. O "efeito placebo" não conta, hein?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas juro q m andava a sentir otário a dever ser dos poucos proprietarios de Smart Roadster a meter 98... senão vejam
                                          ..
                                          http://smartmania.proboards27.com/in...ead=1100217938

                                          Comentário


                                            #22
                                            No meu uso 95.... Tanto posso usar 95 como 98, mas a 98 é demasiado cara.... Aliás ambas são demasiado caras [xx(]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uso 95... Já não basta o preço da 95 quanto mais a 98!
                                              Assim comá'ssim é pra queimar! [:P]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por RoadsterMind

                                                citação:Originalmente colocada por Rui_P07

                                                O meu carro não é tão velho!!!
                                                :D:D
                                                what!?..


                                                Bem, daquilo que me foi dado saber, as gasolinas são, realmente diferentes. A octanagem corresponde a 1 potencial de deflagração da gasolina. Quanto mais alta, menos propensa à detonação. Se se originar a explosão antes que a mistura ar/gasolina atinja o seu do ponto crítico, previsto para retirar o maior rendimento, a eficiencia do motor nunca será óptima. A explosão prematura pode ser originada por diversos factores (depósitos de "carvão" na cabeça do piston, que sobreaquecem, servindo como detonadores; compressão desadequada, etc.) que, normalmente afectam todos os carros. É por isso que a gasolina de 98 e 100 octanas é mais cara e, de um modo por vezes pouco explícito, é certo, mais eficiente em termos de geração de energia. É por isto, para mim, obvio que a gasolina com mais octanas seja melhor e mais cara. É obvio que isto depende dos carros... não sei é se existem questões outras relacionadas com a sobrevida do motor que não as com o simples rendimento...A verdade é que se apurarem a octanagem do combustivel de um formula 1 ficarão surpreendidos...
                                                O nivel de octanas a usar por um motor deve ter em conta sempre a pressão de cobustão que o motor exerce, se for pouca pressão, uma gasolina com muita octanagem nao queima bem, e com poucas octanas corre o risco de num dia mais quente a gasolina evaporar directamente no deposito, ou detonar antecipadamente! O que provoca maus funcionamento do motor, e um abaixamento no rendimento da gasolina!
                                                O nivel de octanas de uma gasolina varia ao longo do ano, no inverno são adicionados hidrocarbonetos mais simples que facilitam a combustão pois a temperatura é mais baixa !
                                                No verão são adicionados hidrocarbonetos mais complexos, que impedem a detonação espontanea da gasolina, a sua evaporação ou explosão precoce!

                                                Este problema era anteriormente corrigido através da adição de compostos de chumbo, mas como é do conhecimento de toda a gente, o chumbo é um poluente muito pesado, é toxico, e causa problemas de saúde gravíssimos. Além de destruir os catalisadores, existentes no sistema de escape dos gases, que diminuem o grau de poluição dos veiculos, favorecendo a formação de gases menos poluentes!
                                                O chumbo foi então proibido!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu uso 95 no carro e mota. Andam o mesmo com a 95, 98 e 100, por isso não vejo vantagem de meter outra. A minha mota tem a escala ate aos 230. Ainda este fim de semana dei 225 com ela. Se me disserem que com gasolina 100 ela passa a escalae da uns 240, mas a verdade é que fica tudo na mesma.

                                                  Mesmo em carros de alta cilindrada não se nota nada, pq em carros com 300cv ou mais não sãos os possiveis 5 cv que a gasolina dá a mais que se vão notar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uso 100.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu no meu carro só uso 98 pra cima, devido ser o recomendado, visto ser um motor potente, mas também devido à elevada compressão do motor.

                                                      O carro para os interessados é um Citroen BX 16valve, um bichinho com 1901 de cilindrada, e 160cv. ;P

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X