Após ver o tópico dedicado aos W123, não podia deixar de arranjar um tempo para fazer o tópico de um dos meus Mercedes favoritos.
Aqui fica um pouco da história:
Aqui fica um pouco da história:
História
Nos anos 50 a Alemanha ressurgía dos escombros da Segunda Guerra Mundial. Depois de um duro pos-guerra, a indústria automóvel alemã recuperava, e foi neste palco que a Mercedes Benz se propôs fabricar o melhor automóvel de representação do mundo, fosse qual fosse o custo. Os trabalhos começaram em 1955 e depois de oito anos de desenvolvimento o resultado apresentou-se no Salão de Franfurt de 1963: um automóvel superlativo em todos seus aspectos, o Mercedes 600, também conhecido como der Großer Mercedes (o grande Mercedes).
O resultado foi realmente impressionante, uma besta de mais de duas toneladas e meia com todos os luxos imaginaveis para a época e um imenso motor V8 de 6.300 cc. Tinha nascido um rival de consideração para os clássicos lideres do mercado de luxo, a Rolls Royce já não estava sozinha na cimeira.
Características
O Mercedes 600 produziu-se em várias versões, a mais comum é o sedán, com uma longitude de quase cinco metros e meio. A versão Pullman era a de chasis longo, existente com quatro ou seis portas e chegava até os seis metros e quarto. Mas os 600 mais exclusivos eram os Landaulets, versões de chasis longo e com a parte trasera do habitáculo descapotable, ideal para chefes de estado e personalidades. Como curiosidade reseñar que duas unidades se fabricaram com carrocería cupé, sendo uma delas o presente de aposentação de Rudolf Uhlenhautl, um dos grandes engenheiros de Mercedes colaborador no desenvolvimento do 600.
Motorização
A princípios dos 60 o motor mais potente de marca-a alemã era um seis cilindros em linha de três mil centímetros cúbicos. O novo motor M100 desenhado para o 600 duplicava a cilindrada do anterior usando uma arquitectura de oito cilindros em V. A potência obtida ascendia a 250 CV a um regime de giro de só 4.000 RPM, enquanto o par motor era de uns impressionantes 500 Nm. Potente e suave, o M100 cumpria perfeitamente a difícil tarefa que se lhe tinha encomendado. Como curiosidade mencionar que o M100 se usou posteriormente para motorizar outros duas Graças muito especiais, o 300 SEL 6.3 de 1968 e o brutal 450 SEL 6.9 de 1975.
Aparte de por seu impressionante motor o 600 destacava por outra particularidad, um potente sistema hidráulico ocupava-se de accionar absolutamente tudo, desde a suspensão até a regulação dos assentos, passando pelos elevalunas ou a abertura das pesadas portas. Este sistema hidráulico era todo um avanço naqueles tempos proporcionando um grande confort ainda que tinha um par de inconvenientes, a complejidad do mesmo era bastante grande e absorvia uma boa parte da potência do motor.
Produção
Até o cesse de sua produção em 1981, a produção total do Mercedes 600 ascendeu a 2.677 unidades, dos quais 429 montaram o chasis longo Pullman e 59 a muito especial versão Landaulet. Entre seus clientes encontravam-se reis, chefes de estado, estrelas de cinema e inclusive líderes religiosos, por pôr um exemplo a lista de utentes do Mercedes 600 inclui personagens como o papa Pablo VI, o imperador Hirohito, Aristoteles Onassis, Fidel Castro, John Lennon ou Saddam Hussein. Quanto a sua cotação actual a versão sedán rodada os 50.000 Euros, enquanto a menos frequente Pullman os 100.000 Euros.
Ficha técnica
Nos anos 50 a Alemanha ressurgía dos escombros da Segunda Guerra Mundial. Depois de um duro pos-guerra, a indústria automóvel alemã recuperava, e foi neste palco que a Mercedes Benz se propôs fabricar o melhor automóvel de representação do mundo, fosse qual fosse o custo. Os trabalhos começaram em 1955 e depois de oito anos de desenvolvimento o resultado apresentou-se no Salão de Franfurt de 1963: um automóvel superlativo em todos seus aspectos, o Mercedes 600, também conhecido como der Großer Mercedes (o grande Mercedes).
O resultado foi realmente impressionante, uma besta de mais de duas toneladas e meia com todos os luxos imaginaveis para a época e um imenso motor V8 de 6.300 cc. Tinha nascido um rival de consideração para os clássicos lideres do mercado de luxo, a Rolls Royce já não estava sozinha na cimeira.
Características
O Mercedes 600 produziu-se em várias versões, a mais comum é o sedán, com uma longitude de quase cinco metros e meio. A versão Pullman era a de chasis longo, existente com quatro ou seis portas e chegava até os seis metros e quarto. Mas os 600 mais exclusivos eram os Landaulets, versões de chasis longo e com a parte trasera do habitáculo descapotable, ideal para chefes de estado e personalidades. Como curiosidade reseñar que duas unidades se fabricaram com carrocería cupé, sendo uma delas o presente de aposentação de Rudolf Uhlenhautl, um dos grandes engenheiros de Mercedes colaborador no desenvolvimento do 600.
Motorização
A princípios dos 60 o motor mais potente de marca-a alemã era um seis cilindros em linha de três mil centímetros cúbicos. O novo motor M100 desenhado para o 600 duplicava a cilindrada do anterior usando uma arquitectura de oito cilindros em V. A potência obtida ascendia a 250 CV a um regime de giro de só 4.000 RPM, enquanto o par motor era de uns impressionantes 500 Nm. Potente e suave, o M100 cumpria perfeitamente a difícil tarefa que se lhe tinha encomendado. Como curiosidade mencionar que o M100 se usou posteriormente para motorizar outros duas Graças muito especiais, o 300 SEL 6.3 de 1968 e o brutal 450 SEL 6.9 de 1975.
Aparte de por seu impressionante motor o 600 destacava por outra particularidad, um potente sistema hidráulico ocupava-se de accionar absolutamente tudo, desde a suspensão até a regulação dos assentos, passando pelos elevalunas ou a abertura das pesadas portas. Este sistema hidráulico era todo um avanço naqueles tempos proporcionando um grande confort ainda que tinha um par de inconvenientes, a complejidad do mesmo era bastante grande e absorvia uma boa parte da potência do motor.
Produção
Até o cesse de sua produção em 1981, a produção total do Mercedes 600 ascendeu a 2.677 unidades, dos quais 429 montaram o chasis longo Pullman e 59 a muito especial versão Landaulet. Entre seus clientes encontravam-se reis, chefes de estado, estrelas de cinema e inclusive líderes religiosos, por pôr um exemplo a lista de utentes do Mercedes 600 inclui personagens como o papa Pablo VI, o imperador Hirohito, Aristoteles Onassis, Fidel Castro, John Lennon ou Saddam Hussein. Quanto a sua cotação actual a versão sedán rodada os 50.000 Euros, enquanto a menos frequente Pullman os 100.000 Euros.
Ficha técnica
- País de origem: Alemanha
- Período de fabricação: 1963-1981
- Fabricante: Mercedes Benz
- Posição motor: Atacante longitudinal
- Configuração: 8 cilindros em V
- Cilindrada: 6.330 cc
- Diámetro / carreira: 103 x 95 mm
- Compressão: 9,00 a 1
- Referigeração: Por água
- Distribuição: SOHC
- Alimentação: Inyección secuencial, bomba Bosch
- Aspiração: Natural
- Potência/regime: 250 CV a 4.000 RPM
- Par/regime: 500 Nm a 2.800 RPM
- Tracção: Trasera
- Caixa de mudanças: Automática de quatro velocidades
- Carrocería: Sedán de 4 portas
- Tipo: Monocasco
- Suspensão delantera: Neumática
- Suspensão trasera: Neumática
- Direcção: Recirculación de bolas
- Travões: Discos às quatro rodas
- Longitude/largura/altura: 5.450mm / 1.950 mm / 1.500mm
- Vias/dist. entre eixos: 1.587 (de o) mm-1.581mm (depois de) / 3.200 mm
- Peso em vazio: 2.600 Kg
- Medida llanta: 15 pulgadas
- Medida pneus: 9x15
- Capacidade do depósito: 112 L.
- 0-100 km/h: 9,7 s
- Velocidade máxima: 200 Km/m
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